É o que dá falar muito ao almoço....


Recommended Posts

Boas !!

 

Visto este ser o meu primeiro post, gostaria antes de mais, e visto que já por aqui ando (tipo fantasma) há 3 meses, dar os parabéns a todos pelo belo forum que aqui têm e mantém !

 

Comecei este hobbie à 3 meses, após um almoço com um amigo, em que falámos de peixes, aquas e outras coisas e eu demonstrei o meu entusiasmo pelo assunto.

Assim que o almoço acabou, ele ofereceu-me, para começar, um Oranda (também conhecido por redfish, kinguio, etc - é o peixe do anúncio da optimus) e uma carpa !!

 

Bom, a partir daí tem sido uma aprendizagem constante para cuidar dos "putos" como eu lhes chamo !!

Desde pesquisas na net, ler revistas, livros e este forum, que leio várias vezes ao dia, etc....

 

No dia em que me ofereceu os peixes fui ao continente e comprei um aqua Aquapor (50cm - 30l) e um filtro - uma casa condigna para a bicharada!

 

Bom, neste momento, tenho no meu mini aqua, dois orandas, uma fêmea guppy (com 4 alevins guppy 1M+3F), 2 Tetra Neon, 4 Tetra Glowlight, um limpa vidros, 2 Red Cherry e 3 ou 4 caracóis pequenos... num equilibrio muito instável !! - nem vos digo o pH do meu aqua para não ser já corrido ao pontapé !!!

Em abono da minha integridade físico-intelectual, informo que mudo 10% da água todos os dias, por forma a tentar manter os níveis de amoníaco num valor aceitável !!!

 

Já tenho um outro aqua, de 80L que estou a preparar para ciclideos, mas isso já é para outro post, noutro dia....

 

Gostaria de deixar aqui a minha contribuição, em que o Tetra Neon não é só petisco para Escalar, o Oranda também gosta de picar Neons !!!

Apanhei hoje um dos meus a "degustar" um Neon, só ficava a barbatana da cauda de fora, o "puto" mal conseguia nadar... depois de lhe fazer uma festa na barriga, ele cuspio-o e pode despojar o cadáver do neon condignamente ! - R.I.P. Neon

Acho que foi assim que desapareceram misteriosamente mais dois neons!

 

Por hoje já chega, não vos quero maçar mais, deixo as minhas questões para outro dia !!!

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vindo ao grupo.

 

E boa sorte.não sou muito entendido no assunto.também ando a aprender mas sempre que precisares e eu puder ajudar conta comigo para responder as tuas duvidas.

 

cumprimentos

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AH AH AH AH

 

Realmente, é isso mesmo, uma salada de peixe !!!! :lol:

 

De qualquer forma, já estou sensibilizado e assim que voltar de férias vou tratar do problema dos putos !!

 

No entanto, ontem consegui finalmente convencer o meu irmão para me tratar deles enquanto eu estiver fora!

 

Obrigado a todos pela atenção !! :lol:

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

De qualquer forma, já estou sensibilizado e assim que voltar de férias vou tratar do problema dos putos !!

 

Provavelmente depois das férias já tem o problema resolvido, ainda que de forma negativa :wink:

 

Abraços

 

p.s. vai passar férias numa caixa de fósforos? é que os seus peixes estão numa... eu tenho 20 camarões, cujo maior deles não chega a 2 cm e o menor mal ultrapassa os 2 mm em 22 litros de água... parecido com a sua situação! :wink::lol:

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kapitonio,

 

Realmente, tem toda a razão !!

Já o admiti até, mas infelizmente, nem tudo nos corre como nós queremos !!!

 

Quanto a passar as férias numa caixa de fósforos, por acaso até vou, visto que vou dar uma volta de carro pela europa !!!! :wink:

 

Mas, agradeço, pois acabou de me dar um xuto na consciência e aproveito para colocar a seguinte questão:

- como disse, já tenho um aqua de 80L só com areia (da praia) e já tenho filtro!

- o aqua ainda não tem água!

 

Perguntas:

- devo passar os putos para o aqua grande para passarem 3 semanas ??

- posso deixar a areia, ou devo tirá-la e usar o areão do aqua deles !?!?

 

No fundo fazer uma transfega do mini para o médio !!

 

Agradeço todos os vossos "xutos" !!! :wink:

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha allen isso da transfega é sempre um risco.tens 30 litros de agua já com o ciclo feito,mas para chegares aos 80 do aqua maior tens que adicionar agua nova.os peixes podem não se dar com esta mudança.não se trata de uma mera TPA.e como te vais embora nem vais saber se alguma coisa correu mal.em relação ao areão de praia eu tambem tenho essa duvida e tenho andado a informar-me.mas acho que depende da areia e também depende dos peixes.Tens sempre que lavar bem a areia para eliminar todo o sal.

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...6475&highlight=

 

 

Mas esse é um tema que não domino aconselho que esperes pela resposta de um membro mais entendido.

Faz pesquisa talvez aches alguma coisa.Em relação á transfega se nao tiveres alternativa pode ser que resulte.mas é de todo inadequado.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por ser um tema que me preocupa, o por poder ser maior o mal que o bem, que ainda não mexi e pergunto.

 

Nota: já lavei a areia e já a fervi ! Embora estivesse pensado para ciclideos no futuro, não tem muitas conchas, pois foi areia apanhada no guincho em dia de tempestade, logo estava bem sacudida.

 

No entanto, como estou a ficar sem tempo, era capaz de:

 

- retirar a areia;

- lavar o aqua;

- colocar o areão em uso;

- acrescentar areão novo;

- e "virar" os 30L que tenho;

- adicionar mais 5L no dia;

- diáriamente ir adicionando mais 5L....

 

O que acham ???

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao areão para ciclideos.se forem africanos eles até agradecem as conchas.se forem americanos e´que não.para os peixes que tens já não sei.em relação á alternativa que propuseste é como te disse pode resultar.ou pode nao resultar.no meu caso é algo que nunca tentei.mas sempre é melhor que colocar agua nova e areão novo e peixes tudo ao mesmo tempo.E isso há muito quem faça sem saber que é prejudicial.Uns tem sorte outros não.Sei que isto não resolve o teu problema.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente a areia era preparação para uma nova casa para ciclideos africanos !!

 

Mas não sei, acho que para pior não ficam....

 

Mas já estou em última linha, tenho que decidir e fazer.... ou é hoje, ou então.....

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4h30m foi o tempo que demorei a fazer a troca de aquas !!! :oops:

 

Comecei eram 00h00m, vai de tirar areia do aqua grande, sacar os putos do pequeno, ainda andei a ferver umas pedritas para o aqua grande, trocar areão, sacar plantas e pronto, coloquei toda a água que pude aproveitar do aqua pequeno, mais 8 litros que tinha em repouso, e 4 litros que tirei a meio do processo (repousou duas horas e levou uns belos abanões....), resumindo, o aqua novo ficou a meio....

Eu e os putos estávamos estoirados quando terminámos, mas ainda tive forças para beber uma cerveja a olhar para o novo aqua, e os putos ainda andaram a dar à barbatana a ver a casa nova !!!! :)

 

Deixei água a repousar até de manhã, em que virei para dentro do aqua em pequenos intervalos de tempo, não sem antes lhe dar uns abanões, aí uns 12 litros !

Tornei a repetir o processo, e adicionei mais 12 litros agora às 17h, e está quase cheio....

 

Por causa da bagunçada, ainda decidi oferecer aos putos uma comida nova, (não me lembro do nome - daquela marca que faz comida para cães, comprado no hipermercado) e trouxe também, umas barritas para colocar no aqua para se ir desfazendo e alimentar os putos durante 4 dias que vou estar fora...

 

E além da moca de sono, ainda tirei 3 min para vos escrever o diário de bordo !

Parece-vos bem !??!?! :D

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espero que tenhas sorte.é sempre chato quando algo de mau acontece aos nosso peixes.eu fico bues triste quando algo de mau lhes acontece.Pode ser que corra tudo bem e com alguma sorte quando voltares eles vão estar todos vivaços.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.