Nano - Fotos - Ajuda na população


Arquimedes

Recommended Posts

Boas.

 

Estou a montar um nano-reef como 1ª experiência em água salgada.

 

Dimensões: 50© x 30(a) x 25(p) - Volume - 37.5 litros

Rocha viva: 10Kg

Areão de Coral: 7Kg

 

Com isto tudo, só sobra 20 litros de água.

 

1 PH Lifetech 1200 - 600 l/H

1 PH Hagen 301 - 650 l/H

1 Aquecedor Hydor 50W

1 Calha Lifetech 40cms 2 x 18W (T5) - 10.000K

 

A rocha viva já trazia um zoanthos, vários espirógrafos, um verme vermelho parecido com uma centopeia (só o vi 1 vez), macro-algas e uma aiptasia.

 

Manutenção: Reposição dia sim dia não com água destilada e trocas parciais semanais de 15% de água do mar.

 

img00011ly.jpg

 

img00102zf.jpg

 

img00110pd.jpg

 

Algumas dúvidas:

 

- Que tipo de corais e afins posso colocar que sejam adequados a este aquário (volume/iluminação/equipamento/manutenção) - preferência por cores desde o vermelho escuro a laranja);

 

- Sugestões para fauna? Isto suportará qualquer coisa como 2 peixes (será possível 2 Amphiprion frenatus?), 1 camarão, 2 ermitas e 4 burries? É melhor 1 frenatus sozinho ou 2 dão-se bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda estou a tentar identificar o que veio com a rocha.

 

Vi algo parecido com um camarão com uns 5 mm de cor creme correndo pela rocha com grande velocidade, como se a rocha estivesse fora de água.

 

Também está algo parecido com um verme vermelho que está a construir um tubo sólido encaracolado sobre a rocha com uns 5 mm de diametro e que lança uma "teia" com alguns cms onde ficam presas partículas que passam na corrente. Estou com a sensação que ele puxa a rede de volta.

 

Entretanto tentei injectar sumo de limão na aiptásia, não sei é se a apanhei a jeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Manutenção: Reposição dia sim dia não com água destilada e trocas parciais semanais de 15% de água do mar.

 

Tens condições de medir os T.D.S. da água destilada que estás a utilizar? É que a maioria dos produtores armazenam a água em depósitos de cobre e como tal é prejudicial para peixes e invertebrados.

 

- Que tipo de corais e afins posso colocar que sejam adequados a este aquário (volume/iluminação/equipamento/manutenção) - preferência por cores desde o vermelho escuro a laranja);

 

Julgo que com a iluminação que tens não terás problemas em manter qualquer tipo de coral mole - zoanthus, capnelas, sarcophytons, lobophytons, actinodiscus, ricordeas, etc...

 

- Sugestões para fauna? Isto suportará qualquer coisa como 2 peixes (será possível 2 Amphiprion frenatus?), 1 camarão, 2 ermitas e 4 burries? É melhor 1 frenatus sozinho ou 2 dão-se bem?

 

Parece-me que 2 peixes em 20 litros de água é extremamente díficil de conseguir. Frenatus na minha opinião está fora de questão. Se queres mesmo mesmo 2 peixes eu apostava em 1 daqueles góbios pequenos (acho que são os okinawe) e talvez num p. fridmani.

 

Entretanto tentei injectar sumo de limão na aiptásia, não sei é se a apanhei a jeito.

 

Julgo que o kalk é mais eficaz nesta tarefa.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Duarte.

 

Liguei para o fabricante da água destilada e aparentemente tinham lá alguém que até percebia de aquários :twisted: Garantiram-me que usam contentores de matérial plástico e que usam numa 1ª fase um sistema de osmose e depois permuta iónica.

 

Em relação aos corais mandei vir pra já só 2: umas Xénias azuis (existem ou serão Cespitularia ou outra aparentada?) e uns Tubastrea.

 

No que respeita a peixes, infelizmente li o teu post tarde demais e já aí vêm 2 Amphiprion xanthurus (parece que é outro nome para o clarkii?) com uns 3 cms. Enviei para a loja os dados do aquário e o esquema de manutenção e fiz a mesma pergunta e disseram-me que aguentava os 2.

 

No que respeita à aiptasia, não tenho Kalk por isso retirei a rocha e coloquei um isqueiro na entrada do buraco e a seguir ainda esgravatei com uma chave de fendas em brasa.

 

Estou a ver se mudo um óscar que está num aquário de uns 100 litros pra um aquário maior e tava a ver se nesse colocava conchículas. Mas se vir que as coisas no nano vão mal, fica o de 100 litros de água salgada.

 

Já agora, ao que é que eu tenho de estar atento para prevenir problemas devido a excesso de calga biológica? Basta-me estar atento a nitratos?

 

Mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Liguei para o fabricante da água destilada e aparentemente tinham lá alguém que até percebia de aquários Shocked Garantiram-me que usam contentores de matérial plástico e que usam numa 1ª fase um sistema de osmose e depois permuta iónica.

 

Não sei o que é permuta iónica mas se não utilizam cobre é bom sinal! De qualquer forma se te for possível medires os T.D.S. melhor!

 

Em relação aos corais mandei vir pra já só 2: umas Xénias azuis (existem ou serão Cespitularia ou outra aparentada?) e uns Tubastrea.

 

Provavelmente e infelizmente serão aparentadas das Xénias tradicionais. Cespitularia há muito que não se vê por cá ... mas se for ... é bom sinal é sinal que elas andem aí e que têm de vir para aqui :twisted::twisted:

 

No que respeita a peixes, infelizmente li o teu post tarde demais e já aí vêm 2 Amphiprion xanthurus (parece que é outro nome para o clarkii?) com uns 3 cms. Enviei para a loja os dados do aquário e o esquema de manutenção e fiz a mesma pergunta e disseram-me que aguentava os 2.

 

Sinceramente não sei como é que se passam licenças de comercialização de seres vivos a lojas deste calibre ... mas em como tantas outras coisas neste país já nada me surpreende. Infelizmente é o que temos e que é díficil de fazer algo para mudar é ...

 

É um facto que os peixes são pequenos e que quando crescerem (atingem até aos 15 cm na natureza) já tu tens um aquário maior :( mas prepara-te para uns pequenos terroristas, que tem alguma apetência para serem escavadores :twisted:

 

No que respeita à aiptasia, não tenho Kalk por isso retirei a rocha e coloquei um isqueiro na entrada do buraco e a seguir ainda esgravatei com uma chave de fendas em brasa.

 

Devias evitar esse processo, uma vez que, poderás infligir dano à vida que habita na rocha, e como o kalk nem é caro e até vais precisar disso toca a comprar!

 

Já agora, ao que é que eu tenho de estar atento para prevenir problemas devido a excesso de calga biológica? Basta-me estar atento a nitratos?

 

Tenta não alimentar em excesso, para ver se eles não "cagam" muito :twisted: Controla nitratos e fosfatos também .

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado e obrigado :?:

 

Vou ficar de olho nos nitratos pra já até conseguir um teste de fosfatos.

 

Eu meti-me nesta história dos salgados sem tar à espera. Nunca tinha achado grande piada. Aconteceu por acaso que tive que passar 4 dias ao lado de um nano com um frenatus e um stenopodos hispidus. Foi a perdição. Mas isto tudo pra dizer que o frenatus tinha 3 anos e no máximo teria uns 5 cms devido a ter vivido esse tempo num aquário de 60 cms.

 

Por outro lado talvez não tenha sido assim tão mau comprar dois (desde que sobrevivam) e uma coisa que da loja me disseram e penso que com razão, é que é mais fácil introduzir 2 de uma só vez em termos de convivência.

 

É quase certo que daqui a uns tempos os mude para um aquário maior. Os corais começam a não caber e...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tempo passa a correr... e já mudei tudo pra um aquário com mais do dobro do volume. Mas ontem quando fui buscar os 2 peixes ao aeroporto, 1 tava morto... E o layout estava muito mais bonito antes, claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe sobrevivente come mas anda com problemas de bexiga natatória, tá sempre à superfície.

 

Entretanto aqui vai uma foto do novo aquário: 70x30x40

 

img0017a0ho.jpg

 

Uma xenia azul(?)

 

img0038a9nl.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pobre animal... até dá pena ver o bicho a tentar ir ao fundo e a n conseguir :lol::?:oops::lol:

Se possivel explica lá como foi feito o transporte do animal... é que a ter uns tb vão ter q viajar de avião e n quero q aconteça o mesmo... vou nem q seja apanhar peixes-verdes ali abaixo e meto-os no aqua e deixo os importados quietos.

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que possa ter corrido mal e não quero especular.

 

O certo é que um veio morto e outro já veio assim. O que podes fazer é encomendar a uma empresa que te dê garantias de que é um peixe com qualidade e que chega em bom estado ou te devolvem o dinheiro - não foi o meu caso e por causa disso perderam um cliente.

 

Uma altura mandei vir 20 e tal peixes (Malawi) e tudo 5 estrelas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O peixe flutuador começou a melhorar. Mas ontem vi que tava com bastantes pontos brancos.

 

Como isto é um aquário em início de carreira e não queria andar a lidar com quimicos, peguei num UV de 36Watts e meti-o lá.

 

Bom quando voltei passadas quase 2 horas, a temperatura tinha subido 4 graus! Os 36 watts aqueceram-me a água, apesar de ter desligado as luzes. Desliguei o UV.

 

De qualquer forma, hoje quando fui ver o peixe, já não consegui ver pontos brancos. Pareceu fácil demais. 2 horas de UV chega?????

 

Hoje liguei o UV de novo durante 1 hora por via das dúvidas, porque os parasitas podiam ter largado o peixe pra se reproduzir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande azar... 1 peixe morto, 1 flutuador e cheio de parasitas...

Acho que ligava para onde esses peixes foram comprados a agradecer a qualidade dos animais mandados.

 

Boa sorte que está com um arranque atribulado....

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

não querendo ser repetitivo (relativamente à agua destilada) só gostaria de avisar que o problema actual não com a armazenagem, mas com o processo de desmineralização, ou seja, o processo normal é a passagem da agua por serpentinas de cobre...e isso é prejudicial.

 

Se pensas em comprar água, vai à farmácia...a água da farmácia é feita por osmose inversa e chama-se agua purificada (é a que eu uso!)

 

Um abraço

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos: Só pra termos de comparação:

 

Encomendei a uma outra loja no Porto um coral, ermitas e nassários. O coral chegou em sopa, os nassários mortos e os ermitas vivos. Falei com a loja que apresentou logo duas opções para resolver a situação: nova tentativa por um meio mais rápido ou devolução de dinheiro. E não perdem dinheiro a fazer isto, porque eu vou continuar a ser cliente, ao contrário da outra loja.

 

Quinzico: Eu por acaso acabei de comprar um sistema de osmose inversa em 2ª mão mas ainda não o tenho aqui, pelo que amanhã ainda vou ter que comprar água e vou seguir o teu conselho. Mas o sistema de passagem da água por serpentinas de cobre é usado para que técnica normalmente? Vapor, osmose inversa ou permuta iónica?...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

pelo que sei as serpentinas são para condensar a água...quando a água é purificada por destilação (vapor). Realmente a permuta iónica é melhor que a destilação normal, no entanto poderá colocar problemas. A permuta iónica consiste na passagem de água por uma resina que fixa os compostos orgânicos e alguns inorganicos (através da permuta de iões de hidrogénio)...no entanto não garante muita fiabilidade, já que a sua eficiência depende em muito da periodicidade em que se mudam as resinas e ao risco de alguma parte da resina acabar por ir com a agua.

 

A técnica mais eficiente e fiável de produzir água purificada é mesmo a osmose inversa.

 

Espero ter ajudado...um abraço

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, quando falaste em serpentinas de cobre eu lembrei-me logo da destilação de bebidas alcoólicas.

 

Eu tenho comprado no supermercado e pelo que o fabricante me disse ao telefone, usam osmose inversa seguida de permuta iónica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,  

 

não querendo ser repetitivo (relativamente à agua destilada) só gostaria de avisar que o problema actual não com a armazenagem, mas com o processo de desmineralização, ou seja, o processo normal é a passagem da agua por serpentinas de cobre...e isso é prejudicial.  

 

 

Não sei se estarão a confundir sistemas de destilação e bidestilação de agua com desmineralização (muito mais caro) mas efectivamente trabalhei já com desmineralizadores e o sistema não tem qualquer serpentina nem de cobre nem de outro género. Querem agua condensada podem sempre usar de um desumidificador caseiro. E não não passsa também em nenhuma serpentina de cobre a agua, a serpentina dos desumidificadores (e também dos frigoríficos) nunca tem agua mas sim freon o gás que ao evaporar aquece "roubando" energia termica ao meio circundante arrefecendo assim o que se pretenda na câmara, ou fazendo condensar a gua no desumidificador.

 

Quanto aos barris de cobre já há muitos anos que não se usa tal coisa para armazenar agua, é que fica muito mais barato fazer depósitos de material plástico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais