Recommended Posts

Publicado

Tenho uns bettas com uns 3 meses e meio e têm cerca de 2 cm. Queria saber se esse tamanho é normal para a idade ou se então muito pequenos. Isto porque foi a primeira vez que me aventurei na reprodução de ovíparos e não lhes forneci uma alimentação adequada no primeiro mês de vida, e tenho receio que tenha provocado um atraso no crescimento.

Alguem que tenha experiencia pode dizer-me como é a evolução destes peixes?

Publicado:

Os meus têm cerca de 5 meses e têm 3cm! Por isso acho que o crescimento está a ser normal!Mas a minha experiencia também não é assim muita!

Publicado:

Boas.

 

As situações que vocês referem não são as que seria de esperar, por aquilo que eu observo com os meus bettas.

 

Geralmente, ao final de 4 meses, uma postura de bettas (falando de 20/30 peixes que efectivamente sobrevivam) deveriam já ter atingido um tamanho superior a 4cm (excluindo a cauda).

 

Pelo que eu observo, é necessário um aquário de crescimento com uma capacidade razoável (60 a 80L), juntamente com uma boa alimentação à base de artémia (opcionalmente enriquecida com vitaminas) e outra comida viva variada para obter os melhores resultados.

 

Temperaturas de 27ºC ou mesmo 28ºC também são um bom incentivo ao desenvolvimento, assim como manter a água sempre limpa e filtrada.

 

Boa sorte com futuras criações.

Publicado:

Os meus, tento alimentar pelo menos 2 vezes por dia. De manhã, antes de sair de casa, e mal chego, à noite...

 

A comida é artémia "vitaminada", e quando têm tamanho suficiente, introduzo enquitreias. Por volta do 1º mês, ou quando eles atingem o tamanho de um guppie recém nascido, introduzo flocos em pó de filhotes de vivíparos.

 

O factor mais importante na escolha da comida é o seu teor proteico, que deve ser o mais elevado possível. As proteínas são os "tijolos" que permitem aos peixes terem subtâncias com que construir novas células. É também de salientar a importância de haver alguma gordura nos alimentos fornecidos, já que permitem acumular reservas energéticas.