Plantas Carpete


André Costa

Recommended Posts

Boas!

Sou novo no Forúm e posso dizer que sou novo neste hobbie, visto que os ultimos aquários que tive foi à cerca de 10 anos, ficou alguma experiência mas na altura não aprofundei muito! Estou agora à procura de plantas rasteiras com raiz(não flutuantes) que deêm aquele aspecto de «carpete» visto não conhecer muito bem as espécies pelos seus nomes gostaria que me ajudassem. E já agora gostaria tb de saber se isso não será prejudicial para a manutenção do aquário visto serem plantas rasteiras que provavelmente esconderão a sujidade!

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André!

 

Antes demais nada bem vindo ao forum de aquariofilia.

 

Para fazeres um tapete tens a planta musgo de java (Vesicularia dubyana)

 

varenr003.jpg

 

Devo-te dizer que é uma planta muito gira, cresce rápido e aguenta qualquer tipo de agua a qualquer tipo de temperatura. Eu tenho a mesma planta a fazer de tapete (ainda só cobri um terço) e é um espectaculo! :oops:

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, as plantas que te referes são muito dificeis de manter, o que não quer diser que não tenhas sucesso. A sujidade que te referes é má aos teus olhos é inestética, mas para as plantas é um adubo natural, por isso é bom. Penso que estás a falar de glossostigm elatinoides, há mais umas quantas que se podem usar mas esta é por excelência a eleita.

 

aqui no fórum tens alguns link's para a pesquisa de sites de plantas, procura no subtópico das plantas um tópico sobre isso.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mini,

Eu em tempos tive um aquário em que tinha musgo de Java, mas nunca o consegui manter agarrado ao solo... Ficava sempre em tufo... Há algum segredo para conseguir espalhá-lo pelo aquário e mantê-lo rasteiro? Na imagem já vi que dá para o agarrar a rochas, mas para isso seria necessário cobrir o fundo com rochas... :oops:.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio,

 

Fui pesquisar pela planta que me falaste e realmente é essa a tal planta que falava... Só que fiquei um pouco desanimado visto que é dificil mantê-la pelo menos para já enquanto não ganho traquejo....

De qualquer forma muito obrigado pela dica...

Já agora gostava de lançar outra pergunta a todos que é a seguinte:

Para ter um aquário com plantas de cuidados faceis e médios é necessário recorrer ao CO2? Em que casos se deve recorrer a essas botijas?? É que eu em todos os aquários que tive em tempos nunca tinha ouvido falar de tal? Ou será isso uma variante das pedras difusoras ligadas a uma bomba de ar??

 

Obrigado a todos pelas dicas!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, há quem use o musgo para cobrir o areão, como se trata de um musgo tem que ser agarrado a algo a uma madeira ou a uma pedra. Não leva muito para se agarrar. A ideia é teres várias pedras com o musgo atado, pode ser com linha de algodão. O co2 é fundamental, depende do número de plantas e as suas exigencias. Sem co2 não há sintesse, fotossintese. Bomba de ar, é altamente prejudicial.

 

olha, eu disse que era difícil mas não disse que não conseguias. Basta teres o que a planta necessita, e terás sucesso. Mais uma vez este tema do Co2 já foi largamente discutido, faz uma pesquisa por co2, e vais encontrar uma seria de post sobre como se fazer procedimentos/resultados.

 

Se queres um conselho não baixes a fasquia por pensares que não és capaz, se os outros são! Porque motivo tu não serás? Podes pegar no conhecimento adquirido e fazer melhor.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito obrigado aos dois... Com estas ajudas preciosas acho que estou pronto a começar o meu aquário... Falta apenas aprender tudo o que conseguir sobre o tão falado CO2... Vou começar dentro de dias a escolher o areão e o subestrato e vou populá-lo apenas com algumas plantas altas no fundo e vou tentar usar a dica do Mini com o musgo, não vou porém desistir da planta que falaste Sérgio, vou apenas tentar ver quais são os valores ideais que vou ter com o aquário, e, no caso de serem os ideais para essa planta vou arriscar... Mas primeiro quero estabilizá-lo com muita calma apenas com algumas plantas e sem nenhum peixe, depois vou decorá-lo com umas rochas (para além das que vou usar para segurar o musgo) e depois quando tudo estiver em harmonia vou buscar uns cardumes bonitos ;) :D :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, então inspira-te aqui

http://www.mynatureaquariums.com/

 

O meu conselho é aquando da montagem ter o maior número de plantas, mesmo sendo um gasto inicial grande, assim tens mais sucesso pois dás às algas menos hipótese de invadirem o aquário.

 

Já agora estás a falar de um aqua com que setup?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio!

 

O co2 é fundamental, depende do número de plantas e as suas exigencias. Sem co2 não há sintesse, fotossintese.

 

Eu não tenho nada de Co2 no meu aquário... ;) Já ouvi falar que issoé só para aquários de capacidade alta, pois o meu éde 20 litros nao justifica ter uma garrafa de Co2. No entanto, estava com ideias de tentar fazer uma receita caseira de Co2 mas tneho medo que corra mal e lixe o aquário todo.

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, boa foto hehehe

 

olha depede do número de plantas, tu não tens injecção de co2, mas tens co2 na tua água. O co2 é tão importante como boa luz, eu tb tenho um nano de 20L e tenho uma garrafa de 75dl podia não ter, mas as plantas crescem melhor sem dúvida. Eu se fosse a ti colocava co2.

 

tenho 3 khulis e elas não ficam com falta de ar, e eu raramente as vejo.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa-Noite Sérgio!

 

O link que me deste tem aquários simplesmente fantásticos!

É exactamente aquela linha que quero seguir... Mas gostava que me explicasses uma cena...No aquário de 30 Gallon ele mostra como faz a disposição do areão e divide o aquario ao meio com 2 tipos de areão....

Aquilo é para quê? São subestratos? Eu noto que ele delimita o crescimento das plantas por aquela linha divisória.... certo? Que tipos de subestratos há? E já agora onde consigo encontrar vários tipos de areão? A areia fina e branca de algumas praias é desaconselhável certo?

Desculpem toda esta rajada de perguntas, mas eu estou a adorar tudo isto... E este forum é simplesmente espectacular... Podem contar comigo para dar dicas aos mais novos assim que adquirir todos os conhecimentos básicos:!: :!::!:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo, é bom teres esse medo de lixar o aqua porque há sempre a possibilidade - mesmo malta mto exprimentada comete erros.

Uma forma de ires devagar é fazeres a mistura de CO2, e colocares a saída do tubo próximo da superfície do aquário... tipo poucos cm, sem pedra difusora nem nada. Deixas ficar assim umas semanas e notas se as plantas melhoram e se o pH não desce muito. Conforme as coisas correrem pelo melhor, podes baixar mais um pouco, sempre com atenção ao desenvolvimento do aqua.

As plantas vão tentar absorver tanto CO2 quanto a energia que absorvem da luz lhes permitir, o que quer dizer que há uma dose certa de CO2 para equilibrar com a luz que recebem.

Se metes CO2 a menos elas atrofiam e podes ter probs de algas, se metes a mais, atrofiam os peixes com o choque de pH e dificuldade em respirar, o que tb não é nada bom.

 

Um abraço miúdo e boa sorte para o teu mini-aquário :sleeping:

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Em breve irei montar um nano plantado e antes de colocar qualquer tipo de peixes experimento o Co2 caseiro e vejo como sai a minha experiencia, com este aquário já tem peixes é memlhor não arriscar. as plantas estão com um desenvolvimento considerávelmente bom, por isso não há urgencia.

 

Obrigado

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio,

 

Fui pesquisar pela planta que me falaste e realmente é essa a tal planta que falava... Só que fiquei um pouco desanimado visto que é dificil mantê-la pelo menos para já enquanto não ganho traquejo....

De qualquer forma muito obrigado pela dica...  

Já agora gostava de lançar outra pergunta a todos que é a seguinte:

Para ter um aquário com plantas de cuidados faceis e médios é necessário recorrer ao CO2? Em que casos se deve recorrer a essas botijas?? É que eu em todos os aquários que tive em tempos nunca tinha ouvido falar de tal? Ou será isso uma variante das pedras difusoras ligadas a uma bomba de ar??

 

Obrigado a todos pelas dicas!!

 

O dificl é subjectivo...

como geralmente a malta tem pouca luz e CO2, muitas plantas que nessas condições são fáceis tornam-se dificeis em outras condições...

 

eu quando me iniciei na aquariofilia, fui um dos primeiros a ter glossostigma a sobreviver por mais de um ano, (palavras od senhor Rui da Ruimar)...

ele não conhecia ninguém que consegui-se a ter...dizia ele que era preciso muita luz....coloquei luz e CO2, mesmo com águas não óptimas (com sódio como o caraças...)

CABRXXS DOS GAJOS DA EPXL, elas lá crescem...

desde que se tenha boa luz...

 

A água de lisboa tem alguns problemas sódio com fartura...eles para evitar que haja corrosão nas tubagens (se forem de cobre ou chumbo...até é bom que não haja corrosão) colocam Soda Cáustica NaOH (YAICKS) entre outras mistelas...

 

daquilo que me apercebi é mau para o crescimento das glossos...

mas aguentam-se e até crescem...(com muita luz, CO2 e fertilização liquida)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais