Discos em 60l


oi

Recommended Posts

Eu tenho 1 aqua de 120l e estava com problemas em meter lá um casal de discos, porque vi este site:

http://www.aquahobby.com/tanks/b_tank0110.php

 

mas depois vi este aqua!

 

aqua60_01.jpg,

do nosso amigo João Branquinho, por quem tenho grande admiração e para quem mando comprimentos!

 

 

Afinal não há problema, certo?

work in progress

 

by: Válter Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Na minha opinião, 1 casal de discus num aqua de criação, com fundo "nu", sem outros peixes ou plantas, requere no minimo 80 Lt de àgua.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Nota bem que o João Machado está a falar em adultos...pois se meteres discus jovens/pequenos num aqua desses eles nunca vão ficar com o tamanho de adulto e isto se lá chegarem...

não querendo te aconselhar a fazer o mesmo, eu já fiz criação num aqua com 60lt, mas tinha de fazer TPA's todos os dias e quando os filhos nasceram perdi metade deles antes de completarem o 1ºmês, mas é claro que 30 discus ao fim de um mês já é população execiva para um aqua desses...

Vai pelo o que o João te disse um aqua de 80lt para um casal já formado, o aqua não precisa de sercomprido convem é ser alto 40x50x40 ou 50x50x35, eu perfiro 80x40x35, mas os meus discus não são muito altos, mas se fizeres as contas vais ver que mais de 100lt...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então um casal adulto de discos num aqua de 120l ( 100x30x40) não tá mau! respeitando a regra de 50l de agua para um peixe adulto ainda sobra 20l para umas quantas corridoras e um pleco!!!

 

Estou a falar bem ou nem por isso?? :roll:

work in progress

 

by: Válter Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então um casal adulto de discos num aqua de 120l ( 100x30x40) não tá mau! respeitando a regra de 50l de agua para um peixe adulto ainda sobra 20l para umas quantas corridoras e um pleco!!!

 

Estou a falar bem ou nem por isso??  :D

Não está mau mas....

Os gajos gostam de aquas altos era preferivel de altura 45/50.

Mas não está mau :roll:

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corydoras podes por as que quiseres, até servem de indicadores de nivel perigoso de nitritos e de amonia, pois são mais senciveis que os discus (adultos), quanto ao pleco...mas valia meteres uma piranha, pelo menos os discus sofriam menos...Os pleco podem ganhar o habito de se agarrarem aos discus por causa da mucosa, isso dá com os discus em doidos, literalmente...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Socorro....não vi o pleco!

O pleco é fixe mas....um dia vai perceber que o muco dos discus é bom para comer e aí :roll: .

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que fiz a pergunta :roll: não fazia a minima ideia!

 

E outros peixes como limpa vidros posso por?? (Otocinclus spp. por ex.)

work in progress

 

by: Válter Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para limpar lidros podes por ampolarias (douradas), são caracois grandes de cor amarela ajudam a comer os restos de comida e se não meteres comida a mais tambem te limpam os vidros, é claro que um dia mais tarde quando quiseres fazer criação de discus tens de tirar os caracois pois eles adoram ovos...e nem todos os discus sabem defender as posturas contra eles.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade. Desde há uns meses que trouxe umas quantas do amigo Zé 'aquaben', limpeza de vidros é muuuito de quando a quando.

Só um conselho: vai observando as gajas, se uma bate a bota e tu não dás por isso, lixa-te a agua toda em menos de nada, e sendo caracoletas, podem-te enganar, pensares tu que está vivinha e estar 'morrida da silva'

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal da aquariofilia...

Deixem-me só fazer uma pergunta de noob na matéria....Um aqua de 60 L é muito pequeno para meter discos ? :oops: Pensava que dava!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É.

É claro que tambem depende do seu tamanho e do que queiras fazer com eles, assim como da quantidade.

 

Se for para os manter num aquario de exposição, com decoração, é curto. 1º porque os discus devem ser mantidos em cardume, ou pelo menos em grupo. E nesse aquario daria, eventualmente para um.

 

Se for para manteres um casal, sendo o aquario nú ou esteril, como queiras chamar (isento de qualquer elemento decorativo), os 60 litros estão muito no sofrivel mas eventualmente poderás ter sucesso. Dependerá tambem do tamanho dos discus. Podes ter casais reprodutores com +- 10 cms, mas tambem com 24, ou mais...

 

Se for para fazeres crescer discus, esquece.

 

A minha opinião é que o tamanho minimo razoavel para manter discus num aquario decorativo, recreando no possivel o biotopo amazonico, com mais uns peixes de pequenas dimensões (tetras, por exemplo), será os standard 100cX50aX40l, que leva 200 litros teoricos. Aí poderás por uns 4 a 5 discus de tamanho médio (10 a 14 cms)

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É.  

É claro que tambem depende do seu tamanho e do que queiras fazer com eles, assim como da quantidade.

 

Se for para os manter num aquario de exposição, com decoração, é curto. 1º porque os discus devem ser mantidos em cardume, ou pelo menos em grupo. E nesse aquario daria, eventualmente para um.

 

Se for para manteres um casal, sendo o aquario nú ou esteril, como queiras chamar (isento de qualquer elemento decorativo), os 60 litros estão muito no sofrivel mas eventualmente poderás ter sucesso. Dependerá tambem do tamanho dos discus. Podes ter casais reprodutores com +- 10 cms, mas tambem  com 24, ou mais...

 

Se for para fazeres crescer discus, esquece.  

 

A minha opinião é que o tamanho minimo razoavel para manter discus num aquario decorativo, recreando no possivel o biotopo amazonico, com mais uns peixes de pequenas dimensões (tetras, por exemplo), será os standard 100cX50aX40l, que leva 200 litros teoricos. Aí poderás por uns 4 a 5 discus de tamanho médio (10 a 14 cms)

Obrigada pela explicação.....nunca pensei que eles precisassem de tanto espaço. Mas também não sabia que eram peixes de cardume... :wink:

Mais uma vez, obrigado :twisted:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o problema de um cardume de discus é só um....€€€€€, e não é só o custo inicial como o de manutenção...mas que fica espetacular fica.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais