mudança parcial de agua


Recommended Posts

venho aqui pedir ajuda ao mais entendidos nestas lides, visto eu ser ainda um amador em aquas.

 

vou este sabado fazer uma mudanca parcial da agua um tpa. o meu aqua tem 53 litros. ja nao faço uma mudanca de agua á 15 dias, da ultima vez que fiz morreram 7 peixes , nao sei se seria essa a causa mas desta nao quero arriscar, peço ajuda para as questoes:

 

- devo retirar os peixes para outro local antes de fazer ?

- que quantidade em % devo retirar de agua ? 20 % ?

- devo colocar a nova em repouso quanto tempo antes de a colocar no aqua ?

- faço os teste de ph e coloco o aquasafe na agua nova em repouso ou adiciono no aqua e so dep+ois faço os testes ?

- devo retirar o tronco que tenho no aqua e lavar bem ? o tronco ja começa a ficar com "verdete"

- ao retirar a agua devo tb aspirar o fundo ?

- devo tambem limpar o filtro ? se sim, como devo fazer isso sem estragar

setup do meu aqua. kit aquapor sirius 60x30x30

54 litros

iluminacao - 1 lampada de 15 w

aquecedor - aquamatic plus 100 w

filtro - aquapor AQ300 de 5w

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- devo retirar os peixes para outro local antes de fazer ?

Não.

 

- que quantidade em % devo retirar de agua ? 20 % ?

Parece a quantidade certa.

 

- devo colocar a nova em repouso quanto tempo antes de a colocar no aqua ?

24Horas, mas se utilizares esse tal aquasafe ou um anti cloro podes pôr quase de imediato.

 

- faço os teste de ph e coloco o aquasafe na agua nova em repouso ou adiciono no aqua e so dep+ois faço os testes ?

Só fasses os testes com a agua no aquário e passado cerca de meia hora.

 

- devo retirar o tronco que tenho no aqua e lavar bem ? o tronco ja começa a ficar com "verdete"

Se só for verdete e a agua está limpa não.

 

- ao retirar a agua devo também (palavra corrigida) aspirar o fundo ?

Com a mangeira que retiras a agua passas um pouco pelo fundo e se estiver com plantas penso que é o suficiênte.

 

- devo tambem limpar o filtro ? se sim, como devo fazer isso sem estragar.

Se tiveres um filtro interno, sim e para lavar tem que ser na agua dita suja que vais deitar fora.

 

Qauntos peixitos é que tens e mais ou menos as espeçies?

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:shock: :D :wink::wink::wink::wink:

53 litros com 15 dias sem fazer mudanças de água? E o aqua não cheira mal? Não tens peixes mortos?

 

Assumindo que possuis um aqua comprado em kit com filtro interno, no teu caso (espero nunca chegar lá), eu fazia assim:

1 - retirar o tronco, esfregar bem e ferver umas 3 ou 4 vezes em água. Deixar o tronco a repousar na água da fervura até a água arrefecer. Deves demorar 2 dias nisto. No fim, seguir para o ponto 4

2 - retirar 5lt (10%) de água, aprroveitar e sinfonar o fundo. Tem um sifão manual à venda no Jmbo e Continente, custa uns 2,95 euros, não sei se tens sifão ou não. Retirar a 1ª esponja do filtro e lavar com a água que tiraste do aqua. Repõe a esponja no mesmo sítio.

3 - colocar 5lts de água nova. Nesta fase, põe 1 rolha de aquasafe dentro do garrafão à medida que o enches e atira para dentro do aqua com a ajuda de um funil, para não remexer muita areia. Dirige o bico do funil para uma parede ou para o filtro interior, se o tiveres.

4- Colocar tronco depois das fervuras, já arrefecido. Não queremos queimar nenhum peixe, certo?

5 - acrescentar um produto com bactérias nitrificantes (eu uso SERA Nitrivec), meia rolha.

5 - Coloca água nova no mesmo garrafão, coloca 1 rolha de aquasafe e daqui a 3 dias faz o ponto 2 e 3, excepto a parte de acrescentar aquasafe ao aqua. Neste dia, lava a 2ª esponja do filtro com a água velha.

6 - Coloca água nova no garafão e espera mais 3 dias. Neste dia, usa o sifão, retira as 2 esponjas e tira alguma água da zona do filtro. Repõe as esponjas no sitio, lava só a primeira na água velha.

 

Depois destas 3 mudanças de água, podes passar a fazer 1 vez por semana, 5 lts de água nova mas já escusas de usar aquasafe, se deixares a água a repousar para evaporar o cloro todo. Convém sim adicionar Nitrivec, lavar uma das esponjas por semana, alternadamente, retirar água da zona do filtro 1x de duas em duas semanas e controlar o ph no dia a seguir à mudança de água.

 

Se algum peixe morrer (coisa que duvido) durante ou depois das mudas de água, poderá ser por qualquer outra razão. Podias fazer já uma muda de 30%, mas as variáveis eram muitas e alguma coisa podia dar para o torto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E nesse caso, limpa-se o filtro com que água? :D

A ideia é usar a água que se retira do aqua para limpar uma parte do filtro, na mudança seguinte, lava-se a outra parte do filtro. E continua-se a partir daqui. Poupa-se água, não se anda a mexer vezes a mais no filtro e no aqua e tira-se um dia para se fazer uma manutenção do aqua com calma e sem esquecer nada. Comigo funciona e aprendi este sistema por aqui, a verr dicas de outros membros. Apenas teenho de escolherr o dia da semana em que tenho mais tempo para a muuda e limpeza de parte do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como é que eu faço isso? limpar metade do filtro... o meu filtro apenas tem uma esponja e a camara do carvão... o que tenho feito desde sempre é limpar a cada duas semanas na agua que faço as tpa... a agua suja mas não espremo muito... apenas tiro coisas superficiais..

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como é que eu faço isso? limpar metade do filtro... o meu filtro apenas tem uma esponja e a camara do carvão... o que tenho feito desde sempre é limpar a cada duas semanas na agua que faço as tpa... a agua suja mas não espremo muito... apenas tiro coisas superficiais..

 

Mas no filtro, era suposto estar uma esponja com buracos finos e outra com buracos mais largos (filtração mecânica) e por baixo, cerâmicas ou outro material poroso para a fixação das bactérias (filtração biologica). Nada de carvão. Carvão é só usado nas primeiras semanas da montagem de um aqua, para limpar a água ou depois de se usar medicamentos no aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho a camara do carvão... não tenho é carvão... mas

 

quanto a isso das esponjas... só traz uma...o filtro é o tetra tec Aq-300

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assumindo que possuis um aqua comprado em kit com filtro interno, no teu caso (espero nunca chegar lá), eu fazia assim:

 

Daí esta minha frase introdutória, o filtro do nuno luzio, se fôr um interno do tipo decantação que vem norrmalmente com os aquas comprados em kit, a minha sugestão aplica-se. No caso de ser um filtro como o teu, o teu método é o mais correcto. Tudo depende do filtro em causa. :twisted:

Mas no teu, como tens uma camara vazia, porque não pões lá umas cerâmicas dentro de uma meia de vidro de senhora? Sempre ajudava a fixar mais umas bactérias e se precisasses de colocar carvão, era só retirar a meia com as cerâmicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu no meu aqua tenho um filtro como o do ricardo, ja vinha no kit.

so tem uma esponja e um saco na parte de cima se suponho ser o tal carvao.

ja fiz a mudanca dos primeiros 5l de gua e parece ter corrido tudo muito bem ja tenho outros 5l no garrafao a espera.

a esponja do filtro limpei na gua que retirei mas nao esfreguei bem a esponja, apenas tirei a "parte grossa" da sujidade com cuidado.

 

neste momento no meu aqua tenho os seguintes peixes:

1 dolar prata

1 limpa vidros

1 tubarao albino

8 neons

1 betta macho

1 gourami

1 colisa

1 molly balao

3 corydoras

1 barbo tigre

setup do meu aqua. kit aquapor sirius 60x30x30

54 litros

iluminacao - 1 lampada de 15 w

aquecedor - aquamatic plus 100 w

filtro - aquapor AQ300 de 5w

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:roll:

JASUS, tanto peixe! Sabes que devias no máximo ter uns 15 peixes que em adulto tivessem cerca de 2cm maximo, não sabes?

 

Tens 19. Também já tive tantos, em 56lts, mas fazia as mudas de água todas as semanas e tinha a bomba do filtro no maximo. Neste momento tenho menos, mas apenas porque estou a ver se o casal de ramirezi o casal de colisas se dão melhor. Andavam a bicar-se uns aos outros e fiquei na duvida se eram queestões de territórrio ou peixes a mais.

Mas se andares a fazer as mudas de água certinhas, a água estiverr limpinha e não vires nenhum comportamento anormal na peixarada, não deves ter problemas.

Tira o saco do carvão, já não está a fazer nada lá, lava-o e guarda. No seu lugar coloca umas ceramicas para fixação de bactérias.

Vai fazendo as outras 2 mudas de água e depois diz quee tal correu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.