Pergunta sobre Bettas


Asur

Recommended Posts

Olá. Estou só agora a iniciar-me na aquariofilia e comprei um aquario de 50 e poucos litros. Depois de ler sobre o assunto, e consultar algumas pessoas mais experientes, decidi-me por popular o meu akuario com algumas das especies mais populares, nomeadamente neons, corys e um betta.

No entanto tenho lido bastantes relatos de agressividade de bettas se mantidos em aquarios demasiadamente pequenos... por isso gostaria de vos perguntar o seguinte. Acham q o aquario tem tamanho para tê-lo contentinho e feliz :evil: ? ou nem por isso?

Obrigado. depois qd tiver fotos do aqua eu posto-as.

 

 

PS- Um obrigado tb para o Regal, a quem eu fiz esta mesma pergunta, passou-se qq coisa errada com as mp's e nao consegui ler a resposta dele [[]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

50 litros para um betta é bastante bom :evil: Quanto à agressividade penso que não terás problema desde que não juntes outro exemplar da mesma espécie.

 

Existem também alguns tópicos interessantes no fórum sobre o assunto e podes utilizar a função pesquisar para conseguir chegar-lhes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia..

 

Temos muito em comum:

- somos principiantes

- temos aquario de cerca de 50 litros

- a população vai ser diversa

- tambem quero por um betta

 

É assim, pelo que me têm dito em termos de espaço o Betta não é muito exigente. No entanto não se pode nunca juntar com outro macho da mesma espécie.

Depois de o colocares tens é de estar atento para ver se ao início ele anda atrás de peixes como os guppys. É que peixes bonitos e vistosos podem chamar-lhe a atenção e pode ter tendências para os apanhar. Mas não te preocupes porque isto não acontece sempre....Só em certos casos!

De resto ha uma percentagem grande de pessoas que têm muito sucesso com Bettas.

 

Bem, também sou iniciada nisto de aquariofilia mas até agora ja concluí isto que te disse desde que cheguei ao forum ha 3 dias.

 

Se estiver errada corrijam-me por favor....

 

De resto põe sempre as tuas dúvidas porque ha aqui muito pessoal simpatico e que realmente percebem do assunto e dao sempre bons conselhos.

Nunca hesites em perguntar algo porque é sempre bom ver as varias opinioes....

 

Fica bem.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

O meu aquário tem 400 litros 100*75*50. :multi:

Tem um betta e 10 escalares. :multi:

Tudo esteve bem até os escalares formarem cassais e um ter escolhido o local do onde ele estava. :multi:

Tive que por o Betta num aquário pequeno só para ele. :multi:

Todos os restantes inclusive gupys pequenos ele não liga. :multi:

 

Abraços :multi:

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela minha experiencia o betta ataca tudo o que mexe (nunca os tive com peixes maiores). No entanto acho que os meus bettas nunca mataram outro peixe (excepto uma femea por outra femea). O betta simplesmente persegue os outros peixes e depois desiste. O melhor e juntar ao comunitario e observar. So peixes muito pequenos e lentos e que deverao sofrer algum risco.

 

Claro que nao se deve ter mais do que um macho e ter macho com femeas ou varias femeas tem sempre um certo risco.

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, há vários tópicos com o mesmo assunto, no entanto e em relação à situação dos escalares é extramamente previsivel que isso aconteça, pois basta conhecer os Bettas e os Escalares. Os Bettas escolhem o seu pequeno território, se ninguém os incomodar ele também não incomoda, caso contrário ele faz-se valer da sua fama "guerreiro até à morte". Não se pode juntar aos Bettas peixes territoriais nem peixes exibicionistas. Ele não gosta, só isso! Para adquirir um Betta eu aconselho a conhece-lo muito bem antes.

 

Façam uma busca no Fórum porque este tema está exaustivamente comentado.

 

Bem vindos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Relativamente à questão dos Bettas serem agressivos para os outros peixes realemente começo a pensar se não será um mito, exceptuando claro nos periodos de reprodução ou se forem colocados 2 machos no mesmo aqua(ou um espelho).

O bettas normalmente são calmos, já tive vários ao longo do tempo no meu comunitário e nunca tive problemas, a questão é quando são colocados com um macho da mesma espécie, é obvio que vão defender o seu espaço, por isso se fazem as lutas de bettas no sudoeste asiatico, mas se não existir essa ameaça então levam vidas calmas.

Entre outros tenho os seguintes peixes e não noto problemas, só aquando da reprodução é claro:

1 Betta Macho

2 Escalares

1 Barbo-Tigre

2 Colisas

Eu pessoalmente digo que sim podes comprar um Betta, aliás num comunitário é um peixes demasiado lindo para se deixar de parte.

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atlantida, desculpa mas tenho que te fazer um aviso, simplesmente, para estares atento.

Em relação aos Escalares e Colisas, se formarem, por acaso, casais, atenção ao Betta........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também estou a pensar em adquirir um macho Betta mas só um macho não quero femeas nem nada...E vou montar um aqua de 62*32*32...

 

e em termos de fauna vou transferir para lá do meu aqua de 45...As seguintes espécies.

 

-5 neons

 

-Colisa macho, Colisa femea

 

-Pleco

 

-Corydora

 

-2 femeas guppy (pois o macho morreu)

 

Flora:

 

Uma élodea

 

Decoração:

 

algumas plantas artificiais e umas rochas vulcanicas

 

A minha questão é será que haverá algum prob com as minhas espécies e o Betta!NuM aqua deste tipo ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi vasco_mor, os bettas apesarem de ser conhecidos como combatentes até à morte, muitos deles, excpecto algumas excepções tem-se revelado bastante pacíficos, penso que não há problema, algumas lojas até os têm em aquários com Guppys, néons, etc... Eu tenho um casal de Bettas com um de colisas, Néons, Guppys, Rásboras, Corys e um pleco e não se têm dado mal! :D Cada peixe tem a sua personalidade! Fica bem e boa compra!

 

 

Saudações!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perfeitamente, os Bettas são muito resistentes, as lojas põem-os em cubículos na parteleira :lol:... O teu aquário vai-lhes parecer um oceanário! LOL :?: Fica bem,vai dizendo coisas! :P

 

 

Saudações!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sempre fiz questão de ter um betta nos meus aquários comunitários.. nunca tive problemas, nem com guppys nem com viúvas...

 

eu também tenho um aquário grande - 250 lt. - mas de qualquer modo 50 lt serve perfeitamente para ele...

se puderes colocar algumas plantas, etc... é importante.. ajuda a criar "esconderijos" e espaços próprios pra estas espécies que necessitam deles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Remontei agora o meu aqua de 60 litros (esteve 5 anos vazio) e tb quero um betta, pois vai ser um comunitário.

 

Antes disto sempre tive Bettas, com escalares, gupys, colisas, etc....

 

Problemas.... zero!

 

Acho que n tens que te preocupar.

 

Boa sorte

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi ppl!

 

K engraçado, há mta gente na mesma situação

Eu tb vou montar um akua comunitário de 60 cm e tava a pensar em ter um betta, mas n sei bem se compre, por causa dos guppys, ja li k eles são alvos faceis po betta!?

 

Sonita :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

Já agora aproveito, para deixar aqui a minha experiência com betas.

 

No primeiro akua, 60 lts, com viviparos, coloquei lá um betta, e nunca vi nenhuma prseguição aos guppys, nem a nenhum outro.

Dp transferi-o para o akua comunitário, 240 lts, com uma população variadissima. Dá-se lindamente, não interfere com nenhum peixito. O único senão é q não gosta do comer dos discus. Vem à tona, ou melhor vem comer á mão, flocos.

 

E mais... dá uma beleza ao akua, bestial!!

 

 

Jinho

Maria :cry:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola ppl.

Eu ja tinha pensado em por 1 beta no meu akuario comunitario, mas ontem vi 1 coisa horrivel, tava 1 beta macho junto com colisas e 1 das colisas tava sem 1 bocado do dorso k o beta tinha comido... Foi horrivel...

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Um Betta? Acho isso muito estranho! Nunca vi um Betta fazer mal a uma mosca (excepto entre eles, aí é até á morte).

O meu adora o granulado que fiquei de quando tinha discus e não liga aos flocus. Vive com dois Arlequins e 8 Corys e não incomoda ninguém. Melhor, ninguém incomoda ninguém.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pah mesmo 1 beta... eu viiiiii o beta a ir ao dorso da colisa e ate fui avisar a empregada, k separou a colisa pa tratar e pos o betta nakelas caixinhas minusculas... coitado do beta tb... ahh o beta era linduhhhh todo vermelho.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 3 peixes dourados num aquário de 15L. Se trocasse os 3 peixes e introduzisse um Betta ficava melhor, não era? Eu sei que os três peixes dourados num aqua de 15L parece pequeno, mas eles ainda são pequeninos!! :?:

Já agora: alguém me pode recomendar livros do Betta? Mas livros bons porque, por exemplo: já li e consultei alguma bibliografia sobre este peixe e quanto à temperatura de água é dito que é entre 26º a 30º, mas pela prática este peixe gosta da água mais fria, não é?

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Atlantida, desculpa mas tenho que te fazer um aviso, simplesmente, para estares atento.  

Em relação aos Escalares e Colisas, se formarem, por acaso, casais, atenção ao Betta........

 

Regal, estive a prestar atenção como me disseste e devo-te dizer que não tenho problemas nenhums, o betta não incomoda ninguem, ao contrário dos colisas, anda feliz da vida se não incomoda ninguem.

 

Cada vez mais chego à conclusão que os peixes são como os seres humanos, ou seja, teem personalidade.

 

Abraços.

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl...eu sei que o que vou perguntar é um bocado a despropozito mas não sabem de nenhum BOM site sobre a genética dos Bettas...já agora...e por experiencia própria...criar Bettas em comunitários é arriscado, omacho fica super stressado nem as fêmeas corteja esta tb não se mostram interessadas e os outros peixes, tlvz por curiosidade, vão dando cabo do ninho de bolhas...enfim é só um conselho...agora só em aquario separado!!!! (o meu CROWNTAIL começou hoje a construir o ninho, ainda é novo, mas vamos lá fazer uma forcinha para que ele se reproduza, a fêmeas tá.........interessada....vá-la...tá quase :lol: ...lol)

INTÉ :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais