PROGRAMA PARA AQUARIO EM PORT.


Recommended Posts

Viva,

 

eu sou analista informática e embora trabalhe mais em Java posso sempre tentar ajudar :)

 

Já agora se usarem Java podem sempre usar em windows ou linux :roll:

 

Abraço

Tiago Ferreira

"O sábio não tem conceitos inflexíveis. Adapta-se aos dos outros"

 

Abraços

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

True :) Mas o desenho do U.I. é uma dor de cabeça (swing, awt, ugh... más recordações dos tempos da faculdade...), já para não falar no consumo de memória, run-time, etc...

 

Acabei de experimentar o bundling do python e ta a funcionar 5 estrelas. Não é preciso python instalado.. Um ficheiro .exe para o pessoal do windows de 3Mb e está a andar (o InnoSetup até gere updates de ficheiros e tudo; o mais simples possível para muita gente aqui do forum que não é propriamente proficiente com informática)...

 

Para não pensarem que eu estou a puxar a brasa para a minha sardinha, vai ser a primeira vez que vou programar em Python... Estou a escolhe-lo porque me parece de rápida prototipagem, pequeno, rápido, simples e **cheio** de bibliotecas que vamos precisar (geração de PDFs, gráficos de linhas, barras, cálculos estatísticos, integração com o SQLite, e o wxWindows que vai permitir um Look'n'Feel nativo em Windows, Linux e MacOSX).

 

Mas, mais uma vez, isto é tudo uma questão de implementação ;) Podiamos ficar aqui dias inteiros a discutir qual a melhor linguagem para o desenvolvimento sem chegar a nenhum consenso... :roll:

 

Para já temos é que discutir as funcionalidades e o modelo conceptual. Tentar perceber afinal o que é que se quer do programa... Para que é que ele é util... O que é que nos simplificava a vida...

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente acho o Aquarix um programa limitado a empresas ou pessoas que queiram gerir varios aquários mesmo tempo, com controlo de custos e por aí fora.

 

 

Qualquer coisa mais particular, menos empresarial, mais técnica e menos comercial. :roll:

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Quanto ao UML tenho uma duvida.

 

Porque é a classe historial do parametro que só tem o elemento Data não está directamente inserido na classe parametro ? :)

 

Quanto à linguagem, hoje em dia um programa deste genero para ambientes solitários acaba por passar um pouco de moda.. :roll: Porque não pensar em algo mais distribuido mais net oriented ?

 

Outra coisa importante, caso se opte por um stand-alone, é poder ser multi-plataforma, multi-OS.

 

Caso seja preciso alguma colaboração é só dizer, mas ao desenvolver isto, deve-se ter em atenção a modularidade do programa uma vez que não se deve partir logo de cabeça para a solução final, mas sim para soluções intermédias.

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Slash :)

 

Boas perguntas que levantas ai...

Primeiro, o atributo data está no Historial porque quero partilhar do mesmo "conceito" entre os parametros aconselhaveis para um dado ser (por exemplo, um peixe em que se aconselhe um pH entre 6.5 e 7.5) e os parametros a uma "dada altura" da água de um aquario. Como podes verificar, uma data faz sentido quando falamos de parametros num aquario, mas não faz sentido quando falamos de parametros aconselhaveis para uma corydora, por exemplo :P

 

Quanto a escolha de ser net oriented, ora ai esta uma optima questao levantada. A realidade é que podiamos fazer isto em .php, e depois alojar em algum lado. Temos vantagens e desvantagens...

 

As vantagens são:

 

a) Não é necessário o utilizador proceder a nenhuma instalação;

b) Toda a gente está mais ou menos habituada a usar interfaces em HTML;

c) Muita gente sabe desenvolver em PHP pelo que era possivel termos mais apoiantes.

 

As desvantagens, do meu ponto de vista, são:

 

a) A informação estaria "centralizada" num único servidor. Se esse servidor ardesse, lá se ia a informação;

b) O utilizador necessitaria de acesso à Internet sempre e quando quisesse fazer a respectiva manutenção dos aquários;

c) O utilizador teria que confiar a sua informação a terçeiros;

d) Temos também o problema do alojamento... Alguem teria que ficar responsável por isso. Mas, e quando esse alguem desistisse do projecto?

 

Por mim tanto uma como outra opção são viáveis, mas têm que ser consideradas. Sinto-me inclinado a uma aplicação stand-alone.

 

Quanto ao multi-plataforma, multi-OS, nem se fala. Isso é requisito imposto por mim, lol... O mesmo se diz da utilização de ferramentas completamente open-source...

 

Quanto a modularidade, concordo a 100%. Exactamente por isso é que pensei em discutirmos primeiro o diagrama conceptual. Depois partir esse diagrama em pacotes, distribuir funcionalidades, e prioritizar o desenvolvimento...

 

HOWEVER, I'm an oldskool hacker :D Acredito e confio plenamente no Extreme Programming, pelo que enquanto andarmos a discutir modelos e requisitos, não se admirem de partir já para o código. Já por isso escolhi Python: para ser rapido a programar, rapido a modificar...

 

Continuem os comentários! Espero amanhã, ou mais tardar, este fim-de-semana, já ter a primeira versão alfa disponibilizada...

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora boas...

 

DE FACTO ESTOU A FICAR IMPRESSIONADO COM TODOS VÓS ,TEMOS (MÃO DE OBRA QUALIFICADA),PARA QUE O PROJECTO TENHA PERNAS.

 

ORA E EU QUE POSSO FAZER!

 

VEJAMOS,PODEREI SER UM DOS (CRITICOS FINAIS)...LOL LOL

 

POIS DE INFORMATICA A ESSE NIVEL SOU DOIS ZEROS Á ESQUERDA,MAS PODEM CONTAR COMIGO NO QUE EU POSSA VIR A AJUDAR...

 

UM ABRAÇO A TODOS VÓS E NÃO DEIXEM ESTE PROJECTO CAIR ...

 

LUIS

Cumprimentos

 

Luis Nobre

 

 

Pic_14492_4_thumb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! :oops: O potencial da coisa, arrasa-me: o que vocês apresentam vai muito para além do que eu imaginava, com fichas de peixes e plantas.... BRUTAL! :P

 

 

 

Os parâmetros que sugiro (para apresentar gráficos das medições) são os básicos: pH, temperatura, amónia, nitritos e nitratos. Talvez acrescentasse o dH.

Para plantados acrescentava o kH (com cruzamento com o pH para dar a concentração de CO2), fostatos, ferro (como indicador de micros)... que eu saiba não há testes para o potássio, o que é pena... Cobre, a pensar nos invertebrados, é tolice?

Para os salgados não sei, alguém que apite! :?

 

Era porreiro que os gráficos conseguissem fazer uma aproximação aos valores, quando a gente se esquecesse de fazer uma medição!

 

 

 

A ideia de o programa acusar compatibilidades/incompatibilidades entre (inter e intra) peixes, plantas, e características do aquário parece-me um aspecto muito importante e de utilidade extrema!

 

Só para deixar a sugestão: numa fase posterior, o próprio programa poderia sugerir soluções para qualquer problema que surgisse (digamos, por exemplo, uma medição que revelasse nitratos em excesso)...

 

Um abraço! Vou continuar atento a este tópico! :)

Se precisarem de qualquer coisa na parte de artes gráficas digam-me!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago,

 

Grandes ideias que para ai mandaste! Sim senhor, é mesmo isso que precisamos do pessoal: brainstorming! Fazer a aplicação é estupidamente simples, podem ter a certeza... O que falta é que o pessoal mande ideias, por mais absurdas que pareçam, para aqui.. Só assim poderemos ter uma boa aplicação que efectivamente nos de jeito...

 

Por tanto, tanto tu como todos os outros não se coibam de mandar ideias! Queremos muitas ideias! Quiça disparatadas! Pensem em grande! O que não for possível implementar, fica já pensado... Mas ao menos começamos com a flexibilidade desde o inicio...

 

Quanto as fichas de peixes e plantas vou precisar da ajuda de todos. Vou definir um formato em XML para manter toda a informação necessária de cada espécie. Assim todos a vão poder modificar, acrescentar, melhorar... Ainda este fim-de-semana pretendo colocar novo diagrama de UML, bem como o formato inicial do XML para o pessoal começar desde já a preencher...

 

Vamos ouvir o que todos têm a dizer sobre isto :oops:

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago,

 

BTW, quanto às artes gráficas, sim, é preciso :)

 

Sabes desenhar icons? De preferência em fomato vectorial (SVG)? A maior parte dos programas comerciais permitem isso (Corel Draw por exemplo) mas temos também no domínio público o Inkscape...

 

Sugeria seguirmos um pouco as guidelines estabelecidas pelo Tango Project, e até aproveitar muitos dos icons que eles produziram... Que achas?

 

Precisamos também de um logotipo (qualquer coisa simples e estilizada)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óptimo: também prefiro trabalhar em vectores: também acho a melhor solução! Normalmente uso o Corel Draw como base.

 

O que é preciso mais especificamente? O que deve constar do logotipo (já há nome?)? Entretanto vou investigar nos links que deixaste, mas para já acho que tens razão: devemos seguir as guidelines do Tango!

 

Fico à espera do "briefing" pormenorizado. :wink:

 

 

 

 

 

Editei porque me lembrei agora de uma coisa: talvez fosse boa ideia para fazer as fichas dos peixes e plantas uma coisa tipo wiki.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ver se dou conta do recado:

um aquário seguindo as guidelines do tango (e atento aos ícones da libraria do tango, para o caso de aproveitarmos alguma coisa de lá):

 

tiagodovale-tango1.jpg;

 

 

 

uma brincadeirinha com um peixe manhoso:

 

tiagodovale-tango2.jpg.

 

É claro que está num tamanho várias vezes maior do que o que será utilizado: foi só para se visualizar melhor.

 

 

 

 

 

Editei para colocar com os tamanhos normais (48*48, 22*22, 16*16):

 

tiagodovale-tango3.jpg.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou um hardcore da Adobe, apesar de só usar vectores em photosop, tenho de aprender Illustrator, mas isso está muito giro, tenho de dar uma olhada no corel

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Slash :wink:

 

Boas perguntas que levantas ai...

Primeiro, o atributo data está no Historial porque quero partilhar do mesmo "conceito" entre os parametros aconselhaveis para um dado ser (por exemplo, um peixe em que se aconselhe um pH entre 6.5 e 7.5) e os parametros a uma "dada altura" da água de um aquario. Como podes verificar, uma data faz sentido quando falamos de parametros num aquario, mas não faz sentido quando falamos de parametros aconselhaveis para uma corydora, por exemplo ;)

 

Então porque não ter o atributo data na tabela dos parametros lidos, uma vez que aí faz sentido, passando a parte do valor inferior e superior para a espécie. Não sei se fará muito sentido da forma que está :D Ou então não percebi a lógica :D

 

Quanto a escolha de ser net oriented, ora ai esta uma optima questao levantada. A realidade é que podiamos fazer isto em .php, e depois alojar em algum lado. Temos vantagens e desvantagens...

 

As vantagens são:

 

a) Não é necessário o utilizador proceder a nenhuma instalação;

b) Toda a gente está mais ou menos habituada a usar interfaces em HTML;

c) Muita gente sabe desenvolver em PHP pelo que era possivel termos mais apoiantes.

 

Exacto e está acessivel para consulta de qualquer lado :? O que é mto chato pois mtas vezes temos isto instalado no nosso PC e quando não o temos perto não podemos fazer nada :D Além de que no meu entender podia-se muito bem dividir o trabalho por mto mais gente :)

 

As desvantagens, do meu ponto de vista, são:

 

a) A informação estaria "centralizada" num único servidor. Se esse servidor ardesse, lá se ia a informação;

b) O utilizador necessitaria de acesso à Internet sempre e quando quisesse fazer a respectiva manutenção dos aquários;

c) O utilizador teria que confiar a sua informação a terçeiros;

d) Temos também o problema do alojamento... Alguem teria que ficar responsável por isso. Mas, e quando esse alguem desistisse do projecto?

 

Por mim tanto uma como outra opção são viáveis, mas têm que ser consideradas. Sinto-me inclinado a uma aplicação stand-alone.

 

a) isso não é problema, as empresas de hosting fazem backups diários da informação pelo que não se perdia mto.

b) é uma desvantagem :)

c) Bastava que alguem tomasse conta tanto do dominio como do alojamento, acho que não seria por ai.

 

Tenho as minhas dúvidas quanto ao tipo de aplicação, stand-alone ou web-based :D Também ainda não me decidi ... embora esteja mais inclinado para web-based..

 

Quanto ao multi-plataforma, multi-OS, nem se fala. Isso é requisito imposto por mim, lol... O mesmo se diz da utilização de ferramentas completamente open-source...

 

Neste caso temos o problema do numero de pessoas a desenvolver :) Acho que seria bom fazer um levantamento de quem pode ajudar para que o trabalho não caia todo em cima da mesma pessoa.. Isto parece que não dá muito trabalho, mas vai dar uma trabalheira ... se apenas uma ou duas pessoas se metem nisto, daqui a pouco estão a perguntar: "porque é que me fui meter nisto ??? "

 

Quanto a modularidade, concordo a 100%. Exactamente por isso é que pensei em discutirmos primeiro o diagrama conceptual. Depois partir esse diagrama em pacotes, distribuir funcionalidades, e prioritizar o desenvolvimento...

 

Perfeitamente de acordo :) Mas convém não por a carroça a frente dos bois ...

 

HOWEVER, I'm an oldskool hacker ;) Acredito e confio plenamente no Extreme Programming, pelo que enquanto andarmos a discutir modelos e requisitos, não se admirem de partir já para o código. Já por isso escolhi Python: para ser rapido a programar, rapido a modificar...

 

Apesar de pensar e agir como tu :) Penso que neste momento não será o mais indicado partires já de seguida para uma implementação por mais rustica que ela possa ser, evitando assim levar isto para Python sem haver uma decisão tomada, não entendas mal o que te pretendo dizer, apenas digo isto porque se depois as coisas não vao por ai, é trabalho que vai ao ar :)

Mais uma vez pergunto, além de ti quem mais está à vontade com Python para pegar numa aplicação destas ?

 

Continuem os comentários! Espero amanhã, ou mais tardar, este fim-de-semana, já ter a primeira versão alfa disponibilizada...

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

 

Não te mates muito :) E obrigado por puxares a carroça ...

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

 

bem antes de mais o meu renovado OBRIGADO pelo vosso interesse demontrado ,pois eu ao lançar este tópico nunca julguei criar tanto intusiasmo por todos vós ,e agora vejo que não estando á altura para vos ajudar pois desta linguagem (informática) pouco ou nada entendo...

 

Mas se poder ser util em alguma coisa ...

 

CÁ ESTAMOS NÓS.

 

abraço

 

luis

Cumprimentos

 

Luis Nobre

 

 

Pic_14492_4_thumb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

tal como já tinha referido estou disponivel para ajudar seja em que linguagem for (se nao souber aprendo e é mais conhecimento adquirido), mas o ponto que o Slash refere é pertinente se for uma linguagem mais usual e modelar, mais pessoas podem ajudar.

 

A questão da multi-plataforma é importante mas como já disseram neste momento não é o mais prioritário. O ideal será mesmo ter um modelo de dados à maneira :D q no futuro permita que se faça novas releases facilmente.

 

Eu sou um novato na aquariofilia e não poderei ajudar muito na informação mais técnica mas por exemplo penso que uma secção onde se pudesse criar formulas seria util, por ex peso do aquario, espessura do vidro, etc, etc.

 

Avisem se precisarem de algo,

 

Cumprimentos,

Tiago Ferreira

"O sábio não tem conceitos inflexíveis. Adapta-se aos dos outros"

 

Abraços

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu como ja disse e numa base muito inicial, o interessante era mesmo o basico dos basicos da manutenção de aquarios. Registar valores e assim ficar com uma base de dados de parametros. Para mim é o essencial.

 

Depois disso vinham os modulos, desde a construção de aquarios, passando a uma "base de dados" das especies que temos no aquario, tanto fauna como flora.

 

Fazer aos poucos. Não é preciso partir logo para a construção de uma bd terminal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Voçês levantam muitas questões a uma velocidade incrível... Estou a gostar de ver :) Quanto mais críticas existirem, mais entusiasmo existe, mais dinâmica se gere.

 

Antes de mais queria agradecer ao Tiago. Os dois icons que apresentaste estão "EXCELENTES"... Quando ofereceste as tuas habilidades para as artes gráficas nunca pensei teres tanto jeito como aquilo que demonstraste.. Estas de parabens! Quanto aos icons necessários, acho que para já basta te concentráres nas metáforas e objectos mais comuns. Peixes, Plantas, Aquários, TPAs, Ciclagem, Parâmetros... Há muitas metaforas que podemos recorrer ao Tango (Apagar, Aviso, Importante,...) De qualquer forma já demonstraste ter "arte" para a coisa ;)

 

Quanto ao nome da coisa, bem, sugiram... Eu tinha pensado em algo tipo "Aquaritic Companion". Se for lame, sugiram mais ;)

 

Slash:

 

Quanto ao mode conceptual... Se colocares o atributo data na tabela dos parametros lidos, entao estás a implicar que uma dada espécie está associada a um conjunto de parâmetros numa dada altura do tempo. Não é isso que pretendemos... Queremos sim dizer é que para um dado parâmetro, temos sempre uma gama de valores (inferior e superior). No caso da lista de parâmetros de uma espécie, temos uma gama de valores tolerados (e.x., o Tetra Neon tolera um pH entre 6.5 e 7.5), mas no caso de um aquário específico, temos uma "leitura" a uma dada data/hora de uma gama de valores medidos (e.x., o pH medido deste aquário situa-se entre os 7.0 e os 7.5).

 

Do ponto de vista do modelo "tolerados" e "medidos" tomam sitaxe igual, e podem ser guardados no mesmo tuplo de campos (inferior e superior). Por outro lado, tens que te lembrar que, ao passar os valores inferior e superior para a espécie, então estarias a tirar a possibilidade de definires múltiplos valores "inferior" e "superior" para os multiplos tipos de parâmetros... :D

 

Ou eu não percebi a tua sugestão, ou o melhor é colocares um diagrama...

 

Quanto ao "net oriented"... Bem... O melhor será mesmo haver uma votação entre todos os potenciais utilizadores... Quanto ao não teres o PC por perto.. Pah, lol.. O Aquário não se mexe de sítio :P Portanto só se andares com o PC de um sítio para o outro e te esqueceres dele longe de ti (tipo, um portátil)... Ou então se quiseres fazer manutenções de aquários em lojas, ou em casa de amigos... Se isso for um requisito, então muito bem...

 

Mas não é por ser uma versão "stand-alone" que o trabalho não pode ser dividido por muitos... O controlo de versões (SVN, CVS, qq coisa...) pode, e se depender de mim, será usado!!

 

Bastava que alguem tomasse conta tanto do dominio como do alojamento, acho que não seria por ai

 

E quando esse alguem desistisse? Se fartasse disto? Se zangasse com o pessoal?? A dependência numa única pessoa, e num lugar de alojamento, assusta-me... Assusta-me porque este não é um problema que só se põe agora, e existem inúmeros (demais até) exemplos onde as coisas correm muito, muito mal... Temos que nos lembrar que isto não são as infraestruturas do google. O hosting aumenta exponencialmente os problemas... Preocupaste com o facto de não teres um computador à mão? E se o hosting falhar? Quanto tempo poderás estar sem acesso à aplicação?

 

Claro que isto não são dados críticos. Se fossem, eu nunca concordaria com uma solução de hosting. Neste caso até, se calhar, me dava jeito uma solução dessas... Até porque aí o problema da multi-plataforma estaria resolvido ;) Em qualquer lado acederia a minha informação, 5 estrelas... Mas *tudo* isto tem que ser ponderado por todos, e quanto partirmos para a solução, temos que estar cientes dos riscos e aceitarmos o facto de as coisas "poderem correr mal"...

 

Agora comentando as pessoas e as ferramentas envolvidas...

Se calhar aqui vou ter um comentário mais polémico, mas por favor, não entendam isto de má fé nem pessoal. Não me estou a dirigir a ninguém (a sério) mas a comentar a generalidade como um observador externo...

 

Primeiro: pessoas a ajudar. Nisto tenho o exemplo do open-source. Toda a gente quer ajudar. Toda a gente "gosta" de ajudar, e diz que vai ajudar. Mas daí até fazer alguma coisa, vai um passo muito grande. O mesmo se diz daqueles que até ajudam no inicio, e depois desistem... Temos que contar com isto porque isto não é excepção: é a norma!

 

Depois temos as linguagens de programação. Eu aqui, e perdoem-me o sarcasmo, rio-me. O verdadeiro programador é aquele que lhe põe uma máquina de turing à frente e ele continua a desenvolver a solução. A linguagem per se, no sentido de nos "sentirmos a vontade", é apenas uma fachada. Se nós somos bons a programar, então programamos em binário se for preciso, com dois tambores a nossa frente, um com um grande 0 e outro com um grande 1, ao som de um ritmo africano qualquer :)

 

E voçês perguntam em uníssono "então porque é que queres o Python"...

 

Ora ainda bem que perguntam isso....

Exactamente que pelo facto de a linguagem não interessar, fui pegar numa plataforma que NUNCA toquei na vida!!

 

Pensei: "Ora bem... C#s e JAVAs são muito verbosos... Escreve-se muito... O mesmo se diz de linguagens similares... O que nós precisamos é de algo que seja rápido a desenvolver, rápido a modificar, multi-plataforma, e acima de tudo, que já tenha bibliotecas para nos fazerem a papinha toda..." Ora como isto não é um concurso do ACM, em que a nossa solução tem que correr num espaço de tempo apreciávelmente curto, achei que podiamos desprezar a performance em virtude da "velocidade" de implementação... Fiz as minhas investigações, e mais uma vez seguindo o exemplo da comunidade open-source, encontrei o Python, li umas coisas sobre aquilo, e disse: "eh pah! esta coisa é mesmo flexível e simples!! ora aqui está uma grande ideia..."

 

Arranjem-me outra plataforma de desenvolvimento que dê menos trabalho, que seja fácil de aprender para quem nunca pegou nela, e que tenha um conjunto de bibliotecas que nos vão dar imenso jeito para acelarar o processo (wxWindows, pdfs, pyPgSql ou pySqlite, xml, desenho de gráficos à là "folha de cálculo") e convençem-me do contrário...

 

Até lá, e seguindo o "excelente" exemplo do Tiago, enquanto nós conversamos, ele meteu mãos ao trabalho e já tem coisas a apresentar! Boa Tiago :)

 

Falei de Extreme Programming não foi por acaso.. Foi por estar mesmo a espera que iamos gastar mais tempo na conversa do que a fazer qualquer coisa... Isso é text-book... É o que as empresas nos querem fazer crer: "ah e tal, não gastem tempo, porque tempo é dinheiro... é preciso planear..."

 

Nisso cito a máxima do Extreme Programming, enquanto uns dizem:

 

"Ready, Aim, Fire..."

 

Nós dizemos:

 

"Ready, Fire, Aim.. Aim.. Aim.. Aim..."

 

Se o código for bom, o Refactoring não assusta ninguém... :P

 

E com isto, vamos mas é lá por as mãos à obra :)

 

Um grande abraço a todos pessoal! Continuem com o entusiasmo... E slash, continua a dar-me na cabeça que é com a crítica que geramos dinâmica e energia, ehehe :)

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao nome do programa acho que ficaria bem para todos nós um nome bem lusitano...pois ,há que prevalecer a nossa lingua!!!

 

Abraço

 

luis

Cumprimentos

 

Luis Nobre

 

 

Pic_14492_4_thumb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pic_5655_13.jpg

 

Olá a todos: deixo aqui algumas hipóteses para ícones, em 48*48: peixes, plantas, aquário, TPA, ciclagem e parâmetros.

 

Mantive o tema do aquário, para garantir uma imagem uniforme.

No entanto fico à espera de opiniões: se acharem que é preferível que cada ícone tenha mais individualidade, ou que as metáforas são pouco evidentes, digam qualquer coisa! :lol:

 

 

 

 

 

Em relação ao nome:

Acho que o nome não tem de ser necessáriamente português, até porque imagino que não seja descabido acabar por ser traduzido para outras línguas! É claro que pode ficar bem evidente na ficha técnica que foi feito em Portugal!

 

A minha sugestão para o nome é recorrente, fazendo parte de muitas das outras sugestões: Aqua.

 

É latim para água, é fácil de perceber, universal, próxima da palavra portuguesa... e é uma abreviatura de quase todas as outras propostas :( pesquisei na net de raspão, e não encontrei nada com esse nome.

 

 

 

No que diz respeito ao facto do programa ser stand alone ou web based, eu prefiro o stand alone: não estamos dependentes de ter net e, na verdade, como imagino que o programa ficará disponível para download, acabamos por tê-lo sempre à mão de semear... e podemos sempre manter um ficheirito com os nossos dados numa pen, para garantir a portabilidade! :P

 

E que tal a ideia de fazermos as fichas de peixes e plantas a incluir no programa através de um wiki? Reacções?

 

Abraço!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.