Peixes da Madeira...


Filipe Pacheco

Recommended Posts

Bem em primeiro lugar, olá a todos o meu nome é Filipe Pacheco, tenho 17 anos e vivo na Madeira e é a primeira vez que escrevo neste forum e como não tou lá muito bem dentro deste assunto, se fizer algum erro desculpem a minha ignorância lol...

Bem o assunto que me levou a criar este tópico foi o de que tou a pensar depois de já ter tido vários aquários de água doce (fria e tropical) e um nano-reef...acho que chegou a hora de exprimentar uma coisa nova, e como tal tou a decidir construir um aquário com peixes e invertebrados da Ilha da Madeira, dado que aqui na Ilha a oferta de peixes de água salgada é muuuuito pequena e como no mar da ilha tem tantos peixes lindos...e por isso gostaria de saber se existe aqui mais alguem no forum que já tenha tido ou tenha actualmente um aquário só com animais da Madeira...

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

Apenas para te dizer que se encontra nos mares da Madeira bastantes especies "semi-tropicais" bastante interessantes para aquarios de agua salgada. Sei que existem donzelas, anthias, lysmatas, stenopus, ermitas, turbos e outros animais que sao tipicos de reef. Se quiseres mais informacao tenta mandar uma MP ao Ricardo Calado que foi auem me informou sobre isto ja que mergulhou varias vezes por ai para investigacao. Boa sorte ! :D

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim de facto até existe uma variedade de animais cá na ilha, incluindo esses que disseste, mas o meu maior problema é que não conheço ninguém que tenha tido aquários deste género e gostaria de saber como é a expriência com eles...mas aqui abaixo tá uma lista de alguns peixes da Madeira bons pá se ter em aquário...(a lista de invertebrados é tao grande que nem vale a pena por lol)...

 

Estes são os mais vulgares:

 

Anthias anthias

Apogon imberbis

Chromis limbata

Abudefduf luridus

Bodianus scrofa (juvenil)

Thalassoma pavo

Xyrichthys novacula

Hippocampus ramulosus e Hippocampus hippocampus

Parapristipoma octolineatum (juvenil)

Tripterygion delaisi

Ophioblennius atlanticus

Scorpaena maderensis e Scorpaena canariensis

Stephanolepis hispidus

Balistes carolinensis

Canthigaster capistrata

Sphoeroides marmoratus

Diodon hystrix

Antennarius nummifer

 

Lista de espécies mais raras:

 

Abudefduf saxatilis

Lappanella fasciata

Balistes punctatus

Bodianus speciosus (juvenil)

Gobius auratus

 

E muitas outras espécies da família Chaetodontidae também podem ser vistas tal como peixes esquilo...

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Basicamente o que montarias para manter esses peixes e o mesmo que um reef... talvez manteria a temperatura um pouco menor na ordem dos 23 ou 24 graus mas de resto e tudo igual...

 

Agora tens de decidir e o tipo de aquario queres fazer... reef?? so peixes?? lagoa?? sps??....

De resto apenas mudaria a temperatura media do aquario. :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

Realmente existe por aqui imensa variedade de peixes e segundo o que me disseram alguns corais (paredes enormes de tubastreas), e claro as nossas anémonas que são bem bonitas, agora o problema é apanhar os ditos peixes, eu ontem fui mergulhar e vi imensos peixes lindissimos, um gobio super colorido, mas como os nossos movimentos dentro de água sao muito lentos não o consegui apanhar. Camaroes e ermitas não vi nenhum, e eu que estou mesmo a precisar de ermitas e uns camaroes :roll:

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá venho aqui depois de taaaaaanto tempo pa convencer os meus pais a aceitarem que eu faça um aquário de água salagada eh eh eh...

Bem como tenho muuuuitas dúvidas sobre este assunto, gostaria que vocês me pudessem ajudar neste ponto...

 

Em príncipio o aquário terá as seguintes medidas: 180x60x60 será de reef e não terá sump (penso que isso também não é problema) nem nada disso.

 

Do material adicional vai ser:

 

Um escumador (mas preciso que me digam a marca e modelo adequados a este aquário)

Duas bombas (também preciso de saber a marca e modelo pa este aquário)

E quanto a iluminação ainda não sei qual ponho, mas gostava de saber qual a que vocês aconselham para este aquário.

Pra além de Test Kits, termómetro, densímetro e coisas dessas...

O aquecedor não vai ser preciso e a temperatura da água será de cerca de 23º.

 

Em relação ao substracto será de areia coralina (agora queria saber quantos centímetros ponho lol)

E a água virá directamente do mar...

A rocha viva acho que vou apanhar no mar (a 30 metros de profundidade tem rocha da boa) ou talvez compre na loja, mas parece-me que não tá assim tao viva lol e um pouco cara não? 15 euros o kilo...

O resto da fauna será de peixes e invertebrados da madeira mais bonitos e talvez outros corais e peixes comprados na loja...

 

Agora peço que me respondam as perguntas que fiz, e desculpem por serem tantas eh eh eh...

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais