Escalares dão-se bem com...?


Recommended Posts

Coloquei á dias a mesma questão em relação aos espadas no entanto "apaixonei-me" por escalares visto terem uma postura magnifica, os peixes que tenho são:

 

2 Betas (1 femea + 1 Macho)

18 Neons

7 Gupyyes

3 Platys

3 Mollys

1 Coridora

 

Será que poderei colocar também escalares?

Orgulho-me do que fiz e estou pronto para o que vou fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..eu ja tive escalares com todas as especies que tens ai..e nao tive problemas.

 

Certamente os criticos vao dizer que nada que tens ai da se bem.

 

Eu propio sei disso... e o betta macho nao tava com guppyes...

Mas por exemplo

Se comprares escalares pequeninos...podes deixar com os neons..porque vao se abituar...

corydora tambem deixava tar

Se tiveres interessado em escalares...fala comigo :twisted:

Por pm

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

De facto tens razão Chico... aqui está um crítico.

Os aquários ditos “ comunitários “ obedecem a regras básicas.

Uma delas chama-se compatibilidade, caso contrário o “ Didas “ ( mais uma vez com as minhas desculpas por não saber teu o nome pois não assinas ), nunca estaria aqui a perguntar se os escalares se dão bem com...

Aqui a expressão “ dar-se bem “ presume-se que seja em termos comportamentais ( digo eu ).

Para abreviar muito e não produzir outro dos meus habituais “ testamentos “ pensem só nisto :

 

1) A compatibilidade não passa só pelas relações de predação, ou em Português, preocupem-se também com o stress causado às espécies de temperamento “ calmo “ pela introdução de espécies muito activas ou agressivas ( e vice-versa ).

Caso nunca se tenham apercebido, o stress é a porta de entrada dos agentes patogénicos, ( leia-se doenças ).

 

2) Qualquer local onde se coloquem peixes tem limites de lotação.

A qualidade da água ( com as respectivas consequências ), as interacções “ sociais “ intra e inter específicas e as exigências ambientais são boas razões para muita gente na aquariofilia sustentável se preocupar com este assunto.

Como já escrevi ao Didas no outro tópico, « quanto ao número de peixes que o teu aquário pode conter conto disponibilizar dentro de uma semana no meu sítio uma informação que te vai dar a resposta ».

Na natureza, só em casos excepcionais e muito extraordinários é que se aglomeram tais quantidades de exemplares de várias espécies ( e nunca algumas das que estão neste momento juntas ).

 

3) Associar espécies com exigências físico-químicas distintas só pode dar num resultado... caso o meio ( leia-se aquário ) estiver bem concebido para uma delas, as outras estarão sempre “ fora de casa “, ( caso contrário ninguém estará bem ).

As consequências disso só se tornam evidentes quando...

3.1) temos já muitas horas de observação de peixes e alguns conhecimentos adquiridos

3.2) somos bons observadores

3.3) temos experiência suficiente para reconhecer o comportamento das espécies em meios favoráveis ( próximo das condições ideais ) e em meios desfavoráveis ( mas ainda dentro dos seus limites de tolerância ).

3.4) sabemos reconhecer os sintomas de stress nas mais ténues manifestações ( como stress osmótico, por exemplo )

3.5) dominamos relativamente bem os conhecimentos sobre a biologia das espécies em causa

3.6) começamos a ter problemas no aquário

3.7) não conseguimos manter certa espécie e os seus exemplares que têm uma longevidade de cerca de três anos apenas duram meses ( ou no máximo metade da idade com que deveriam sofrer as causas habituais de uma “ morte natural “ )

3.8) há um surto de doença que não se cura nem com medicamentos de várias marcas e está a dizimar uma espécie em particular ( ou várias )

3.9) temos que ir frequentemente à loja comprar peixes

 

Aqui não vou entrar sequer em questões relacionadas com o nascimento de crias dessas espécies ovovivíparas e a sua fraca possibilidade de sobrevivência em face da composição actual da dita “ comunidade “.

Já vos tinha ocorrido algum destes pormenores ?

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

De facto tens razão Chico... aqui está um crítico.

Os aquários ditos “ comunitários “ obedecem a regras básicas.

Uma delas chama-se compatibilidade, caso contrário o “ Didas “ ( mais uma vez com as minhas desculpas por não saber teu o nome pois não assinas ), nunca estaria aqui a perguntar se os escalares se dão bem com...

Aqui a expressão “ dar-se bem “ presume-se que seja em termos comportamentais ( digo eu ).

Para abreviar muito e não produzir outro dos meus habituais “ testamentos “ pensem só nisto :

 

1) A compatibilidade não passa só pelas relações de predação, ou em Português, preocupem-se também com o stress causado às espécies de temperamento “ calmo “ pela introdução de espécies muito activas ou agressivas ( e vice-versa ).

Caso nunca se tenham apercebido, o stress é a porta de entrada dos agentes patogénicos, ( leia-se doenças ).

 

2) Qualquer local onde se coloquem peixes tem limites de lotação.

A qualidade da água ( com as respectivas consequências ), as interacções “ sociais “ intra e inter específicas e as exigências ambientais são boas razões para muita gente na aquariofilia sustentável se preocupar com este assunto.

Como já escrevi ao Didas no outro tópico, « quanto ao número de peixes que o teu aquário pode conter conto disponibilizar dentro de uma semana no meu sítio uma informação que te vai dar a resposta ».

Na natureza, só em casos excepcionais e muito extraordinários é que se aglomeram tais quantidades de exemplares de várias espécies ( e nunca algumas das que estão neste momento juntas ).

 

3) Associar espécies com exigências físico-químicas distintas só pode dar num resultado... caso o meio ( leia-se aquário ) estiver bem concebido para uma delas, as outras estarão sempre “ fora de casa “, ( caso contrário ninguém estará bem ).

As consequências disso só se tornam evidentes quando...

3.1) temos já muitas horas de observação de peixes e alguns conhecimentos adquiridos

3.2) somos bons observadores

3.3) temos experiência suficiente para reconhecer o comportamento das espécies em meios favoráveis ( próximo das condições ideais ) e em meios desfavoráveis ( mas ainda dentro dos seus limites de tolerância ).

3.4) sabemos reconhecer os sintomas de stress nas mais ténues manifestações ( como stress osmótico, por exemplo )

3.5) dominamos relativamente bem os conhecimentos sobre a biologia das espécies em causa

3.6) começamos a ter problemas no aquário

3.7) não conseguimos manter certa espécie e os seus exemplares que têm uma longevidade de cerca de três anos apenas duram meses ( ou no máximo metade da idade com que deveriam sofrer as causas habituais de uma “ morte natural “ )

3.:twisted: há um surto de doença que não se cura nem com medicamentos de várias marcas e está a dizimar uma espécie em particular ( ou várias )

3.9) temos que ir frequentemente à loja comprar peixes

 

Aqui não vou entrar sequer em questões relacionadas com o nascimento de crias dessas espécies ovovivíparas e a sua fraca possibilidade de sobrevivência em face da composição actual da dita “ comunidade “.

Já vos tinha ocorrido algum destes pormenores ?

 

Falas-te muito bem :D

 

Eu disse critico no bom sentido:)

 

Eu sei que nao se deve por tudo ao molho...

E quando eu o tinha era quando nao sabia muito disto :oops:

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa resposta, eu tenho um comunitário e não quero que as espécies se deiam mal entre si, o que não quer dizer que não aconteça até mesmo dentro da mesma espécie, mas tento aqui procurar respostas antes de fazer asneira, certamente que muitos de vós tambem já o fizeram, acho que estou correcto.

 

Obrigado

Orgulho-me do que fiz e estou pronto para o que vou fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Obrigado pela vossa resposta, eu tenho um comunitário e não quero que as espécies se deiam mal entre si, o que não quer dizer que não aconteça até mesmo dentro da mesma espécie, mas tento aqui procurar respostas antes de fazer asneira, certamente que muitos de vós tambem já o fizeram, acho que estou correcto.

 

Obrigado

 

Em termos de parâmetros da água, já tens aí espécies com exigências muito diferentes. Os neons gostam de águas àcidas e os viviparos que aí tens (guppies, mollys, platis) gostam de águas alcalinas.

Agora como os outros já disseram, os nens poderiam vir a ser um petisco para os escalares quando crescessem, isto para não falar na grabnde possibilidade de os escalares andarem a perseguir as frágeis caudas dos guppies.

Além disso os escalares necessitam de aquários grandes, quais são as dimensões do teu aquário?

só mais uma coisinha, não convém teres apenas uma corydora, é preferível teres mais umas duas para ela se sentir melhor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estas maluco os escalares matava todos nao metas mais nada mete guppy elas têm filhos e ficas com um aquario bue fixe

 

 

Se tinha amatar já matou .. o post é de 2006

 

:mrgreen:

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tinha amatar já matou .. o post é de 2006

 

;)

 

Boas

 

:).gif' class='bbc_emoticon' alt='banana rock' /> eh eh agora estiveste bem de qualquer maneira foi muito bem esclarecido pelo Cyprinodon

 

e este post pode sempre servir para as varias perguntas iguais que aparecem com frequencia

 

obs: o botão de pesquisa as vezes faz milagres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

Se um escalar comer os neons quanto tempo demora para comer 4? Eu sei que esta pergunta é um bocado estupida, mas é que eu tenho um escalar já grandote e tenho neons que quase nem se vêm!! Os neons ja têm 1 mes , mas eram 11 e só conto 7.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha experiencia diz-me que e num abrir e fecharde olhos a termpos comprei 12 escalres e no dia a seguir quando fui ver tinha 2 e os escalres com a barriga cheia. Depois não sobrou um para contar. Eu aconselhoa se tiveres mais aqua tirares os neon senão vai ser um banquete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estas maluco os escalares matava todos nao metas mais nada mete guppy elas têm filhos e ficas com um aquario bue fixe

 

 

Ahaha, em grande. Boa revista aos posts antigos :drinking:

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se um escalar comer os neons quanto tempo demora para comer 4? Eu sei que esta pergunta é um bocado estupida, mas é que eu tenho um escalar já grandote e tenho neons que quase nem se vêm!! Os neons ja têm 1 mes , mas eram 11 e só conto 7.

 

 

:):blink::blink:

quanto tempo demoram para comer 4? :blink:

Comem-nos quando lhes apetecer, se virem um neon à frente e tiverem "mal dispostos" não devem hesitar... mas se desconfias que os outros já foram comidos porque é que não separas os neons dos escalares?

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:laugh::oops::mrgreen:

quanto tempo demoram para comer 4? ;)

Comem-nos quando lhes apetecer, se virem um neon à frente e tiverem "mal dispostos" não devem hesitar... mas se desconfias que os outros já foram comidos porque é que não separas os neons dos escalares?

 

Eles já tao juntos à 1 mês e durante esse mês desapareceram 3 neons , mas 1 apareceu no filtro, talvez tenha sido o destino dos outros 2. Eles sao muito pequeninos, nem devem ter 5mm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só digo te digo: esse escalar está no paraíso :rolleyes:

Não esperes que os outros néons tenham um destino diferente dos que já foram..

Esse que apareceu no filtro, deve ter levado uma trinca do escalar e fugiu..acabando por morrer e ser sugado pelo filtro.

Aconselho a arranjares solução porque senão...adeus néons.

Eu já tive escalares com néons mas os néons em causa tinham uns 3cm.

 

Boa sorte

 

PS: gostei da parte "quanto tempo demoram para comer 4?" eheh :popcorn:

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais