romeu Publicado Agosto 27, 2006 Publicado Agosto 27, 2006 Pessoal, estava numa de preencher o meu setup, fauna, flora e por aí fora e reparei que esta planta não era o que pensava... Que planta acham que será? vista de cima (fotos de telémovel claro)
krushandkill Publicado: Agosto 27, 2006 Publicado: Agosto 27, 2006 Parece uma Rotalla spp. "green". Mas também podes ir aqui: http://www.tropica.dk/plant_print.asp Procuras uma parecida, depois vais às Imagens do Google e vê se aparece. Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
romeu Publicado: Agosto 27, 2006 Autor Publicado: Agosto 27, 2006 Parece uma Rotalla spp. "green". Pois... Supostamente era para ser uma rotundifolia... Krush, como a podo, sabes? É cortar por baixo e toca a andar?
krushandkill Publicado: Agosto 27, 2006 Publicado: Agosto 27, 2006 É uma planta de caule, cortas, replantas. Onde cortas-te, normalmente aparecem 2 hastes novas. A Rotundifolia fica com folhas avermelhadas, na parte de baixo. As tuas também podem ser Rotundifolias e não serem avermelhadas por lhes faltar luz e CO2...se não faltar, assim tão verdes, é mesmo porque são rotalla "green". Eu comprei uns pés ao membro coimbra aqui à uns meses e agora tenho 2 arbustos destas 2 espécies. Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Paulo Castanheira Publicado: Agosto 27, 2006 Publicado: Agosto 27, 2006 Não quero lançar a confusao... Mas podem ser peplis (didiplis), depende das condiçoes em que está.
romeu Publicado: Agosto 27, 2006 Autor Publicado: Agosto 27, 2006 Condições em que a planta está: Aqua de 46L Pouca luz (ainda ando há procura de uma calha de jeito); pH 7-7.2 em aquário já ciclado; Fertilização macro e micro em pequenas quantidades Pouco CO2 pois há pouca luz...
Paulo Castanheira Publicado: Agosto 27, 2006 Publicado: Agosto 27, 2006 Pois a mim parece-me peplis, mas os mais entendidos que se pronunciem. Já agora iluminaçao??? watts e kelvins
romeu Publicado: Agosto 27, 2006 Autor Publicado: Agosto 27, 2006 A iluminação é muito má. Só 18W. Ando há procura de uma calha de 60cm de jeito. Aqui na zona não há nada...
JOSE Publicado: Agosto 27, 2006 Publicado: Agosto 27, 2006 tem mais aspecto de rotala gren,a didiplis tem as folhas diferentes e dispostas de uma maneira mais compacta.
romeu Publicado: Agosto 27, 2006 Autor Publicado: Agosto 27, 2006 tem mais aspecto de rotala gren,a didiplis tem as folhas diferentes e dispostas de uma maneira mais compacta. Amigo JOSE, és cá da zona? Um dia destes tens que me desenrascar umas coisas que a bela cidade à beira do mondego parece o Texas da Aquariofilia...
Paulo Castanheira Publicado: Agosto 27, 2006 Publicado: Agosto 27, 2006 tem mais aspecto de rotala gren,a didiplis tem as folhas diferentes e dispostas de uma maneira mais compacta. Boa noite Tens razão Jose, mas a peplis quando nao tem iluminação de jeito fica "desfigurada".
romeu Publicado: Agosto 27, 2006 Autor Publicado: Agosto 27, 2006 Não será antes uma rotala sp. pink igual há que está aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=47095 Quando a iluminação estiver decente eu volto à carga... Abraço pessoal. [/url]
Pedro Borges Publicado: Setembro 6, 2006 Publicado: Setembro 6, 2006 Se disseres quantas folhas saem por nó e se saem sempre para o mesmo lado ajuda, as fotos não são grande espingarda. Abraço PCB 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
romeu Publicado: Setembro 6, 2006 Autor Publicado: Setembro 6, 2006 Saem duas folhas em cada nó, uma para cada lado mas, com a mesma direcção. No entanto, no nó seguinte, saem também duas folhas, uma para cada lado, com a mesma direcção mas, essa direcção é diferente do nó anterior. Sobrepondo o nó de cima com o nó de baixo, as folhas fazem uma espécie de cruz + ???
Reinaldo Publicado: Setembro 6, 2006 Publicado: Setembro 6, 2006 Romeu, Se saem folhas opostas, 2 a 2, por nó, trata -se de Rotala mesmo... as Didiplis (Didiplis diandra) tem por características folhas mais finas (aculiformes) e saindo sempre em forma de cruz. Além disso, em geral, plantas sob pouca iluminação têm por tendência o estiolamento, que é o aumento da distância entre os nós. Isto acontece pois as plantas "se esticam" buscando zonas mais iluminadas... apesar do estiolamento, a mudança do formato de folhas é bem difícil. Em geral este fenômeno acontece com abundância de luz e de co2, onde suas folhas adquirem a forma emersa, e isto só ocorre próximo à superfície da água.... Espero ter sido suficientemente claro, apesar do meu português do Brasil... e espero ter ajudado! Boa sorte! Reinaldo Issa Uherara
Pedro Borges Publicado: Setembro 6, 2006 Publicado: Setembro 6, 2006 Se saem folhas opostas, 2 a 2, por nó, trata -se de Rotala mesmo Quantos géneros e mesmo familias inteiras de plantas queres que te indique com foliação alternada? Lá por as Rotalas serem todas assim não quer dizer que sejam as únicas. Não quero dizer com isto que não seja uma Rotala, eu próprio estou convencido que é uma Rotala sp. "green", mas embora a descrição coincida não é o suficiente para afirmar peremptóriamente que é esta a espécie. Abraço, PCB 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Reinaldo Publicado: Setembro 6, 2006 Publicado: Setembro 6, 2006 PCB, estou apenas comparando com a Didiplis que foi a planta em que surgiu a dúvida.... não estou falando que as únicas com folhas alternadas são as rotalas... relendo o post por completo, imaginei ser claro... Reinaldo Issa Uherara
Pedro Borges Publicado: Setembro 8, 2006 Publicado: Setembro 8, 2006 Sim, eu entendi, mas isto não é um teste de cruzes, não há apenas duas hipóteses, pode não ser nem a didiplis nem a rotala. A tua resposta foi como se essas fossem as duas únicas opções, daí não ter sido muito claro... Abraço, PCB 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Reinaldo Publicado: Setembro 8, 2006 Publicado: Setembro 8, 2006 Sinceramente, na minha opinião, trata -se de uma Rotala e ponto final... Agora, como a dúvida surgiu entre Rotala e Didiplis, a característica usada para diferenciar as duas plantas foi como se dá a padronagem das folhas, apenas... Mas entendi seu ponto, PCB Abraços... Reinaldo Issa Uherara
krushandkill Publicado: Setembro 8, 2006 Publicado: Setembro 8, 2006 Bem, se fui o 1º a acertar, qual é o meu prémio? Pode ser o urso de 50cm castanho, ali do canto? Ou tenho de fazer mais pontos? Agora a sério, qual é o prémio? Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Pedro Borges Publicado: Setembro 9, 2006 Publicado: Setembro 9, 2006 Ok Reinaldo entendi... Abraço, PCB 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Recommended Posts