Pessoal da quimica


pauleta_nwo

Recommended Posts

Boas,

 

Compreii recentemente o sulfato de potassio para fertilizar com potassio e pela calculadora do chuck para o meu aquario de 120l e para uma quantidade de 100ml de fertilizante são precisas 27g, mas aí começa o problema, não vejo maneira daquilo diluir tudo na agua destilada, estarei a fazer algo mal?

 

Cumprimentos

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Nada... estás a fazer tudo bem...

 

Ou quase tudo :P Daí eu dar sempre na cabeça ao pessoal para tomarem atenção às solubilidades dos fertilizantes que tentam dissolver.

 

Já agora, em que água é que dissolveste o K2SO4? Em água destilada, ou em água da torneira?

 

Em água destilada, por cada litro só consegues dissolver 110 gramas de K2SO4. Ou seja, para 100 ml de água destilada, só consegues dissolver 11 gramas deste composto.

 

Resumindo, das 27 gramas que tentaste dissolver em 100 ml de água só 11, ou menos, é que se dissolveram. As outras 16 gramas ficaram precipitadas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá luis,

 

Bem tu é o dominio, estás mesmo a vontade na quimica...

 

Sim usei agua destilada, é que eu tinha aqui uns frascos muito porreiros para cada composto mas só 100ml. Então se ficam gramas sem se diluirem quer dizer que o 1ppm de potassio para cada ml de fertilizante já não vai corresponder a verdade... o que é que aconselhas, fazer uma quantidade maior de fertlizante, mas isto vai significar mais quantidade do composto... eu e a quimica lol

 

Obrigado

Tiago Oliveira

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ai... tanta gente que eu queria que metesse os olhos neste tópico :P

 

Então é assim, usas uma relação ppm/ml de fertilizante menor.

E como é que resolves isto? Pegas nessa solução que fizeste, e adicionas mais 200 ml de água destilada. Assim já consegues dissolver tudo, só que a relação diminui... para 1/3.

 

E como é que resolves o teu problema?

Simples... ao invés de deitares x ml de fertilizante, deitas 3x ml de fertilizante... percebes?

 

Qualquer dúvida, apita.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto percebi perfeitamente!

As coisas que um gajo aprende com este forum! Só te tenho agradecer desta preciosa ajuda neste campo, que pelo que vejo estás muito a vontade mesmo.

 

Quando tiver mais duvidas já sei a quem me dirigir directamente... lol

 

Obrigado

Abraço

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pus os olhos no tópico :twisted: e quando fizer os meus fertilizantes caseiros virei cá consultar e quiça tirar alguma dúvida que certamente surgirá :twisted:

Realmente o Luis é um membro exemplar! Sempre pronto a ajudar 8)

Assim sim, dá gosto participar no fórum :wink:

 

Luís, se calhar talvez pudesses indicar a solubilidade para os outros compostos (Fosfatos e outros) para que mais alguém com dúvidas possa aprender. Até se podia vir a ser um inamovível :P

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim realmente há falta de um topico que fale detalhadamente deste assunto no que toca fertilizar, talvez o tópico do Andre Silvestre sobre fertilização que ainda está em construção venha esclarecer mais o pessoal noob nesta area...

 

Um abraço ao pessoal que se esforça neste Forum.

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Respondendo ao pedido da xlifes (já o fiz a pedido do Miguel Silva há uns dias noutro tópico):

 

Solubilidade do K2SO4: 110 gramas por litro de água destilada (20º C).

Solubilidade do KNO3: 320 gramas por litro de água destilada (20º C).

 

Quanto a sais de Fosfato, creio não ser muito problemático, a menos que a litragem do aquário seja muito grande. Aliás, para aquários mais pequenos, o maior problema até pode ser a pesagem certa do composto (na ordem de poucas unidades de grama).

 

Qualquer dúvida, perguntem.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais