Mbunas em 300 lts


Asterix

Recommended Posts

Olá a todos.,

 

Deixo-vos aqui o setup e algumas imagens do meu aquário de Mbunas que tem vindo a ser remodelado com a vossa ajuda:

 

Capacidade - 150x40x50 +- 250 Lt. úteis

Substrato - 75 % Areia da praia 25 % Areão da praia

Decoração - Pedras da Arrábida e Rebolos da Praia

Aquecimento - 300 W

Filtragem - 1 Eheim Pro 2226 (950 Lt./h) 1 Hydor R20 (900 Lt./h) 1 Hailea 2000 (650 Lt./h)

Iluminação - 4 x 40W

 

PH - 8

KH - 11

GH - 11,2

Amónia (NH3/Nh4+) – 0

Nitritos (NO2- ) – 0

Nitratos (NO3) – 15

 

Fauna :

 

2 Pseudotropheus Saulosi 1M 1F

3 Pseudotropheus Demasoni 2M 1F

3 Pseudotropheus Cabro SNI

3 Labidochromis Caeruleus 1M 2F

2 Metriaclima estherae-Red

E mais uns alevins de Demasoni, Caeruleus e Saulosi

 

2 Corydoras

1 Pleco

 

Alimentação - Quase exclusivamente comida caseira (Espinafre, Ervilhas, Camarão e algas)

Esporadicamente : LBL Novo Rift, Tetra Cichlid e pastilhas de Spirulina

 

Flora

 

Fetos de Java

Anubias Barteri

Anubias Nana

Cabombas

Valisnerias Gigantes

Amazonenses

 

Fertilização : 15 gotas dia sim, dia não de Algoflash Reverdissant anti-chlorose

 

Fotos :

 

Pic_9209_3.jpg

 

Pic_9209_5.jpg

 

Pic_9209_6.jpg

 

Pic_9209_4.jpg

 

Pic_9209_7.jpg

 

Pic_9209_8.jpg

 

Pic_9209_9.jpg

 

Pic_9209_10.jpg

 

Pic_9209_11.jpg

 

Pic_9209_12.jpg

 

Pic_9209_13.jpg

 

Pic_9209_14.jpg

 

Um abraço

 

Carlos Loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá.,

 

Actualização dos pequenos:

 

Pic_9209_18.jpg

 

Pic_9209_20.jpg

 

Pic_9209_24.jpg

 

Os Caeruleus têm 40 dias

Os Demasoni 25 dias

A última foto é de um Saulosi com 30 dias e está no aquário principal !!!!!!

 

Já nasceram mais Caeruleus

 

A fêmea Saulosi está de novo a incubar (recomeçou 9 dias depois de largar os putos)

 

e ALELUIA um dos Demasoni que eu quase jurava que era macho anda neste estado há uma semana:

 

Pic_9209_26.jpg

 

Um abraço

 

Carlos Loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.,

 

Em relação à compatibilidade peixes/plantas nunca tive problema nenhum, até agora só lhe comem as algas, e pela minha experiência (pouca com CAs) e pelo que tenho lido em vários forums o segredo é quando se monta a colónia (com juvenis) o aquário tem que estar bem plantado, com plantas já enraizadas ou com raízes bem presas ao solo.

Assim, como em princípio do local onde eles vêm (aquários de criação), nunca comeram plantas, possivelmente não as encaram como alimentação mas sim refugio.

Não sei se isto se aplica a outras espécies, ou a outros peixes das mesmas.

 

Aproveito para relatar duas contradições com que me deparei até agora:

 

Agressividade - Como é público os Demasonis são dos CAs mais agressivos, pois no meu caso, de todas as espécies ( Caeruleus, Crabro, Saulosi, Demasoni, Metriaclima estherae-Red ), são os mais pacíficos apesar de já estarem na 2ª postura.

Enquanto que os Caeruleus que são considerados os mais pacíficos, tornaram-se no terror do água, quer o macho quer as fêmeas malham em toda a gente (incluindo os Carbro que têm o quase dobro do tamanho)

 

Relação com plantas - Antes da ultima modificação do aquário tinha um comunitário com tudo (era quase uma colecção de peixes), entre eles estavam 3 Tubarões Bala que me limpavam literalmente as alfaces, apanhei-os várias vezes a papar folhas de anubias Barteri e Nana que pelo que sei não há peixe que lhe pegue.

 

Entre muitas outros, estes pormenores fazem deste hoby um vício (já cá ando há quase 30 anos). E dão carradas de razão à máxima Quanto mais sei mais sei que nada sei.

 

Desculpem ter dissertado, mas hoje faço 47 anos e já almoçei :D :lol::lol:

 

 

Um abraço

 

Carlos Loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PARABÉNS !!!!!!!! :lol::lol:

 

Contes muitos e a malta esteja cá para ver !!!

 

O teu Aqua está espectacular !!!

 

 

.... e essa filtragem não é para brincadeiras !?!? :D

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está lindo o aquário, parabéns!

Ao ver tantas plantas e com tão bom aspecto acho que vou tentar seguir as tuas pisadas e apostar em mais plantas para o meu, bem como a fertilização que utilizas. 5 Estrelas.

 

Os novos calhaus também ficaram bem.

 

Cumprimentos

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.,

 

Bruno, obrigado pelo elogio ao aquário, além da fertilização já referida, junto das raízes de algumas plantas atei um quadradinho de turfa em placa e tenho 160 W de luz.

 

E muitas e grandes TPAs.

 

Um abraço

 

Carlos Loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Carlos Louça

 

Concordo plenamente com todas as opiniões, porque de facto está com um belo aspecto. Contudo gostava de fazer uma pergunta, com algumas espécies muito identicas (cores saulosi caeruleus) não existe neste momento hibridos?, espero que não porque se existir estraga-se toda esta beleza.

Cumprimentos

Carlos Alberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos.,

 

Inicialmente vi nitidamente que foi o macho Caeruleus que "fez a folha à Saulosi", e então os filhotes devem ter sido o pequeno almoço dos Crabro (à excepção de um que por cá anda), mas da ultima só o macho Saulosi é que andava de volta dela, por isso vou ver se safa algum, já que o aquário de criação é pequeno e andam por lá Caeruleus e Demasoni já grandotes.

 

Foi uma das asneiras de principiante ter juntado essas duas espécies.

 

Um abraço

 

Carlos Loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Era de esperar, e se não houver cuidado volta a acontecer. Com esta qualidade de aquário o Carlos Loução deve organizar as suas espécies (não deixo palpites porque vejo que sabe o que quer) para se evitar os hibridos. Espero daqui uns tempos, voltar a ver a evolução dos peixes.

 

Cumprimentos

 

Carlos Alberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Olá Carlos,

 

Sem dúvida tens um aquário porreiro...

Mas diz-me só uma coisa... já alguma vez conseguiste criar crabros? Eu tenho um casal, mas pelos vistos é mt difícil de se criarem...

 

Abraço

[]s Nando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá e bom ano para todos.,

 

Finalmente os Crabro resolveram criar, depois de a fêmea ter papado os ovos 4 vezes.

 

As fotos do crime:

 

Crabro2.jpg

 

O arguido :

 

Crabro3.jpg

 

A vítima :

 

Crabro1.jpg

 

A Prova :

 

Crias1.jpg

 

E aproveito para juntar mais umas fotos:

 

Crias de Metriaclima estherae-Red ,Pseudotropheus Demasoni e Labidochromis Caeruleus

 

Crias2.jpg

 

Crias3.jpg

 

Pseudotropheus Demasoni macho

 

Demasoni1.jpg

 

Pseudotropheus Saulosi Fêmea

 

Saulosi2.jpg

 

Pseudotropheus Saulosi Macho acho que o gajo lá no fundo é portista (tá a ficar azul)

 

Saulosi1.jpg

 

 

Metriaclima estherae-Red Fêmea

 

Metria2.jpg

 

 

Metriaclima estherae-Red Macho

 

Metria1.jpg

 

A defesa do castelo :

 

Geral2.jpg

 

 

Geral :

 

Geral1.jpg

 

 

Um abraço

 

Carlos Loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais