Mbunas 500L


Bruno Nogueira

Recommended Posts

-Setup-

Dimensões: 200x50x60

Filtragem: Rena XP3 + Fluval 405 ( + 1 eheim 2217 a ser acrescentado no proximo fim de semana)

Termostato: 300w (a ser acrescentado no fim-de-semana)

Decoração: Background em esferovite e cimento; pedras da serra de Sintra; 50 kg de areão de coral.

Iluminação: 2 lampadas OSRAM 80w

 

-Fauna-

Cynotilapia Afra Cobué F1 (1M + 2F + 1F separada a encubar)

Pseudotropheus Polit F1 (1M + 1?)

Pseudotropheus Saulosi (1M + 1F)

Pseudotropheus Flavus (1M + 1?)

Labeotropheus Trewavasae Chilumba (1M, a femea está separada a encubar)

Metriaclima Estherae OB F2 (sexo indefinido)

Ancistro L-213 (1M +1F)

 

-Flora-

Valisnerias gigantea (várias)

Anubia nana (2)

Feto de Java (1)

 

Os peixes não mostraram nenhum sinal de stress (a não ser quando os cacei para os mudar), não "arfaram" no novo aquário e por isso não tenho motivos para pensar que não estejam bem. Parecem cães em casa nova a "cheirar" tudo o que é recanto... A sala ficou toda de pantanas, por isso não tive vagar para tirar muitas fotos, deixo-vos apenas uma foto geral do layout actual do aquário e deixo a promessa de amanhã fazer um post mais completo em termos de fotografias mostrando pormenores.

 

aquario.jpg

 

Estou muito satisfeito por a coisa ter finalmente começado a bombar!

:lol::lol::lol:

 

Até mais

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, também concordo e por acaso até tanho aqui mais do dobro das que lá estão dentro... o que se passa é que ainda não estou convencido a 100% no que diz respeito ás pedras que coloquei por causa da diferença de tonalidade em relação ao background.

 

Embora cada vez goste mais das pedras que utilizei, quero deixar o aquário amadurecer um pouco primeiro... se daqui por uns tempos decidir que essas que coloquei são para ficar acrescento mais. Caso contrário, tiro as que estão e substituo por outras em maior numero.

 

Cumprmentos

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas bruno

o teu aqua tá com muito bom aspecto...

em relação à diferença de tonalidade das pedras em relação ao fundo 3d aconteceu-me a mesma coisa quando construi o meu...não fiquei muito contente com as diferenças entre as pedras reais e artificiais (principalmente devido às diferenças de coloração). Acabei por resolver o problema "pintando" as pedras reais com duas ou três camadas relativamente finas (evitando perder a textura original das pedras) de cimento pigmentado igual ao que tinha utilizado no fundo. Assim até parece que fazem parte do fundo. Se não quiseres ter este trabalho resta-te esperar o aparecimento das algas que concerteza vão tornar toda a decoração mais homogénia com menores diferenças nas cores entre o fundo e as pedras.

 

boa sorte com o aqua

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma opinião....Tenta encontrar 2 ou 3 pedras relativamente maiores, idênticas ao tamanho dos módulos que construiste, acho que tornam o aquário muito mais natural.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por resolver o problema "pintando" as pedras reais com duas ou três camadas relativamente finas (evitando perder a textura original das pedras) de cimento pigmentado igual ao que tinha utilizado no fundo. Assim até parece que fazem parte do fundo.

 

Também já me passou isso pela cabeça... paerece-me uma optima ideia.

 

Só mais uma opinião....Tenta encontrar 2 ou 3 pedras relativamente maiores, idênticas ao tamanho dos módulos que construiste, acho que tornam o aquário muito mais natural.

 

Aqui já é mais complicado... talvez com o background o aquario pareça mais curto do que é na realidade, mas as pedras artificias que estão lá dentro são mesmo bastante grandes... se arranjar pedras reais daquele tamanho acho não tenho força sequer para as erguer... Contudo comprendo a tua ideia e concordo que ficaria muito bem, mas é inviável.

 

O proximo passo será deixar amadurecer o aquário enquanto procuro encontrar pedras do nilo, nuja tonalidade se assemelha bastante à cor do background. Gostava de experimentar usa-las fazendo alguns montes e encostando algumas ao fundo, para que de futuro, com as algas, ganhem um aspecto homogéneo e harmonioso com o fundo.

 

Se ainda assim não resultar como pretendo vou sem duvida fazer aquilo que citei inicialmente. Cobrir pedras reais com cimento e a mesma proporção de corante usada no background. Assim é garantido. :P

 

Obrigado pelas criticas e ajuda que me estás a dar. :lol:

 

 

Fica prometida para breve uma actualização, o aquário já começa a ganhar as benvindas algas... :P

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Depois de ter recebido as vossas criticas sobre a má combinação que fiz entre as rochas naturais e as artificiais, pensei em deixar amadurecer um pouco o aquário para ver como elvoluía... Entretanto mudei de ideias e no sábado passado levantei-me cedo, ruimei a Sintra e fui a uma loja de Jardinagem onde comprei carradas de rocha do Nilo com o objectvo de redecorar o aquário...

 

Tirei umas fotos ao aspecto geral da coisa, aqui está o resultado...

 

img_5201.jpg

img_5203.jpg

img_5204.jpg

img_5205.jpg

img_5207.jpg

img_5208.jpg

img_5211.jpg

img_5213.jpg

img_5214.jpg

img_5215.jpg

img_5221.jpg

img_5222.jpg

 

Não liguem ao tupperware que está a meio do aquario... tem crias de Cynotilapia Afra Cobué nascidas hoje de manhã. Uma palavra de apreço ao Nelson Oliveira que se disponibilizou a vir cá a casa hoje de manhã fazer mostrar como se faz um parto... nada como ver "in loco" para aprender. :oops:

 

Em relação ao novo layout e é nisso que agora gostava de focar o tópico, agrada-me bastante mais está mesmo a encher-me as medidas... fiquei mesmo satisfeito. :D

 

Não o entanto continuo a achar que as vossas criticas são importantes para eu melhor, por isso venham elas... Que vos parece? melhorou? piorou? o que mudavam?

 

;):?::?:

 

Até mais

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Bruno,

 

Em primeiro lugar os meus parabéns pelo belíssimo aquário que aí tens, está de facto extraordinário e o trabalho que tiveste com o background valeu de facto a pena. Tenho acompanhado este tópico e apesar de gostar muito das rochas que tinhas anteriormente acho que a nível de contraste das cores melhorou e muito com as pedras do nilo.

 

Aproveito de descaradamente para te perguntar onde adquiriste as rochas que tinhas anteriormente.

 

Obrigado

Cumprimentos

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

As vallisnerias com alguma pena estão a "acastanhar", estão a ficar com mau aspecto... estão a lançar "runners" em força, mas os pés que nascem, nascem logo castanhos ao invés de nascerem verdinhos... embora tenha fertilizado junto das raízes quando as plantei, acho que vou optar por utilizar um fertilizante liquido... queria que as plantas arrebitassem.

 

Aqui vai uma nova sessão fotográfica, desta vez com um bocadinho mais de empenho... o objectivo é o mesmo, mostrar a nova decoração... vamos a isso então:

 

img_5226.jpg

img_5227.jpg

img_5228.jpg

img_5229.jpg

img_5230.jpg

img_5231.jpg

img_5232.jpg

img_5235.jpg

img_5236.jpg

img_5238.jpg

img_5239.jpg

img_5240.jpg

img_5242.jpg

img_5243.jpg

 

E pronto... é o layout actual.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais