iluminação... uma grande dor de cabeça...


Recommended Posts

bem... tenho que aumentar a iluminação... para 30w no minimo... 35 era o ideal... tenho aqui umas fotos da calha para vocês verem:

 

Imagem002.jpg

 

Imagem001.jpg

 

Imagem003.jpg

 

já agora... aproveito para dizer... a lampada da calha... é uma lampada daquelas economizadoras... posso ter? é que a calha só vem preparada para este tipo de lampadas....

 

(mudar de calha tá fora de questão... por isso se o reflector não aguentar os wats da nova lampada.... entramos no DIY

 

 

ou será que o reflector aguenta?

 

será que este tipo de lampada... economizadora aguenta as plantas?... é aquela flutuante... musgo de java... e uma de enterrar no substracto... acho que é Bacopa monnieri... e talvez ainda meta outra para enterrar no substracto...

 

agora o que me aconcelham? retiro o reflector... e meto umas folhas de aluminio... e protego a calha... e resulta... ou terei mesmo de mudar muita coisa?

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

Pelo que vejo na foto deves ter espaço para colocar uma lampada pc tem 41,5 cm +- de comprimento

 

São umas lampadas flurescentes compactas, de 4 pinos, da marca Osram

chamam-se Dulux L com casquilho 2G11 nas outras marcas nao sei o nome mas o casquilho é sempre o mesmo 2G11.

Abraço

Pedro Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho medo é que o balastro não aguente a potencia da lampada... e o cascalho pode também não aguentar... mas as economizadoras... consomem uma potencia e transmitem outra? devo seguir-me por qual? pela potencia que consomem ou pela que transmitem?

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

o areão não tem nada de mal.

 

 

 

??? desculpa... mas não percebi... o areão? bem... mas obrigado... agora fico a saber que não preciso de meter aquela peça de plástico que está lá... o reflector..

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

??? desculpa... mas não percebi... o areão? bem... mas obrigado... agora fico a saber que não preciso de meter aquela peça de plástico que está lá... o reflector.

 

 

Eu não disse que não precisavas do reflector mas sim do balastro o areão ou

cascalho não são afectados pela iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

as lâmpadas economizadoras trazem um balastro incorporado, logo não precisam de mais nada para funcionar. quanto à potência será sempre pela potência real e não pela "equivalente a x watts".

 

retirar o reflector é capaz de não ser boa ideia, afinal ele existe para dirigir a luz para baixo com a minima perca possivel.

 

Já agora, estamos a falar de um aquário de quantos litros? é que se quizer por exemplo ter plantas mais exigentes o melhor será mesmo alterar/mudar a iluminação (isto utilizando a regra de 1 watt por cada litro de água no aquário).

 

A dúvida do areão não percebi.

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é isso... baralhei.me nas letras... desculpa lá... queria dizer cascilho e disse cascalho... sorry...

 

bem... recapitulando o que tenho que fazer...

 

 

1º retirar a lampada de 15w----

 

2º comprar uma economizadora igual a esta mas de 35w... ou será melhor 40?

 

3º inserir essa lampada no casquIlho e aquela parte de plástico aguenta com a lampada certo?

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... se o aquario tem 50 litros... 25w fica 0.5w por litro...

 

mas já vi á venda destas lampadas de 35w... mas eram de casquilho fino... mas se não encontrar muda-se o casquilho... deixa de ser grosso...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo...

 

O problema parece-me não ser tanto o casquilho mas sim a lâmpada. Nunca vi à venda lâmpadas dessas com potência acima dos 20 e poucos watts. No entanto se encontrar e se couber força! Agora é vou levar pancada dos experts de iluminação por não falar na temperatura de cor da lâmpada...

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Tenho um aquario igual ao teu Ricardo Gomes,é da aquapor 60cm não é?

Bem também tive problema com a iluminação pois achava que a mesma era fraca, e realmente é, no entanto como tinha lá em casa mais lampadas fluorescentes compactas (é assim que se chamam) experimentei uma de 15w de 700 lumens!

O resultado foi imediato,tenho o aquario com muita iluminação e as plantas agradecem,nota,as plantas que tenho são:

 

Myriophyllum aquaticum

Cabomba caroliniana

Eleocharis parvula

Anubias nana

Cryptocoryne x willisii

 

Acho que o problema é mesmo da lampada original que deve ser de 3000K.

 

Quero acrescentar o seguinte as lampadas chamadas economizadoras são na verdade lampadas fluorescentes compactas com balastro incluido pelo que:

15w nas fluorescentes compactas são na verdade 75w nas lampadas incandescentes logo tens 50 litros e 75w de iluminação ou seja 1,25w/l

 

Troca de lampada é o meu conselho, no fim de semana se tiver tempo coloca aqui umas fotos antes e depois de trocar a lampada.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

15w nas fluorescentes compactas são na verdade 75w nas lampadas incandescentes logo tens 50 litros e 75w de iluminação ou seja 1,25w/l

Wrong!!!

 

Essa relação é entre as lâmpadas fluorescentes e as de filamento...

A relação 1 Watt/L é dada para lâmpadas fluorescentes T8 com balastro convencional.

 

O que o ricardo gomes tem é mesmo 15 Watts para 50 litros...

 

A solução mais indicada, é a dada pelo Pedro Rodrigues. Mete mãos à obra, e coloca aí uma lâmpada PC.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também pensei isso... se tenho 1.25 w por litro..

 

 

tinha o aquario cheio de algas...

 

coisa que não tenho...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.