Fertilizantes Sólidos ou Liquidos?


Miguel Camarinhas

Recommended Posts

Eu tenho vindo a utilizar um fertilizante liquido da tetra o PlantaMin, na embalagem diz que contém ferro. A minha questão é a seguinte, deverei eu começar a utilizar fertilizantes solidos, em stick ou bolas, visto que não consigo manter as plantas?

Tenho um aqua de 570l brutos onde tenho 4 lampadas de 20W cada, 2 sun-glo e 2 aqua-glo. Eu coloquei esta questão noutro topico, mas achei que seria melhor abrir um novo. O areão tem 7cm e é de +/- 4mm. Mas tenho aqueles filtros de plático que ficam debaixo do areão. Poderá ser disto? É que só as anubias se vão safando, o resto amarela e vai morrendo.

O aquário já está em funcionamento à bastante tempo, faço mudas parciais de água de 30% de 15 em 15 dias, deverei alargar o intervalo das mudas de água?

Tenho dois filtros de agua externos da eheim um de 650l/h e um de 300l/h.

Alguém me ajude porque eu sozinho na chego lá ;)

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, tens pouca luz, já agora que plantas tens?

 

as placas de fundo não ajudam nada, podias retirar hoje mesmo. Eu acho que fazes poucas mudas de água e em pouca quantidade, eu faço isso, 30% a cada 3/4 dias. O problema é que esse aqua é muito grande para manter um plantado, são alguns $$ para manter, mas tb convêm saber se estamos a falar de um plantado ou de um aquário com algumas plantas.

 

Do areão não é nem dos filtros.

 

Como tens pouca luz eu aconselho-te plantas que são menos exigentes, tipo anubias e fetos e musgo de java, acho que se pode fazer um plantado muito bonito com pouca luz.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

Eu já tive várias plantas mas não me lembro do nome infelizmente, sei das anubias pk foram as últimas k comprei talvez em novembro e aguentaram-se, terei comprado gato por lebre? Em relação à luz exitirão tubos do mesmo tamanho mas com mais Wts? é k para desmontar aquilo vai ser uma grande ginástica. Já agora alguem da minha zona tem plantas pra vender por um "Preço de amigo"???

Agradeço desde já. Em relação às mudas de água tb já me tinha questionado após ler alguns post's de outros tópicos, obrigado pela confirmação.

Eu gostaria de ter muitas plantas mas tou a ver k vai ser dificil. Devo continuar a utilizar o mesmo fertilizante ou terei de, visto ter pouca luz, colocar akeles sticks junto das raizes???

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que deverias escolhes as plantas e suspender qualquer tipo de fertilizante. Como disse uma alternativa a mudares completamente o sistema de iluminação, é plantas que sejam menos exigentes, fetos anubias e musgo, talvez valisnérias.

 

se ainda as tens, certamente são anubias. São muito bonitas e resistentes, podes prende-las a troncos como se faz com os fetos e o musgo.

procura aqui as informações www.tropica.com

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que esse aqua é muito grande para manter um plantado

Também concordo.

 

Eu tenho um aqua de ~550lts brutos, 2x36w Sera Plant Color (4900 Kelvin). Como podes ver a minha luz está muito longe do aceitável.

No entanto consigo manter as plantas. Tenho principalmente Echinodorus.

Faço adição de sera florenette ao substrato e uso Florena (líquido).

Uso bioareia (30 kg).

 

Quante tempo têm as lâmpadas?? Troca as lampadas se necessário.

Acho que poderias ter sorte com as Echinodorus...

 

As tuas TPA's deviam ser feitas semanalmente. Além do mais acho que a filtragem é insuficiente nesse aqua... ;)

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é mau, mas podia ser melhor, as minhas são 300W HQI com 4200°K 90CRI , para 250L.

 

eu digo que é muito difícil porque com 250L já é um grande esforço, não só em termos de gastos mas tb em manutenção. 550L acho que dava em louco, só o tempo que demoraria um tapete de glosso a fechar...

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

As lampadas são recentes adquiri-as em novembro passado, estou a pensar em mudar o sistema de iluminação (falei com um amigo meu que é electricista), ainda não sei é se coloco lampadas maiores ou do mesmo tamanho. Se do mesmo tamanho tou a pensar em mais duas(estará mais aceitável?) Em relação à filtragem tenho uma eheim de 440l/h parada e tou a pensar em substituir a de 300l/h, não é muito mas já é alguma coisa, o meu problema é k as bombas que tenho já teem uns anitos e como desactivei um aqua de 90l tenho algum excedente. Em relação às TPA's agradeço a sugestão, se entretanto montar as novas lampadas vou comprar algumas das plantas referidas para ver como me saio.

É que tanto no aqua de 90l recentemente desactivado como no de 60l que ainda está em funcionamento as plantas sempre cresceram, não muito, mas tb não morriam, vou ver se troco tb as lampadas neste ultimo.

 

Mais uma vez obrigado!

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já agora que comprimento tem o aqua?

Se der coloca lâmpadas florescentes de 120cm (36w).

 

Se colocares mais 2 ficas com 6*20w=120W... Já são mais +/-40W que no meu aqua, por exemplo. No entanto não te interessa colocar bués de luz se a origem do problema estiver noutro local.

 

Existem plantas que não "toleram" certo tipo de água... Pode ser muito ácida/alcalina ou dura/mole...

 

Já que vais mexer em tudo vê a viabilidade de colocar fertilização no solo. E se for necessário colocar areia um pouco mais fina.

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua tem 190cm de comprimento.

Em relação ao problema estar noutro lado, pelo que já me explicaram aqui, este deverá ser o principal, juntamente com as mudas de agua(em que vou reduzir a janela de intervalo), não sei bem se vou colocar uma camada de fertilizante sob o areão, vou ver o que posso fazer em relação à iluminação e retirar os filtros de fundo ( bem sabia que na devia ter colocado aquelas placas ). E penso que com calma a "coisa" vai. O meu problema é que durante muito tempo tive aquários, mas não tinha com quem falar sobre os mesmos, ninguem a quem recorrer para me dar conselhos (tirandos os livros claro) e das opinioes contrárias vem a discussão, a reflexão e por consequencia o avanço. Falar com os lojistas por vezes não é muito bom pois o objectivo deles é vender e isso sobrepoem-se à ajuda. Infelizmente ainda se compra gato por lebre.

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após várias horas de medições de tamanho e estudo de possiveis formas de dispor as lampadas cheguei à conclusão que posso meter mais 4 lampadas de 20W cada, passo para o dobro de iluminação, penso que deve ser uma mudança bem catita. Espero que depois de as montar e retirar os filtros de fundo consiga finalmente melhorar as condições oferecidas às plantas o que acham?? Vai ficar bem melhor assim não??

Tive a ver que também posso colocar em vez de 4 de 20W, duas de 36W(120cm) e 2 de 20W. Mas tenho de analizar a questão também em relação aos €€€'s disponiveis.

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais