ajuda - Que planta é esta?


romeu

Recommended Posts

Pessoal, estava numa de preencher o meu setup, fauna, flora e por aí fora e reparei que esta planta não era o que pensava...

Que planta acham que será?

 

dsc00167el2.th.jpg

 

vista de cima

 

dsc00166ds7.th.jpg

 

(fotos de telémovel claro)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece uma Rotalla spp. "green".

 

Mas também podes ir aqui:

http://www.tropica.dk/plant_print.asp

 

Procuras uma parecida, depois vais às Imagens do Google e vê se aparece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece uma Rotalla  spp.  "green".

 

Pois... Supostamente era para ser uma rotundifolia...

 

Krush, como a podo, sabes? É cortar por baixo e toca a andar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma planta de caule, cortas, replantas.

Onde cortas-te, normalmente aparecem 2 hastes novas.

A Rotundifolia fica com folhas avermelhadas, na parte de baixo. As tuas também podem ser Rotundifolias e não serem avermelhadas por lhes faltar luz e CO2...se não faltar, assim tão verdes, é mesmo porque são rotalla "green".

Eu comprei uns pés ao membro coimbra aqui à uns meses e agora tenho 2 arbustos destas 2 espécies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Condições em que a planta está:

 

Aqua de 46L

Pouca luz (ainda ando há procura de uma calha de jeito);

pH 7-7.2 em aquário já ciclado;

Fertilização macro e micro em pequenas quantidades

Pouco CO2 pois há pouca luz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem mais aspecto de rotala gren,a didiplis tem as folhas diferentes e dispostas de uma maneira mais compacta.

 

Amigo JOSE, és cá da zona?

 

Um dia destes tens que me desenrascar umas coisas que a bela cidade à beira do mondego parece o Texas da Aquariofilia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem mais aspecto de rotala gren,a didiplis tem as folhas diferentes e dispostas de uma maneira mais compacta.

 

 

 

Boa noite :wink:

 

Tens razão Jose, mas a peplis quando nao tem iluminação de jeito fica "desfigurada".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Saem duas folhas em cada nó, uma para cada lado mas, com a mesma direcção.

 

No entanto, no nó seguinte, saem também duas folhas, uma para cada lado, com a mesma direcção mas, essa direcção é diferente do nó anterior.

 

Sobrepondo o nó de cima com o nó de baixo, as folhas fazem uma espécie de cruz +

 

???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Romeu,

 

Se saem folhas opostas, 2 a 2, por nó, trata -se de Rotala mesmo... as Didiplis (Didiplis diandra) tem por características folhas mais finas (aculiformes) e saindo sempre em forma de cruz.

 

Além disso, em geral, plantas sob pouca iluminação têm por tendência o estiolamento, que é o aumento da distância entre os nós. Isto acontece pois as plantas "se esticam" buscando zonas mais iluminadas... apesar do estiolamento, a mudança do formato de folhas é bem difícil. Em geral este fenômeno acontece com abundância de luz e de co2, onde suas folhas adquirem a forma emersa, e isto só ocorre próximo à superfície da água....

 

Espero ter sido suficientemente claro, apesar do meu português do Brasil... e espero ter ajudado!

 

Boa sorte!

Reinaldo Issa Uherara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se saem folhas opostas, 2 a 2, por nó, trata -se de Rotala mesmo

Quantos géneros e mesmo familias inteiras de plantas queres que te indique com foliação alternada? Lá por as Rotalas serem todas assim não quer dizer que sejam as únicas.

 

Não quero dizer com isto que não seja uma Rotala, eu próprio estou convencido que é uma Rotala sp. "green", mas embora a descrição coincida não é o suficiente para afirmar peremptóriamente que é esta a espécie.

 

Abraço,

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PCB,

 

estou apenas comparando com a Didiplis que foi a planta em que surgiu a dúvida.... não estou falando que as únicas com folhas alternadas são as rotalas... relendo o post por completo, imaginei ser claro...

Reinaldo Issa Uherara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu entendi, mas isto não é um teste de cruzes, não há apenas duas hipóteses, pode não ser nem a didiplis nem a rotala. A tua resposta foi como se essas fossem as duas únicas opções, daí não ter sido muito claro...

 

Abraço,

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, na minha opinião, trata -se de uma Rotala e ponto final...

 

Agora, como a dúvida surgiu entre Rotala e Didiplis, a característica usada para diferenciar as duas plantas foi como se dá a padronagem das folhas, apenas...

 

Mas entendi seu ponto, PCB

Abraços...

Reinaldo Issa Uherara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se fui o 1º a acertar, qual é o meu prémio? Pode ser o urso de 50cm castanho, ali do canto? ;):P:P Ou tenho de fazer mais pontos?

Agora a sério, qual é o prémio? :):?::?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais