CO2 ?


Interino

Recommended Posts

Boas !

 

O meu aquário de 50 litros, perfeitamente estabilizado, tinha 2 Anúbias anã de "boa saúde". Entretanto introduzi mais 1 Acorus gramineus; 1 Alternanthera lilacina; 1 Eleoclaris acicularis e 1 Valisneria Americana. A minha questão é a seguinte: Num aquário com estas características e com esta flora a introdução de CO2 é: Indispensável, Indiferente ou dispensável ?

 

Um abraço !

Interino

___________________________

"Se vires um homem à beira de um rio com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio Chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o Sucesso de algumas pessoas com a introdução de CO2, está a começar a verificar-se um boom nos utilizadores de sistemas de CO2 (Caseiro ou não), o problema é que em relação À luz mantêm-se as plantas na escuridão...

 

Por vezes só vale mesmo a pena colocar CO2 para certo tipo de plantas (geralmente precisam de muita luz),

 

pouca luz e CO2 geralmente não é boa ideia...

 

dessas plantas conheço 2 que não precisam sequer de CO2 (as anubias e as vallisnerias), em relação ao resto vai ao site da tropica tentar mais informação em relação ao CO2, aquela que não é aquática tanto faz meteres CO2 como não...irá definhar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o CO2 esta mesmo na moda :D

tb kero :D

 

concordo com o Antonio .. nao se deve meter CO2 só pq se ve um aquario bonito e nesse aq é introduzido co2... eu por exemplo tenho um aquario densamente plantado e nao introduzo CO2!! (as plantas k tenho não precisam de introdução suplementar de CO2, e ja tenho (naturalmente) o ph abaixo dos 6).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK Obrigado !

 

15 W de Luz (Sei que está um pouco aquém do necessário).

Pois! Agora que dizem verifico que a acorus não será aquática. Mas ... coisa estranha, quando a adquiri ela estava num aquário e tinha uma ficha que explicava, por exemplo, a sua área de origem, que deve ser mantida entre os 10 e os 24º C e colocada na parte da frente do aquário !!!! :D (Não, não é num terráreo, é mesmo referido aquário...)

 

Tou que nem posso ... não me voltam a enganar :D

 

Saudações

Interino

___________________________

"Se vires um homem à beira de um rio com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio Chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

reparei numa coisa

 

"Duration of submerse life: 12 months and more."

 

a planta dura na boa mais de um ano debaixo de água...ou até mais..

:D

 

se calhar isto é publicidade enganosa... nunca tive destas plantas...

 

É uma das plantas que gostam de ter os pés molhados, mas alguma parte fora de água...

 

será mais para aquários tipo paludarium (como lhe chamam os americanos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tive esta planta no início, foi o desatre total, se não estiver parcialmente fora de água apodrece. O cheiro das raizes era pestilento. Os tipos da tropica dizem que o equilibrio do aquário pode ser afectado se se usar muitas acorus, mas tb dizem lá que se deve manter fora de água.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos:

 

Tenho um aqua de 240 L plantado mas nunca tive um grande desenvolvimento a nivel de plantas mesmo utilizando suplementos tanto liquidos como pastilhas (Flourish da Seachen, Florenette da sera ), até os balastros das lampadas mudei para ter mais watts, cheguei a utilizar o CO2 da JBL (garrafa,tubo e pedra) mas acabei por desistir não via grandes diferenças e sempre eram 3600$00 por 2 garrafas a cada 3 semanas na altura, até que comecei a navegar neste forum e vi o quanto é fácil montar o sistema de CO2 caseiro,é verdade mais um, hoje mesmo comprei o material necessário, também reparei que a fixação do tubo a tampa da garrafa era uma aventura até que "plim" surgiu uma ideia e resulta:

 

Uma velha camara de ar com a válvula corta-se a camara de ar á volta da válvula do diâmetro da tampa,faz-se um boraco na tampa, coloca-se a válvula de dentro para fora, desenrosca-se o miolo da válvula ficando o tubo em metal desimpedido,em seguida é só enroscar a mangueira na rosca, quando apertamos a tampa contra a garrafa a borracha da camara de ar vai servir de vedante.

É só mais uma ideia.

 

 

Fiquem bem :D

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A moda do CO2 pegou mesmo!!

 

Mas, como já aqui disseram, as plantas só aproveitam o CO2 se houver um equilibrio com a luz e os nutrientes. Não adianta injectar CO2 se a luz não for suficiente. A minha experiência diz-me que:

 

- A luz é o mais importante. Quando esta é suficiente pode-se ter boas plantas sem adicionar mais nada.

 

- O CO2 constitui uma óptima ajuda, se a luz for suficiente

 

- A adição de nutrientes é o menos importante, especialmente quando o aquário está bastante povoado de peixes.

 

Por estas razões, considero que se pode ter bastante sucesso com as plantas se tivermos uma boa iluminação e um bom substrato (quase me esquecia deste pormenor importantíssimo).

 

Espero ter ajudado,

 

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espero que a moda do co2 acabe e e começe a dos aquários plantados ;)

 

eu digo que são os três importantes ao mesmo nível, qualquer um destes factores em nível desigual é mau. É como se fosse um gráfico com 3 barras todas niveladas.

 

muita luz = mais energia = consumo de co2 e nutrientes

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como todos nós sabemos, o gás carbônico exerce uma função muito importante no sistema de troca gasosa ( fotossíntese ), para que esse processo ocorra, será necessário um substrato rico em minerais e elemetos traços, bem como luz.

 

A Presença de Co2 dissolvido corretamente, melhora a performance das plantas, acarretando um desenvolvimento rápido e saudavel.

 

Aqui no Brasil, existem várias pesquisas sobre a utilização de injetores de Co2, desenvolvemos um sistema barato e eficiente.

 

Abraços

 

Cesar - Aquariuns Mania - Curitiba - Paraná - Brasil

www.aquariunsmania.com.br

 

 

 

[/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais