echynodorus doentes


Visitante

Recommended Posts

procuro explicação para o facto de no meu aqua so as echynodorus-varias sp. se apresentarem transparentes evoluindo para amarelas até ficarem esburacadas,todas as outras plantas(cryptocoryne-varias,cabomba,hygrophyla,etc.)se apresentam com bom aspecto e crescimento rapido.

saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoal.

o meu aqua mais cerca de 200 litros

ph-7,2

gh-7

kh-3

nitritos,nitratos,fosfatos e amonia-0

mudança parcial de 20 litros semanalmente,adiciono tb todas as semanas suplemento de ferro e carbono organico organico da seachem tb tenho o

metodo artesanal de adicionar CO2,a iluminação está a cargo duma flora-glo de 30w e uma power-glo de 30w e o sbstrato tem uma camada de 2cm de sbstr da red sea e 2cm de cascalho de basalto pequeno.

termostato de 300w a 28g c

filtro eheim 2217 com esponja,ceramica,turfa,resina para fosfatos e resina nitra-zorb(nitritos ,nitratos, amonia).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Penso que o problema será da iluminação, que é um pouco fraca para um aquário de 200L, normalmente em plantados usa-se 0.5-1W/L!!! :lol:

De resto não vejo outra explicação, a não ser o uso das resinas para remover o fosfato e os nitratos, talvez deixem o aquário com nutrientes a menos!!! bang

 

Fica bem... :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não será o areão fraco em nutrientes, nomeadamente ferro?

As Echinodurus absorvem grande parte dos nutrientes pelas suas raizes, quais são as outras plantas q tens no aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

tenho varias plantas:

-hygrophila polysperma

-cabomba

-hydrocotyle leucocephala

-cryptocoryne nevelli

-cryptocoryne wendtti green

-cryptocoryne wendtti brown

-salvinia natans

-bacopa monnieri

-lilaeopsis novae-zealandiae

-lilaeopsis brasiliensis

 

além das echinodorus doentes:

-bleheri e outra com folhas mais pequenas.

 

que fertelizante poderia usar nas raizes das plantas?

as lampadas que possuo têm que ser de 90 cm só encontro com 30w,será que ha com mais potencia,com 90cm?onde as posso comprar?

que elementos poderia por no filtro?è que assim tenho as algas controladas.

obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se removes alguns nutrientes deves repo-los através de fertelizantes e para adubar as raízes existem no mercado muitos fertelizantes em pastilhas para enterrar no areão.

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi jonasjr,

 

Tal como o João disse, o substrato também pode estar pobre!!! Podes comprar as pastilhas que o Paulo disse, dão uma boa ajuda no crescimento das plantas!!! :wink:

 

as lampadas que possuo têm que ser de 90 cm só encontro com 30w,será que ha com mais potencia,com 90cm?
Com 90cm só mesmo 30W!!! As seguintes de 36W já medem 127.5 cm de comprimento!!! :drinking:

 

que elementos poderia por no filtro?è que assim tenho as algas controladas.

 

Eu no meu filtro apenas tenho lã perlon, esponja e ceramica, e deixo o controle das algas a cargo de trocas parciais frequentes!!! :morning:

Há quem opte pelas resinas, mas eu prefiro os métodos mais ao natural!!! chainsaw:P:?:

 

Fica bem... :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não estou a ver nada que esteja a "dificultar a vida" a essa echinodorus... :wink:

 

A luz não é razão, porque essa planta aguenta bem essa luz (já agora qual aaltura do aquário?).

A temperatura de 28º tb é alta para algumas plantas, mas essa não é um caso.

Os nutrientes directamente tb não vejo que seja disso, já indirectamente através das resinas, podem estar a ser retirados nutrientes importantes para as plantas. Pode ser por aí, não sei... :drinking:

 

Fora isso, parece-me que 20 litros por semana, é pouco para um plantado...

 

P.S.: Para teres mais luz nesse aquário, ou montas amis uma luz, ou mudas de tipo de luz.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

tou de volta depois de algum tempo de férias :morning:chainsaw

Eu penso quie o problema poderia ser que as plantas estavam habituadas a estar fora de água e agora estao a um longo periodo debntro de água e ainda estao a se habituar a este meio....

mas eu nao tenhjo a certeza :drinking: nao sou nenhum perito como o Taslixado, :wink:

 

saudacoes

Sérgio Leal

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

okay pessoal vou começar por etapas.

primeiro vou começar por fertilizar o subst. junto ás raizes e ver o resultado,depois se não adiantar, altero a constituiçao do filtro, se continuar tudo na mesma vou ter que inventar espaço para pelo menos mais uma lampada.

obrigado a todos,vou informando a evolução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"nitritos,nitratos,fosfatos e amonia-0 "

 

nitritos e amónia a 0 é bom...(por causa dos peixes)

 

mas nitratos e fosfatos a 0 é mau!!!

 

existe um nivel óptimo que muita gente diz ser nos 5 ppm para os nitratos e 0.1-0.2 para os fosfatos..

aqui à ainda muitas discordâncias...muita gente com sucesso com diferentes valores...

 

As echinodorus não são verdadeiras aquáticas, embora sobrevivem bem debaixo de água, são na realidade mais terrestres que aquáticas, elas na natureza por vezes ficam submersas, mas só por periodos curtos de tempo...

 

no nosso aquário estamos na realidade a stressar a planta...

Neste stress elas precisam de mimos..

 

CO2 é bem vindo, tal como nutrientes nas raizes ...

(aqui está o perfil terrestre das echinodorus, as verdadeiras aquáticas, ou as que estão mais bem adaptadas ao ambiente aquático, tiram mais fácilmente os nutrientes pelas folhas, e não pelas raizes)

 

O problema de colocar os tais nutrientes nas raizes é este se dissolver facilmente na coluna de água, enriquecendo a água com nutrientes que podem dar problemas...

portanto há que não exagerar...

 

de qualquer maneira elas conseguem capturar alguns nutrientes com as ditas folhas...mas desesperadamente não competem lá muito bem com outras plantas mais vocacionadas para estas andanças aquáticas...

 

tenho uma que só se mantem saudável á sombra, assim fica com o crescimento retardado, portanto exigirá menos nutrientes e a concorrência mais forte não a consegue "matar"...

 

Abraços

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

olà!

apòs as ferias as minhas echinodorus jà mostram sinal de recuperaçao,tenho adicionado junto às raizes uns cubos da seachem.

alguem conhece outros produtos para colocar junto as raizes ?agradeço informaçoes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Eu tinha as minhas assim tambem.

Para resolver o problema retirei todas as folhas amarelas e tambem as folhas maiores (tipo, retirar 50% das folhas).

Depois coloquei umas bolas da Serra (7 serra) e logo tive resultados excelentes.

Inclusive, já tou a retirar novos pés.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais