Reprodução Ramirezi [O par ideal]


VBTC

Recommended Posts

Depois de ter lido alguns artigos sobre reprodução e criação de ciclídeos sul-americanos e de ter reproduzido escalares á um largo tempo, decidi começar a montar um aquário destinado apenas a reprodução e criação destes.

 

Recentemente adquiri um casal de Microgeophagus ramirezi, depois de ter lido os vários tópicos do André Silvestre acerca da reprodução e criação destes decide tentar também a reprodução deste ciclídeo sul-americano e que aparenta ser mais difícil do que na realidade é a reprodução dos ciclídeos anões.

 

As primeiras duvidas têm a ver com as dimensões do aquário e a filtragem, baseando-me do aquário do André e sem querer parecer uma cópia, estava a pensar nisto:

 

- Aquário ] 60x40x35 (CxAxL) 84L brutos.

- Filtragem ] Eheim Liberty 2041

- Aquecedor ] Jaeger 50 W

 

As dimensões do aquário escolhidas são estas, porque se os ramirezi não derem nada sempre terei altura e largura suficiente para reproduzir de novo escalares.

 

 

- Arranjar o par ideal.

 

Aqui está talvez o mais difícil na reprodução de ciclídeos sul-americanos, arranjar um casal que se junte e tenha posturas. Nunca é fácil e muitas vezes é mais difícil do que ter as condições ideais para a reprodução e criação dos próprios.

 

“Já tenho um casal, venham os ovos.”

 

Não é bem assim, se estes não fossem ciclídeos mas sim outra espécie bem que podia acontecer isso, mas o mais difícil está no arranjar um casal que se junte não havendo assim rejeição por parte da fêmea ou do macho. Sendo mais provável a fêmea rejeitar o macho do que acontecer o contrario, já que a rejeição da fêmea por parte do macho só acontece quando já há uma postura para defender (o macho expulsa a fêmea) ou quando a fêmea está preparada para uma nova postura e ai ataca os alevins já nascidos e o macho expulsa a fêmea para defender a sua prol.

 

Rejeição do macho por parte da fêmea.

 

Rejeitar não quer dizer necessáriamente ser agressiva para com... É um rejeitar passivo. Neste caso, a fêmea rejeita o macho não respondendo ao comportamento dele e o resultado é um macho dominante, com a vontade toda de acasalar, a perseguir uma fêmea stressada. Com alguma sorte essa fêmea vai responder bem à mudança do macho, alimentando-se, e não manifestará indícios de parasitas intestinais.

 

Rejeição da fêmea por parte da macho.

 

caso haja uma postura ou presença já de alevins e a fêmea, ao estar pronta para outra postura, decidir comer os ovos/alevins. Aconteceu-me várias vezes, tal como relatado no diário que fiz. Essa rejeição pode acontecer por mais alguns dias a seguir ao desaparecimento dos ovos/alevins, por o macho pensar que ainda está a proteger alguma coisa. Se persistir, voltamos de novo à rejeição passiva da fêmea e à nova vontade de o macho acasalar. A mudança de comportamente entre rejeição activa do macho para rejeição passiva por parte da fêmea é bem evidenciada. Na primeira, o macho mantém-se no sítio da postura e a fêmea regressa de livre e espontânea vontade a esse local, sendo constantemente corrida pelo macho dentre daquele território específico. Na segunda, é o macho que persegue a fêmea por todo o aquário.

No meu caso o que têm acontecido no meu aquário é a rejeição do macho por parte da fêmea, apesar disso a fêmea apresenta-se com boas cores mas ainda não está preparada para a postura ao contrario do macho que se encontra em boa forma e procura a fêmea por todo o aquário perseguindo-a durante algum tempo.

 

Neste caso o que irei fazer é isola-la no aquário para reprodução e quando ela estiver roliça e com as cores de reprodução, juntar lá o macho e esperar que o laço entre eles se estreite e formem um par, e esperar que a partir dai as posturas comecem acontecer normalmente.

 

-----------------------------

 

Neste momento estou a espera do material que deve de demorar mais 2 semanas, depois montarei o aquário que não ficara vazio mas irá conter algumas plantas, pedras e troncos. Espero que comentem e deixem alguma da vossa experiencia em reprodução de ramirezi por este topico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá VBTC.

 

Acabei de colocar updates sobre os ramirezis e, quando venho a este sub-fórum, deparo-me com este belo tópico! É muito bom ver outras pessoas empenhadas na reprodução destes ciclídeos!

 

Vejo que tens acompanhado não só o meu diário mas também alguns comentários que deixo aqui e ali sobre a minha experiência com estes meninos. Estás de parabéns pois se há algo que é de louvar é a vontade de aprender connosco e com os outros. Nesse aspecto, já fico contente que a minha experiência relatada te seja útil e te motive a ires para a frente com este projecto! Quando comecei, a única experiência onde me baseei foi neste link: http://apisto.bravepages.com/Ram%20article.htm

 

Concerteza irás encontrar mais alguns artigos ( poucos) por essa net fora mas este link é sem dúvida o melhor e o mais verosímil possível. Os outros não são mais que cópias adulteradas com informação errada.

 

 

Sobre o projecto:

 

- O aquário, filtragem e aquecimento parecem-me bem! Foi o que usei e tive sempre bons resultados. No que diz respeito à iluminação, os ramirezis não costumam ser muito esquesitos se tiveres muita luz mas como todos os peixes, se tiveres uma luz média eles concerteza terão mais confiança e à vontade para nadarem pelo aquário. O que chamo de luz média é algo como 0.5w/L ( só para teres uma noção) o que me leva às espécies de plantas; fetos de java, musgo de java ( para habitat de rotíferos que são seres minuscúlos que se alimentam de excrementos de outros seres e são um óptimo alimento para os alevins com apenas algumas semanas de vida), plantas de folhas largas como Cryptos e Echinodorus, Pogostemon helferi fazem uma boa moita que serve de esconderijo aos pequenos, para esse aquário talvez uns Cyperus helferi, etc.

 

- Como material inerte eu apostava em troncos com uma boa base de modo a propiciar possíveis zonas de desova; é certo que os ramirezis também desovam no substracto mas a adição de troncos ao aquário fornece também algum esconderijo quer aos pais, quer aos pequenos. Convém usares areia de rio. Isto porque houve uma altura em que usei Akadama normal e como a granulometria era grande, houve pequenos alevins que se perderam no substracto quando ainda não nadavam( saco vitelino). Se tiveste sorte de adquirir peixes que foram repetidamente criados em cativeiro, provavalmente não deves precisar de mexer nos parâmetros da tua água. Caso a tua água seja muito dura/alcalina, a coisa muda de figura. No meu diário tenho lá os parâmetros a que tinha a água na altura. É dares uma espreitadela e comparares.

 

- Arranjar o par ideal; pois é! No meu caso, não houve formação do par previamente. Limitei-me a trazer o macho e fêmea mais bonitos que encontrei e o resto foi com eles. De salientar que estes peixes têm como proveniência a Alemanha e tenho a certeza que isso faz toda a diferença, quer na sua saúde, quer genéticamente. Já tive ramirezis asiáticos e a coisa não correu nada bem, para além de que a sua morfologia e cor não se comparavam a estes. Eram muito artificiais! Outra coisa que favorece a vontade de ambos quererem reproduzir é uma boa alimentação! Não me canso de dizer isto! Na maior parte das vezes, quando vejo fotos de ramirezis aqui no fórum, os peixes apresentam-se magros e com o ventre para dentro. Não pode ser! Os peixes têm que estar saudáveis e em forma para poderem, fisicamente, dar-se ao extenuante trabalho de entrarem em reprodução. Caso contrário, nada feito! Dica: granulado, comida congelada variada, comida liofilizada e comida viva ( é um bónus e sempre ajuda a despoletar o instincto). O que tencionas fazer parece-me bem no que diz respeito ao isolamento, embora isso possa ser uma faca de dois gumes; ou se juntam e criam laços ou se tornam mais distantes e agressivos. É preciso estar atento a isso para que não aconteçam danos nos peixes caso a coisa fique preta. No entanto, dadas as circunstâncias, esse isolamento parece-me necessário e acertado.

 

Agora assim não me recordo de mais nada a não ser de te pedir para colocares umas fotos dos peixes. Estou curioso!

 

Abraço e força com isso,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

 

Obrigado por teres reparado no meu topico e por teres logo participado com a tua expericencia. As duvidas em relação ao equipamento não eram muitas já que quando li o teu topico já trazia algumas ideias do que serio o tanque e o seu equipamento.

 

O hardscape sera simples mas comodo para os rams, varios pedaçoes de troncos com concavidades e algumas pedra concerteza estaram presentes, já em relação a flora estava mesmo a pensar em meter varias porções de musgo pelo solo e mesmo algum agarrado aos troncos/pedras e claro plantas de folha larga como fetos e echinodorus.

 

Á uns minutos atrás ao mesmo tempo que alimentava o pessoal o macho atacou violentamente a fêmea o que antes não tinha acontecido, terá isto sido so uma vez já que foi só na altura da alimentação ou vaise repetir todos os dias? Por isso estou a pensar em introduzir mais uma fêmea no aquário para equilibrar mais as coisas e assim ter mais hipoteses em conseguir que façam par.

 

Neste momento estou a dar comida seca (Sera San) juntamente com granulado (Sera Granulado Para Beta), a semana passada foi dado juntamente com a comida seca bocado de miolo de camarão e delicias do mar tudo bem cortado, agora estou a pensar em comprar outro tipo de comida seca ou então tubifex da sera.

 

Ficam aqui as fotos deles, o macho em cima e a fêmea em baixo. Desculpa a qualidade das fotos mas o macro desta maquina não vale nada, vou tentar arranjar outra maquina de maior qualidade e depois tiro umas fotos melhores.

 

ramirezi.jpg

 

ramirezif.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Á uns minutos atrás ao mesmo tempo que alimentava o pessoal o macho atacou violentamente a fêmea o que antes não tinha acontecido, terá isto sido so uma vez já que foi só na altura da alimentação ou vaise repetir todos os dias? Por isso estou a pensar em introduzir mais uma fêmea no aquário para equilibrar mais as coisas e assim ter mais hipoteses em conseguir que façam par.

 

Isso é um pouco vago e não deves tirar já conclusões. Espera mais um pouco e se a agressividade se mantiver sem ser na hora da alimentação, é possível que tenhas de tomar medidas. No entanto, a introdução de uma nova fêmea é já por si uma medida positiva no sentido de manter o macho ocupado com duas fêmeas.

 

Tubifex da SERA é bom. Dava isso aos meus e eles adoravam. Aposta também na comida congelada. É barata e dura bastante se for só para alimentar os rams. Sugiro larva vermelha.

 

Apesar da foto não ser a melhor, os teus rams parecem ter umas cores muito bonitas. O macho está bem gordinho e parece em forma, apesar de ainda não ter atingido a maturidade máxima. Ainda vai desenvolver mais as barbatanas peitorais e dorsais. No entanto, já está mais que sexualmente maturo. A fêmea também está bonita mas parece-me que tem o ventre ligeiramente para dentro. Tenta alimentá-la melhor, nem que tenhas que lhe dar alimento individualmente com uma pinça. Repara na minha falecida fêmea:

 

maecomalevins.jpg

 

Nesta altura estava a cuidar dos alevins pelo que tinha desovado à pouco tempo. Logo, a tua fêmea convém ficar um pouco mais gordinha sem ser por causa dos ovos.

 

MELMAC

 

as características da água são iguais às dos discos. Nunca tive discos ( a não ser um que me passou cá por casa de um amigo para tratamento) mas parece-me que realmente os discos sejam mais resistentes a maus parâmetros da água do que os ramirezis. No entanto, não fiques a pensar muito nisso. Faz o que tens feito até agora: trocas de água com poucas variações nos parâmetros, certifica-te que os rams comem bem e que estão gordinhos e o resto é deixar correr. Ramirezis que comem mal são peixes que mais tarde ou mais cedo vão ter problemas ( aliás, como qualquer peixe certo?) por isso devemos certificar-nos que na hora da alimentação, todos comem bem sem stress. Senão ligam a certa comida, há que tentar outras variedades. Comida congelada ou comida viva normalmente nunca é negada.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho seguido os posts do André e de praticamente todos os outros projectos.

 

Já tive Rams juntos com os discus, e pareceram-me muito frágeis, pois acabarm por morrer, apesar de os discus não acusarem nenhum problema. Como tenho um aqua vazio em casa e ando á 2 semanas a pensar o que lhe vou fazer, agora que leio este tópico, acho que vou monta-lo para por uns rams, não quer dizer que vá para a criação, mas se a coisa se der.

 

André a minha pergunta é: Onde achas que deva comprar os rams?

 

Depois e ler a parte em que dizes que os alemães são muito bons, penso que possa ser uma causa para a morte dos meus. Por isso e se não te importas, xuta uma MP com esse dado. A loja onde eu comprei os meus já fechou e assim arranja-va outra alternativa.

 

Cumprimentos para todos e força nesses projectos.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ram_juntos.jpg

 

 

Tudo calmo no aquário, o macho já não persegue tanto a fêmea mesmo ela estando a beira dele e nem a fêmea foge perante o macho. Neste momento o par ideal pode estar á vista por isso durante estes dias a introdução de uma nova fêmea têm que ser bem estudada, já que pode vir a destruir os laços entre os dois e depois o macho ser rejeitado outra vez.

 

MeMySelfAndI - Geralmente os Asiaticos apresentão toda a sua coloração nas baterias da loja e mesmo com o stress da viagem e a sua ambientação ao teu aquário as cores ainda estarão lá, ao revez os alemães ainda levaram uns dias a mostrarem a sua coloração.

 

Quando vires uns Rams que te interessem tenta perguntar a quem te atender na loja a sua origem ou então pode serque o André te indique a loja dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Ilídio, a loja onde comprei os meus rams foi a Naturline, um dos patrocinadores do fórum. O fornecedor deles é a " Aquarium Glaser", alemã. No entanto, já começo a ver mais lojas a mandar vir Sul Americanos deste exportador. No que toca a estes ciclídeos, a qualidade é muito boa! Ainda no outro dia tive numa loja aí em Campo de Ourique em que eles tinham muita variedade de anões Sul Americanos, todos da Aquarium Glaser. Estavam muito bonitos. Se fores para a frente com o aquário dos rams, só tens que te lembrar de fazer as trocas de água semanais e manteres uma boa alimentação. Quem sabe senão terás surpresas.... Boa sorte!

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Arranjar o par ideal.

[introdução de uma nova fêmea.]

 

Depois de pensar bem nos prós e contras da introdução de uma nova fêmea, cheguei a conclusão que uma nova fêmea podia trazer melhorias e acalmaria o macho já que este agora tem duas fêmeas para cortejar.

 

As duas fêmeas passam o tempo todo perto do macho, com a mais antiga a demonstrar á nova fêmea que tem mais tempo de casa e que têm de se subjugar perante ela expulsando-a algumas vezes da beira do macho, mas sempre que isto acontece a segunda fêmea não se deixa ficar já que é maior.

 

trio_rams.jpg

Aqui o trio eléctrico, com a nova fêmea em cima de tudo.

 

Neste momento estão todos a comer SERA San, SERA Vipagran e SERA FD Tubifex que eles tanto adoram. Se até a chegada do material (2 Semanas) e até a rodagem do aquário (mais 2 semanas, usando água do tanque onde eles estão agora) o par não se formar terá que ser escolhida uma das fêmeas, mas espero que até á rodagem do aquário de reprodução os laços estreitem entre uma fêmea e o macho.

 

trio_rams2.jpg

Quem será dismissed? Não percam o proximo episódio porque nós tambem não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Então essas novidades, como acabou ou em que ponto está?

 

O meu projecto deu dois passos a trás, no regresso das férias, reparei que estava a verter água, foi um trabalham, desmontar tudo, vazar e isolar tudo outra vez. Agora no fim de semana, espero encher sem sress e se ficar bem isolado é só montar tudo outra vez.

 

 

Novidades.....

 

 

Cumprimentos,

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está demorada a construção do aquário, e ainda não encontrei Rams de boa qualidade por aqui para poder comprar um macho.

 

Mas quem não tem cão caça com gato.

Postura de Escalares, mais uma vez adivinhei o sexo dos sujeitos. :wink:

ovosescalaresbi1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais