Fertilização Valls em Aqua de CAs??


Sérgio Moreira

Recommended Posts

Meus caros,

Ajudem-me lá...

Tenho cerca de 12 pés de Valls num aqua de Mbunas (herbívoros, como sabem). Independentemente das "trincas" da rotina, as Valls parecem estar a aguentar-se bem, apesar de começar a notar uma ou outra folhita a amareceler... :D

Como é claro, injecção de CO2 não existe :? , a iluminação está longe de ser a ideal para o crescimento das plantas :( , e apesar da forte filtragem mecânica e biológica, os nitratos e os fosfatos marcam sempre presença :evil: .

 

Agora, a pergunta:

 

Se eu pretender dar um pouco mais de cuidados às plantas, posso optar por um fertilizante líquido? Se sim, à base de que nutrientes deverá ser esse fertilizante?

 

Muito obrigado pela ajuda que me possam dar. :twisted:

Um grande abraço a todos.

Fiquem bem! :)

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Se eu pretender dar um pouco mais de cuidados às plantas, posso optar por um fertilizante líquido?

 

Tambem tenho um aqua de Mbunas com Valisnerias e Anubias. Como não pretendia gastar muito em fertilizantes e também porque o problema de aparecimento de algas não se coloca, optei por comprar umas saquetas de Hortilon, que é um fertilizante para plantas caseiras á base de ferro e micro-nutrientes ao qual adicionei tambem Potássio (KCL) que seria o unico nutriente macro em falta. Os outros nutrientes macros também já estão presentes, Nitratos e Fosfatos. Comecei à cerca de duas semanas e parece-me que as plantas estão a corresponder bem. Anteriormente tinha uma situação caricata que pensava só poder suceder com muita luz, o que é precisamente o contrário. As Valisnérias que coloquei, deixaram de crescer em altura, para lançarem dezenas de runners quase formando um tapete, que claro está os M'bunas se divertiam a destruir com os seus buracos.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Zeneo, micros e potássio, é o que elas vão precisar.

 

O CO2 nao precisam porque essas plantas conseguem retirar o Carbono dos carbonatos existentes na agua, como mais algumas plantas conseguem.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, obrigado a ambos! :)

Agora só mais uns promenores:

 

1. Onde compro o Hortilon?

2. KCL, mais concretamente, é Cloreto de Potássio?

3. Compro KCL provavelmente numa farmácia, em pó?

4. Com que dosagem e frequência devo aplicar Hortilon e KCL?

 

Obrigado mais uma vez!

Um grande abraço!

Fiquem bem!

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O Hortilon, comprei no Aki

 

O Kcl foi-me oferecido, não te sei dizer onde o comprar. O mestre Luis Fortunato mais cedo ou mais tarde virá aqui dar o seu bitaite :wink::lol::lol:

 

Quanto as dosagens, as minhas têm sido mais ou menos a olho, diluí uma saqueta de hortilon e uma colher de sobremesa de kcl em 100ml tenho estado a fertilizar ± 5ml/semana.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais