TPA feitas com àgua quente - Duvida??


Recommended Posts

Actualmente faço as minhas TPA's misturando àgua (fria) que ficou parada durante pelo menos 2 dias com àgua quente proveniente da torneira, desta forma tento colocar a àgua para a respectiva troca, a uma temperatura o mais possivel identica à encontrada normalmente no aquário.

 

Gostaria então de saber se a inserção de àgua quente (com anti-cloro) proveniente da torneira poderá prejudicar os meus peixes?

 

Já fiz uma vez esta pergunta numa loja de aquarofilia reconhecida por todos nós e lá disseram-me que se àgua fosse aquecida por esquentador poderia ser prejudicial porque pequenas porções de gás mistura-se com àgua podendo isso prejudicar os peixes.

 

Visto que a minha àgua é aquecida por paineis solares decidi começar a fazer TPA's como acima descrito.

 

O que tem a dizer sobre isto?

 

Desde já obrigado

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz uma vez esta pergunta numa loja de aquarofilia reconhecida por todos nós e lá disseram-me que se àgua fosse aquecida por esquentador poderia ser prejudicial porque pequenas porções de gás mistura-se com àgua podendo isso prejudicar os peixes.

 

Ola madiques, epa tou com uma duvida .... não sei qual o funcionamento interno de um esquentador, mas a minha intuição diz-me q o gas sertve para a chama acender e posr sua vez aquecer a àgua q passa...certo? Se assim for acho q esse lojista deve tar com um problema no dele e convinha avisa-lo antes q a casa del va pelos ares :idea::wink:;)

 

Se de facto houver mistura, para alem de ser nocivo para os peixes não o seria para o ser humano tb? deixa esta pergunta no ar... has-de perguntar a esse lojista para ver o q te diz :) tou curioso pela resposta.... (palpito q a água usada na coziinha e nos banhos e na comida etc etc é de garrafão :))

 

Por outro lado, os gases ao sair a àgua da torneira, escapam-se naturalemnte para a atmosfera... (Exemplo disso o Radão)..qto ao butano (ou é propano?) se de facto estiver misturado penso q tb se libertaria pelo mesmo princípio, logo não haveria risco....

 

Por ultimo o cloro, de facto pode ser nocivo para os peixes em grdes concentrações....mas como não me parece ser o caso...eu não me preocupava muito nem costumo usar anti-cloro :) mas isto é uma exepriencia pessoal ...es te topico do por ou nao por anti cloro ja aqui foi debatido uma vez...faz uma pesquisa q encontraras certamente esse e porventura outros mais :)

 

Visto que a minha àgua é aquecida por paineis solares decidi começar a fazer TPA's como acima descrito.

 

Qto aos paneis, se fosse a ti perguntava ao lojista como tens esse sistema se a tua água não virá com doses excessivas de raios UV´s e IV´s :lol::lol::lol::lol: já q o sol aquece e pode misturar-se na água né? :lol::lol::lol::lol:

 

Abraço

 

PS- Espero q no meio de tanta laracha te tenha ajudado :)

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!!!!!!!

Epa, eu nas mudas de agua, simplesmente, tiro agua da torneira, meto num pucaro e fervo a agua, neste processo td o cloro acaba por se evaporar(axo eu...).

Eu nao uso anti cloro..., penso ke um akua deve ser o mais natural possivel, os meus peixes nunca se keixaram... lol

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta. Pelos vistos não tem problema. Eu tenho feito esta mistura há uns dois anos e até agora nada de mal aconteceu, mas como estou a pensar mudar de casa e lá não vou ter paineis solares mas sim esquentador decidi fazer esta pergunta.

 

oi!!!!!!!

Epa, eu nas mudas de agua, simplesmente, tiro agua da torneira, meto num pucaro e fervo a agua, neste processo td o cloro acaba por se evaporar(axo eu...).

Eu nao uso anti cloro..., penso ke um akua deve ser o mais natural possivel, os meus peixes nunca se keixaram... lol

 

Mas isso dá imenso trabalho, ferver 30 litros de àgua duas ou mesmo uma vez por semana!? ... eu não tinha paciência! :idea:

 

 

Gostaria de saber como é vocês fazem as vossa trocas de água, tambem misturam àgua quente com a àgua fria ou colocam gradualmente e espaçadamente a àgua fria nos vossos aquários de forma a não haver mudanças bruscas da temperatura?

 

Desde já obrigado

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tb faço o mesmo, e é algo que me apetecia saber se existe algum inconveniente neste processo. A minha ideia é que ao aqucermos a água, os níveis de oxigénio diminuem... não sei, é só uma ideia.

 

oi sergio...qto mais quente a água menos oxigénio dissolvido ela tem...vou procurar mais info e graficos sobre isto paa postar aqui :idea:

 

Abraço

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que se está a discutir o sexo dos anjos aqui: :idea:

 

Em primeiro ponto parece-me indiferente se há mais ou menos oxigénio a que temperaturas uma vez que vamos aquecer a água à temperatura do aqua. Mesmo que introduzissemos água totalmente desprovida de oxigénio dissolvido nas TPAs isso não fazia diferença nenhuma pois o aquário tratar-se-ia de equilibrar a coisa com a atmosfera. :lol:

 

Muito mais importante seria o facto de o cloro ser MUITISSIMO mais perigoso a temperaturas elevadas, mas mesmo isso não interessa para nada, uma vez que o cloro só pode fazer mossa quando entra no aquário e aí ele estará à temperatura... do aqua, mais décima, menos décima. :lol:

 

Quanto ao gas do esquentador vir dissolvido na água - aí alto e pára o baile - lojista que me dissesse uma parvoíce destas engolia uma anémona "in loco". Quem não sabe tem obrigação de não inventar, fico fulo quando isso acontece, só serve para desprestigia a aquariofilia. :wink: Ainda bem que não mencionaste o nome da loja, assim posso exprimir publicamente aqui a minha indignação.

 

Para terminar, e como referência, embora não tenha importância nenhuma para o caso, fica aqui um pequeno trabalho em excel: ;)

 

Concentração de oxigénio dissolvido em função da salinidade e temperatura:

tabela.o2.temp.sal.gifgrafico.o2.temp.sal.gif

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que se está a discutir o sexo dos anjos aqui

 

NÃO. Está-se a discutir uma dúvida, que pode ser trivial para ti.

 

lojista que me dissesse uma parvoíce destas engolia uma anémona "in loco". Quem não sabe tem obrigação de não inventar, fico fulo quando isso acontece, só serve para desprestigia a aquariofilia.  Ainda bem que não mencionaste o nome da loja, assim posso exprimir publicamente aqui a minha indignação.  

 

tens que ter mais calma, que culpa é tem a anemona, hehehe

 

obrigado pelo gráfico, vou anexa-lo aos meus ducumentos de referências.

 

de qq forma menos co2 na água, é benéfico para as plantas, até mesmo níveis mais altos de cloro são absorvidos pelas plantas, certo?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Julgo que o que se está a falar é em colocar agua com a temperatura aproximadamente igual à do aquario, e não a ferver :D , logo o nivel de oxigénio é igual.

Fiquei com umas duvidas: O cloro evapora mais rapidamente em agua quente? É mais perigoso? :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens que ter mais calma, que culpa é tem a anemona
Tens razão, não sei onde estava com a cabeça. :lol:

 

de qq forma menos co2 na água, é benéfico para as plantas, até mesmo níveis mais altos de cloro são absorvidos pelas plantas, certo?

Não percebí o que queres dizer com isto, vou partir do princípio que querias dizer o2 e escreveste co2 "no automático" :D

Menos O2 (?) não favorece em nada as plantas, pelo contrário, elas respiram. Por exemplo, no caso de teres falta de CO2, tens fotossíntese que gera O2 insuficiente para a sua respiração, pelo que estas irão competir com os restantes organismos da massa de água pelo O2 existente. Este cenário não é nada bom para um aquário com ideais de futuro. :?

As plantas necessitam muito pouco cloro, não deves ver as plantas como um bom meio de desclorinizar a àgua, na verdade o cloro em excesso é prejudicial para as plantas tal como para dos peixes. Os níveis de cloro existente na água canalizada são muitas ordens de grandeza superiores aos encontrados na natureza. Diria mesmo sem fazer contas que àgua canalisada um mês inteiro parada continua a ter mais cloro que qualquer ribeiro selvagem.

 

O cloro evapora mais rapidamente em agua quente? É mais perigoso?

Sim e sim. O cloro é um elemento que se apresenta no estado gasoso à temperatura e pressão ambientes. Por esse motivo o cloro que vem na água, (que foi lá metido "à pressão") vai naturalmente voltar a libertar-se sob a forma de gas. Ao aqueceres a água vais agitá-la tanto ao nível mecânico como químico catalizando a libertação. No entanto é muito mais tóxico para os seres vivos quanto mais quente está a água em que se encontra - varia mesmo muito em toxicidade entre por exemplo uma temperatura de inverno e de verão.

Estás a ver o cheiro do cloro? imagina-te a cheirá-lo num ambiente frio e num ambiente quente, empíricamente falando, em qual achas que o cheiro te vai parecer mais intenso?

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Pessoalmente acho algo arriscado pôr agua proveniente do esquentador.

Embora não acredite na questão dos gases :?: , acredito que um esquentador tem com base de construção da sua caldeira cobre.

Acredito tambem que no interior dessa caldeira se forma Oxido de cobre e aluminio, devido á agitação térmica causada pela temperatura da agua, o mesmo nas canalizações de agua quente.

Metais pesados como o cobre e o alumínio são mortais para os peixes e não só.

É por isso que não o faço.

 

Abraços

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eh, eh, eh...

 

Cheguei tarde pelos visto já falaram a composição do deposito do esquentador.

 

Duas questões que gostava de deixar em aberto:

 

1 - A maioria das casas teem as tubagens em metal, a prumada do edificio ou moradia em metal e tratamentos nem sempre quantificados nas estações (níveis aceitaveis para os peixes).

Será que essas particulas se soltam para sairem da torneira e entrarem no aquário.

Ex: casa velha a água sai castanha no inicio.

 

2 - No caso atrás citado, deixar correr um pouco de água utilizar apenas água fria, será que estamos a transportar particulas de materias pesados para o aquário. Até que ponto afecta os nossos peixes?

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, a conversa já vai animada. Assim, já não posso acrescentar muito mais à discussão..

 

Mas deixo a minha sugestão:

Quando faço mudas, uso dois garrafões de 5L. Deixo-os com água durante um a dois dias (não menos de 24h), sem tampa, e não uso qualquer anti-cloro. Até aqui, nada de novo.

 

:wink:

Agora, a minha sugestão para aquecer a água: coloco os dois garrafões de "molho" no lavatório com água quente (sim, do esquentador). Bastam uns 5-10m para a água ficar a uns 22-25ºC e depois, aquário com ela. (mesmo 3 ou 4ºC de diferença de temperatura nos 10L, não fazem grande diferença em 100L de água)

 

Assim, não há misturas de águas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.