AKADAMA


_skinner_

Recommended Posts

Tenho visto uns aquarios cujo solo é constituido principalmente por akadama. Ora eu estou a montar um aquario de 60l e precisava de ajuda em relação ao solo k vou colocar porque tenho intençoes de colocar bastantes plantas,apesar de não ter intençoes de montar um plantado.

 

Gostava que me respondessem a estas questoes:

 

Qual o melhor solo a colocar,areao ou outro tipo? Akadama da-lhe um estilo k axo bastante natural.

 

E ja agora devo colocar algum tipo de fertelizante? E preços dos fertelizantes e do Akadama alguem sabe? E quantidades para um aquario de 60l?

 

Precisava de ajuda,é que para se montar um bom aquario tem de se começar de baixo certo?

 

Obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tens duas marcas boas de substractos:

ADA E ELOS

Tenho os preços da elos que sao semelhantes aos da ada:

Terra Elos 5L M - 32.50

Terra Elos 5L S -32.50

Terra Elos 15L M - 75.58

Terra Elos 15L S - 75.58

 

Se estiveres interessado apenas em, colocar plantas sem a preocupação do plantado aconcelho um substracto da jbl ou sera (12 euros) e por cima akadama inerte, assim tens uma boa base para plantas menos exigentes yikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda vao ter de me explicar essa da akadama ser inerte...sinceramente nao percebo...e não é a primeira vez que o escrevo, e o pessoal continua a ser recorrente.

 

a AKADAMA não é inerte...é um substrato rico em MICROS e a sua composição é muito similar á composição base da ELOS ou da ADA já que a base argilosa é muito parecida sendo que estes dois ultimos são enriquecidos com MACROS!!!

 

se querem substratos INERTES, teem areão de rio, areões basalticos, areia, etc... mas a AKADAMA não é inerte!

 

E finalmente, nenhum substrato rico em macros dura para sempre...os macros acabam e as necessidades de fertilizar aparecem mais cedo ou mais tarde.

 

É possivel fazer plantados vencedores de concursos apenas com areão de rio e é possivel fazer plantados vencedores de concursos com ELOS ou com ADA.

 

É mais fácil ter plantas a crescer bem com ADA ou com ELOS, sem ter de se preocupar muito com grandes fertilizações no principio? É!

 

É mais fácil ter uma sopa de algas com ELOS e ADA no principio? É!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estas a fazer as contas muito por cima... um aquario de 60l deve ser um 60x30x35, vai precisar de qualquer coisa como 5-7 cm de substrato, o que dá cerca de 9l de substrato....9-10l de substrato

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda vao ter de me explicar essa da akadama ser inerte...sinceramente não (palavra corrigida) percebo...e não é a primeira vez que o escrevo, e o pessoal continua a ser recorrente.

 

a AKADAMA não é inerte...é um substrato rico em

 

 

Permite-me que te corriga, não é a primeira vez, nem segunda nem terceira vez que escrever isso. Não percebo qual é o problema que o ppl tem com o botão Pesquisar... só iam ganhar com a amizade deste.

 

Eu tenho um pouco de receio em usar akadama num projecto que em breve iniciar porque não vou ter plantas de crescimento muito rapido e como tal mesmo com a lenta libertação de micros na agua prevejo alguns problemas.

 

É preciso ver que tipo de plantado é que se quer antes de uma pessoa gastar dinheiro (que não é pouco). Por muito bom que o ada, elos, qualquer coisa seja, não quer dizer que seja bom para o que se pretende.

 

Pesquisem e estudem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a AKADAMA não é inerte...é um substrato rico em MICROS e a sua composição é muito similar á composição base da ELOS ou da ADA já que a base argilosa é muito parecida sendo que estes dois ultimos são enriquecidos com MACROS!!!

Não são nada, pelo menos o Aquasoil da ADA não é. O que ele é enriquecido é para amolecer a água por forma a proporcionar um pH 5.5 ideal para o desenvolvimento das raízes. O que é enriquecido com macros (e não só) é o PowerSand, que se coloca por baixo do Aquasoil.

 

Abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão não fui especifico. meti os ADA todos no mesmo bolo... mas fi-lo porque a ADA recomenda usar os dois em conjunto, e por isso para mim, o substrato ADA é a junção dos dois produtos. Mas devia ter sido mais especifico.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mais fácil ter uma sopa de algas com ELOS e ADA no principio? É!

 

Sim. É muito provavel se nao fizermos TPA's ou escolhermos poucas plantas no inicio ou ainda com plantas de crescimento lento.

 

Mas a partir dos 3 meses... fica muito mais fácil ter o aquário numa sopa de algas com Akadama. E contrariar esta tendência não é fácil para um novato ou até mesmo para alguém com já alguma experiência.

 

Outra vantagem do ADA em relação a Akadama que eu pelo menos sinto, é na facilidade com que se planta o aquário com água. Por vezes tenho de ajustar qualquer coisa no aquário e com Akadama vejo-me grego em sitios mais apertados para conseguir plantar. Com ADA parece manteiga, é sempre siga.

Acreditem que isto é muito importante, não pelo grau de dificuldade da operação... mas simplesmente pela nabice e falta de paciencia que muitas vezes temos. :P

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acreditem que isto é muito importante, não pelo grau de dificuldade da operação... mas simplesmente pela nabice e falta de paciencia que muitas vezes temos.

 

estou plenamente de acordo com o que foi dito pelo membro Ricardo Pinto....

 

tenho o meu aqua com AKADAMA e por vezes sinto essa dificuldade...

 

aquando das podas faço os possiveis para não me enervar muito....mas de facto é preciso muita paciencia...

fiquem bem....

___________________________________________________________

teste6uk.png

cumps

Manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual akadama :D a normal ou a extra-fina :D

 

 

Exacto! Tenho a extra-fina no aquário de 60 cm e posso dizer que a textura, granulometria e facilidade de plantar é igual ao Aquasoil ( sim, já tive aquasoil também) :D

 

Quanto a nutrientes, capacidade de amolecer a água ( o akadama também o faz e muito bem) e capacidade de reter iões da coluna de água, o Aquasoil leva vantagem. Daí que, senão fosse um investimento tão puxado, era Aquasoil nos aquários cá de casa. Quem sabe um dia destes... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais