"Nameless" - [Antes da desmontagem]


Bytter

Recommended Posts

Pois é pessoal... Quem ainda se lembra de mim do meu primeiro aquario (http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=38422), já devia estar a espera que não aguentasse muito tempo com ele... E assim foi... Passado umas semanas, começei a fartar-me da quantidade de maquinaria no corredor de casa e na falta de espaço dentro do aquario (já para não falar do areão inerte)...

 

Os plantados fascinam-me... Bem como me fascina bem um bom tapete de glossostima com uns camaroes por la a passear...

 

Como não tenho pais ricos, não me saiu a lotaria, e não pedi um empréstimo bancário, decidi dar o corpo ao manifesto e montar totalmente o meu aquário novo...

 

Móvel

 

110x40x200 (cm) de estrutura em tubo de ferro 20x40 (mm);

Cobertura em pinho de 18mm envernizado.

 

O resultado podem ver nas fotos mais abaixo. Foi o primeiro móvel que montei (com a ajuda de um tio meu), e por isso cometi muitas asneiras tanto a nivel de design, como a nivel de construção... Mas está de pé, é resistente, e funcional :D

 

Aquário

 

105x40x52 (cm), vidro de 10mm e aresta em toda a margem superior;

Silicone transparente.

 

Mais uma vez, o primeiro aquário que colei sem a ajuda de alguém que percebesse da coisa. Felizmente o meu tio é serralheiro e tá habituado a dar silicone. Com as minhas orientações teóricas "pescadas" do forum, e a prática dele, lá montamos o "monstro"! 5 dias a secar, e sem nenhuma fuga :) Não correu mal...

 

Iluminação

 

4x39W T5 6500K da Philips;

4 Balastros Electrónicos "aproveitados" de umas calhas Dymax de 60cm.

 

A Iluminação foi a maior dor de cabeça. Estive 2 semanas com o material todo encomendado, incluindo balastros electrónicos da Osram, para chegar ao final e estar tudo esgotado. Depois pensei em tentar com PCs, mas nao conseguia achar a cor certa, e balastros também era uma desgraça... Não percebo o que se passa a nivel de iluminação aqui no Porto... Ou isso, ou então tive muito azar nas lojas que escolhi... Lá acabei por arranjar as lâmpadas e com 2 calhas Dymax (obrigado Pedro Dionisio) dei a volta à situação por um custo muito inferior... O resultado também podem ver mais a baixo...

 

E de DIY foi só isto :P O resto é material comprado a preço "de amigo" pela akuaristic.net ou em lojas bem conhecidas aqui no Porto. Pelo que se segue o setup completo:

 

Setup

 

Aquário 105x40x52 (200l brutos, 170l na prática)

Iluminação 4x39W T5 6500K

Filtro Externo Eheim 2224 com Installation Set A + B de 700l/h e 3l de massas filtrantes.

Termostato Eheim-Jager 100W

Substrato 19l ADA AquaSoil Amazonica

Indicador permanente de CO2 da JBL

 

(ainda nao estou a fazer injeccao de CO2 porque estou indeciso entre continuar com a biologica ou encomendar um kit da akuaristic.net)

 

Fauna

 

Esta era a fauna que tinha no outro aquário. Ando a tentar aos pouco dar os peixes que não quero, pelo que esta fauna não é de forma alguma a definitiva:

 

Peixes: Guppies, Tetra Neons, Tetra Silver Tip., Corydoras Paleatus, Corydoras Albinas, Platys, Otocinclus, Ancistrus, SAE.

Invertebrados: Neocaridina Red Cherry, Caracois tipicos das plantas.

 

Flora

 

O mesmo acontece com a flora. À excepção da glossostigma e musgo de java, que é a única que devo manter, o resto é para susbtituir pelas novas plantas quando a encomenda chegar e o aquário estabilizar. Para já, estão lá as seguinte para consumir nutrientes e ajudar ao ciclo:

 

Glossostigma Elatonoides, Valisnerias Spiralis, Cabombas Carolinianas, Hygrophilas Polysperma, Musgo de Java, Elodea, Echinodorus, ...

 

Problemas Actuais

 

Fiz a asneira de arranjar comprador para o meu outro aquário cedo de mais. Isto levou a que tivesse de colocar a fauna toda sem o aquário ter tido tempo de completar o ciclo. Felizmente ainda não tive baixas, mas tenho os nitritos nos pincaros. O pH ronda os 6.5, o kH está a 2, os nitritos arrebentam a escala, a amónia também lá estava, mas nos últimos 2 dias tem vindo a descer gradualmente, e os nitratos são residuais. Embora tivesse tido este filtro a trabalhar no outro aquário, não me parece ter ajudado em nada neste novo ciclo.

 

Outro problema que tenho é a agua estar "estupidamente" turva e verde. Pelas fotografias dá para notar nisso. Presumo que seja um boom de algas devido ao excesso de nutrientes na coluna de água e poucas plantas para os absorverem. Mas não tenho conseguido me livrar disso. É triste... Andei 2 meses a dar no duro para montar isto, e depois chego ao fim e cometo erros destes... :D

 

Mas deixemo-nos de lamechices... Apresento-vos o meu "nameless" (sim, porque não tenho criatividade para lhes dar nomes) :) Aceitam-se críticas, e especialmente sugestões!!

 

No dia 9:

 

nameless09057kt.png

 

Hoje:

 

nameless15050uv.png

 

Detalhe do tronco:

 

detalheleft8db.jpg

 

Detalhe da "zona livre":

 

hpim51192yx.jpg

 

Móvel:

 

movel9ha.jpg

 

Detalhe de Móvel:

 

movel20ja.jpg

 

Parte Superior / Iluminação / Caldo Verde:

 

movel33mq.jpg

 

Lateral, onde dá para perceber o nevoeiro que por ali vai:

 

aqualateral2wh.jpg

 

E pronto... fica aqui a minha "desgraça"... Oh well... Só tenho a esperar que isto daqui por algum tempo passe, de forma a que possa começar a brincar com as plantas novas, e fazer uns ajustes de hardscape que ficou tudo menos como eu queria (mais uma vez, tive que passar "estupidamente" rápido os vivos para aqui...)

 

Olhando para o meu aquário antigo, parece que andei para trás :lol:

 

Venham daí comentários, puxões de orelhas, e soluções que eu agradeço a todos :)

 

Um abraço!

 

Hugo Ferreira

 

P.S.: Já agora, em conversa com o 'nos', acabei de medir o pH e kH da agua do aquario depois de ontem ter feito uma TPA de 30%. Para quem nao sabe, a agua do Porto tem um pH entre 7.5 e 8.0, e um kH entre 4 e 5. A minha torneira neste momento tinha pH7.0 e kH4.0. O aquario está com pH6.0 e kH0.5 (sim, zero ponto cinco)!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 66
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

A pressa é inimiga da perfeição....

Com um substrato desses e tão poucas plantas o dito "caldo verde" seria de esperar... Porque não esperaste pelas plantas e plantaste tudo de uma única vez?

Mas o pior ainda está por chegar!!! O caldo verde ficará mais acentuado e algas com fartura!!!

 

Uma coisa que me deixa intrigado foi o aproveitamento dos balastros de 60cm de (2x14w) para 39w. Como nunca usei balastros electrónicos não posso fazer um juizo de valor acerca disto... os convencionais precisam de ter a mesma potência que as lâmpadas para que funcionem correctamente.

 

Mas os entendidos em iluminação podem ajudar neste caso.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Bytter...

 

Rapaz tens tudo para ter um aquario 5 estrelas!

 

Tens iluminação, tens substracto, tens um tronco fantastico, tens um movel que fica a matar.

 

Eu axo é que todo o investimento que fizeste não foi potencilizado ao maximo, penso que com mais informação e pesquiza, conseguias fazer um layout mais "profissional"...

 

Eu posso te dar umas dicas, mas não sei que ideia tens apar o aquario e por isso gostos são gostos.

 

Penso que a maior lacuna no aquario é a disposição do tronco e das plantas que dispões.

 

Mais uma vez vejo que a maior parte dos mombros aqui no forum são gente muito porreiram e um deles é sem duvida o Pedro Dionisio, tal como a ti, ele tembem me ajudou a mim.

 

Abraço

Fica bem.

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

A Tua evolução é notória entre o teu aquário anterior e este.

 

Há aquela coisa de teres poucas plantas para um início de aquário com substrato fértil. Por o acaso escrevi algo sobre isso no meu tópico este fim de semana, pois também tive este problema.

 

Básicamente aconselho-te TPA's com muita ferquência até teres plantas suficientes. (Estou a falar de 50% de dois em dois dias no mínimo)

 

Como só vais usar a glosso e o musgo de java neste aquário, não tenho muito para dizer acerca da montágem. Fico a espera.

 

A Fauna por enquanto é uma manta de retalhos, mas também não parece ser permanente, por isso não me importo. Tens tido baixas?

 

Abraço, Marc06

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Realmente esta no enicio mas é mesmo assim , eu estou a passar pelo mesmo no aquario que estou a montar de 200 Litros porque ainda nao tenho plantas quase nenhumas realmente estou com medo das algas mas como ainda estou a espera que me entreguem o sistema de Co2 nao queria avançar para a compra de plantas com receio de as perder,mas de qualquer maneira vai em frente as condiçoes estao ai agora tal como eu vou tentar tu tambem tens de o fazer porque em frente é que é o caminho seja com erros ou sem eles.

Parabens pelos DIY .

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

 

O meu Aqua de 60cm: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=43068

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Antes de mais, obrigado pelas críticas... Aqui vão as respostas...

 

FAAO: Por burrice nestas andanças, tratei de arranjar um comprador para o meu aqua antigo antes de ter este pronto. Dei uma margem de manobra, mas tudo correu mal. A montagem do aquário atrasou-se 1 semana por culpa do vidraceiro. A iluminação 2 semanas por o material estar esgotado. Quando fui comprar as plantas, as que queria não haviam, pelo que tive que as encomendar (e ainda nao chegaram). Começei a "adiar" o prazo de entrega do outro aqua, mas chegou a uma altura que ja nao podia adiar mais, pelo que tive que transferir as coisas para este :D

 

Quanto aos balastros, existem inumeros relatos aqui no forum que as calhas Dymax usam os mesmo balastros para toda a gama de calhas. E o pessoal custuma usar sempre as HO dentro da mesma gama (i.e., uma Dymax com lampadas de 14Ws, metem 24Ws). Assim sendo, foi uma questao de desmontar uma e experimentar :D Funcionou, com pré-aquecimento e tudo :D Como os balastros que encomendei iam demorar *ainda* mais 2 semanas, ficaram estes...

 

vitlated: Já falamos em privado :D

 

Marc: Grande Marc :D Sim, TPA's... Muitas... Não estou a fazer todos os dias, mas de 2 em 2 dias 30% da água... Já li aqui no forum teorias que a agua verde desaparece mal existam micro-organismos que se alimentem dela e a mudança "excessiva" de água atrasa isso... A ver vamos...

 

Mas não vou usar só glosso e musgo de java. A minha fauna definitiva (o que quer que isso signifique :D ) vai ser:

 

Glossostigma Elatinoides

Musgo de Java

Didiples Diandra

Rotala Boshi-Nanjenshan

Eleocharis Acicularis

Riccia

 

pajo: Tambem ainda nao comprei sistema de CO2. Estava a ver se mandava vir um da aquaristic.net, mas ando primeiro em negociações aqui no Porto... Com a greve dos correios, isto anda complicado :D

 

Entretanto como podem ver o hardscape está uma desgraça... Estou a pensar em colocar mais uma pedra a separar a zona direita da esquerda. Na esquerda queria uma zona livre, basicamente so de glosso. Talvez puxe um pouco o calhau mais para dentro de forma que algumas raizes dos troncos fiquem "sobre" a zona livre...

 

A outra zona quero preencher com Acicularis à frente, e o resto das plantas a pender sob o tronco...

 

Alguma sugestao quanto ao layout? (sim, já sei, existem inúmeros tópicos a falar de layouts, especialmente o do Marc... nem sei porque é que pergunto, lol...)

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de uma TPA de 35% ontem:

 

Amónia 0,5mg/l

Nitritos >3,3mg/l

Nitratos <12mg/l

pH 6.5

kH 1

 

Hoje (30h depois):

 

Amónia 0mg/l

Nitritos <0,3mg/k

Nitratos >25mg/l

pH 7.0

kH 1

 

Não me faz sentido :wink: Alguém me consegue explicar??

Já agora, a agua continua estupidamente turva, mas a coloração verde esta-se a tornar num nevoeiro branco. E começo a ver MUITAS particulas em suspensão na água....

 

GreenSpot nos vidros também não falta, e loooongas filamentosas brancas junto ao musgo de java...

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

 

P.S. Já agora devo mencionar que ainda nao tive nenhuma baixa... Apena s mais uma (já perdi a conta) ninhada de alevins de guppies...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas medições de amónia, nitritos e nitratos seriam de esperar de um ciclo ainda em curso... Será que essa cor esbranquiçada são bactérias (nitrificantes?) em suspensão?

 

Desconfio que mais uns dias e fica tudo bem. :wink:

E os conselhos de sempre para as algas: montes de plantas (de crescimento rápido de preferência) e controlar os nutrientes na coluna de água, mas isso são coisas que já sabes.

 

 

 

Em relação à montagem:

 

Se o tapete de glosso vai ter grande protagonismo, esse tronco (bonito) vai brilhar como ponto focal! Para tirar o máximo partido disso a minha sugestão é a seguinte:

 

Ele está tão "arrumadinho" à esquerda: podias talvez chegá-lo um pouco para a direita. Deixar o centro do tronco a dois terços do aquário ou, se queres ser preciosista, podes usar a proporção de ouro.

 

O relevo do substracto podia ser mais dramático, e convergir para o ponto focal (a solução mais óbvia), ou então a descer contínuamente da esquerda para a direita (a minha preferida porque, por um lado, valoriza o tapete, autonomizando-o do tronco e, por outro, valoriza o tronco, porque se torna uma "excepção" ainda mais evidente à regra).

 

E, para além do tapete de glosso, concentraria o resto da flora debaixo do tronco: se estiver bem compacta o efeito de ver esses ramos emergir de uma massa verde tem bastanto impacto! É claro que se calhar tens variedade a mais, e terias de organizar as plantas sob o tronco cuidadosamente: cada espécie com uma área específica e bem definida, para que, mesmo estando compactas, se consigam ler as várias espécies.

 

Digamos que seria uma ilha de plantas sobre um mar de glosso. :lol:

 

Eu deixava assim, parece-me suficiente para uma montagem simples e bonita.

 

Mas se parecer demasiado vazio, para não comprometer esse movimento descendente da esquerda para a direita, podia ser engraçado fazer uma versão minúscula da ilha no lado direito: uns raminhos e uma ou duas plantas. (é claro que não sei o que fazer com o xisto :D)

 

É um tipo de montagem diferente, que pode ser apreciada de todos os lados, já que não tem aquele conceito de "fundo, meio e frente"... Eu sei que o teu aquário parece estar encostado a uma parede, mas é claro que podemos fazer batota. :D Um fundo escuro é capaz de ajudar! Arriscava em dizer preto.

 

As únicas "pontas soltas" são o musgo e o glosso que vão dar trabalho a manter em ordem.

 

 

 

E pronto: é apenas uma hipótese, mas fica a sugestão! :D

 

Um abraço!

Isso está com potencial! ;) (e muito melhor que o primeiro)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de uma TPA de 35% ontem:  

 

Amónia 0,5mg/l  

Nitritos >3,3mg/l  

Nitratos <12mg/l  

pH 6.5  

kH 1  

 

Hoje (30h depois):  

 

Amónia 0mg/l  

Nitritos <0,3mg/k  

Nitratos >25mg/l  

pH 7.0  

kH 1  

 

Não me faz sentido  Alguém me consegue explicar??  

Já agora, a agua continua estupidamente turva, mas a coloração verde esta-se a tornar num nevoeiro branco. E começo a ver MUITAS particulas em suspensão na água....

 

Boas Bytter

 

Claro que faz sentido, os valores anteriores é por o ciclo ainda não ter fechado (muito altos), os actuais é normal pois a água que tens na rede e a colocas-te no Aqua, não tem por hábito ter Amónia, Nitritos ou Nitratos e ao tirares água com eles e a meteres nova sem eles, é este o resultado, quanto ao PH está mais que esclarecido, o areão da Ada é bastante ácido (devido ás suas caracteristicas fertilizantes) e como tal a água apresentava-se a 6.50 e depois da mudança ficou a 7.00 porque provavelmente a tua água da torneira deve andar a sair por volta dos 7.2-7.4, mas se o fores medir agora há-de andar entre os 6.50 e os 7.00

 

Espero ter sido explicito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Claro que faz sentido, os valores anteriores é por o ciclo ainda não ter fechado (muito altos), os actuais é normal pois a água que tens na rede e a colocas-te no Aqua, não tem por hábito ter Amónia, Nitritos ou Nitratos e ao tirares água com eles e a meteres nova sem eles, é este o resultado

Ou então não... :D

Eu quando o Bytter colocou esta questão (já há alguns dias), também me passou isso pela cabeça, mas como explicas:

 

Antes da TPA: [NO3] = Menor que 12 ppm

Depois da TPA: [NO3] = Maior que 25 ppm

 

Só me ocorre 1 solução... será que algum dos substractos férteis andou a libertar Azoto para a água? Digo isto, porque estou a achar estranho a concentração de Nitratos em 30 horas subir mais de 13 ppm...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por acaso já te passou pela cabeça fazeres um teste à água da companhia antes de fazeres uma TPA?

Estas coisas nunca passa pela cabeça de uma pessoa até não se encontrar explicações para o sucedido.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, por isso mesmo achei estranho...

 

Mas ha outra coisa que me anda a confundir.. o kH...

A agua da torneira sai com um pH entre 7.5 e 8.0, e um kH de 5.

Mas, sempre que faço testes ao kH do aquario, é sempre <= 1, mesmo depois da tal TPA de 35%.

 

Ja estava a espera que o ADA diminuisse ligeiramente o kH... Mas tao drasticamente?

 

Filipe, quando referes teste a companhia falas de testar a Amonia, Nitritos e Nitratos? Hmmm... Nunca fiz isso... Vou fazer isso hoje... Alias, ate vou fazer o teste da Amonia antes e depois do anti-cloro...

 

Infelizmente, as plantas andam esgotadas em quase tudo o que é lado. Queria meter Didiples Diandra, Rotala Boshi-Nanjenshan e Eleocharis Acicularis, fazendo uma divisao com xitos entre o tapete de acicularis e o de glosso...

 

Por acaso ninguem tem para ai umas podas que me queira vender a preço de amigo? :?

 

Um abraço a todos!

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Por acaso já te passou pela cabeça fazeres um teste à água da companhia antes de fazeres uma TPA?

Estas coisas nunca passa pela cabeça de uma pessoa até não se encontrar explicações para o sucedido.

Ou seja, entendes que a água da torneira seja/tenha sido responsável pelo aumento drástico dos Nitratos na torneira, certo?

 

Eu não creio muito nisso... porque se formos a ver, se a água tivesse inicialmente cerca de 30 ppm de NO3, a única maneira de estes diminuirem na coluna de água, seria as plantas assimilarem-no. Mas então, não se chegaria a formar a Amónia nem Nitritos, face aos Nitratos, pois as plantas assimilam-nos mais rapidamente/melhor que o ião Nitrato.

 

Daí que continue a estranhar tal variação...

 

A menos que a água com que foi feita a TPA tenha tido um pico de nitratos, porque é estranho, face aos valores pré-TPA...

 

Mas ha outra coisa que me anda a confundir.. o kH...

A agua da torneira sai com um pH entre 7.5 e 8.0, e um kH de 5.

Mas, sempre que faço testes ao kH do aquario, é sempre <= 1, mesmo depois da tal TPA de 35%.

 

Ja estava a espera que o ADA diminuisse ligeiramente o kH... Mas tao drasticamente?

Sim... substractos/matérias filtrantes ácidas baixam sempre o KH.

Só há um ácido que aumenta o KH, que é o ácido carbónico. Ou seja, quando injectas CO2, o pH diminui e o KH aumenta.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Então aqui ficam os valores de hoje, tendo em conta que a ultima TPA foi efectivamente aquela que referi (dia 17):

 

Amónia = 0mg/l

Nitritos < 0.3mg/l

Nitratos +- 25mg/l

pH +- 6.0

kH = 1º

 

Quanto a "agua del cano":

 

Nitratos +- 12.5mg/l

 

Acham que devo fazer os testes de amonia e nitritos a agua del cano?

Anyway... Acho que os valores acima (especialmente depois de estar 4 dias sem nenhuma TPA) sao representativos de um ciclo completado, nao?

 

Claro que continuo com o problema do caldo verde :wink:

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bytter...

 

Esses valores, tirando o pH que podia ser ligeiramente mais alto (6.5) são óptimos para um plantado. Agora é controlares esses valores, e os de Fosfato também (tentar manter a 2 ppm) e não te descuidares no CO2 e ires fazendo umas TPA's periódicas... ah... e o potássio também é importante :wink:

 

Quanto à água verde... há já alguns tópicos aqui no fórum a falar sobre isso.

Dá uma olhadela por lá...

 

Cumprimentos

Boa sorte. Dispõe sempre.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ou seja, entendes que a água da torneira seja/tenha sido responsável pelo aumento drástico dos Nitratos na torneira, certo?

Exactamente, podem surgir algumas variações nos parametros da áqua!

No meu caso tive uma subida de PH nestes últimos meses, a água "del cano" vinha sempre a 7.0 sem oscilações e de um momento para o outro resolvi fazer um teste tanto ao meu áqua como à água da companhia depois de uma TPA. Fiquei muito admirado com os parametros da água; apresentavam-se ambos a 7,8. Uma coisa que detectei é que a água tem vindo a sofrer algumas alterações nomeadamente no PH, chegando mesmo aos 8.

Não sei se será apenas na minha zona ou se esta situação agrange a área do grande Porto.

Durante estes dias foi afixado no prédio uma tabela com as medições feitas à água e estava lá bem evidente PH7.6

Não quero com isto dizer que os nitratos possam estar relacionados porque também nunca fiz qualquer medição ao meu.

Apenas me lembrei que em casas mais antigas possam existir pequenos reservatórios de água (na casa dos meus pais esse reservatório existe) isto quando tinham àgua do poço e que possam estar a usar esse reservatório no caso de falta de água.

Pelo sim pelo não o melhor é sempre confirmar....

 

Eu não creio muito nisso... porque se formos a ver, se a água tivesse inicialmente cerca de 30 ppm de NO3, a única maneira de estes diminuirem na coluna de água, seria as plantas assimilarem-no. Mas então, não se chegaria a formar a Amónia nem Nitritos, face aos Nitratos, pois as plantas assimilam-nos mais rapidamente/melhor que o ião Nitrato.

 

Daí que continue a estranhar tal variação...

 

A menos que a água com que foi feita a TPA tenha tido um pico de nitratos, porque é estranho, face aos valores pré-TPA...

Não excluo essa hipotese!

Aproveito para contar um pequeno incidente registado na MAIA em casa de um amigo meu.

Após uma normal TPA os peixes entraram em tamanho sofrimento que o meu amigo não sabia o que fazer! Minuto após minuto falecia um peixe e nem se pensaria que estivesse relacionado com a àgua da companhia! Pensou ele que o problema estivesse no recipiente usado para fazer as TPAS e que este tivesse algum detergente. Prontamente pegou numa mangueira, bazou mais de 40% da água e encheu logo de seguida directamente da torneira usando a mesma mangueira.

Não sobreviveu nenhum!!! O que mais custou, foi ver um bótia com mais de 20cm um peixe que ele possuia à mais de 4 anos ficar de barriga para cima.

Visto não haver nada a fazer, decidiu fazer uns testes à água e imaginem a acidez da água!!! A água da companhia apresentava-se a vermelho no teste de PH... sim meus caros a "vermelho"... Quando me contou nem queria acreditar!!! Nunca vi tal coisa... Explicações para isto existe?!?

Se calhar fez uma TPA no dia errado e à hora errada. Porque desde esse dia nunca tal se verificou.

 

Claro que continuo com o problema do caldo verde :?

Água verde não é um problema, se quiseres posso-te dizer que produto usar isto se não tiveres problemas no uso de ("quimicos") coagulantes !

No áqua da minha sobrinha exagerei um pouco no solo fértil, como não vou lá todos os dias e não queria passar para a mão dela os frascos dos fertilizantes, decidi usar um pouco mais. Assim que faço uma poda, nos dias seguintes a água verde volta e resolvo esse problema com uma simples tampa de "Sera Crystal", depois de metido no áqua agito a água com as mãos de forma a espalhar mais o coagulante.

O que faz este produto é engrossar as particulas na coluna de água de forma a serem absorvidas pelo filtro.

Dependendo do caudal do teu áqua podes ter esse problema resolvido num par de horas... Desde que não exageres na dose não tens qualquer problema com a fauna. Outro pormenor, bomba de ar ligada na altura em que colocares o produto :wink:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ivanpantz escreveu:

Ou então não...  

Eu quando o Bytter colocou esta questão (já há alguns dias), também me passou isso pela cabeça, mas como explicas:  

 

Antes da TPA: [NO3] = Menor que 12 ppm  

Depois da TPA: [NO3] = Maior que 25 ppm  

 

Só me ocorre 1 solução... será que algum dos substractos férteis andou a libertar Azoto para a água? Digo isto, porque estou a achar estranho a concentração de Nitratos em 30 horas subir mais de 13 ppm...

 

Ou então não :wink: , pois como sabes o ciclo quando começa a fechar, o nivel de nitritos diminui e consequentemente o de Nitratos aumenta, agora referes e bem, não sei se passado apenas 30h ele muda assim radicalmente mas com os Nitratos a sair da torneira com 12.5 talvez seja esta a causa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol a agua anda é toda tola...

 

a minha veio com fosfatos este domingo. Tenho os fosfatos sempre regulados entre os 1.5 e os 2 e após a tpa semanal, passado meia horita, vou a fazer o teste para ajustar os valores e tinha os fosfatos > 3 ppm... e os nitratos também algo elevados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver que o pessoal dos abastecimentos de água aí para cima precisam de uns puxões de orelhas... :D

 

Estou a brincar... isso deve acontecer em todos os pontos do país, e até em países mais desenvolvidos que o nosso Portugal...

 

Enfim... qualquer dia temos de fazer testes diários à água da nossa torneira para saber se é "aqua-safe" :lol:

Felizmente, desses relatos todos nunca me aconteceu nada disso.

 

Cumprimentos a todos.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Já agora, só uma achega quanto ao que o Miguel Silva disse:

 

Ou então não Laughing , pois como sabes o ciclo quando começa a fechar, o nivel de nitritos diminui e consequentemente o de Nitratos aumenta, agora referes e bem, não sei se passado apenas 30h ele muda assim radicalmente mas com os Nitratos a sair da torneira com 12.5 talvez seja esta a causa.

Com os nitratos a saírem a 12.5 ppm da água da torneira, e a concentração destes no aquário ser menor que 12 ppm (pré-TPA), no máximo dos máximos conseguiríamos atingir o valor de 12.5 ppm (com uma TPA de 100%).

E continuo a achar muito difícil que em 30 horas no aquário haja um aumento de 13 ppm de NO3. A menos, tal como já referido, a concentração de nitratos na água desse dia tenha sido bem superior a 12.5 ppm e/ou tenham sido fertilizados nitratos no aquário (via libertação de um areão fértil, fertilizante líquido, ou comida excessiva aliada a uma filtração biológica de proporções astronómicas :?)

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Água verde não é um problema, se quiseres posso-te dizer que produto usar isto se não tiveres problemas no uso de ("quimicos") coagulantes !

 

Hoje fui comprar esse produto da Sera. Qual o meu espanto quando me ponho a ler as instruções, e tenho grande aviso a dizer para NÃO usar com kH < 5. Ora o meu kH dentro do aquário está <= 1!!!

 

Quem dizem? É seguro?

 

Um abraço!

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde que seja bem doseado não tens problema.

Começa por meter meia tampa e espalha com as mãos, se no 2º dia não estiver limpo metes mais meia.

Acredito que com uma trampa apenas desse produto a água ao fim de horas fica limpinha. Depois disso uma TPA de 30% e tens o problema resolvido.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Aqui fica uma actualização deste aquário. Não sei se vai ficar assim por muito tempo. Ou arranjo as plantas que quero, tarefa que se tem revelado dificil, ou vou mudar completamente o layout :)

 

Entretanto tenho-o deixado crescer "a vontade"...

 

nameless200606031fo.jpg

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.