Antes de comprar o aquário... perguntas...


Rodman

Recommended Posts

Boas !

 

O meu Aqua deve estar prestes a chegar, e existem ainda algumas dúvidas (muitas) que gostaria de saber se me podem esclarecer.

 

Sobre todas elas pesquisei aqui no Fórum e no Google por forma a não tornar-me repetitivo ou fazer-vos perder tempo, inclusivé já comprei um daqueles livritos de dicas prácticas... mas aqui vão elas :

 

    Num aqua de 60x30x30cm quantos cm's de altura deverá ter o areão ? (Conto usar areão escuro, e algumas partes com areia sílica branca)

       

      Estas são assim as minhas dúvidas mais "mancébicas", agora gostaria de colocar mais algumas (desculpem o testamento, não censuro ninguém se não obtiver respostas bowdown )

       

      Fiz uma pequena folha no Excel para inserir todas as espécies que gostaria de ter no Aqua, separadas por niveis de Ph, temperaturas, dimensões, etc... e cheguei a uma lista que gostaria que agora comentassem, em relação a saber se são espécies compativeis em termos de temperamento, etc.

       

         

        Como as diferenças de temperatura e pH não são grandes, julgo ser compatível, pelo menos nestes parâmetros, tê-los no mesmo aquário, agora resta-me saber quanto ao comportamento, e é para isso que vos peço ajuda.

         

        Já sei que provavelmente alguns destes items não vou conseguir encontrá-los nas lojas, porém foram aqueles que vi que gostaria de ter.

         

        Aconselham algumas destas espécies para depois ir começando a povoar o Aqua? Caso nenhuma seja aconselhada, qual me aconselham vocês, por forma a depois não destoar com estes?

         

        Obrigado aos que tiveram paciência para ler isto... aguardo os vossos comentários.

         

        Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou tentar responder a essas dúvidas, mas como também não percebo muito do assunto vais ter de esperar por outros comentários...

eu também tenho um aquário desses de 60 cm, quanto á altura do areão penso que não há uma altura especifica, como eu pus daquelas placas(não me lembro do nome) para as plantas fixaram as raízes, tive de por areão suficiente para as cobrir completamente, mas penso que não há uma altura específica, mas alguém te há de esclarecer melhor...

sim, os troncos vendidos nas lojas já vêm tratados...

as plantas aguentam tempo desde que sejam postas dentro de água, as minhas tiveram de esperar uma boa quatidade de horas....

eu não tenho bomba de ar, tenho filtro interno que também faz barulho mas deixo sempre ligado (o aquário está no meu quarto, no principio era dificil adormecer mas agora que já me habituei até acho o barulho relaxante :D ...

mas o melhor que tens a fazer é esperar por melhores opiniões bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou tentar responder a essas dúvidas, mas como também não percebo muito do assunto vais ter de esperar por outros comentários...

eu também tenho um aquário desses de 60 cm, quanto á altura do areão penso que não há uma altura especifica, como eu pus daquelas placas(não me lembro do nome) para as plantas fixaram as raízes, tive de por areão suficiente para as cobrir completamente, mas penso que não há uma altura específica, mas alguém te há de esclarecer melhor...

sim, os troncos vendidos nas lojas já vêm tratados...

as plantas aguentam tempo desde que sejam postas dentro de água, as minhas tiveram de esperar uma boa quatidade de horas....

eu não tenho bomba de ar, tenho filtro interno que também faz barulho mas deixo sempre ligado (o aquário está no meu quarto, no principio era dificil adormecer mas agora que já me habituei até acho o barulho relaxante :D ...

mas o melhor que tens a fazer é esperar por melhores opiniões bowdown

 

Obrigado pela resposta... ao menos tiveste paciencia para ler tudo...

 

Fico a aguardar agora outras perspectivas e pontos de vista...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua de 60 cm (não (palavra corrigida) sei o resto das dimensões porque (palavra corrigida) ainda não chegou mas julgo serem as standard para Aquas de 60) quantos cm's de altura deverá ter o areão ? (Conto usar areão escuro, e algumas partes com areia sílica branca)

 

Na minha opinião entre 4 a 6 cms

 

Troncos comprados nas lojas continuam a ter o mesmo problema de tingir a água, ou já vêm previamente tratados para corrigir este "problema"?

 

Na teoria sim

 

Quando comprar o aquário posso logo comprar as plantas, mm sabendo que ainda o vou ter de lavar primeiro, colocar areão e fertilizante? Ou elas não aguentam esse tempo de espera?

 

Se vais demorar um mês a limpar o aquário se calhar não é boa ideia, mas como tenho a certeza que vais demorar um dia ou dois, não tens problemas - as lojas mandam-te plantas por CTT, demoram 2 a 3 dias sem problemas

 

Já vi sitios onde dizem que desligam a bomba de ar de x em quando, sobretudo pessoal que tem o Aqua no quarto para não ouvir o barulho á noite, já vi outros dizerem que deixam sempre ligada... em que ficamos? É prejudicial desligar (parece-me que sim...)?

 

Se o aquário tiver muito pouco oxigénio, sim é prejudical, no entanto raramente isso acontece, e se vais ter plantinhas ainda mais dificilmente poderá ocorrer isso, portanto acho que não há grandes problemas...há quem desligue enquanto esta a colocar co2, há quem não, enfim, cabe a tua futura expriencia mandar-te o que fazeres. Relativamente ao barulho, como a Marta diz, é uma questão de hábito... eu durmo com as bombas a trabalhar, o pc ligado a fazer um grande chavascal, a tv ligada, enfim...é uma questão de hábito bowdown ...e por alguma escolhi este nick...

 

Relativamente á fauna, vê em www.fishprofiles.com , é mais um site que te pode ajudar (se é que não conheces já.)

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente á fauna, vê em www.fishprofiles.com , é mais um site que te pode ajudar (se é que não conheces já.)

 

Por acaso já conhecia, mas obrigado na mesma... quanto à fauna vou ter de ir com calma porque quero optar apenas por plantas de fácil cuidado inicialmente e quando ganhar experiência logo vou aumentando o grau de dificuldade.

 

P.S. - Até agora ninguém se referiu à fauna que especifiquei, parto do pressuposto que serão tudo espécies compatíveis !?

 

P.P.S. - Estou a pensar utilizar Akadama como fundo, isto dispensa a utilização de substractos ou não ? Tendo em conta, como já disse que não pretendo colocar muitas plantas...

 

P.P.P.S. - No caso dos elementos decorativos, é preferível utilizar em cerâmica ou resina ? (Estou a falar no caso de querer colocar uma pequena ânfora para dar abrigo aos mais pequenos) Já vi também aquários com côcos lá dentro ... para que servem ? Para abrigo e decoração apenas ? (Parece-me algo inestético e pouco natural)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Surgiu um amigo meu que diz que tem para lá um Aqua de vidro, 60x30x30 que mo pode dar.

 

Tem tampa de vidro, com possibilidade de abrir apenas metade da mesma, um filtro interno (tipo esponja) fluval 1 plus com capacidade para 190 litros por hora, um termostato visi-therm de 50W, e a luz é uma Sylvania GRO-LUX F15W/GRO -T8

 

 

Eu estou com alguma renitencia em relação a se o Aqua por já tar encostado á algum tempo se me poderá vir a dar problemas, e se não será melhor investir num totalmente fechado...

 

Quais as vossas opiniões sobre o Aqua e os artigos mencionados ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodman,

 

Começa por montar o aquário com o substrato, filtragem e plantas (atenção à luz e CO2). Se vais usar CO2 para as plantas, não vai ser necessário bomba de O2, tens é que ter bastantes plantas, bastante luz e CO2.

 

Montando aquário, Substrato, Filtragem, Termo, Luz, eventualmente CO2, Luz e Plantas, terás ainda de o ciclar até eliminares Amonia, NO2 e NO3 (estes últimos 2, se tiveres plantas, desaparecem rapidamente).

 

Num aquário desse tamanho, atenção à quantidade de peixes que vais colocar! Os Guppys reproduzem-se muito, mas também morrem muitos e se não controlares bem isso, os que morrem vão poluir a água e num aquário desse tamanho pode ser fatal para o resto!

 

Aposta em peixes "duros"! Por exemplo, escalares, uns 2 ou 3, mais as Corys, Ottos e chega!

 

Mas, principalmente, preocupa-te em montar o "hardware" e ciclar bem o aquário!

Eu prezo-te pela paciência, por isso, não me desapontes e sê paciente, por favor, senão vais começar mal!

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o Aquário já está montado.

 

Tive algumas horas de volta dele, a limpa-lo bem com água corrente quente, depois secava, depois lavava e depois secava até que a água começou a sair límpida.

 

Lavei depois todos os materiais que já eram antigos por forma a não ficarem restos de sujidade.

 

Não coloquei substato visto que o empregado da loja (que me parece 5 *) disse-me que como eu não pretendo ter uma flora muito densa, então isso seria dispensável e falou-me numas "bolinhas" que poderia comprar mais tarde que eram suficientes para um bom crescimento e beleza das plantas.

 

Coloquei a bomba de ar no fundo, como me aconselhou o empregado da loja e de seguida coloquei o areão para tapá-la, depois de o ter lavado vezes sem conta até a àgua sair sem impuresas, e o mesmo fiz com as rochas.

 

De seguida coloquei o termostato e o filtro.

 

Comecei a encher o aquário (com auxílio de um prato para não levantar tantas poeiras e não estragar o areão), até ter cerca de 7 cm de altura de água e coloquei as plantas.

 

Agora é esperar ... a primeira medição de pH deu-me cerca de 7,7 (cerca de 5 minutos após ter colocado a água no aquário), hoje vou passar na loja com uma amostra para eles fazerem testes.

 

Brevemente vou colocar na zona das fotos, algumas fotos que tirei, ainda que com pouca qualidade visto ter tido que ser através de telemóvel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quê perguntar a nós, se o "Sr. da loja" já te ensinou tudo?

 

Porque as opiniões nunca são demasiadas, além de que o facto do empregado me dar alguns conselhos não quer dizer que eu não siga outros que aqui me dêm ao invés dos dele...

 

Baseio-me mais no que leio aqui do que nos conselhos que me possam dar em qualquer loja, a única coisa que não fiz, e que geralmente os membros aqui do fórum fazem, foi a colocação do substrato, mas isso não se deve apenas ao conselho dele mas ao facto de não querer ter o aquário tão plantado como a maioria do pessoal aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim mesmo!

 

Grande Rui, tenho ciumes do tue aqua ;____;, :roll:!

 

 

Cria um topico, para mostrares o desenvolvimento do teu aqua é interessasnte! digo eu!

 

 

 

Boa Sorte!

 

Não vejo razões para isso ! Já criei no "Fotos e Videos" um tópico sobre o Aqua, onde depois vou colocando desenvolvimentos.

 

Já agora aproveito para agradecer as dicas que foste dando :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é esperar ... a primeira medição de pH deu-me cerca de 7,7 (cerca de 5 minutos após ter colocado a água no aquário), hoje vou passar na loja com uma amostra para eles fazerem testes.

 

E para quê tão cedo? Espera umas 2 semanas, aí sim, já tens testes com resultados fiáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é esperar ... a primeira medição de pH deu-me cerca de 7,7 (cerca de 5 minutos após ter colocado a água no aquário), hoje vou passar na loja com uma amostra para eles fazerem testes.

 

E para quê tão cedo? Espera umas 2 semanas, aí sim, já tens testes com resultados fiáveis.

 

Na verdade também estranhei ele pedir isto "tão cedo" mas como era gratuito, pensei que fosse para ir fazendo um acompanhamento da evolução da água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rodman, se essas placas (placas de fundo)são o que estou a pensar acho que não vais ter um equilíbrio no teu aqua por muito tempo esse sistema tá ultrapassado há mt! (corrijam-me se tiver a falar asneira). Não li nada sobre a tua iluminação, lembra-te que á recomendável 0,5 a 1w/l. Quanto á decoração vai com cuidado com os troncos mesmo os comprados pois têm de ser fervidos imensas vezes e tar de molho por várias águas.

Uma solução mais rápida e fiável são os cocos. Vais a um hiper, compras dois cocos ( descascados- cor castanho escuro) com uma serra de metal fazes 2 ou 3 cortes em diferentes lados, tiras a água de coco bebes e descansas um ouco :D , tiras o a parte branca de dentro, e ferves a casca por duas ou três x. Prontos!! ficas com uma deco super natural e os pxs + tímidos vão agradecer-te

 

Abraços pa tds

Inté

Paulo Pereira :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que só devias ter posto substrato, pois passado algum tempo, vais começar a evoluir nos plantados e vais querer mais e mais plantas e ai ou não vais ter as condições ideais ou então tens que desmanchar tudo para colocar o substrato.

 

Mais uma vez foi o que me aconteceu.

 

Cumprimentos

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.