SportBilly

Membro
  • #Conteúdo

    16
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre SportBilly

  • Aniversário 03/22/1979

Formas de Contacto

  • MSN
    mariomarques90@hotmail.com
  • Website URL
    http://mariomarques.pt.vu
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Alcochete (Setúbal)
  • Localização
    Alcochete

SportBilly's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Uma das falhas pode estar claramente aqui... a par com a circulação insuficiente. O meu conselho seria, reduzir a iluminação gradualmente até atingir as 8h max. e aumentar drásticamente essa circulação, criando o maximo de correntes opostas. cumps Mário Marques
  2. Boas Também eu fiz um upgrade semelhante ao teu... Nessas dimensões não faria coluna seca. Faria dois furos no vidro traseiro. um de 50 para o drain e um de 32 como ladrão. O retorno parece-me suficiente. O aquecimento não me parece suficiente. de resto parece-me ok. Cumps Mário Marques
  3. A agua qe uso tanto para reposição como para fazer a agua salgada é agua da torneira que deix uns dias em repouso por forma que o cloro evapore. e ao contráro de muita gente eu acho que se deve começar por algo pequeno, com um investimento reduzido. Para que a passagem para algo maior, se vier a acontecer, aconteça aproveitando tudo o que tivermos. Para começar não precisas de nada desses reactores, isso ´so se justifica num aquário de gandes dimensões, representando um investimento avultadissimo. Quanto muito precisarás de adicional kalk, mas para esse podes realizar um sistema de gota a gota, perfeitamente artesanal.
  4. A minha pergunta para ti neste momento será.... Quais coisas manhosas....????? Eu n tenho qualquer tipo de experiência em aquariofilia, é o meu primeiro aqua, é um salgado e só para chatear muitos teóricos é um nano!!!!!..... O maior conselho que te posso dar é, paciência. tenho feito tudo com a maior das calmas... é preciso ponderar muito bem os paços a tomar, ler muito, falar com quem tem anos disto e não acreditar em verdades supremas. Temos de puder pensar pela nossa cabeça, mas... fazer sempre tudo com muita calma. No meu aqua só entrou o primeiro coral (xenias) ao fim de 2 meses, os 1ªs e unicos peixes (2 palhaços) ao fim de 3 meses... já tenho mais uns corais mas o meu aqua ainda é jovem... só tem uns 6 meses. Vou devagar... devagarinho
  5. Com t5 e uma relacão 1W/l acho que poderás manter quase tudo , tendo em conta claro está as limitações de espaço a que estás sujeito, mas penso que podes ter moles, alguns lps e até alguns sps dos mais simples. Estarás é limitado pelas possibilidades de circulação que poderás dar aos corais, uma vez que o espaço vai ser certamente exiguo. ahhhh e claro está que vais ter de ter na sua maioria frags ou corais de muito pequena dimensão.
  6. Parece-me bastante possivel. e devo até acrecentar que para um casal de palhaços e umas xenias, sem escumador... não vejo qualquer necessidade de sump. a unica vantagem é o aumento de volume de agua. assim sendo mais valia optar por um aqua algo maior, mesmo que sem escumador. desde que mantenhas as tpa religiosamente. Quanto a iluminação. as T5 parecem-me um optimo compromisso, sendo o racio de 1W/l o ideal.
  7. Não vejo porque não....!!!!! Eu iniciei-me dessa forma... e desde que se ja tudo levado com muita calma e ponderação, repeitando os tempos de maturação/evolução de todas as fases, não me parece que a aquariofilia de agua salgada seja um bicho papão. É preciso é muita calma e muita leitura.
  8. Neste tipo de discução só falta poderar a real quantidade de agua gasta por uma unidade de osmose para fazer um litro ed agua pronta a utilizar.... será de 3 litros para 1? ou será ainda mais? em quanto é que estamos a falar no final do mês em consumo efectivo de água? eu estou fora deste problema porque uso água da torneira para as reposições ( a agua da minha zona assim o permite). mas acho que para uma correcta avaliação dos prós e contras de cada uma das hipóteses temos de ver todos os factores.
  9. parece que não me fiz entender.... eu iria usar a fonte do pc apenas para a moonlight e pra as ventoinhas, a minha calha está independente e com um temporizador.
  10. Quando planei a minha moonlight tb pensei nisso, uma vez que também fiz ao mesmo tempo um sistema de ventilação com duas ventoinhas de PC, o unico senão é que não tens forma de temporizar o interruptor. Ou melhor, até tens, mas lá se ia a ideia base do DIY.... ser barato....
  11. Boas Eu tive um surto de algas e fui aconselhado por um logista da nossa praça, que o mais eficaz seria adicionar á água 2,5ml de de água oxigenada de 2 em 2 dias, até as exterminar por completo. Não cheguei a experimentar, pq consegui combater as algas com o reforço da minha equipa de limpeza. Posto isto parece-me que se um logista, afamado por sinal, me recomendou este tratamento ele será de alguma forma viável e eficaz.
  12. eu queria era 2x36w PC, mas tenho tido alguma dificuldade em encontrar.
  13. Boas Tenho um setup ainda muito reduzido e estou agora em processo de aquisição da iluminação mas grandes duvidas se levantam. Das hipoteses que estudei tenho as seguintes opções. 3x24w t5 - sendo uma actinica 1x55w PLL - Sendo metade/metade 2x55w PLL - Sendo 1 + (1/2+1/2) Há ainda em aberto a menos despendiosa das opções 2x14wT5, mas parece-me francamente fraquinho. O setup neste momento é: 60x30x30 +/- 54l (cerca de 50 reais) 9kg de rocha viva 2kg de rocha morta 2x boyu de 500l/h 4kg de areia sugar size termostato de 75w (a rever) Aquamedic minflotor (a montar em conjunto com a iluminação) vivos 1 ermita patas vermelhas 1 ermita patas brancas 4 cerites 5 nassários A iluminação neste momento é assegurada pela tampa original do aquário, ainda que aberta, uma vez que esta possue uma calha onde está uma lampada de 15w t8. ulta info... já está montado com rocha e água á cerca de 2meses e tem a equipa de limpeza á cerca de 1 mês.
  14. Boas não sei porquê mas continuo não conseguir ver nenhuma das fotos... de qualquer forma obrigado na mesma pela vossa disponibilidade.
  15. muito importante... esqueci-me de mencionar que o meu aqua é de 50 litros...