Ajuda na identificaçao


aRusXka

Recommended Posts

Ola!! comprei hoje mais plantas para o meu novo aquario..

 

Conseguem me dizer o nome destas plantas???

 

Pic_429_10.jpg

 

Esta disseram que era a amazonense..é??

 

Pic_429_12.jpg

 

Pic_429_13.jpg

 

E estas tb nao me disseram o nome..

 

 

Pic_429_11.jpg

 

Pic_429_14.jpg

 

 

Aconselharam me a comprar akelas bolinhas para por junto ao pe de cada planta...vou comprar. é preciso comprar mais alguma coisa??? Fertilizantes liquidos??

 

Tenho de fazer Co2 caseiro?!? se sim tenho de pesquisar aki como isso se faz pq nao faço ideia...

 

Para alem dessas tenho uma Elodea e uma anubia.

 

Jinhus e obrigada! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

a primeira é uma kioto dwarf (Ophiopogon japonicus 'Kyoto Dwarf') :lol:

varenr159A.jpg

embora se possa ter em aquário, cresce muito lentamente, e necessita água mais fria 15-24 °C

 

a segunda também me parece uma echinodorus bleherii

 

a terceira parece uma planta palustre nao tenho a certeza mas vou arriscar uma (Hemigraphis colorata)

varenr154.jpg

 

mas é preciso que mais alguem se prenoncie sobre esta planta :?

 

a quarta é um Myriophyllum aquaticum

varenr037.jpg

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

1ª-não é aquatica, vai morrer em meses.

2ª-Echonodorus bleheri

3ª-Emigraphis colorata (não é aquatica)

4ª-Ceratophyllum demmersum.

 

não vais precisar de CO2 nem dessas bolinhas para enterrar juntos ás raízes, talvez só precises dessas bolinhas (fertilizante) junto á amazonense.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

@tas - ela tem anubias tambem, e de certeza que para as anubias percisa de CO2 ;)

 

quanto as outras plantas, com CO2 e´ capaz de aguentar por mais tempo as palustres dentro de agua.

 

mas o meu conselho e´ tirar a Ophiopogon japonicus 'Kyoto Dwarf' e a Emigraphis colorata do aqua.

 

devias tentar ir a loja e trocar por outras plantas :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oh....tava eu tao contente com as minhas plantinhas.....

 

bem....trocar ja nao me devem trocar pois ja tirei os vasos e tudo....

 

olha vou deixa-las estar....qd morrerem ou começarem a ficar feias logo tiro...

 

Tava a pensar comprar tb fertilizante liquido?? axam que sim???

 

bem tb nem tudo foi mau....tas 6 que ca tenho so duas nao tem grande futuro! menos mal... :)

 

Obrigada a todos!!! **********************

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uses fertilizante liquído sem C02. Mas também não ponhas C02 só com essas plantas...tenta arranjar plantas de crescimento rápido como é o caso de ceratophyllum (que já tens), algumas espécies de ludwigias como a repens ou a palustris e de hygrophilas como a difformis ou a polysperma. Tens que garantir que no "arranque" do teu aquário plantado a luta pelos nutrientes é ganha pelas plantas e não pelas algas. Mas também precisas de luz. O objectivo é tentar alcançar um equilíbrio entre o C02, a luz e os nutrientes disponíveis. E isto também não é tão linear como estou a dizer. Há muitos factores envolvidos.

No momento actual do que aquário eu apenas fazia fertilização sólida no areão, e mesmo assim, desculpa a sinceridade, não vai servir de muito.

O ophiopogon Jaburan, e a Hemigraphis colorata, aguentam-se muito tempo emersas, mas como já disseram aqui, não são plantas aquáticas.

O ceratophyllum é uma excelente planta para um arranque de um aquário plantado com C02 e muita luz, porque é um consumidor nato de nutrientes, mas depois torna-se uma praga incontrolável, altura em que tem de desaparecer e ser substituido por algo mais "calmo".

O echinodorus bleheri é uma planta que só mostra toda a sua beleza, tal como quase todas as espécies de echinodorus, com um substrato rico em nutrientes, e claro com C02 e luz.Quanto mais melhor.

Sem o setup de um aquário plantado, podes optar por algumas espécies de cryptocorynes que se dão bem sem C02 e com pouca luz...só precisam de um areão já "usado"(a minha palavra para detritos) e depois de estabelecidas, que pode demorar algum tempo, terás plantas espectaculares e a rebentar por todo o lado. Só tens que controlar o nivel de nitratos e de fosfatos, com mudanças regulares de água, para evitar que as algas as destruam. Mas mais uma vez aviso, isto não é assim tão linear.

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem...nao uso fertilizante.....nao ponho co2....bolinhas so para a amazonense...entao assim nao sei o que hei de fazer pa tentar q estas se mantenham...ja percebi que a elodea e a ceratophyllum nao sao mt exigentes..e crescem mt...por isso pelo menos estas vao se manter...a anubia tb penso q sim...nao precisa de nada...disseram me que nao a podia era plantar pq nao gosta de ter as raizes "tapadas" , entao como tinha comprado esse genero de anfora e tinha ai um buraco lembrei me que era capaz de ficar giro e ela gostar..ja que nao a enterrei.

 

O meu problema aki na zona é encontrar plantas..ja vi que por mais que eu la va comprar hei de sempre trazer alguma que nao é aquatica...

Eu ate comprava essas que disseste..cryptocorynes ....mas axo que vai ser dificil de as encontrar...pelo menos aki na zona...mas vou procurar..

 

no entanto hoje vou comprar as tais bolinhas para por na amazonense...como me disseram. ja que nao posso fazer mais nada pelas outras. posso por uma bolinha nas outras....nao custa nada tb tentar..podia ser que gostassem.....!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não me parece ser Ceratophyllum, talvez se a Arusxka nos exclarecer... a última planta têm raizes mesmo que pequenas ou é só o talo com folhas?

Sou capaz de jurar que não se trata da ceratophyllum, é morfológicamente igualzinha a uma que se encontra nos nossos ribeiros e que ainda n conseguí identificar (e que tem raizes). Possivelmente venderam-te uma captura nacional :) se assim for trata-se de uma planta que não tolera águas muito quentes.

 

Abraços e beijos,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é so o talo..nao tem raizes.. assim sendo qual é?? a Ceratophyllum? eu fui ver ao tropica.com e tb me pareçeu ser essa!! tal e qual...e cresce bastante!

A Ceratophyllum não é. Tenho uma planta igual à tua, tenho-a a 25º, é muito resistente e cresce depressa. Com luz intensa a distancia entre os nós diminui, ficando mais compacta. Cria umas pequenas raizes de cor branca que se agarram a tudo o que encontram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arusxka, a ceratophyllum é uma planta puramente flutuante, assim sendo não tem raizes. Tens a planta à quanto tempo? A que eu disse que colectei na natureza ficou partida e também não apresentava raizes, no entanto conforme se abituou ao aquário começou a mandar logo raizes novas.

Também não me parece ceratophyllum, mas as fotos valem o que valem.

 

João, se a tua planta lança pequenas raizes de cor branca então também não deve ser ceratophyllum :)

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, se a tua planta lança pequenas raizes de cor branca então também não deve ser ceratophyllum :)  

 

Abraço,

Pedro

 

Já emendei. É o que dá estar a fazer varias coisas ao mesmo tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É ceratophyllum demersum sem qualquer dúvida. E digo isto principalmente depois de saber que a parte que estava dentro do vaso está castanha...é que esta planta é flutuante, não tem raízes, e portanto a parte enterrada no areão,ou neste caso no vaso, longe da luz, apodrece. O que esta planta desenvolve parecido com raízes são folhas que se modificam por distensão. É impossível tentar mantê-la no areão, porque a parte enterrada acabará por apodrecer. Já a usei muitas vezes no arranque dos meus plantados pelas razões que já expliquei neste tópico.

Outra característica da ceratophyllum demersum é a "copa" em forma de casulo, que dá para observar nas fotografias. Como sabem a "copa" dos myriophyllum é redonda e aberta.

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É ceratophyllum demersum sem qualquer dúvida. E digo isto principalmente depois de saber que a parte que estava dentro do vaso está castanha...é que esta planta é flutuante, não tem raízes, e portanto a parte enterrada no areão,ou neste caso no vaso, longe da luz, apodrece. O que esta planta desenvolve parecido com raízes são folhas que se modificam por distensão. É impossível tentar mantê-la no areão, porque a parte enterrada acabará por apodrecer. Já a usei muitas vezes no arranque dos meus plantados pelas razões que já expliquei neste tópico.

Outra característica da ceratophyllum demersum é a "copa" em forma de casulo, que dá para observar nas fotografias. Como sabem a "copa" dos myriophyllum é redonda e aberta.

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa discordar, não afirmo a pés juntos que não é ceratophyllum, mas "sem qualquer dúvida" não o é de certeza. A myriophyllum também tem a copa em forma de casulo aos primeiros raios de luz, e a cabomba também, aliás, como quase todas as plantas elas "fecham-se" durante o periodo de escuridão e abrem para o periodo fotossintético.

Para além do mais, o facto de não ser myriophillum não será por si só suficiente para provar que se trata de ceratophyllum. A morfologia das folhas não se parece em nada com a da ceratophyllum (que é parecida com a da cabomba, mas mais fina) e é tal e qual a da dita planta que se encontra nos ribeiros portugueses - que não é garantidamente ceratophyllum, tem raiz muito, mas mesmo muito profunda.

Pode perfeitamente ser uma planta aquática não comercializada e como tal esteja fora dos atlas e referências em que a tentamos identificar.

O facto da estremidade inferior apodrecer é também natural, se podares uma cabomba ou uma myriophyllum ou qualquer outra caulense e a replantares, a secção de caule anterior ao primeiro nó (onde se formarão as primeiras raizes) também apodrece - naturalmente.

Não te quero desmentir, mas acho que ainda há algo a aprender com esta planta e acredito que ainda vais ficar espantado quando ela começar a lançar raizes ;) algo me diz que o vai fazer ;)

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem..q confusao....

 

de qualquer das formas ambas as plantas que dizem tem um crescimento rapido certo??? e adaptam se bem , ou seja, sao de facil manutençao?? ;)

eu vou vendo se lhe nascem raizes ou nao...mas ela ja ta tao grande...ja deveria ter raizes nao?? qd eu a tirasse do vaso??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com o MrPCB,eu tenho uma planta igual a esta e tem raizes.hoje podei-a e parte podada ja tinha raizes.ja a tenho a 4 ou 5 meses e tem-se dado muito bem.

 

arusxka,quando comprei a minha tambem nao tinha raizes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Desculpa discordar"...se as pontas dentro do vaso estavam castanhas é porque já lá estavam a algum tempo. Correcto? Então já devia ter raízes, ou não? E o casulo desta planta mesmo debaixo de luz intensa não abre.

O aquário parece-me iluminado, e os casulos continuam fechados.

Renda-se... ;) Esta planta não tem raízes, nem nunca terá. Aliás com aquele comprimento, já devia ter raízes por todo o lado.

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehe, usas argumento muito voláteis ramirezi.

Passo a passo vo tentar explicar-te porque discordo de ti:

 

se as pontas dentro do vaso estavam castanhas é porque já lá estavam a algum tempo. Correcto? Então já devia ter raízes, ou não?
Faz sentido o que dizes, mas não é assim tão linear. As pontas podem apodrecer muito antes de aparecerem novas raízes. É fácil de entender, o processo de apodrecimento é natural, mas para lançar raizes é necessário ter condições de crescimento, logo em condições desfavoráveis ao crescimento (como por certo são as das lojas) apodrece muito primeiro o que houver para apodrecer e novas raizes e folhas nem vê-las.

 

E o casulo desta planta mesmo debaixo de luz intensa não abre.

Só se for da tua, a minha está perfeitamente aberta, como aliás de todas as Ceratophyllums que conheço :P

 

Aliás com aquele comprimento, já devia ter raízes por todo o lado.
Queres que te mostre arvores adultas sem raizes? ;) Basta terem sido cortadas :P

 

Renda-se

Epá, mãos ao alto :) que isto é uma guerra e eu não sabia ;););)

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O táslixado e o ramirezi não falharam no diagnóstico...

é mesmo a ceratophyllum...

 

quem discordar provavelmente pensa que tem ceratophyllum em casa e na realidade deve ter outra planta ...

 

ja percebi que a elodea e a ceratophyllum nao sao mt exigentes..e crescem mt...por isso pelo menos estas vao se manter...a anubia tb penso q sim...nao precisa de nada...

 

plantas que não precisam de nada?

tens a certeza que existem?

...todas as plantas precisam de nutrientes...

 

fácil?

costumam rotular as plantas fáceis todas aquelas que não precisam de muita luz, poix aumentem a luz e vão ver que se calhar há outras mais fáceis...

é tudo uma questão de perspectiva...

 

aumento de luz e CO2 e fertilizante q.b. , irá propiciar um melhor ambiente para os peixes, já que se as plantas crescem rápido também limpa a poluição mais rapidamente...

e nestas condições existem plantas rotuladas de dificeis que tornam-se fáceis...

 

O meu reportório de plantas fáceis é outro, por exemplo consequência do baixo crescimento das anubias (e ganho de algas), esta para mim é das dificeis...

As anubias no meu sistema morrem à fome...já que costumo colocar em ambientes mais escuros(menos energia para absorver os poucos nutrientes que existem...menos algas...) mas como a água está menos poluida estas têm dificuldades em concorrer com as tais dificeis...

 

tudo depende da perspectiva!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais