Posso começar pelos Ciclídeos?


Recommended Posts

Boa Tarde,

 

Pretendo iniciar-me no mundo da aquáriofilia, os meus preferidos são sem dúvida os Ciclídeos... Duas pessoas disseram-me que para quem começa no mundo dos aquários Ciclídeos é um pouco ambicioso e que devia começar por outro tipo de peixes mais fáceis...

 

Será? Nem conseguia gostar de mais nenhuns...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se já tiveres esperiencia em aquarios podes começar pelos cicledeos se não aconcelho os poecidios

 

corrijam me se estiver enrrado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Suponho que quando te referes a ciclídeos estejas a pensar em ciclídeos africanos, correcto?

Pessoalmente considero que não faria mal nenhum começares com um aquário de mbundas, por exemplo, desde que, e sublinhemos isto, tenhas a lição muito bem estudada!! Tem apenas em conta o seguinte: Quanto maior for o aquário, mais estavel será o "ecossistema", dando-te mais tempo para corrigires algum factor que possivelmente se desvie do ideal.

Caso não estejas disposto a arriscar, podes sempre adquirir um aquário de menores dimensões e tentar uma experiência com vivíparos, ou ainda comprares um aquário de tamanho considerável, já a pensar no futuro, montando-o a pensar nos ciclídeos e povoando-o com guppies ou outra espécie de poecídeo, visto a maioria destes não serem muito esquisitos em relação aos parametros da água.

 

Se tiveres alguma dúvida mais especifica é só "postares".

 

Cumprimentos,

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que os cíclideos têm à partida um bom potencial para serem bons peixes para começar... Os ciclídeos, modo geral são peixes bastantes resistentes, daí me parecer mais fácil começar com eles do que com peixes mais sensíveis.

 

No entanto há que não por a carroça à frente dos bois, estamos a falar de seres vivos que merecem respeito. O único requisito para se poder manter ciclideos com sucesso é exactamente o mesmo de que para qualquer peixe, isto é, estarmos bem informados sobre os peixes que compramos e sobre as necessidades que estes nos exigem.

 

Tens aqui no forum muitas pessoas capacitadas e interessadas a ajudar-te a levar o barco a bom porto, tira partido disso. Não compres nada por impulso, pensa primeiro, lê/pergunta primeiro e só depois é que compras. Se conseguires fazer as coisas com calma e dar um passo de cada vez (este é o segredo) terás um aquário de ciclideos de sucesso.

 

É a minha opinião, parabéns pela tua escolha.

Fica bem.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.,

 

Em que tipo de ciclideos é que estás a pensar?

 

Americanos (Discos, escalares, ramirezis, oscares, etc.)

 

Africanos (Malawi, Tanganica, Vitoria, Rios)

 

Isto porque para cada caso as necessidades e dificuldades sã muito diferentes.

 

Pela minha experiência, aconselho-te a ponderar em função dos parâmetros da água que tens e do tipo de equipamento que tens ou vais ter.

 

Pesquisa muito e quando acabares de pesquisar, pesquisa outra vês

 

 

Um abraço

 

Carlos Loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Acho que fazes muito bem em começar com Ciclideos, mas tens de ter em atenção que há ciclideos e cliclideos, portanto para te podermos ajudar prineiro convem dizeres as carateristicas do teu aqua e os parametros da água da tua zona, com esses dados de certeza que se consegue arranjar algumas especies de ciclideos faceis de manter.

Eu sou da opinião que os ciclideos são os peixes ideais para principiantes, tem é de se escolher bem a espécie, em função da agua e do aquário.

Diz coisas

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boa Tarde,

 

Pretendo iniciar-me no mundo da aquáriofilia, os meus preferidos são sem dúvida os Ciclídeos... Duas pessoas disseram-me que para quem começa no mundo dos aquários Ciclídeos é um pouco ambicioso e que devia começar por outro tipo de peixes mais fáceis...

 

Será? Nem conseguia gostar de mais nenhuns...

Eu comecei em aquariofilia com ciclideos, não sabia nada sobre peixes... e não morri. (nem eles)

 

Tal como já te disseram comecar com ciclideos africanos o percurso na aquariofilia não é nada demais.

São peixes muito resistentes e desde que mantidos em aquários de boa dimensão não te darão problemas de maior.

 

Importante a reter sobre ciclideos, especialmente os africanos é que são por natureza agressivos e territoriais (todos os ciclideos são peixes agressivos e territoriais, mas normalmente só os africanos têm essa fama, talvez por mostrarem claramente essa faceta).

Desde que tenhas esta faceta deles em mente quando escolheres o aquário, a decoração e os peixes, à partida não terás problemas.

 

Dentro dos ciclideos africanos só não te aconselho: Frontosas (tanganika) , tropheus (tanganika) , Haplocromideos (malawi) pois são espécies ou muito grandes ou ligeiramente mais complexas e pouco adaptadas a iniciados.

 

Importante acerca dos ciclideos... pesquisar tudo e mais alguma coisa. Maus casamentos em ciclideos africanos resultam habitualmente em mortes que se podiam evitar com um pouco de pesquisa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais