Algas... AJUDEM-ME!!!!!!


Recommended Posts

Reparei que tens Otocinclus e esses penso que também deveriam dar cabo das filamentosas... Um conselho que me foi dado pelo Francisco da Naturline e ajudou bastante a eliminar as algas é por os peixes de jejum durante uns 3 ou 4 dias. Os otos vão começar a comer algas em vez de esperar pelos alimentos que lhe cai do céu. Em ultimo caso tens os sae’s que foi o que eu utilizei para dar cabo da praga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu nunca tive algas filamentosas, até ter recebido umas plantitas (Rotala wallichi) que um membro me enviou. Vinham em muito mau estado, sem folhas nenhumas, apenas caules, mas isso ele tinha me avisado. Elas num se deram bem no aqua dele.

Coloquei-as no meu aqua viveiro, estão a ficar lindas. O único problema, é que vinham com algas filamentosas em fase latente, nem se viam. O aqua tem a água cheia de nutrientes, tudo o que é planta cresce que é uma maravilha. Tenho andado a retirar as filamentosas das Rotalas à mão. Só aparecem nelas.

Tenho no aqua Red Cherrys e 3 Otocinclus, nenhum deles comem as ditas. E não ponho comida no aqua, deixo-os andar atrás das algas, folhas mortas, caracóis, caca de peixe...

Os Sae's comem isto? É que são assim meio nojentas e verdes, o peixito come aquilo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tivermos a falar destas os sae's comem-na. No meu aqua a alga não estava assim desenvolvida mas já se estava a espalhar bastante. meti 3 sae's no aqua de 30 litros e deram cabo delas em 3 dias

fb2455eb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei, os SAE (Siamese Algean Eater) crescem até aos 10cm/15cm, são pacificos e são vegetarianos. Ou seja, sem algas ou alimentação verdusca, morrem à fome.

 

Sei que à uns peixitos da mesma familia mais pequenos, pode ser que alguém por aqui saiba o nome e te responda.

Já vi um topico por aqui com o nome do dito cujo, se calhar com uma pesquisa por SAE aparece...

 

 

Ó o bicho aqui:

http://www.aquahobby.com/gallery/b_sae.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei, os SAE  (Siamese Algean Eater) crescem até aos 10cm/15cm, são  pacificos  e são vegetarianos. Ou seja, sem algas ou  alimentação verdusca, morrem à fome.

 

Sei que à uns peixitos da mesma familia mais pequenos, pode ser que alguém por aqui saiba o nome e te responda.  

Já vi um topico por aqui com o nome do dito cujo, se calhar com uma pesquisa por SAE aparece...

 

 

Ó o bicho aqui:http://www.aquahobby.com/gallery/b_sae.php

 

fui ver a foto e.... errr... pacíficos acho que não são muito... o meu irmão tem um num dos aquários dele... e pelo que eu vejo é bastante activo e de vez em quando anda atrás dos vizinhos... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

http://www.thekrib.com/Fish/Algae-Eaters/ aqui falam sobre as diferentes especies. No meu aquario os sae's comportam-se lindamente. Só se perseguem entre si de vez em quando mas nada demais. No entanto nunca os tive com camarões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para mim plantados sem SAES é risco na certa. É verdade que crescem um bocadinho, podem atingir uns 15cm mas são pacificos e delicados.

No plantado de 60L tenho 5 e uma coisa que reparei é que o tamanho do áqua condiciona o seu crescimento. Desde que os coloquei à 3 mesitos ainda não notei mudanças no seu tamanho. Ao contrário no 240L aí sim os gajos crescem...

Para devorar filamentosas não existe nada melhor e não se preocupem com a inexistência das algas... eles não morrem à fome! Comem a comida dos peixes.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para devorar filamentosas não existe nada melhor e não se preocupem com a inexistência das algas... eles não morrem à fome! Comem a comida dos peixes.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Ora aqui está uma que não sabia, confesso. Sendo assim, fico mais descansado. Lá vou atrás de um sem medos...mas FAAO, se o desgraçado se habituar à comidinha dos outros peixes, não se corre o risco de se ficar com um SAE que não come algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi por isso que eu disse no post mais a cima que quando meteres os saes la dentro deveras fazer um jejum de 4 ou 5 dias aos restantes peixes. Estes desde que estejam de boa saude não morrem por falta de alimento e os saes começam a trabalhar com toda a força. Depois desses 4/5 dias vais alimentando normalmente.

Os saes nunca deixarão de comer algas poderão é limpar-te menos quantidade por dia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

´Quero só chamar a atenção dos menos experientes para antes de adquirirem sae`s, visualizarem umas fotos dos mesmos para não comprarem uma coisa diferente do que queriam...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se os SAE ficarem mais preguiçosos em relação às algas, pode-se fazer um jejuum de 4 dias outra vez?

 

coimbra, eu por mim falo, neste caso em que não conheço bem o peixe e tem alguns muito parecidos, ou vou comprar à minha loja de confiança, ou procuro um membro por aqui que tenha um para venda ou troca... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha curta experiencia com os sae o que aconteceu foi que no inicio quando as filamentosas eram abundantes eles em 3 dias limparam-me quase tudo. Agora alimentam-se com os restos da comida que ponho aos restantes peixes e as algas é para eles um suplemento. Estes bichos não param de comer podem é andar a comer mais devagar... No meu aquario nunca os vi de barriga cheia e de papo para o ar :wink:

 

PS Penso que se as algas crescerem mais depressa do que os sae conseguem comer deveras tentar perceber o que é que anda mal no aquario mas pessoas com mais experiencia com os sae que opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais nada agradeço a todos a ajuda e opiniões... estou a ficar mais esclarecido.

 

mas ninguém tem SAE's e camarões no mesmo aqua?

 

só para que fiquem a saber, a fauna no meu pequeno aqua de 30 e poucos litros é a seguinte:

 

:wink: 2 Barbos Cereja machos

:wink: 3 Barbos Cereja fêmeas

:wink: 2 Otos

:twisted: 11 Caridina sp. blue

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais nada agradeço a todos a ajuda e opiniões... estou a ficar mais esclarecido.

 

mas ninguém tem SAE's e camarões no mesmo aqua?

 

só para que fiquem a saber, a fauna no meu pequeno aqua de 30 e poucos litros é a seguinte:

 

:wink: 2 Barbos Cereja machos

:wink: 3 Barbos Cereja fêmeas

:wink: 2 Otos

:twisted: 11 Caridina sp. blue

 

Tenho no de 60L SAES + Neocaridina Red cherry a reproduzirem-se; no 240L tenho SAES + Caridinas japónicas.

Nada a registar entre eles, apenas alguma agressividade entre os SAES mas coisa minima!

Se vires no meu tópico do "river" andam quase sempre em cardume.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Não me parece que com os SAE resolvas a infestação das algas mostradas na foto. No entanto, os SAE's são sempre imprescindiveis para controlar outro tipo de algas filamentosas como as algas pincel, mais pequenas e escuras com "cabelos" curtos e agarradas sobretudo às pontas das folhas.

 

Um trecho do site aquatic concepts

 

Thread algae Grows in long, thin strands up to 30 cm or more. Tends toward a dull green color (hard to tell because it is so thin). Usually indicates an excess of iron (>0.15 ppm). Easily removed with a toothbrush like hair algae.

 

Eu tive esse problema, tendo tambem SAE´s no aqua que não lhes tocam, só com remoção manual, TPA's e redução da fertilização com ferro.

 

Para as removeres manualmente, aspira a água com uma mangueira fina, quando apanhas uma ponta da alga, coloca o dedo na ponta da mangueira a tapar o fluxo e puxa devagar para arrancares só a alga sem vir a planta atrás, destapa a mangueira e repete este processo quantas vezes as necessárias.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o SAE é bem para controlar as algas, mas não é unico.

 

Adquiri à dias 3 lda25 e eles erradicaram quase na totalidade tudo o que é algas no tanque. Comem as filamentosas quando as mesmas ainda são pequenas e assim conseguem controlar bem o aparecimento destas, dando a ajuda inicial que qualquer aqua precisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boa tarde,

 

Ando à procura de conhecimento no que toca a SAEs pois tenciono adquirir alguns exemplares para me controlarem o crescimento de algas no meu aquário. Aproveito então esta thread para por uma questão. Foi mencionado em cima que 3 SAEs num aquário de 60L não crescem tanto como num de 240L onde cresceriam de forma mais acentuada. Foi também dito que os SAEs podem atingir os 15cm que, tendo em conta a fauna do meu aquário, me parece algo grande de mais em proporção.

 

A minha pergunta é muito simples, as diferenças de crescimento estão única e exclusivamente ligadas à volumetria do aquário e consequentemente ao maior crescimento de algas dentro do mesmo? Se sim, e querendo uma pessoa manter os SAEs com um tamanho pequeno por forma a não chocar quando comparados com os outros peixes pequenos, bastaria aumentar o número de exemplares não? Assim reduzindo a "quota" de algas reservada a cada um, estes não cresceriam tanto.

 

Estarei a fazer uma mau raciocínio?

 

Cumprimentos:

Pedro Vouga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais