[DIY] Background 3d para Malawi (200x50x60) .


Recommended Posts

Olá Luís,

 

Antes de mais obrigado pela dica. Se ainda não tivessemos começado sem dúvida que seguiria as tuas sugestões. Uma vez que a coisa está a meio julgo que seja preferível continuar como começamos de forma a manter a coisa homogénea.

 

As inevitáveis bolhas da colagem são uma realidade para quem não usa a tecnica que explicaste. Como solucionámos o problema foi usando uma agulha, picamos a bolha e depois passamos com o dedo para que o ar saia pelo buraco. Tem resultado bastante bem, não se nota nada.

 

Da proxima vez que precisar de fazer uma colagem deste género vou experimentar a tecnica dos profissionais, depois partilho o resultado. :wink:

 

Mais uma vez, obrigado.

Fica bem

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá senhores arquitectos :D

 

A técnica das bolhas também é útil, mas creio que se deve usar em último recurso. Porquê? Porque consoante o tamanho da bolha, há-de ficar sempre um bocado de vinil a mais. E esse bocado, mesmo espalmado, poderá resultar num vinco no vinil. Óbvio que só é visível da parte de fora. Creio que da parte de dentro não se nota...

 

Quanto ao criar o tópico DIY, pode ser uma boa ideia... Por acaso tenho um aquário para forrar, mas tenho que o esvaziar primeiro :oops:

 

Cumprimentos aos dois (três, que o Nelson também conta).

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente chegou o dia de encher. Estava com tanta pica para encher o aquário que me esqueci de ver quanto marcava o contador da àgua, que era suposto permir que ficasse a saber quantos litros tinha "roubado" ao aquário.

 

Vou fazer um ponto de situação de como está a reagir o background ao enchimento.

 

Acabamentos:

Gosto do acabamento das pedras, como ainda não as tinhamos visto submersas, havia a duvidas sobre a textura e sobre a cor. A textura está porreira. Em relação à cor estava à espera que as pedras tivessem escurecido mais com a àgua mas está bem também. Se tivessem ficado mais escuras não se perdia nada mas agrada-me a cor com que ficou.

 

Colagem:

Felizmente correu tudo bem, as "rochas" parecem bem sólidas e não mostram nenhum sinal de quererem descolar.

 

Sujidade:

A pedras não estão a libertar "cor" o que indica que até agora não há indicios de termos abusado no corante.

 

PH:

O PH da minha torneira está a sair a 7.9 e 5 horas depois de ter enchido o aquário o PH da àgua encontra-se nos 9. Depois de ter enchido o aquário despejei o salaeiro da cozinha lá para dentro, é suposto ajudar na "cura".

 

Posto isto, estou satisfeito. :lol:

Vou começar a fazer trocas totais de agua de 2 em 2 dias e adicionar sal (30 colheres de sopa) até o PH estabilizar. Quando estabilizar é porque "curou" (penso eu).

 

De momento o aquário está cheio e a àgua está a ser movimentada por um fluval 4 plus (1000 L/H) e por uma powerhead 1000 L/H.

 

A iluminação ainda não é definitiva, não decidi ainda se vou usar 2 lampadas ou 4 lampadas. Ainda é cedo para tirar conclusões, como a areia que vou por é clara só posso estudar a coisa quando o aquário tiver areia.

 

cheio.jpg

 

Fiquem bem, até mais.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem medi o ph da àgua e está acima de 9. Decidi hoje fazer mais uma troca total de agua, a segunda. Desta vez tive a calma de ver o contador antes e depois. Antes de tudo medi com o copo medidor 1 L e vi no contador, ele está a marcar certinho. A diferença entre aquário vazio e aquário cheio foram 492L, consigo na boa por ainda mais 8L no aquário, como tal concluo que o volume do background é de 100L mais coisa menos coisa. Em relação ao sal, borrifei-me para as 30 colheres de sopa e arredondei a coisa para meio kg de sal por cada troca total.

 

Acho que não vale a pena estar a continuar a alimentar este tópico com muita frequencia, está a fase de cura, é uma fase de paciencia. Vou registando o numero de trocas totais de água que fizer. Quando o background estiver curado partilho quantas trocas foram necessárias e dessa forma concluirei este tópico.

 

Até mais.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Afinal vale a pena continuar a alimentar o tópico... Já fiz 3 mudas de àgua ao aquário e a cura está correr bastante bem, o PH está a descer.

 

Hoje de manhã ao acordar decidi medir o PH da àgua, qual não é o meu espanto quando vejo uma "rocha" a boiar... Felizmente não houve consequencias disso, mas foi uma "facada" enorme... doeu mesmo.

 

Vazei agora o aquário e estive a observar tanto a pedra como o vidro... ao que parece naquela pedra a camada estava demasiado fina e partiu. Não sei muito bem o que hei-de fazer...

 

Por um lado penso que posso cobrir a pedra de uma camada grossa de cimento e colar outra vez. No entanto tenho receio que aconteça outra destas... Por outro lado posso arrancar aquela me*** toda e está o problema resolvido. A primeira solução dá menos trabalho mas fica sempre a incognita de se haverá mais algum ponto sensivel. A segunda dá um trabalhão dos diabos mas dá-me a garantia que nunca mais tenho problemas.

 

Enfim... tenho que ponderar.

Até mais.

  • Votar + 1

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi dia de trabalhos. Demos mais uma camada na peça que se soltou. Foi uma camada bastante espessa. Na parte de trás não levou corante, na parte da frente levou. Vai agora ficar a secar mais de uma semana porque eu vou de férias. Enquanto estiver por cá vou tirando o silicone do vidro (já está quase) para que quando regresse seja só colar a peça e esperar que seque.

 

Até mais.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Voltei ontem de férias e hoje colámos a peça. Abusamos no silicone, e espero que agora seja para toda a vida! Ficou ligeiramente mais clara que as outras, mas acho que não destoa. Sexta-feira leva com agua e sal :D

 

Se não acontecer mais nenhum desastre só volto a relatar quando a cura estiver terminada, vou continuar a apontar as vezes em que troco a agua e adiciono sal para depois concluir.

 

Fiquem bem.

 

PS: Espero que esteja para breve a conclusão deste tópico e a abertura de um proximo com o setup do aquario e respectivos peixes :twisted:

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde sexta-feira o PH subiu apenas 0,2 pontos e aí se mantêm (nos 7.6) desde então. Para mim está curado! Em jeito de conclusão, a cura deu-se com 4 trocas totais de àgua e com 2 Kg de sal de cozinha.

 

Está operacional portanto!

 

Já arregaçei as mangas e já dei inicio à montagem.

 

Obrigado a todos os que ajudaram, acompanharam o tópico, mandaram palpites, etc. Obrigado!

 

Quero dar aqui um agradecimento especial ao Pedro Figueiredo que foi incansável do ínicio ao fim.

 

A todos, obrigado!

  • Votar + 1

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...