Curiosidade!


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

tenho uma pequena/grande curisosidade: adquiri um Labidochromis caeruleus macho e um Pseudotropheus Zebra Amarelo fêmea. Há cerca de 3 dias reparei que ambos corriam o aqua coladinhos um ao outro e faziam enormes espirais ate à superficie, regressando ao fundo sempre coladinhos!! É possível tratar-se de um ritual de acasalamento (entre estas duas espécies??!!)

A verdade é que foi um espectáculo digno de ser ver..

 

Obrigado pela atenção,

 

MarcoMonteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o espétaculo é bonito de se ver o resultado disso é que nem tanto...

Na minha opinião devesse evitar ao maximo o cruzamento entre espécies... os resultados são sempre nefastos...os "hybridos de Malawis andam a infestar o mundo da aquarifilia, e isso não tras beneficios nem para as espécie "naturais" nem para nós que gostamos que apreciamos este Hobby. Tenta evitar que os filhos deles se espalhem na comunidade...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mais...

Para novatos (como eu :( ) é praticamente impossível distinguir híbridos de puros :!::!:

Eu ando há cerca de 3 meses a ver lojas no Algarve, malawis (mbunas), e há vários a ler informação na net, e cada vez estou mais confuso :cry: .

Mas enfim... vou tentar aprender mais, para não dar azo a "hibridismo" :D .

Jorge Rodrigues

 

“Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira”

“Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto é esse o maior problema! Eu também não (palavra corrigida) faço a minima ideia de como distingui-los. Aliás, pensei que ambas as espécies fossem puras...

 

Não está a ser posto em causa a pureza dos teus exemplares. A questão é que existe um risco significativo de hibridação quando se mantem espécies com traços físicos muito similares. Os próprios peixes não se distinguem e acasalam.

 

Julgo que foi isso mesmo que acabou de ocorrer na "dança" que presenciaste. Ambos os peixes são muito similiares e acasalaram. O que se pede é que, caso a postura chegue ao fim, não distribuas esses peixes pelas lojas ou por outros aquários.

 

Tenta rever a tua selecção de peixes de forma a reduzir o risco de cruzamento inter-espécies, tentando outras espécies com traços físicos não similiares.

 

Abraço.

Sérgio

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Uma maneira de evitar comprar peixes hibridos é adquirir sempre peixes bem identificados. Por exemplo: Labeotropheus trewavasae "West Thumbi is.". Nunca adquiram espécies mal identificadas. Por exemplo: Pseudotropheus zebra amarelo. O peixe até pode não ser hibrido mas vá-se lá saber o que é. Ainda por cima comprar duas espécies amarelas então é que hibridizam de certeza. Planifiquem as coisas com calma. Perguntem nas lojas pelas espécies que querem ou perguntem por criadores.

 

Abraços

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais