Turfa vs plantas


Luis Rodrigues

Recommended Posts

Caros colegas de hobbi/vicio

 

Estou com uma duvida/problema e pedia a vossa ajuda.

 

No meu aquario de 300litros tenho discus e tenho plantas. Neste momento tenho 168watts de iluminação ( eu sei que não é muito mas é o possivel). Ora como a agua da torneira chega com o ph de 7.4 o kh 8 e gh 8, pensei utilizar turfa para baixar estes valores. Sendo assim instalei um filtro com turfa dentro do meu bidom de reposo da agua e consegui baixar os parametros da agua. O problema é a cor que a agua adquirio. Eu até gosto do aspecto de chá da agua as plantas é que não acham muita piada pois a produção das bolhinhas de oxigenio fica muito reduzida. O meu problema é esse, para melhorar os parametros da agua prejudico as plantas e vice versa.

 

Pensei em adquirir um aparelho de osmose inversa. Resolve o Problema? Se sim que marca aconselham e a durablidade do aparelho.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Luis,

 

Eu não sou muito entendido em discus, mas penso que eles até gostam dessa tonalidade escura da água, pois onde eles vivem, os selvagens, a água é bem escura!!!

 

Agora em relção às plantas é que é mais complicado, nos aquários de discus nem sempre é fácil, por isso a escolha do aparelho de osmose inversa parece-me que seja uma boa solução!!!

 

Agora mais não te posso dizer porque nunca utilizei nenhum, mas o pessoal dos aquários salgados, parece que têm!!! :wink::wink:

 

Fica bem... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá LUis!

 

 

Vou ter de discurdar com co JEdi, aparelho de osmose inversa n é solução, muito menos tensto uma água da companhia boa com tens!

Sinceramante nunca notei diferença nas plantas com a utilização de turfa, mas também tive a preocupação de ter plantas que fosse adaptaveis a um aquario com Discus!!

 

Abraço!!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Nuno,

 

Vamos lá iniciar aqui uma discussão, no bom sentido é claro!!! :wink:

 

Eu nunca usei nenhum filtro de osmose inversa, mas pelo que tenho lido, e pelo que o Marco Madeira disse dele no subForum dos aquarios salgados:

 

...osmose inversa são filtros constituidos por carvão, resinas e membranas removedoras de varios elementos nocivos á água como cloro, ferro, nitrato, silicato, silica, fosfato, calcio, e outros... Retira á volta de 98% de impurezas da água tornando-a pura. Devido a essa remoção de nutrientes ela fica sem minerais saindo assim com um PH de 6,6/6,8 sendo optima para aquarios de água acida com baixa dureza

 

Visto isto, penso que é bom para aquários de discus, especialmente para as trocas parciais, mantendo assim sempre um bom nivel de qualidade, e o pH e dureza baixos!!!

 

Uma coisa é certa, eu também prefiro não usar, alem de ser bastante dispendioso, também não gosto que os peixes fiquem em água "muito pura" pois também perdem resistencia e à minima coisa ficam doentes, eu também só usaria turfa no filtro!!!

 

Fiquem bem... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jedi!

 

Eu também n tenho osmose inversa mas ao ler a seguinte afirmação fiquei bastante intrigado.

 

Eu nunca usei nenhum filtro de osmose inversa, mas pelo que tenho lido, e pelo que o Marco Madeira disse dele no subForum dos aquarios salgados:

 

...osmose inversa são filtros constituidos por carvão, resinas e membranas removedoras de varios elementos nocivos á água como cloro, ferro, nitrato, silicato, silica, fosfato, calcio, e outros... Retira á volta de 98% de impurezas da água tornando-a pura. Devido a essa remoção de nutrientes ela fica sem minerais saindo assim com um PH de 6,6/6,8 sendo optima para aquarios de água acida com baixa dureza

 

Fiquei intrigado não como aquariofilista mas sim como químico e resolvi pegar aqui nuns livros.

 

"Denomina-se osmose ao processo pelo qual uma solvente passa de uma solução mais diluída para outra mais concentrada, através de uma membrana semipermeável. Neste processo de osmose há tendência de igualar as concentração entre as duas soluções que estão em contacto através da membrana semipermeável." (in Grande Enciclopédia das Ciências Químicas)

 

"Membrana semipermeável é uma membrana que permite a passagem de moleculas de solvente mas impede que as moleculas de soluto passem" (in Química, Raymond Chang)

 

No nosso caso a solvente será a água e o soluto será o Cloro, os metais pesados,etc. E um exemplo que posso dar para perceberemos o que é OSMOSE é: se tivermos uma bexiga de porco (membrana semipermeável) cheia de água e mergulharmos num recipiente cheio de água salgada passado algum tempo a bexiga terá muito menos água pois a água sai de forma a diminuir a concentração de sal na água exterior. Mas menhum ião do sal entrará para dentro da bexiga pois ela é semipermeável. (Espero ter sido claro :shock: )

 

Mas vamos ao que interesa: Osmose inversa

"A osmose inversa usa uma pressão elevada para forçar a água a sair de uma solução mais concentrada para outra menos concentrada através de uma membrana semipermeável." (in Química, Raymond Chang)

 

A Figura seguinte já ajudar-nos a perceber de uma maneira bastante simplificada como funciona a osmose inversa:

osmoseinversa.jpg

(in Química, Raymond Chang)

 

 

Jedi, percebes agora porque fiquei intrigado com aquela afirmação?

Eu sei que há varia aparelhos que fazer quase o mesmo efeito que a osmose inversa, podendo esse aparelhos ser como o Marco disse, mas osmose inversa propriamente dita apenas precisa de uma membrana semipermeável e de presão! Vai tirar as "impurezas" pois pela membrana só passa mesmo H2O e altera o pH pois muitas vezes o pH da água é devido a existencia dessas "impurezas" (iões, moleculas,etc).

 

 

Sinceramente não sei se fui claro, mas pelo menos tentei! :oops:

 

Abraços

 

 

 

 

 

 

quote]

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Nuno,

 

Concordo com tudo o que disseste sobre osmose, osmose inversa, etc, e já agora parabens pelo trabalho de pesquisa no Chang, eu também tenho esse livro mas nunca gostei muito dele, tou em eng. mecanica e tive uma cadeira de quimica geral, foi um problema para fazer aquilo, não gosto mesmo nada de quimica!!! :oops:

 

Esses filtros chamam-se osmose inversa mas parece que têm outro nome, acho que é deionizador, mas agora mais não sei, e também gosto das coisas mais ao natural, e então prefiro não os usar!!! :shock:

 

Fica bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

existe outro problema quando se usa filtros destes em aquários plantados.

como disseram só passa mesmo H2O, então todos os metais residuais presentes na água canalizada são deitados fora e alguns destes metais são de muita importancia para as plantas (ex: Magnésio Boro cobre etc...), ou seja, depois de utilizar o filtro temos de repor todos os elementos traço.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se as plantas fazem menos bolhas é consequência da menor quantidade de luz, já que a água com o tom de chá fica menos transparente...

 

uma solução!

se tens condições para isso, é aumentar ligeiramente a luz, para compensar a perda de luz devido à turfa...

 

A turfa tem boas propriedades, uma delas de quelante, o que é que isto quer dizer?

 

Simples, o ferro quando livre FE2+ transfoma-se facilmente em FE3+, que embora seja assimilável pelas plantas (há quem diga isso), na prática não é...

 

porquê?

porque não é soluvel na água... este cai para o areão e por lá fica e/ou vai pró filtro etc..

 

os quelantes (geralmente ácidos orgânicos, como o ácido húmico), associam-se ao FE2+ e memo ao FE3+ mantendo este soluvel...

 

tenho ouvido umas conversas que as plantas também conseguem absorver o FE3+ se este estiver soluvel, mas gastando mais energia para o fazer do que se este estiver na forma FE3+...

 

bom já chega de ciência...

com tudo isto quero dizer que turfa recomenda-se num aquário plantado...embora com um pouco de mais luz...

 

Abraços!

António Vitor

 

(nota)

Os quelantes não funcionam só com o ferro... existem outros elementos que podem se quelados, um bom exemplo são os metais pesados (mercurio, cobre, etc..), estes elementos tóxicos com os tais ácidos da turfa mostram-se menos agressivos, sendo muitas vezes benignos, isto só porque existe turfa presente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ò António

 

O que eu gosto de ti é que tudo é muito simples e quase tudo é resolvido com o aumentar da luz. E tens razão, mas infelismente não tenho hipotese de por mais lampadas flurecentes na tampa do aquario (já passei de 60w para 168w)e como as tuas ainda não são hipotese ( dinheiro e mulher).

 

Tudo se resume a uma questão de equilibrio do sistema.

 

 

Mas vou voltar ao sistema antigo de agua não tratada com turfa e ph7.4 gh8 e kh8 em que tenho mantido os meus discus á mais de um ano e as minhas plantas e as minhas algas e os meus caracois... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não advogo o uso de mais luz para todos, mas que as plantas precisam de luz é inevitável... nós comemos a energia capturada pelas plantas, elas sem energia passam fome...

 

De que outra maneira é que querias manter o nivel de "bolhinhas", terias de dar energia às plantas, certo?

Se reduzes a energia, elas comem menos, e fazem menos "bolhinhas".

(As respostas seguintes são respostas genéricas, não são só para ti Luis...):

 

Para a malta que não tem possibilidades (euros, ou espaço), e se tiverem o sol a entar em casa...

usem-no!!!

 

não liguem ao que é dito vezes e vezes sem conta "o sol é de evitar", pois bem, não é!

se usarem-no quando este se encontra no horizonte (depois das 16, ou até às 10), a água não aquece muito...

nos espaços do meio usariam as fluorescentes...

simples não é ... e bem economico...

 

teriam luz para qualquer tipo de plantas...

 

o problema que vejo é as plantas se inclinarem para o sol, isto e os vidros que apanham com o sol poderem ganhar um verde distinto...

:lol:

nada que uma boa limpeza não faça...

 

 

se a questão for espaço e se tiverem jeito para o DIY (faça voçê mesmo), podem sempre comprar lampadas daquelas de enroscar economicas... também funcionam nos aquários e são fáceis de arranjar, e ocupam pouco espaço)...

 

Muita gente pensa que as plantas para estarem saudáveis têm de fazer o tal pearling (as ais "bolhinhas"), ERRADO

repito ERRADO!!!

 

elas só fazem pearling quando estão saturadas de O2 nos seus tecidos, aliás as bolhas aparecem por vezes porque provocam rupturas nos tecidos das mesmas, o aumento dos radicais livres também provoca lesões nas plantas...

 

se elas se mantiverem saudáveis sem pearling é provável que ainda façam fotossintese suficiente para as suas necessidades...

 

O Pearling não é tudo...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um sistema de osmose é CARO!

 

não dura para sempe (há que mudar membranas), gasta água muita água (que vai pró esgoto), e é muito caro!

(eu não tenho 1 sistema destes por questões economicas)

 

ainda por cima vais ter que meter alguns dos elementos que a osmose retira...

mais custos!

 

sinceramente, os beneficios da turfa, seriam de aproveitar... seria mais realista, já que o habitat de muitos dos nossos peixes é exactamente esse...

 

um bom ambiente para os peixes seria água com turfa e plantas flutuantes, há muitas e bonitas...

pelo menos os peixes sentiriam-se bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Antonio não leves a mal o que eu disse sobre a luz.

O facto é que o meu aquario deveria ter mais luz.

Adorava ter uma planta vermelha e todas as plantas a fazerem bolhinhas mas com o setup actual isso não é possivel.

De qualquer forma as minhas plantas lá vão crescendo de forma saudavel.

Estou é agora com um problema com algas pretas mas estou a ver se controlo com mudas de agua e caracois.

 

è tudo uma questão de equilibrio

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Luis

 

Eu compro num fornecedor de quimicos ,mas tenho de comprar 20l de uma vez o que sai caro mas duro um tempão!

As resinas são catalizadores de iões e a elas se fixam tudo o que tenha electrões de valência (metais portanto) e assim voçê baixa a dureza da agua !

São bastante utilizadas em purificadores de agua!

Hà tb á venda em lojas de aquariofilia mas o preço é de ir as lágrimas.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Descupem lá a minha ignorancia mas eu não percebo nada de quimica e fiquei quase na mesma. Tens de ser mais especifico.

Se não for muito trabalho podes me indicar a referencia da resina e o modo de uso (quantidade necessaria para alterar 300lt de agua ph7.4 gh8 kh8, etc.).

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais