Velocidade de crescimento


Joaoavo

Recommended Posts

Tenho uns bettas com uns 3 meses e meio e têm cerca de 2 cm. Queria saber se esse tamanho é normal para a idade ou se então muito pequenos. Isto porque foi a primeira vez que me aventurei na reprodução de ovíparos e não lhes forneci uma alimentação adequada no primeiro mês de vida, e tenho receio que tenha provocado um atraso no crescimento.

Alguem que tenha experiencia pode dizer-me como é a evolução destes peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

As situações que vocês referem não são as que seria de esperar, por aquilo que eu observo com os meus bettas.

 

Geralmente, ao final de 4 meses, uma postura de bettas (falando de 20/30 peixes que efectivamente sobrevivam) deveriam já ter atingido um tamanho superior a 4cm (excluindo a cauda).

 

Pelo que eu observo, é necessário um aquário de crescimento com uma capacidade razoável (60 a 80L), juntamente com uma boa alimentação à base de artémia (opcionalmente enriquecida com vitaminas) e outra comida viva variada para obter os melhores resultados.

 

Temperaturas de 27ºC ou mesmo 28ºC também são um bom incentivo ao desenvolvimento, assim como manter a água sempre limpa e filtrada.

 

Boa sorte com futuras criações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus, tento alimentar pelo menos 2 vezes por dia. De manhã, antes de sair de casa, e mal chego, à noite...

 

A comida é artémia "vitaminada", e quando têm tamanho suficiente, introduzo enquitreias. Por volta do 1º mês, ou quando eles atingem o tamanho de um guppie recém nascido, introduzo flocos em pó de filhotes de vivíparos.

 

O factor mais importante na escolha da comida é o seu teor proteico, que deve ser o mais elevado possível. As proteínas são os "tijolos" que permitem aos peixes terem subtâncias com que construir novas células. É também de salientar a importância de haver alguma gordura nos alimentos fornecidos, já que permitem acumular reservas energéticas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais