flutuantes


ricardo gomes

Recommended Posts

E será que na vossa terra especial catraia é um insulto? Pois na minha é apenas um nome como outro qualauer para designar jovem! Será que preferiam que eu lhe chamasse moçoila? Sim eu quero ser respeitado e também exijo que me respeitem e o que fizeram agora só mostra a vossa falta de carácter!! Eu não desrespeitei ninguém ao contrário de vocês que duvidaram das minhas palavras e gozaram comigo ao dizer que viviam numa terra especial. Eu apenas fiz referência a esse facto, posso não tê-lo feito do melhor modo mas se conhecessem as circunstâncias da minha vida veriam que agi muito dentro dos conformes!! Antes de vos informar de qualquer coisa informei-me e garanto vos que não existe qualquer planta sem raízes, todas as têm!! E sim a convivência é mesmo o nosso maior trunfo e eu nunca me esqueço disso e é por isso mesmo que eu participo nestas conversas , para conviver adquirir novos conhecimentos e também ajudar-vos a adquirir novos conhecimentos mas como parece que nenhum de vocês está receptivo a receber as minha ideias eu vou procurar convivência noutro lado em que me aceitem a mim e à minha experiência já que vocês apenas me menosprezaram e tiveram a desplicência de dizer que apenas tenho 4 mensagens!! Ora isso não indica que eu saiba menos que vocês , indica sim que sou novato nestas andanças mas já aqui ando há muito nesta vida mas agora parece que a experiência não conta. Que apenas as mensagens contam!! Se não me aceitam e não sabem receber novos membros neste fórum de convivência acho que a minha missão acaba por aqui e assim me despeço.

 

Com os mais respeitosos e sinceros cumprimentos:

 

Américo Nívio da Silva Vintém

"A convivência é o nosso maior trunfo"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que o melhor era mesmo esquecer o incidente e começar realmente a discutir o que interessa aqui.

 

Se existem ou não plantas sem raizes.

 

Posso-lhe garantir que sim.

 

O já citado certophyllum por exemplo.

 

Outro exemplo são os musgos, que não teem raizes mas sim rizóides, que apesar de servirem grande parte das funções das raizes, não teem a estrutura que permita classificar estas estruturas como raizes.

 

o mesmo acontece por exemplo com todas as riccias.

 

temos ainda o caso de uma planta flutuante carnivora, Utricularia vulgaris, por exemplo.

 

Mas já agora, onde foi procurar essa informação?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que as regras de convivência (há quem lhes chame convenções sociais, há quem lhes chame boa educação) sejam diferentes para quem tem circunstâncias da vida mais difíceis ou menos difíceis.

 

Digo-lhe isto, Sr. Nívio, porque a sua reacção foi em tal desproporção que até achei que era uma brincadeira. Peço-lhe que encare as coisas com algum humor e com espírito aberto :oops: e tenho a certeza de que quando reler os textos vai ver que, por um lado, a história da "terra especial" foi uma graçola inocente, entre amigos (igual à que fez umas linhas antes, já que o que disse -"na minha terra"- implicava exactamente que o Ricardo Gomes vivesse numa "terra especial" diferente da sua) e, por outro, a Ana não reparou no seu tópico (o que é normal num fórum onde se escreve tanto) e, ainda por cima, muitos de nós sabemos que de facto há muitas plantas sem raízes (não sei se leu os textos entre a sua primeira intervenção e a segunda).

 

E não tem mal nenhum o Sr. Nívio (assim como a Ana o fez) aprender isso aqui no fórum. Eu próprio aprendi quase tudo o que sei de aquariofilia aqui, e não vejo como isso me diminui.

 

 

 

Se mesmo assim continuar a achar que as pessoas aqui não conseguem escrever sem o ofender (e as histórias da vida pessoal de cada um não dizem respeito a ninguém) relembro-lhe que temos aqui sete mil trezentos e oitenta membros que discordam de si e acham que a convivência neste fórum é saudável, e portanto parece-me que o problema não é nosso, não é dos membros do fórum nem é problema dos membros que responderam a este tópico... Nem sequer é de termos dificuldade em aceitar novos membros, como os números desmentem.

 

Ninguém ficou ofendido com os seus "Eu cá na minha terra não conheço plantas sem raízes... E não me parece que fora da minha terra existam!!!", "E por que carga de água é que não podes ter plantas com raízes? Mas que é isso?", "Não sei como ousam desafiar a minha experiência enqunto aquariófilo de 64 anos que sou!!", "Posso não ter estudos e ser rude nas palavras que uso mas indigna-me que gozem comigo!", "Tenho idade para ser vosso pai ou até avô e digo-vos que me choca que não se fiem nas minhas palavras e que seja preciso vir aí uma catraia de 19 anos a _ana_ a dizer o que eu já tinha dito para vocês se acreditarem!!", "Sim eu quero ser respeitado e também exijo que me respeitem e o que fizeram agora só mostra a vossa falta de carácter!!", assim como muitas outras.

 

Mas podiam ter ficado ofendidos!

 

Como vê, é verdade o que disse: foi rude e incorrecto. E acrescento que foi injustificavelmente agressivo. Ao pé de tudo o que você disse, "na minha terra (que pelos vistos é especial)" é mesmo uma brincadeira: imagino que pode concordar comigo!

 

Espero assim, Sr. Nívio, sinceramente, que fique tudo bem e que compreenda que o convívio aqui é saudável, e desejo-lhe que se ajuste.

 

É claro que se mesmo assim considerar que "a sua missão acaba por aqui", o forúm vai continuar a sua própria missão: a de fazer de todos nós, que realmente nos interessamos, aquariofilistas melhores e de mente mais aberta. Quem não compreende que para aproveitar a força didáctica desta poderosíssima ferramenta é preciso ter vontade de aprender e humildade para receber dos outros, acaba por servir nem para aprender, nem para ensinar.

 

 

Um Abraço:

Tiago.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Acho que o tiago disse tudo

 

Senhor nivio, fique sabendo que nestes forums muitas vezzes as opiniões dividem-se. Exactamente porque não passam disso: opiniões!

Ninguém é conhecedor da verdadeira verdade, e pelo facto de alguém discordar da opinião de outrém, não significa que isso seja desrespeito.

Na verdade a forma como lhe responderam penso ter sido a mais adequada à sua intervenção um pouco, permita-me que o diga, "arrogante".

 

Amigo Nivio, faça-me o favor de se informar melhor, porque é largamente conhecido que EXISTEM plantas sem raízes, e eu ficaria feliz e seria um gesto honroso da sua parte reconhecer aqui o seu engano. O senhor com os seus 60 anos vem com certeza duma época em que a honra era o mais importante que um homem podia ter, aquilo que ninguém lhe pode tirar. Mantenha a sua dignidade, informe-se, e admita o seu erro.. Nem que tivesse 100 anos estaria livre de errar.

 

Posso ter apenas 19 anos, como a ana, mas parece que a nossa geração tem estado a fazer muito melhor figura do que essas pessoas com tanta experiência de vida. :oops:

 

Espero vê-lo brevemente de volta ao fórum.

Respeitosos cumprimentos

 

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais