[Aquajournal] 65L Rock Aquascaping


André Silvestre

Recommended Posts

Boas.

 

Finalmente tive oportunidade de remodelar o meu aquário de 65L. Havia sempre algo que atrasava a remodelação... Passemos às fotos:

 

Dia 25-03-2006 ( Montagem do aquário - 1ª parte)

 

:roll: Móvel DIY

PICT0010.jpg

 

:lol:Aquário - 60*36*30

PICT0011.jpg

 

:arrow:Basaltos e Akadama de granulometria igual a 2mm ( comparação entre Akadama de 2mm à esquerda e Akadama de 4/5mm à direita)

PICT0019.jpg

PICT0031.jpg

 

:arrow:colocação da Akadama ( não tirei fotos da construcção do hardscape por esquecimento mas fica a foto do hardscape terminado)

PICT0037.jpg

PICT0009edit.jpg

PICT0012edit.jpg

 

Dia 26-03-2006 ( Montagem do aquário - 2ª parte)

 

:arrow:Plantas ( Utricularia graminifolia gentilmente cedida pelo Just_me e restantes amigos que ajudaram no 3º Aniversário do Fórum; Eleocharis sp. " mínima" gentilmente cedida pelo amigo Pedro; Pogostemon helferi gentilmente cedida por mim :P )

PICT0014.jpg

PICT0002.jpg

 

:arrow:Pormenor da Utricularia que alguns já devem conhecer através do tópico do Just_me; é uma planta muito pequena, um pouco frágil e, como tal, plantei-a segundo as indicações do Mr. Knott que é com restos de lã agarrada às raízes para ancorar melhor a planta ao substracto; consegui plantar 17 pequenos molhes; nas primeiras duas semanas notei que se soltaram muitas folhas, talvez pela adaptação da planta à forma imersa.

PICT0029.jpg

PICT0032.jpg

 

:arrow:Geral do aquário

PICT0074edit.jpg

PICT0027.jpg

PICT0076.jpg

 

:arrow:Alguns habitantes

PICT0006edit.jpg

PICT0076edit.jpg

 

Algumas fotos saíram com reflexos e outras desfocadas... Parece que ando a desaprender o pouco que sabia de fotografia. :oops:

 

Setup:

 

Dimensões: 60*36*30 - 65L

Iluminação: 2 *36W PL

CO2: Pressurizado, 1 b/s

Filtragem: Fluval 203

Aquecimento: Tetratec 75W

Substracto: Akadama

Decoração: Basaltos

Fertilização: diária com Kent micros, K2SO4 ( Sulfato de Potássio)

 

Flora: Utricularia graminifolia; Eleocharis sp. "mínima"; Pogostemon helferi

 

Fauna: Alevins de Nematobrycon palmeri; Otocinclus sp. ; Neocaridina sp. " Red Cherry"; Caridina sp. " Tiger"

 

Neste momento tenho uma maternidade com alevins de ramirezi neste aquário por isso ainda não tirei fotos da evolução dele, pois ela tapa um bom bocado do layout. Assim que puder, coloco updates.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yeah mais um iwagumi :lol:

gosto muito do equilibrio entre os calhaus da esquerda e os da direita. apenas desgosto da disposiçao dos calhaus acessorios do principal da esquerda :roll:

parabéns

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bonito mesmo!

 

gosto bastante deste tipo de decoração.

 

já agora, reparei que chamaste iwagumi, que tipos de decoração existem?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa ao ao Andre Silvestre por abusar do seu tópico...

 

já agora, reparei que chamaste iwagumi...
,

Iwagumi é a designação técnica utilizada para apelidar os layouts que utilizam a disposição de rochas como um dos pontos fortes na decoração do aquário natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:evil:

 

Iwagumi é um termo roubado a uma técnica japonesa da disposição de pedras, o "Sanzon- Iwagumi".

 

Muito utilizada em jardins Zen, esta técnica permite encontrar disposições ideais par as pedras tendo em conta linha de força, fluir de energias, etc...essas coisas japonesas. para mim é mesmo a beleza e a harmonia da conjugação quanto a energias...enfim.

 

já agora um link para uma página (não está em Português nem em inglês :wink: )

 

http://www.ifnet.or.jp/%7Echisao/iwagumi.htm

 

A maior parte das técnicas encontra-se explicada para três pedras mas é possivel fazer grupos de grupos, conjugação de mais pedras, etc...

 

Assim, quando começaram a surgir layouts em aquários utilizando as pedras como único elemento de hardscape, começaram-se a chamar a estes layouts, layouts iwagumi, um pouco abusivamente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigo Andre tudo bem ?

 

Está ai a começar mais um belo projecto .....

 

Espero que continues o bom trabalho que tens vindo a demonstrar aqui no forum.

 

Abraços.

 

 

Andrep: podes ir à lusobonsai em Campolide, pois eles sao os

importadores disso para Portugal.

Se te fizeres socio ficas ate a benificiar de um desconto de

10%. Sacos de 15L:22euros ......para socio!!!!!!!!!

......espero ter ajudado.....xau e abraços

O MEU BLOG AQUÁTICO......> http://aquascapingstyle.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

Para quê estas maldades?

Ainda hoje estive a tratar do meu móvel também DIY e não vejo a hora de o começar a montar para dar inicio ao Aqua, e tu vens para aqui meter inveja á malta com uma verdadeira obra de arte.

 

Gostei muito da disposição das pedras e dificilmente poderiam ficar melhor, quanto ás plantas, mais uma vez as escolhes-te bem.

 

Espero ver a evolução o mais breve possivel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Andre

 

O aquario esta bonito é claro. As plantas que escolheste são muto lindas,a urticula espero que cresça bastante, como nos aquas do oliver, e as pedras são lindas.

Quanto a evolução do aqua, não duvido que vá ficar 5 estrelas, tu ja dominas as plantas na boa.

Não posso deixar de notar que tu tens um estilo ou gosto proprio. Nas montagens que tenho visto tuas, ocupas bastante os aquario com o elementos mortos, sejam eles troncos ou pedras. Os teus aquas ficam bastante densos de ornamentos, e penso que isso não deixa dar uma prespectiva menor de profundidade e principalmente torna o aquario mais pequeno que o é na realidade. Penso que se utilizases pedras mais pequenas na montagem, iria dar uma noção que o aquario é maior, do que o é na realidade. Mas eu axo que tu já sabes isto tudo...

 

Não te esqueças de postar evoluções.

 

Adeus

Fica bem

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Agradeço os comentários.

 

:)

 

Iwagumi  é um termo roubado a uma técnica japonesa da disposição de pedras, o "Sanzon- Iwagumi".

 

A maior parte das técnicas encontra-se explicada para três pedras mas é possivel fazer grupos de grupos, conjugação de mais pedras, etc...

 

Assim, quando começaram a surgir layouts em aquários utilizando as pedras como único  elemento de hardscape, começaram-se a chamar a estes layouts, layouts iwagumi, um pouco abusivamente.

 

Roubado não! É uma técnica que se demarca do tradicional " Sanzon-Iwagumi" por ser feito em aquário e o qual são usadas mais do que 3 pedras na montagem. " San" = 3; " Zon" = torre; Iwa = pedra Gumi = grupo/formação. O Sanzon Iwagumi vem da antiga arte budista de recriar a homenagem ao grande Buda ( pedra maior, que se destaca) através dos outros budas mais pequenos ( pedras mais pequenas, viradas para a grande de modo a realçá-la). Para mim, qualquer layout constituído por pedras e de plantas rasteiras, de modo a realçar o hardscape, é um potencial Iwagumi.

 

Andrep, O Pedro já respondeu à tua pergunta.

 

Miguel, força com isso.

 

vitlated gosto da tua crítica. No entanto não concordo com ela e explico porquê... Realmente em todas as minhas montagens há um hardscape que se destaca demasiado mas apenas no início, enquanto as plantas não preenchem os espaços destinados a elas. Acho que um aquário do estilo nature, do qual sou adepto, tem de primar pelo hardscape juntamente com as plantas. Claro que não pode ser abusado nem pode ser em falta. Tem de ser algo que se insira no ambiente do aquário e daquilo que se quer recriar. Este aquário não foge à regra. Não é um aquário de 1 metro ou superior. É um aquário de 60cm e como tal as pedras são as apropriadas para ele, nem muito grandes, nem muito pequenas. O suficiente para se destacarem de uma forma discreta quando as plantas preencherem os espaços que lhes está destinado. Não é um layout feito às três pancadas. Requereu planificação e teste na colocação das pedras de modo a que o olhar do observador flua pelo layout a partir do ponto focal. Tive até a preocupação de ocupar parte do espaço superior do aquário para não ficar um vazio quando as pedras não são suficientemente altas para o aquário em questão ( coisa que se vê muito por aí em aquários que tentam recriar este estilo). Sim, poderia ter colocado pedras mais pequenas mas e depois, como construíria um layout sólido e que não ficasse tapado pelas plantas? Como ocuparia parte da zona aérea do aquário de modo a não ficar aquele espaço vazio que, quanto a mim, fica feio e pouco natural!? É como já disse acima, este estilo visa a disposição de pedras e do modo com as plantas rasteiras as realçam. À dois anos que venho a estudar este estilo observando outros aquários, sendo a sua maior parte do senhor Amano. É um estilo difícil de aplicar, quer na montagem do hardscape, quer na manutenção das plantas e não é apreciado por todos. Para mim, é a técnica que mais aprecio em aquascaping pela tranquilidade que me oferece e pelo desafio de recriar algo assim. O aquário não está terminado, longe disso. Tem 1 mês de montagem e espero mantê-lo por muitos mais meses. Mas fica a tua noção como observador externo que é sempre bem-vinda. Se o aquário não oferece tranquilidade e paz de espírito ao observador que não seja o criador, então é porque algo está mal. :roll:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

A imagem que se segue comprova que o André não fez isto ao acaso...

PICT0012_1.JPG

A combinação das pedras está perfeita, embora exista algo que não goste.

Não sei se é o facto da pedra maior (ponto focal) estar demasiado levantada ou ter aquele corte superior! A pedra que serve de calço (a do meio) parece um bloco enterrado, se conseguisses adaptar uma semelhante á que tens do lado esquerdo ficaria melhor.

Se reparares bem em todo o hardscape existe uma sintonia de textura em todas as pedras colocadas com excepção da grande. Se fosse mais irregular o hardscape ganharia muito mais.

 

Volto a frisar... aquele corte superior no calhau grande...:lol:

 

Para aqueles que acham que é preciosismo da minha parte ou de alguns membros quando nos referimos a pequenos ajustes no hardscape como; mais pra esquerda.. direita... mais pra cima... blá, blá... um Iwagumi é disso mesmo que se trata ainda por cima quando o hardscape é a parte fundamental.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe. Aproveitando este tempito que estou on na faculd. Em conversa com o Space Cowboy, realmente aquela pedra não está em conformidade com o resto das pedras que constituem o grupo da esquerda. É algo que espero corrigir assim que a Eleocharis sp. cubra aquela parte ( e vai cobrir).

 

Sobre o recorte da pedra focal, é distractivo por agora. Espero que ganhe aquela alguita verde que ambos conhecemos para deixar a pedra mais homogénea em relação aos outros ângulos e não ficar aquela zona lisa.

 

Felizmente estes pontos são todos corrigíveis com a maturação do aquário. É dar tempo ao tempo e volto a repetir: tendo em conta que neste layout tudo se resume ao hardscape considero muito importante a vossa noção como observadores externos por isso obrigado pelo feedback.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá andre de novo.

 

De facto quando fiz aquela minha apreciação do teu trabalho, também te revelo que tinha reparado na disposição das pedras, e que axava que estava bem conseguida, não axo que a pedra que o FAAO frisa não se encaixa, penso que a pedra esta bem colocada e ter um bom perfil de corte. Eu falei de uma forma mais geral, do tamanho e proporções, onde axo que tens um estilo proprio de ocupar o aqua, e dimensionas de uma forma diferente, daí eu ter percebido que isso não é uma falha, mas sim uma caractreristica tua.

 

Aqui a fonte de onde recolhi para caracterizar o teu estilo

PICT00051.jpg

 

PICT0012edit.jpg

 

 

Amano

81255158_6cd417d234.jpg

 

Bom, penso que com esta foto podemos ver em detalhe que a tua forma é bem distinta do Amano.

Este aquario tem 60L, ou seja é das mesmas dimensoes do teu, e estas pedras tem uma dimensão mais pequena do que as que utilizaste, o que na minha prespectiva e do que tenho lindo, é importante pra a noção de profundidade.

 

Realmente em todas as minhas montagens há um hardscape que se destaca demasiado mas apenas no início, enquanto as plantas não preenchem os espaços destinados a elas.

 

Sim, poderia ter colocado pedras mais pequenas mas e depois, como construíria um layout sólido e que não ficasse tapado pelas plantas?

 

Andre, quanto as plantas, nada a dizer, claro que elas preenxem o espaço e as pedras ficam muito tapadas e apenas pormenores aparecem, mas penso que isso tamém tras uma grande densidade de plantas.

 

Será que o segredo do Amano nesse exemplo é a poda?

Eu penso que sim.

 

Por ultimo andre, vou referir que es uma das minha referencias, e que tenho tirado muitas ideas e lições dos teus posts, mais recentemnte vou copiar a tua formula de substracto, e em breve terei o meu primeiro iwagumi. Escusado dizer que tudo o que disse é mais para ajudar a quem fizer novos layouts, do que te criticar. Alem do mais não se criticam estilos, tu tens o teu, o amano o dele e o FAAO o dele.

 

Sem mais fica bem.

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vitlated. Eu disse crítica mas poderia ter dito comentário, feedback, etc e gostei porque revelou que tomaste algum tempo para observar o aquário e ver as suas falhas/pontos fortes, comentando-os justificadamente. Acho que todos os aquários, quando comentados, devem sê-lo assim. É o que procuro fazer no aquário dos outros e o que aprecio que façam nos meus. Por isso não tomo nem nunca tomarei uma crítica constructiva como algo de bota-abaixo. O Filipe já sabe disto e partilha da mesma opinião, daí eu gostar sempre dos comentários dele e ele vice-versa ( penso eu :wink: )

 

Sim, realmente as pedras mais pequenas fazem um aquário menor. Não há dúvida nesse ponto. Mas quero chamar-te atenção para um pormenor: esse aquário que mostraste do Amano tem 35cm de altura. O meu tem 30cm de altura. Com isto quero dizer que, tendo em conta que as pedras parecem pequenas para o aquário em questão, o truque está na altura do aquário e nas grandes zonas abertas. Tem este exemplo:

 

81254918_265b854cf2_o.jpg

 

o aquário é o mesmo que o layout que exemplificaste e, no entanto, parece mais pequeno. Isto porque, para além das pedras serem maiores, não há tantos espaços abertos, o que obriga o olhar do observador a rolar pelas pedras em vez de se perder nos espaços vazios.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tu és bruxo!

 

Cá fica uma actualização de como as coisas estão hoje:

 

PICT0004edit.jpg

 

12edit.jpg

 

19edit.jpg

 

21edit.jpg

 

PICT0068edit.jpg

 

PICT0081edit.jpg

 

 

Ainda quero ver a Eleocharis acicularis cobrir mais as pedras do lado esquerdo e o espaço entre elas, ligando-as. As Pogostemon ainda não sei se ficam, quero ver como evoluem com as podas. Depois há a face muito acentuada do calhau grande... É arranjar uma solução para aquilo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu és bruxo!  

 

Ainda quero ver a Eleocharis acicularis cobrir mais as pedras do lado esquerdo e o espaço entre elas, ligando-as. As Pogostemon ainda não sei se ficam, quero ver como evoluem com as podas. Depois há a face muito acentuada do calhau grande... É arranjar uma solução para aquilo.

 

Sabes como é... tenho um dedo que adivinha :o

 

Quanto à evolução, isso cresceu que se farta! Está com um excelente aspecto e é impressão minha ou em determinadas zonas já formou algumas camadas?

O SAE meteste-o na altura ou depois de algum tempo de plantares a Utricularia?

Os meus levantaram-na toda... Se calhar devo dar comida a menos :twisted:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

PS: Vallisneria nana atrás ficava 5*... :)

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom... é capaz de ser o que mais gosto das montagens que fizeste até hoje. Só falta isso crescer um bocadinho mais, colocares um fundo à maneira e fica pronto.

 

Os meus parabéns!

 

Pena a minha urticularia ainda não ter crescido assim. :)

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto imenso de como está a ficar. Adoro o efeito da eleocharis no meio da urticularia.

 

Acho a ideia da val nana boa, mas dado o meu gosto pessoal, preferiria a mini-twister. Ainda assim, e para este aqua eu colocaria uma planta de caule ou folha larga em leque, a surgir atrás da rocha grande, semi-oculta. Creio que poderia acrescentar um pouco mais de profundidade.

 

Mais uma vez, o hardscape poderia beneficiar, a meu ver, se a rocha grande fosseum pouco mais baixa e afilada.

 

Excelente trabalho!

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Obrigado pelos comentários.

 

 

já agora... onde é que eu posso arranjar esse belo tapete?

 

zaad esta planta foi trazida pelo Oliver Knott aquando o 3º Aniversário do Fórum e foi-me oferecida pelo amigo Just_me com o objectivo de a manter e fazer crescer para mais tarde distribuir gratuítamente pelo pessoal que quiser ( desde que tenham condições para tal). Na altura a Tropica ainda não a comercializava mas penso que já esteja disponível ou pelo menos já não deve demorar muito.

 

Quanto à evolução, isso cresceu que se farta! Está com um excelente aspecto e é impressão minha ou em determinadas zonas já formou algumas camadas?

O SAE meteste-o na altura ou depois de algum tempo de plantares a Utricularia?

Os meus levantaram-na toda... Se calhar devo dar comida a menos

 

Sim Filipe, em algumas zonas já formou uma camada mais espessa mas a vantagem desta planta em relação às outras ( Glossostigma, H.C.) é que pode levar com várias camadas por cima até ficar realmente com um volume indesejado. Isto porque ela tem as folhas tão pequenas que à minima compressão, fica " pregada" ao substracto. Fiquei fã da planta! O SAE coloquei-o a partir da 3ª semana, que foi quando ela começou a crescer. De vez em quando ainda levanta os novos runners. Também não dou comida ao meu. :D

 

Depois do que me mostraste, as Valisnérias nana são possíveis candidatas lá para trás. ;)

 

Pena a minha urticularia ainda não ter crescido assim.

 

Pois Ricardo, a minha também demorou a arrancar mas depois descolou e vai lançada. Resta dizer que fertilizo diáriamente, não sei qual o teu regime de fertilização... :P

 

Acho a ideia da val nana boa, mas dado o meu gosto pessoal, preferiria a mini-twister. Ainda assim, e para este aqua eu colocaria uma planta de caule ou folha larga em leque, a surgir atrás da rocha grande, semi-oculta. Creio que poderia acrescentar um pouco mais de profundidade.

 

Ricardo a tua ideia é boa mas repara, o estilo que aqui pretendo retractar é a importância dada à colocação das pedras e uma planta de caule iria tirar essa noção. Apesar de ter colocado Pogostemon helferi para ter algo diferente, não estou ainda convencido. Só com o tempo e com as podas é que verei se gosto ou não... Senão gostar, parto para a sugestão do Filipe.

 

Quanto à rocha grande, concordo que devia ser mais afilada mas discordo de ser mais baixa. PAra ser mais baixa, perdia 3 coisas: um objecto que se destaca como focus do layout( se fosse mais baixa ficaria praticamente ao mesmo nível da pedra do lado direito e perder-se-ia qualquer noção de ponto focal); noção de profundidade uma vez que é a pedra que, pelas dimensões que tem, dita o que está perto e o que está longe; espaço vazio muito grande na zona superior do aquário.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.