Corys Pygmeus no Porto


Bytter

Recommended Posts

Eu também, mas se calhar é mais fácil ir buscá-las à zona de Lisboa ou isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca vi em nenhum outro sitio, aliaa ate foi la que tive conhecimento da especie, mas fala la com o pessoal da parte dos animais eles podem não ter mas conseguir arranjar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei uma etiqueta a dizer "cory pigmeu" na loja de animais do Norteshopping (Petlandia ou isso), mas não tinha nenhuma na loja.

 

Na jardiland tem é corys normais ou paleatus, agora pigmeu ou panda, nunca vi. Umas 4 cory panda ficava giro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Conheço uma importadora :twisted: que costumava encomendar quando havia disponível na origem este e outro Corydoras de pequenas dimensões; o Corydoras pygmaeus e o Corydoras hastatus. Mas o problema é o de sempre... Os distribuidores e comerciantes nacionais não os adquiriam para depois os poderem colocar à disposição dos aquariofilistas e como é obvio ninguém gosta de encomendar uma “mercadoria” para depois ficar com ela nas instalações... Certo???!!!

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok...

Mas sempre deve haver alguem por aqui que tenha corys pigmeus. Alguem que tenha feito criação?

 

Afinal, será que não existe mesmo hipotese alguma de eu arranjar essas corys? :twisted:

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

boas Bytter!

 

também sou do porto e também ando a procura dessas cory's!! =)

 

nunca as vi em lojas, vou tentar encomendar a ver se arranjam... a ornimundo e a jardiland sao bem capazes de arranjar, mas não sei...

 

estava a pensar que se fôssemos muitos a pedir eles eram bem capazes de nos desenrascar...

 

qualquer coisa aviso aqui!

 

cumps!

Editado por geoagros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas! cabecadura

 

Fui à Jardiland á relativamente pouco tempo e tinha lá Corydoras panda, Corydoras paleatus, Corydoras aeneus, as Corydoras schwartzi e Corydoras melanistius penso que também já la vi.

Quanto as pigmeu e sterbai nunca vi em nenhuma loja no porto.

 

Sílvia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros,

 

Estamos a falar da minha deidicação dos últimos meses, conhecie esta espécie á 2 anos.

 

Depois de ter tido várias dezenas de corys pygmeus gostava de alertar para o seguinte.

São um díficeis de encontrar a venda em Portugal, os poucos que chegam as lojas muitas vezes vêm em más condições. Só para terem ideia cheguei a comprar ás dúzias para os ver morrer um de cada vez ao longo das semanas seguintes a compra. Assim torna-se essencial perceber os estado dos peixes na loja, ANTES DE OS COMPRAR.

 

1 - Vejam se estão activos, estes são peixes muito engraçados não só por o tamanho mas também porque são muito activos. Fazem uma espécie de corridas por o aquário e depois "descansam" durante uns minutos. Gostam muitas das vezes de ficar a "planar" em frente a saída do filtro ou em qualquer outro local com corrente forte.

 

2 - Peçam para os ver comer antes de comprar. Estou convencido que a maioria dos peixes que adquiri estiveram tanto tempo sem comer que já não conseguiram recuperar. Assim peçam para dar aos peixes uma partilha de fundo, se eles não se atirarem todos para cima da pastilha imediatamente, então desistam pois já não estão em condições e como tal não são recuperáveis.

 

3 - Cuidado com o pH, esta espécia gosta do pH 7 ou muito próximo. Ora como na maioria das lojas têm a mania de ter aquelas bombas de água que injectam ar no caudal, normalmente o PH é mais alto. Por isso cuidado com a adaptação para o novo aquário e em futuras trocas de água, é importante que não existam grandes trocas com valores de pH muito diferentes. Torna-se interessante notar que quando faço uma troca parciald de água em casa, os peixes ficam muito mais activos.

 

4 - Cardumes, esta espécie é muito timída, por isso não mantenham apenas 2 ou 3 peixes sozinhos num aquário (a menos que seja para reprodução). Eles gostam e tem um comportamento muito mais natural quando estão no mínimo 10 ou 12 juntos. Quando sozinhos parece quase que sofrem uma espécie de depressão e quase inivitavelmente por morrer. Devido ao seu tamanho podem ser mantidos em volumes reduzidos, um cardumes de 20 faz um efeito fabuloso num aquário de 60L.

 

5 - Agressividade, trata-se de uma espécie diminuta como tal é preciso ter cuidado com as companhias (maiores ou mais violentas). Na minha opinião devido a sua especificidade quase que merecem um aquário dedicado a eles, mas podem perfeitamente conviver com pequenas rasboras ou similares (do mesmo tamanho e sem tendências agressivas).

 

 

Atentamente,

Pedro Peres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros,

 

Estamos a falar da minha deidicação dos últimos meses, conhecie esta espécie á 2 anos.

Viva,

 

Antes de mais, deixa que te diga que para primeira msg, nada mal. :wink:

 

Pergunto se já as conseguiste reproduzir? Ando a tentar à cerca de 6 meses e a coisa parece não ser assim tão simples. A pesar de dizerem que são das corys mais faceis de reproduzir.

 

Depois de ter tido várias dezenas de corys pygmeus gostava de alertar para o seguinte.

São um díficeis de encontrar a venda em Portugal, os poucos que chegam as lojas muitas vezes vêm em más condições. Só para terem ideia cheguei a comprar ás dúzias para os ver morrer um de cada vez ao longo das semanas seguintes a compra. Assim torna-se essencial perceber os estado dos peixes na loja, ANTES DE OS COMPRAR.

A Naturline,custuma ter com alguma regularidade. Cuidado, no entanto, com as escolha. Muitas estão magras e como é um peixe pequeno, é de dificil recuperação. Especial atenção aos barbilhos. Finos e pequenos(2mm), é o que se pretende.

 

1 - Vejam se estão activos, estes são peixes muito engraçados não só por o tamanho mas também porque são muito activos. Fazem uma espécie de corridas por o aquário e depois "descansam" durante uns minutos. Gostam muitas das vezes de ficar a "planar" em frente a saída do filtro ou em qualquer outro local com corrente forte.

Sim, são peixes de meia agua. Se em 2 ou 3 mim, não andarem em meia agua, é melhor não comprar.

 

2 - Peçam para os ver comer antes de comprar. Estou convencido que a maioria dos peixes que adquiri estiveram tanto tempo sem comer que já não conseguiram recuperar. Assim peçam para dar aos peixes uma partilha de fundo, se eles não se atirarem todos para cima da pastilha imediatamente, então desistam pois já não estão em condições e como tal não são recuperáveis.

Eventualmente são recuperaveis. Mas de facto é muito complicada a sua recuperação. Envolve, doses massivas de agua e comidas na dose exacta... um stress.

 

3 - Cuidado com o pH, esta espécia gosta do pH 7 ou muito próximo. Ora como na maioria das lojas têm a mania de ter aquelas bombas de água que injectam ar no caudal, normalmente o PH é mais alto. Por isso cuidado com a adaptação para o novo aquário e em futuras trocas de água, é importante que não existam grandes trocas com valores de pH muito diferentes. Torna-se interessante notar que quando faço uma troca parciald de água em casa, os peixes ficam muito mais activos.

Na realidade a agua, quanto mais mole melhor. Na minha experiencia, se for mole e tiver um pH de 7.5 ou até 8.0, não há qualquer problema.

A temperatura não deverá ultrapassar os 24º.

 

4 - Cardumes, esta espécie é muito timída, por isso não mantenham apenas 2 ou 3 peixes sozinhos num aquário (a menos que seja para reprodução). Eles gostam e tem um comportamento muito mais natural quando estão no mínimo 10 ou 12 juntos. Quando sozinhos parece quase que sofrem uma espécie de depressão e quase inivitavelmente por morrer. Devido ao seu tamanho podem ser mantidos em volumes reduzidos, um cardumes de 20 faz um efeito fabuloso num aquário de 60L.

Sem duvida. Cardumes de no minimo 10. Menos que isso elas não mostram todo o seu potencial navegando pelo aqua.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Antes de mais, deixa que te diga que para primeira msg, nada mal. :)

 

Pergunto se já as conseguiste reproduzir? Ando a tentar à cerca de 6 meses e a coisa parece não ser assim tão simples. A pesar de dizerem que são das corys mais faceis de reproduzir.

...

Eventualmente são recuperaveis. Mas de facto é muito complicada a sua recuperação. Envolve, doses massivas de agua e comidas na dose exacta... um stress.

...

Na realidade a agua, quanto mais mole melhor. Na minha experiencia, se for mole e tiver um pH de 7.5 ou até 8.0, não há qualquer problema.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

Pois é perfiro ler antes de escrever e verdadeiramente só gosto de escrever quando a probabilidade de contribuir é maior do que a de criar mais ruído :|

 

Quanto a reprodução ainda não consegui nada. Bem tentei, mas na altura tinha outros peixes no mesmo aquário e uma autentica invasão de red cherrys (devem ter feito dos recém-nascidos um suplemento energético de primeira).

No entanto consegui pelo menos duas posturas sem grande stress, parece-me que são peixes que seguem aquela máxima "quanto menos se mexer no aquário melhor". Depois tive um desastre no aquário com CO2 e perdi o cardume que tinha :wink:

Agora ando novamente a tentar comprar um cardume (20-24) mas é díficil encontrar, especialmente em boas condições. Tenho neste momento uma encomenda que penso deverá chegar em Março para as quantidades que quero e em muito boas condições.

 

Estou curioso quanto a recuperação que descreves-te, eu pessoalmente não consegui até hoje recuperar nenhum em más condições. Quando o facto de me morrerem os peixes e o dinheiro gasto me chateou em demasia, passei a olhar com muito mais cuidado para as condições em que eram mantidos nas lojas e para os próprios peixes. A alimentação também é um ponto importante, os meus parece diliciarem-se com as pastilhas para peixes de fundo da Omega, quanto ao resto tenho tido resultados pouco constantes. Em especial deixou-me confuso o facto de os meus não alinharem nas "dietas" de outras espécies de cory's (legumes, vermes,etc.).

 

Quanto a água, confirmo que água mole é importante mas não essencial, os meus não mostraram comportamentos muito diferentes (no posto inicial passou-me por completo por causa do pH). Mas parece-me que com o pH 7,5-8 será difícil manter uma fauna no aquário, facto que me parece essencial para o bem estar dos mesmos.

 

Atentamente,

Pedro Peres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Há Corydoras Panda na Aquamundo, uma loja bastante antiga, com muito poucas variedades de peixes e os aquários um pouco assustadores, mas do que me pareceu, com os peixes saudáveis. A loja fica na Rua da Torrinha.

 

Amigos do Porto, já pensaram que podiamos reeunir uns quantos trocos e mandar vir uns peixes para nos?!

Se alguem tiver interessado comuniquem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lolol! peço desculpa nyah dizias para nos juntarmos para encomendar-mos que peixes? as cory panda? o problema é que aparentemente os fornecedores não têm mesmo os peixes... :Fade-color tenho entregue orçamentos e só me conseguem arranjar um ou dois da lista... chocante...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...