pauleta_nwo

Membro
  • #Conteúdo

    126
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por pauleta_nwo

  1. Olá, já os retirei, vou deixá-los secar mais uns meses e repito o processo de tratamento. Estou a insistir no uso destes troncos porque têm as dimensões adequadas ao meu aqua. Obrigado!
  2. Olá de novo, deixo-te as fotos para veres o estado actual. Visualmente só se vêem os fungos, nada que me chateie, a única coisa que me chamou atenção foi o cheiro e de ter visto que os galho finos ainda estão verdes... Realmente essa história enquadra-se bastante...
  3. Olá Vera, peço desculpa se te fiz sentir assim, não foi a minha intenção e o facto de seres mulher não teve qualquer peso na minha avaliação do teu conselho. Simplesmente a minha vontade de avançar era grande e decidi arriscar. De facto tinhas razão e volto a agradecer a dica, fica a aprendizagem... Será que me podes dizer se os ditos troncos, se os retirar, ainda podem ser secos e reutilizados? Ah e SL!!!
  4. Boas, acho que vou retirar os troncos e secá-los como deve ser. Estão a cheirar a podre.... Além disso a areia que está em contacto com eles ficou preta. Será que secando-os bem ainda se aproveitam?
  5. Então mas se eu cortar apenas os galhos que rebentaram há tona de água, será que o tronco não acabará por morrer completamente com o passar do tempo? Debaixo de água parece um tronco morto. Mais alguma opinião?
  6. Eu até gosto do efeito... Os testes: Ph: 7 (Não estou a conseguir baixar mais, até já adicionei bolinhas de turfa no filtro. Talvez a areia de filtro de piscina que usei não seja 100% pura) Kh: 3 Gh: Não sei porque o meu teste está manhoso... NO2: < 0.05 No3: +- 5 Tenho de arranjar uns ottos para começar a comer os fungos.
  7. e a história dos troncos continua... acabei por avançar com a montagem e já leva quase 1 mês a ciclar. Eis que surge uma situação engraçada, um dos troncos começou a rebentar (nuns galhos que ficaram fora de água) e agora tenho uma videira a nascer no aquário, já com folhas e tudo! Ao que parece os troncos não chegaram a morrer por completo. Pergunto se esta situação poderá ser prejudicial para a química da água? Os troncos também estão a fungar bastante mas isso eu já esperava e não me causa preocupação. O aquário está ainda com muita luz mas estou a contar que as plantas flutuantes preencham toda a superfície e reduzam a intensidade luminosa debaixo de água. Deixo vos as imagens.
  8. Obrigado Álvaro. Vou avançar então. Depois mostro como ficou.
  9. Cá estão os troncos. Nota-se umas manchas brancas dos fungos que estavam a começar a surgir. Que devo fazer, posso encher o aquário ou é melhor mesmo ferver antes.
  10. Pois a questão dos fungos não me preocupa nem sequer o facto de a água poder não ficar cristalina que, pelo que li no tópico acima indicado, é benéfico para o habitat e para a qualidade da água. Já retirei o tronco da água e deixei escorrer, parece-me que está com o aspecto de "seco/morto", talvez devido ao tratamento com o sal. Estou mesmo tentado a avançar com a montagem, que vai ser muito simples só com areia de sílica e os ditos troncos. Pelo que se algo correr mal também os posso retirar durante a ciclagem....
  11. Boas pessoal, estou com uma duvida no tratamento de troncos de videira. Cortei uns troncos de uma videira que ainda estava na terra, portanto os troncos não estão secos. Entretanto coloquei-os dentro de uma banheira submersos com água e sal durante 3 semanas (mudada a cada semana) e água limpa uma outra semana. A água, talvez devido há quantidade, não me parece estar a ficar muito castanha. O que reparei é que em algumas partes dos troncos surgiu uma substância gelatinosa. Tenho lido uns posts a dizer que se deve ferver antes de colocar o aquário e outros posts a dizer o contrário, que é prejudicial para a longevidade do tronco. A questão estética não é importante para mim, estou é com receio que os troncos apodreçam de forma rápida e que a água comece a cheirar mal. A minha intenção é aproximar-me de um biótopo amazónico e mesmo que surjam alguns fungos não há problema. Pode sempre ser resolvido com equipas de limpeza. Acham que posso avançar com a colocação no aquário?
  12. Viva, já lá vai bastante tempo desde o ultimo post mas o projecto manteve-se vivo, apesar de ter tido uma reformulação. Neste momento estou a finalizar o desenvolvimento de alguns dispositivos modulares controláveis via wifi para ajudar na automatização de aquários. Deixo o link da nossa página web para consulta de mais informações: http://www.iaquasystems.com Contamos concluir o projecto até ao final do ano.
  13. Aproveito o tópico para perguntar se num aquário com essa litragem de 110/120 litros é possível manter um ecossistema salgado estável. A utilização de uma sump, mesmo para um aquário de 100 litros é indispensável? Estou a ponderar montar um salgado num aquário de 100x30x40 cm, talvez com uma sump feita a partir de um aquário de 40x20x20 e juntar os restantes equipamentos que são necessários. Tenho de explorar mais a secção de salgados aqui do fórum.
  14. Obrigado! Tinha-os num outro aquario e resolvi colocá-los para animar mais a coisa... Sent from my Nexus 7 using Tapatalk
  15. Olá, talvez uns quantos neons. A questão é mesmo o de manter uma população razoàvel de Reds... Sent from my Nexus 7 using Tapatalk
  16. Olá a todos, deixo aqui o registo do estado actual do meu aquário, isto depois de bastante tempo sem meter aqui nada. O Bichinho continua a morder... Setup: Dimensões: 100x35x40 Aquecimento: 100W EHEIM JAGER FIltro: Externo EHEIM 2213 Iluminação: DIY 6x 90cm Led Strip 6400K (6x +-14W) Substrato: Elos Terra Zero + Elos Bottom Mineral + Akadama + Ada New Amazonia CO2: Pressurizado 0.5Kg + Válvula Selenoide Automatização: DIY Fertilização: 1.2ml Tropica Plant Growth Premium Fertiliser + 1.2ml Tropica Plant Growth Specialised Fertiliser por dia Flora: Eleocharis Parvula Blyxa Japonica Bacopa Australis Rotala sp Green Rotala Rotundifolia Ludwigia Repens Rubin Hygrophila Polysperma mais uma que está no canto há esquerda que não sei o nome Hardscape: Rochas Fauna: Camarões Red Cherry Caracois Planorbis Corneus Cardume de 12x Rasboras Arlequim 2x Guppys Macho Fotos: (Desculpem a má qualidade das mesmas, mas teve que ser com o telemóvel e o jeito é pouco) Home Screen do controlador, brevemente terá um irmão mais moderno, também feito por mim. Neste momento só está a controlar a iluminação, CO2 e filtro. Espero que gostem. Um abraço.
  17. Boas, Já há bastante tempo que este projecto esteve adormecido esperando para ver a luz do dia. Pois bem, para quem sempre manteve o interesse em possuir um sistema simples para a automatização do seu aquário, tenho a informar que voltei a arrancar com o desenvolvimento de um controlador. Claro que não se trata de um projecto open source, mas de um produto vendável, pelo que está e vai exigir bastante investimento de tempo e dinheiro, que terá de ser de alguma forma rentabilizado. As características que foram, nesta fase, definidas para serem implementadas são: Controlo de 6 saídas 230VAC, com os seguintes modos configuráveis: Timer simples, WaveMaker, simulação das marés, TPA automática e reposição de água. Medição da temperatura da água e possibilidade de controlo de refrigerador/chiller. Medição do pH da água e possibilidade de controlo do mesmo. Dois canais independentes de variação por PWM ou sinal analógico 1-10V para dimming da intensidade luminosa diurna e nocturna. Interface de utilizador via LCD e 4 teclas. Possibilidade de expansão através de protocolo de comunicação com possíveis futuros módulos. Em relação a preços, tudo vai depender dos interessados e das quantidades produzidas. Podem ficar já com uma ideia do aspecto final do aparelho. Fico a aguardar as vossas opiniões e comentários. Nesta fase o hardware está definido e já tenho um circuito a funcionar, pelo que adicionar funções que exijam alterações de hardware está fora de questão. Mas ideias que apenas implicam software poderá ser avaliado e introduzido. A minha ideia principal para este sistema é a automatização dos equipamentos mais frequentes presentes nos aquários. É tudo por agora.
  18. Obrigado. Pois, quando tiver a coisa funcional... Podiam era ir deixando algumas dicas de funcionalidades e formas de configurações que vos sejam mais úteis e práticas.
  19. Neste modelo apenas será possível configurar os parâmetros através de uma aplicação no PC via USB. No momento estou a fabricar o circuito(fabrico do pcb e montagem dos componentes). De seguida irei iniciar a programação e desenvolvimento da aplicação para o PC. Estou a tentar acelerar este projecto ao máximo. Já agora, o que acham do aspecto da caixa?
  20. Viva, obrigado pela informação. Em relação ao sensor de nível, estou a prever utilizar um exactamente igual a esse ou parecido mas duplo, ou seja com 2 posições. Abraço,
  21. Este sistema mais simples será algo com este aspecto Provavelmente vou avançar, numa primeira fase, com esta versão. Entretanto gostaria de obter feedback...
  22. Aproveito para questionar, qual seria o vosso interesse num módulo único, mais simples e barato, que inclua apenas as seguintes funções: TPA's automáticas controlo de 6 dispositivos AC 1 canal de dimming 0-10V ou PWM ligação a PC para as configurações Não tenho estimativa de custo para esta possível versão ainda.
  23. Boas, Estive a fazer uma estimativa do valor de custo do sistema completo e deverá andar ,no minimo, entre os 450€/500€. É bastante complicado ter um preço competitivo já que estamos a falar de poucas quantidades á partida e a revenda de componentes para quantidades minimas é de algum modo elevado. De qualquer modo é de salientar que este possível valor inclui: 1 Módulo de controlo 1 Módulo de potência 1 Sensor de Temperatura 1 Sensor de pH 1 Transformador de alimentação 1 Sensor Nivel(Boia) Cabos vários e as funcionalidades previstas são: medição de pH medição de temperatura TPA's automáticas (2 entradas por contacto limpo) dimming de balastros electrónicos com entradas (0-10V) ou saída por PWM (2 canais) Actuação de equipamentos AC (8 por cada módulo de potência e pode ir até 4 módulos no total) Ligação ao PC outras funcionalidades que eventualmente possam ser adicionadas a pedido No entanto poderá existir a hipótese de vender o sistema sem todos os extras/sensores. Por exemplo para quem só necessite de controlar equipamentos. Fico a aguardar pelo feedback em relação ao preço. Também gostaria de obter opiniões sobre mais opções que possam ser incluidas na programação do sistema tendo em conta o que está previsto a nivel de monitorização e actuação. Nota: O sistema ainda não se encontra á venda nem produzido, mas sim em desenvolvimento. Abraço,
  24. Nova actualização com algumas alterações finais. Brevemente vou iniciar uma estimativa de um possível custo do sistema.