Back To Nature - Dia 463


José Cruz Silva

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Seu Ramiro está doente :lol::)

Ramiro2.jpg

 

Pelo que já pesquisei aqui pelo forum, será um ataque bacteriológico (popeye), provocado talvez por algum stress e menores condições da água.

 

Como falei acima, depois de ter resolvido o problema das filamentosas comecei a adicionar maiores quantidades de fertilizantes, nitrato e fosfato principalmente. Houve um dia em que adicionei um bocado exagerado de nitrato e também tinha baixado a temperatura que andava nos 27/28º para os 26º, julgo que uma noite deixei a janela aberta pelo que como o termostato não está posicionado ainda na posição de inverno (deitado) a temperatura de madrugada talvez tenha descido bem mais.

 

Como não tenho aquário hospital disponível de momento, adicionei 5ml de protozin na água e fiz uma TPA um pouco maior que o habitual.

 

Reparei que na foto panoramica da semana passada ele já apresentava algumas "equimoses" na pele. A foto realça mais do que se consegue ver a olho nú.

Ram3.jpg

 

Agora parece estar um pouco melhor, apesar de ter o olho bastante inchado à mesma. continua a comer bem, apenas um pouco mais apático, mas não deixa de andar a correr atrás da femêa.

 

Estou um pouco na dúvida do que poderei fazer mais. continuar com o Protozin? na embalagem diz que não afecta colónias de bactérias nem plantas. Pelo que lí os bactericidas como o Bactopur vão faze-lo

 

Uma foto do lado bom, um belo peixe, não sei como se chama, o espigão em cima cresceu tanto que acabou por partir. Está também muito menos colorido que o habitual.

Ramiro1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • Replies 76
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

Está por aqui uma trovoada enorme e eu sem conseguir dormir :cry::cry:

 

Por isso levem lá umas fotos antes que o céu me caia em cima da cabeça

 

 

Antes da poda,a HZ estava tão grande que começou a tapar a Glosso, o que provocou o seu crecimento em altura

Dia97_1-1.jpg

 

Depois da poda, do lado esquerdo aquelas Anubias não são para ficar. Como não gostava muito da maneira como o aqua acabava naquele canto, tenho experimentado algumas coisas, esta foi apenas mais uma experiencia. acho que com Anubias Mini ficará bem.

Dia103_1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Bem zeneo, uma coisa é certa... a eleocharis parece estar a recuperar... Mas agora já sabes, as folhas que estavam amareladas, muito devagar, ou dificilmente ficarão verdes novamente... Mas com o tempo, essas vão à vida, e crescem novas mais verdinhas :cry:

 

Como já sabes, eu não comento layouts... deixo só o aviso para tomares atenção à Glosso. Já está uma beca aventureira :cry:

 

Corta... corta... :cry:

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Se deixares as anubias em cima e colocares as mini em baixo ficara um espectaculo, mas acho que é isso que tens em mente.

 

É mesmo substituir as Anubias que estão por mini, no patamar de baixo ainda não desistí, vai demorar o seu tempo, mas com glosso, Hemianhtus "cuba" ou outra um dia vai :) :D

 

Bem zeneo, uma coisa é certa... a eleocharis parece estar a recuperar

 

Pois, parece que sim, de qualquer das formas, lá mais em cima quando discutimos isso, também me esquecí de referir que utilizo de momento 48w de lampadas de 4.000k por isso tanto a eleocharis como as outras plantas mais claras apresentam sempre um tom mais amarelado do que têm na realidade.

 

Como já sabes, eu não comento layouts

 

Também não quero os teus comentários :D ;);) , vinhas aqui só para desfazer no meu trabalhinho ;););) Just kidding, sabes bem que podes cascar á vontade, só tenho a agradecer toda a ajuda que sempre me deste com perguntas da treta sobre quimicas.

 

Corta... corta...

 

No caso desta daninha, é mais arranca....arranca.... no entanto é engraçado vê-la a "correr" por entre as pedras

 

Como já tem havido pessoal a perguntar as dimensões e outras questões técnicas cá vai o setup

 

Setup:

Tamanho: 80 x 40 x 30

Litros: 96

Filtragem:

- Fluval 104 - Mecanica + biologica

- Interno - mecanica ou quimica

Co2: Pressurizado botija de 2kg

Iluminação: 2 x 24W PL-L 4.000k 1 x 18W T8 Power Glo

Temperatura: 27º

Substrato: Areão preto inerte

Troncos

Pedras de xisto

 

Fauna:

Ramirezi (casal)

Hemigrammus Rhodostomus (nariz de bebado)

SAE Siamesi

Caridina Japonica

Red Cherry

Ottocinclus

 

Flora:

Hemianthus micranthemoides

Heteranthera zosterifolia

Glossostigma elatinoides

Rotala Sp. "green"

Myriophyllum tuberculatum (Red)

Eleocharis acicularis

Anubia barteri nana

Anubia barteri nana mini

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas zeneo

 

O teu aqua está muito porreiro é a peimeira vez que o vi e estou a planear fazer algo muito parecido só em termos da base.Fica com um aspecto bastante bonito, só uma coisa alteravas a disposição do substrato por alguma razão? Assim sempre não tenho de cometer tantos erros no meu continua assim o aqua está muito bonito

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Se alterava a disposição do substrato? :):?

 

Se alterava a forma como o hardscape está disposto? Não,

Fazia algumas alterações e adaptações ligeiras? sim, já as tenho feito aliás

 

Pela experiencia que já adquiri com esta montagem, posso sim dar-te alguns conselhos, a saber:

 

- Planeia bem o que queres fazer de forma a que tenhas de fazer o minimo de alterações possíveis

- A colina de cada vez que se mexe, há sempre algumas pedras que deslizam, e até mesmo os SAE e os caridinas as empurram

- Com o tempo o substrato por baixo começa a compactar e por isso, toda a estrutura tem tendencia a descair um pouco

- Usa uma pinça de electronica para plantar, as pinças normais, são muito grossas e só por sí fazem mexer as pedras e fazer o areão deslizar para baixo

- Tem atenção ao que pretendes plantar entre as pedras, escolhe uma planta que crie raízes profundas ou que se agarra às pedras/areão e há quantidade de substrato que ficará entre elas.

- Escolhe pedras o menos largas possivel de forma a que por de trás da face visivel tenha logo uma boa camada de areão, esse foi o meu maior erro. Na 2ª pedra a contar de cima, o substrato é muito pouco e por isso dificilmente alguma coisa cresce alí

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Hoje o meu aquário faz 120 dias :D :D

 

Estou bastante satisfeito com ele. fazendo uma pequena retrospectiva,tudo tem corrido mais ou menos dentro da normalidade, apenas com alguns precalços mais que naturais. O aparecimento de algumas filamentosas que felizmente consegui resolver bem mais fácil que aquilo a certa altura esperava e a doença do meu Ramirezi que me parece ir no bom caminho também. O menos positivo para mim, tem sido ainda não ter conseguido preencher bem o ultimo patamar da "colina". A Hemianthus tinha sido a planta que acho que teria ficado melhor. Ainda não desití 8):roll: , um dia destes volto à carga. Também esperava nesta altura já ter tido algum "sucesso" com o casal de Ramirezi. A doença de seu Ramiro, veio protelar um pouco os acontecimentos, mas pelo que tenho observado, se ele melhorar mais um pouco a coisa vai-se compor :)

 

E agora as fotos

 

Seu Ramiro, bem melhor do Popeye, mas ainda com algumas mazelas e principalmente a descoloração dos azuis do corpo que nunca mais voltaram.

Dia120_Ramiro-1.jpg

 

Dona Raimunda, bem cheinha, sempre muito atarefada no seu ninho e a expulsar quem se aproxima, principalmente os SAE que a stressam muito.

Dia120_Raimunda.jpg

 

Introduzi mais uma planta, Limnophila Aromatica, com tons vermelhos para dar algum contraste e de certa forma criar um maior harmonia entre a direita e as pedras vermelhas à esquerda. Tenho vindo a aumentar progressivamente a quantidade de fosfatos adicionados por forma a acelarar o aparecimento da cor vermelha, a ver vamos se ela aparece 8) . Mas parece-me que já não falta muito ;)

Dia120_LimnophilaAromatica.jpg

 

E agora a panoramica, levou uma poda um bocado radical. A rotala nalguns sitios ficou apenas com o talo, sem folhas, estou na dúvida se vai rebentar na mesma.

Dia120_1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é amigo depois de uma poda fixamos sempre com pena daquilo que tinhamos e agora fica por uns tempos a recuperar a antiga forma :shock: .

 

Em relação ás rotalas "rebentam com certeza", quanto mais as podares mais vais conseguir o aspecto de arbusto compacto.

 

Atenção que vais necessitar de fertilizar com bastante potassio pois vejo que a HZ parece estar um pouco debilitada e em algumas zonas até a partir o caule certo? :shock:

 

Para mim tenho uma máxima NPK (N-10mg litro, P-1.5mg litro, K- 20a30mg litro), dentro destes valores tens toda a flora no seu auge... :shock:

 

...de resto continuo a gostar muito da montagem e da sua armonia. :shock::shock:

O MEU BLOG AQUÁTICO......> http://aquascapingstyle.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

vejo que a HZ parece estar um pouco debilitada e em algumas zonas até a partir o caule certo?

 

Não entendí muito bem, a partir o caule? ou quererias dizer a partir do caule?

 

O estado da HZ penso que seja um pouco natural, como esteve algum tempo com a moita muito grande, as folhas de baixo têem tendencia a degradar-se e formam também aquelas muitas raízes brancas o que não lhe dá muito bom aspecto. Dentro de umas duas semanas, espero já ter uma moita bonita novamente. Não ficou muito simétrica, pois no canto direito é o ninho dos Ramirezí e aí não cortei muito para não os chatear

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi novamente, o que quis dizer foi que parecia debilitada e com alguns acules que foram podados a demonstrar estarem empobrecidos......mas n o disse por mal hein :wink: , é normal ke as plantas ke formam arbusto se comportem dessa forma na zona mais escondida :? .

 

Dai ter falado em potassio ke fortalesse as plantas nesse sentido. :D

O MEU BLOG AQUÁTICO......> http://aquascapingstyle.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

mas n o disse por mal hein

 

Levar a mal? :D :? nada disso, antes pelo contrário, todos os comentários bons ou maus são sempre bem vindos pois, quer uns quer outros ajudam-me bastante na evolução.

 

Quanto ao Potássio, talvez tenhas um pouco de razão, mas eu aposto mais no Fosfato, caules enegrecidos e folhas com as pontas escuras também. Sempre fui um bocado medricas com a fertilização de fosfatos, depois de aqui á uns tempos com outra montagem ter andado uns dois meses a arreliar com excesso deles e uma praga de algas verdes :oops:. Mas agora penso ter a coisa mais ou menos bem encaminhada e acho que irei conseguir controlar isso bem.

 

Uma foto do pormenor, sempre facilita :wink:

Dia120_HZ.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Mais um update.

 

A coisa, tem andado um bocado complicada, quase todos os camarões morreram, não conseguí descobrir a causa concreta, mas penso que foi provocado, pela água das TPA's que vinha com um KH baixo, o que com a injeção de co2 que tinha aumentado um pouco por causa de algumas algas provocou variações do PH que penso eles não aguentaram.

 

Quase que só sobrou o Carlitos com os seus 5cm

Dia141_2.jpg

 

Os nomes à bicharada, é por causa do meu miudo de 3 anos que me vai perguntando "quem é aquele?" e eu lá invento um nome :wink::?:shock:

 

Organizei um bocado o glosso, pois estava a invadir muito a eleucharis. Também não o gosto de ver colado ao vidro, está quase como eu gosto, não muito compacto. Falta apenas preencher alguns espaços.

Dia141_5.jpg

 

Durante as férias, desmanchei um amplificador velho avariado e fiz uma "mesa de controlo" para os temporizadores e com interruptores para filtros, termostatos, etc. Geralmente para podar ou dar comida, costumo parar os filtros e as fichas não estavam muito acessiveis, assim é um descanço :shock: . Ainda não está acabado, quando tiver mais um tempito, espero dar-lhe melhor apresentação.

Dia141_4.jpg

 

A Limnophila Aromatica, que adicionei a algum tempo, anda com um comportamento um pouco estranho, não abre como eu esperava e logo que se desligam parte das luzes, fecha logo como está na foto. Também gostava que ela ficasse um pouco mais vermelha, mas provávelmente não tenho luz suficiente. Por cima dela tem uma lampada compacta de 24W com 4.000k.

Há algum espectro de luz mais favorável para a coloração vermelha?

Pic_10520_1.jpg

 

Dia141_3.jpg

 

Vou começar a podar a Limnophila e ainda ando alí às voltas com o canto direito.

Dia141_1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase que só sobrou o Carlitos com os seus 5cm

Dia141_2.jpg

 

Os nomes à bicharada, é por causa do meu miudo de 3 anos que me vai perguntando "quem é aquele?" e eu lá invento um nome  :lol:  :lol:  :lol:

 

Está mal, faz como fazemos cá em casa com a minha sobrinha... Conforme ela vai perguntando, nós vamos dando pelo menos os nomes comuns, ou seja, ela aos 4 anos, já sabe bem mais que muita gente graúda :D :D

 

Quanto ao aquário, acho que está muito agradável sim sr. :shock:

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Está mal, faz como fazemos cá em casa com a minha sobrinha... Conforme ela vai perguntando, nós vamos dando pelo menos os nomes comuns, ou seja, ela aos 4 anos, já sabe bem mais que muita gente graúda  

 

Ela quando te pergunta que és, também lhe dizes: "eu? Sou um Homo Sapiens" :shock:

 

Isto é apenas um hobbie e como tal gosto que seja divertido, a utilização constante dos nomes correctos da espécie e não (quando existe) do nome vulgar, não me agrada muito. Tende a tornar a coisa a meu vêr mais sisuda e chata, por isso, evito. Claro que quando é mesmo necessário os utilizo. Para uma criança de 3 anos, até me parece bem "personalizar" um pouco a coisa com nomes usuais, pois com esta idade, ajuda a que compreenda melhor que os bichinhos dentro de água são seres vivos tal como nós.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé.

 

Está muito bom! À medida que vai amadurecendo, vai ficando cada vez mais composto. As podas têm sido bem trabalhadas e as plantas parecem saudáveis. A eleocharis foi tratada muito bem quando apareceram as algas e agora aí está a recompensa. Um tapete mais compacto e muito bonito.

 

O único pormenor que acho que desfavorece o aquário é a HZ. É muito grande e expansiva e por melhor que consigas podá-la, nunca dá o efeito que conseguirias, por exemplo, com a R. " green".

 

Em relação às Anubias, também estão um bocado desajustadas... Quando tiver podas arranjo-te as que cá tenho e tu experimentas e vês quais as que ficam melhor. :shock:

 

De resto, continua o bom trabalho que tens vindo a demonstrar. A evolução é soberba.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado pelos comentários pessoal :(

 

Caro André:

 

De facto a HZ é bastante complicada, o seu crescimento muito rápido não facilita nada as coisas. De cada vez que se corta, a seguir fica ainda mais volumosa. Porém, na minha opinião, dificilmente conseguiria fazer alguma moita alí com outra planta. O aquário tem 30 cm de profundidade, desde a ponta daquela pedra que está ao alto por debaixo da HZ até ao vidro traseiro não são mais que dez centimetros e nessa linha estão pedras a sustentar as outras e o areão. Toda aquela HZ está apenas plantada num espaço entre essas pedras e o vidro que não tem mais que 3 ou 4 cm. Acho que com rotala seria impossível, com outra planta? não estou a ver qual.

 

As Anubias se reparares em fotos anteriores as maiores vão desaparecendo à medida que consigo propagar a "Petit", mais um mês e talvez já consiga tirar as maiores. Também aqui será dificil no local onde estão colocar outro tipo de planta. A iluminação foi feita por mim na tampa e nessa zona tem uma lampada T8 de 60cm e o aquáro tem um comprimento total de 80cm.

 

No canto direito, depois de ter feito uma experiencia frustada de colocar outra planta diferente, vou voltar à formula de Hemianthus Micranthemoides e Rotala, quando começar a ganhar mais volume acho que aquela Anubia ficará melhor enquadrada ou então é retirada.

 

O porquê desta planta estar assim sem abrir ninguém tem ideia? :):?

Dia141_6.jpg

 

Grande Abraço

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ola amigo..

Fiquei impressionado com o resultado do aqua... vou mudar radicalmente o layout do meu e queria saber como você fez esse montinho ai =D,voê tem alguma foto do aqua sendo montado.. so para esclarecer algumas duvidas......

Um grande abraço

inje.GIF
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está.. brutal..

eu gosto do fundo preto. mas eu adoro essa cor..

e aquele amontuado a esquerda esta muito fixe.. faz-me lembrar aquela pedra do filme "rei leao".. lol.. se fosse eu não enchia-a muito com plantas.. mas é só uma opinião pessoal eu não gosto de super-plantados

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Não está na altura de actualizar? :P

 

Tenho andado de volta dele, mas com pouca paxorra para fotos, a ver se daqui a um bocado ponho qlq coisa. De qualquer das formas o que era para responder no teu tópico faço já aqui, tive alguns problemas parecidos com os teus e depois de fazer um tratamento com esha 2000 fiquei com as plantas todas queimadas, ou terá sido do medicamento ou morte de bacterias e subida de amónia, não sei, o que é certo é que quase dois meses depois só agora começa a recuperar, houve plantas que durante mais de um mês não cresceram um cm sequer.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.