Que Iluminação usar???


Recommended Posts

Olá pessoal estou a recomeçar este hobby e preciso se ajuda.

Aproveitei umas prateleiras que tinha arrumadas e fiz um aqua de 70x36x36 +-90l. Tou a pensar num biótopo amazónico alguns escalares, coridoras. Tenho visto alguns projectos para iluminação DIY, será que posso comprar as lampadas numa superfície comercial ou tem de ser numa loja de aquariofilia? Ficam mais em conta? Que tipo de lampadas e onde?

 

Abraços e gratos pela ajuda

 

Paulo Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem duvida que noutro lado qualquer que não numa loja de aquariofilia.fica mais barato e cumpre o objectivo.agora o tipo de lampadas depende do que queres fazer.Mas se pesquisaste os DIY ja tens uma ideia.foi assim que fiz para a minha calha.fui tirando ideias dos DIY que vi no forum.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valeu obrigado, mas tenho pesquisado alguma coisa pelos projectos DIY, e vi bastante material acerca da construção das calhas, mas acerca de iluminação alternativa ás das lojas de aquários não.

Abraço

Paulo Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não me leves a mal mas praticamente todos os projectos DIY,senão mesmo todos evitam material proprio para aquariofilia.O objectivo do DIY é fazer algo que funcione a baixo preço.as lampadas e calhas proprias para aquarios são muito caras em relação a umas phillips ou osram compradas numa casa de iluminação.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal pela ajuda mas já tinha daod uma vista de olhos aos link que me aconselharam. O problema reside que as lampadas que se compra em lojas de material electrico não revela a intensidade de luz ( K, lumens, espectro de cor em nm) então fico um pouco confuso sobre qual a comprar. Talvez umas "daylight" possam ajudar?

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Obrigado pessoal pela ajuda mas já tinha daod uma vista de olhos aos link que me aconselharam. O problema reside que as lampadas que se compra em lojas de material electrico não revela a intensidade de luz ( K, lumens, espectro de cor em nm) então fico um pouco confuso sobre qual a comprar.

Ai revelam, revelam...

 

Osram 36 Watts, 860, PC

 

860 -> IRC: 8, 60 * 100 = 6000 K

 

Ou seja, esta lâmpada tem um IRC de 8 (80% para cima, salvo erro) e uma temperatura de côr de 6000 K.

 

E para que queres o espectro do vísivel? consegues retirar alguma informação dele?

 

Talvez umas "daylight" possam ajudar?

Está-se farto de ler isso aqui no Fórum... para plantados, deve-se ter lâmpadas com temperaturas de côr entre o 5800 e 10000 K. A não ser que se queiram produzir certos efeitos nas plantas. Aí sim, outras temperaturas de côr poderão ser utilizadas.

 

Se encontras daylight facilmente para as lâmpadas que queres usar, então força. É uma boa temperatura de côr.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luís, aprendemos até morrer.

Perdoa a minha ignorância, mas como calculaste os valores do exemplo que deste? O que quer dizer PC e IRC (não é imposto pois não!? :twisted: )

Abraço Paulo Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Nada melhor que comprovares por ti próprio:

 

http://www.osram.com/pdf/service_corner/lumilux_e.pdf

 

Vê a figura da página 13.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.