Agitação


zlatan9

Recommended Posts

Boas

 

Hoje comprei 2 corydoras bronze e 1 limpa-vidros.Fiz aqueles procedimentos normais antes da introdução, mas os peixes andam muito agitados.As corydoras andam sempre para baixo e para cima, não sei, tentando chegar desesperadamente à superfície.Já o limpa-vidros anda também sempre de 1 lado para o outro.Os outros apresentam um comportamento normal. Não acho que seja falta de oxigénio, pois até fiz a experiência de reduzir o volume de bolhas que saem do filtro, que me parece que agita demais a água, mesmo o volume mínimo. Para a oxigenação da água é necessário tar a fazer bolhas ou basta haver movimentação?

Obrigado.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o limpa-vidros não sei até porque não especificou a espécie mas em ralação às corys isso é normal.

 

elas andam normalmente junto ao solo e derepente começam a subir lentamente depois dão um esticao atingem a superficie e voltam a descer?

 

se for assim é perfeitamente normal, é como um ritual delas...

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles não param de fazer isso, parece que andam desnorteados e nunca estão no fundo.Provavelmente também deve ser da ambientação.Obrigado pela ajuda.

Quanto à questão do filtro, será preciso estar a fazer bolhas ou não?Há algum problema se a água estiver um pouco agitada de mais?

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende dessa tua noção de 'agitar de mais'.

 

O oxigénio não são as bolhas mas sim, a agitação que as mesmas provocam à superficie, possibilitando assim, as trocas gasosas.

 

Nota: Verifica os níveis de 'poluição da água'. Os peixes recém-chegados poderão estar a estranhar essa mudança de parametros comparada com a água de onde vieram (loja).

 

Abraço,

Fábio Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em relação ao "limpa vidros" sem se saber a especie é complicado dizer o que quer que seja.

Em relação as corys isso é perfeitamente normal, eu tenho 8 e fazem isso as vezes quase em fila indiana durante bastante tempo, chega a cansar só de olhar para elas e já estão a mais de um ano no aquario.

Até arriscava a dizer que é bom sinal elas fazerem isso, mas espera por mais opiniões.

 

Cumprimentos

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NÃO TE PREOCUPES...

 

quando tive as minhas corys também fiquei com essas ideias e pus um topico (ainda me lembro) parecido com este.

 

elas andaram assim cerca de uma semana e na segunda também tinham um comportamento assim mas mais suavizado. depois ficaram como todas as outras corys e ja puseram ovos e tudo...

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora e para não estar a criar outro topico, vinha pedir alguns conselhos relativos à população do aqua.Então é assim, neste momento tenho:

2 mollys

3 guppies

1 otto

1 flying fox

2 corydoras

 

Vou ainda arranjar mais 1 molly.Visto que tenho 58L brutos e que todos os peixes são ainda novos, queria ainda juntar outra especie, mas que não desestabilizasse o aqua.Qual?O meu pH é de 7.4.Deverei meter aqui sal?

 

Um abraço.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem que as mollys adoram sal, além de sempre ajudar a prevenir ictio e demais bicharada que não gosta de água ligeiramente salobra. :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Por outro lado vai stressar os outros peixes do comunitário, e para as mollies não é o mais importante: há uma frase da Dra. Joanne Norton, que é frequentemente citada quando se discute a necessidade de sal por parte das mollies, que eu encontrei para colocar aqui:

 

"...If water changes are large enough and frequent enough, and if all the water is well aerated and circulated, livebearers (all the species I have kept) do fine without salt added to the water. If these conditions are not met, or if the fish are too crowded, then troubles appear. Thus, salt enables you to continue one or more poor tank management practices that are still harmful even though the fish may survive them in the presence of salt…”

 

A frase tem 30 anos e esta senhora é "a" grande perita em mollies. A maior parte das variedades de mollies que temos hoje foram desenvolvidas graças ela.

 

A verdade é que me parece que isto do sal se trata de um mito. Bem fundamentado, mas um mito. Vou basear-me em textos que fui encontrando para montar o meu argumento:

 

É verdade que muitas mollies são encontradas em águas salobras (e até em água salgada), o que faz algum sentido para a tese do sal mas, se investigarmos um pouco, descobrimos que a maior parte das mollies vivem em cursos de água doce e raramente estão em contacto com água salobra. No entanto são, como se sabe, extremamente adaptáveis, e vivem em todo o tipo de águas, mas a maior parte das espécies nunca estão em contacto com água salobra no seu habitat natural.

 

Para além disso, as mollies que compramos nas nossas lojas são criadas em água doce há imensas gerações e, mesmo que pareçam ser de espécies que até vivem em águas salobras, a realidade é que são híbridos de várias espécies de mollies.

 

O que as mollies precisam é de muito espaço (40 litros por trio é o que tem sido aconselhado), água cristalina, temperatura adequada (24ºC), muitas TPAs (estou a ler aqui num texto 50% por semana, e até eu fiquei supreendido), características da água constantes, e sobretudo, água dura!

 

Eu tenho as minhas mollies com um substracto de aragonite, pH tamponado nos 8,2, e estou convencido de que todas as vantagens do sal no que diz respeito às mollies estão na dureza da água.

 

A dieta também é um factor importante: as mollies alimentam-se sobretudo de matéria vegetal, por isso os flocos genéricos não bastam. Pastilhas de espirulina, por exemplo, são uma boa base alimentar, com alguns flocos genéricos e congelados -por exemplo- pontualmente para variar.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, percebi.

Ainda bem que ao menos ando a variar as dietas e a fazer as TPA's direitinhas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, quanto ao sal já está decidido.Agora e, uma vez que parece estar já tudo estabilizado depois do ciclo, estava a pensar juntar daqui a 1/2 semanas outra especie, como acima disse. Qual seria melhor, sendo o pH de 7.4?

Obrigado.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não sabemos quantos litros tem o teu aquário, e isso pode ser determinante. Mas podias pensar em mais ovovivíparos (guppies, platies, caudas-de-espada, etc.), eles gostam de águas alcalinas. Astyanax fasciatus é difícil de arranjar... Os Gouramis dão-se bem com esse pH...

 

Na verdade, com uma boa ambientação, acho que podes ter muitos peixes com esse pH, desde que não sejam peixes que exigam um pH muito baixo e água macia. Ou ciclídeos africanos...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu já tinha dito que tinha 58 litros. Poecilídeos não tava a pensar meter mais devido à sua elevada taxa reprodutiva. Qual seria então o ideal para juntar? Das espécies que referiu, é indispensável ter pelo menos 1 casal ou pode-se ter so 1 peixe?

Obrigado.

 

 

 

 

Cumprimentos.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dos ovoviviparos convem ter pelo menos um trio (um macho, duas fêmeas), pois os machos podem ser massacrantes na sua perseguição às fêmeas.

 

Os bettas em trio, e os gouramis em casal. No caso dos gouramis tens de ver, pois uns adapta-se melhor a águas alcalinas do que outros. Mas como disse acho que com 7,4 não vais ter grandes problemas.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.