Peixes de lago fora do comum


Recommended Posts

Eu tenho 2 lagos nos quais sempre tive peixes e tartarugas, numa limpeza a um dos lagos esse ficou contaminado por um balde mal lavado ou digamos demasiado bem lavado (detergente), e vi-me obrigado a mudar a população toda para o outro lago (felizmente o maior) que deve ter uns 2000-2500l. Passado 1 mês e o lago já estabilizado (tirando o crescimento desmesurado de algas...verão... água toda nova... sabem como é... q têm de ser retiradas á mão).

Então resolvi mudar radicalmente de espécies no lago. Para começar inclui plantas no lago (as tartarugas comiam tudo antes) uns nenúfares e vários pés de bambu (para taparem a bomba de água).

Bem quanto aos peixes eu tenho no 2º lago carpas, cometas, shobunkins, tartarugas e uma truta comum. No "novo" lago introduzi 5 carpas 2 cometas juvenis (sim q este pessoal anda sempre a reproduzir-se), 3 Plecos (2 juvenis 1 de 25cm), 1 Betta (assunto polémico bem sei) e depois comecei a "inventar", fui a foz do Lizandro capturar algumas espécies (não é o local ideal a água é salobra), trouxe 4 camarões 4 cabozes (1cm) 5 Bogas ou Tainhas Juvenis (2-4cm) e 3 enguias juvenis (5cm).

 

Situação actual: Os camarões e os cabozes não resistiram, os camarões começaram a morrer ao fim de 6h e os cabozes ao fim de 24h, uma infeliz perda mas por isso é q trouxe poucos. De resto tenho uma população aparentemente feliz as bogas andam sempre em cardume ao qual muitas vezes se juntam as carpas e os cometas, o Betta apoderou-se de uma pedra e não sai de lá, os plecos juvenis e as enguias nunca mais os vi... estes sabem mesmo se esconder, mesmo o pleco de 25 cm é raro o conseguir ver à primeira.

 

Estou aberto a sugestões para novos residentes e perguntas.

 

Cumprimentos para todos os que contribuem para este excelente fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

dhs, infelizmente minha consciência não permite que eu me omita e não faça um comentário crítico à respeito do seu post: Você não tem 02 lagos, você tem 2 laboratórios de testes terríveis, "principalmente de sobrevivência". Sugiro que pesquise um pouco mais à respeito de peixes, para buscar entender o que digo. Em princípio, sugiro a você que dê uma lida nesse tópico/pesquisa que fiz, pois acredito que o conteúdo venha a ser do seu interesse.

Qual a quantidade d'água necessária para criar carpas

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que os plecos e o betta aguentem as temperaturas de um lago (presumo exterior) no Inverno.

Se tens acesso á internet não precisas de andar a fazer experiencias com os peixes para saber o que eles precisam, uma pesquisa pelo nome do animal e encontras tudo a seu respeito... Lá por não emitirem sons de dor, não quer dizer que não sofram.

Pesquisa um pouco sobre os animais antes de te meteres a inventar :lol:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Este tópico já é antigo, mas ao pesquisar sobre lagos, calhou ler este.

Não quero criar aqui uma guerra, mas acho que foram um bocado duros com o dhs, de tal maneira que o devem ter traumatizado.

Há maneiras e maneiras de dizer as coisas.

Por Amor de Deus.

Ele não pesquisou, não se informou, juntou tudo, errou, os peixes morreram...etc...etc...

E quando fazemos tudo direitinho e os peixes morrem na mesma, quando passamos a vida a medir phs, e etc, a ver a temperatura da água, a dar comida própria aos nosso peixes, a cuidá-los e mesmo assim eles morrem.

Não creio que o dhs, tenha estado a fazer experiências.

Além de que já ouvi falar de pessoas que poem plecos em lagos e eles sobrevivem e cescem, o que é complicado, tendo em atenção os lagos em que poderão estar.

Agora, tu tás todo contente porque tens um lago cheio de peixinhos, que até se dão, e a coisa vai e vai daí vem logos os destruidores de sonhos e bumba......toma lá na cabeça....

Pois é, nem todos temos roças, dinheiro para fazer lagos de kms, tipo piscinas, mas todos parece-me gostamos das mesmas coisas.

Tentamos aprender e a errar o minimo, agora reprimendas tipo escola, valha-me Deus.

Só me estou a meter nisto porque estas respstas que deram ao dhs me ficaram a martelar na cabeça.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele é o próprio a dizer que decidiu "inventar", porque não levar na cabeça? Ele sabia que os peixes podiam não aguentar e mesmo assim colocou-os, sem perder 2 minutos para pesquisar... Uma coisa é os peixes morrerem, porque alguma coisa falhou. Outra é ver se sobrevivem.

Eu se vejo alguém a fazer mal de proposito dou-lhe na cabeça.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele é o próprio a dizer que decidiu "inventar", porque não levar na cabeça? Ele sabia que os peixes podiam não aguentar e mesmo assim colocou-os, sem perder 2 minutos para pesquisar... Uma coisa é os peixes morrerem, porque alguma coisa falhou. Outra é ver se sobrevivem.

Eu se vejo alguém a fazer mal de proposito dou-lhe na cabeça.

 

 

Tenho de concordar com o João,uma coisa é algo correr e mal por falta de conhecimento,falha humana/tecnica inevitavel...Outra coisa completamente diferente é sujeitar seres vivos a condições extremas(palavra que o dhs utilizou " INVENTAR" nao podia ser melhor aplicada)sem que para isso tenha havido sequer um estudo sobre as especies em questao,posso dar o exemplo e se calhar até foi o que lhe aconteceu tambem:

Há uns tempos nem sabia da existencia deste forum nacional,andava portanto num forum brasileiro,na altura andava a ver a melhor maneira de aproveitar o lago da casa dos meus pais,andava á procura de especies sem serem as carpas ou kinguios,vi lagos bonitos com plecostumos,espadas e platys.Pensei fazer o mesmo tambem...mas mesmo assim questionei os nossos amigos brasileiros e a resposta nao podia ser mais explicita e elucidativa,eles podiam colocar determinadas especies em lagos porque pura e simplesmente a temperatura atmosferica durante todo o ano assim o permitia e mesmo assim os peixes passam sempre por uma fase de adaptação.

Acho que é um bom exemplo de que se pesquisasses um pouco antes terias poupado a vida a esses seres vivos.

Espero nao ter sido al compreendido a minha opiniao nao serve para dar na cabeça a ninguem!

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...

Bem a cena dos cabozes, ainda foi a que me chocou mais, quase toda a gente sabe que a maior parte dos cabozes sao de agua salgada (sim porque temos no Alentejo o Salaria fluviatilis que é um caboz de água doce), e que sendo peixes de agua salgada so poderiam morrer, quanto às outras espécies até compreendo, porque por exemplo os Betta sao mantidos muitas vezes em lojas de animais e por fornecedores em copos, aquarios bolha e pequenos recepientes afins sem aquecimento e sobrevivem, mesmo os plecostomus sobrevivem muitas vezes nas nossas águas temperadas sem necessitarem de aquecimento dependendo da sua proveniencia, do local onde foram criados em cativeiro...

 

Mas espero que o dhs comece a ler umas coisinhas, porque até há muitos recursos disponiveis, pois so assim poderá evoluir na aquarofilia ou na manutençao dos seus lagos.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais