1º aqua


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Estou neste momento a montar o meu 1º aquario, sempre tive aquas mas era o meu pai que tratava deles.

 

No entanto surgiram-me algumas (muitas) duvidas e precisava de uma ajudinha :lol:

 

Comprei o um Kit que trazia:

 

Aquario de 80*35*35 (93l)

 

2 lampadas 18w - 1 branca e uma vermelha

 

Biofiltro 450l/h (é uma esponja grande e uma pequena branca)

 

termostato 100w

 

e uma coisa que não sei o nome e não vem indicação, mas penso que seja o que a agua circular?!? :D

 

Enchi de agua da torneirra no domingo, puz umas pedras vulcanias e outras que já tinha cá em casa, fervi tudo. Entretanto pus um tronco que comprei numa loja para o efeito, 2 anubias e musgo de java.

 

Ontem tb pus uma coisa que me recomendou o srº da loja que era para activar o ciclo do aqua (não sei o nome).

 

Só estava a pensar colocar habitantes daqui a 1 mês +/- , no entanto ontem uma amiga minha ia deitar fora um coridora e um plecostomus e eu tive pena e trouxe-os cá para casa (sei que o aqua ainda não estava pronto para os receber) o PH esta nos 7º/7.5º.

 

As minhas duvidas são:

 

Será que o meu equipamento é suficiente?

 

Estão-me a aparecer uns furinhos numa das anubias, será que é alguns dos peixes ou algum problema do aqua?

 

o Ph estará bom? Tenho que fazer mais alguns testes à agua?

 

O meu pai (que é o entendido no assunto) disse-me para por 4 colheres de sal na agua, mas eu acho muito estranho, ponho ou não?

 

E acho que para já se me ajudarem nisto já é MUITO bom ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi !

 

Quanto ao equipamento penso que tá equilibrado.

 

A ideia inicial de esperares +/- 1 mês para colocares os primeiros peixes é boa, no entanto como colocas-te bactérias para inicio do ciclo da agua, talvez não seja necessário tanto tempo, mas lembra-te que quanto menor for o aquario, maiores serão os cuidados e a manutenção.

 

Furos numa das anubias?

Penso que não devem ser os peixes que lá colocaste, embora os plecos também limpem as folhas das plantas.

 

Quanto ao Ph, penso que não tá muito ruin, perto do 7 seria melhor, no entanto depende dos peixes que futuramente irás colocar.

 

Colocares 4 colheres de sal na agua :) , decididamente não sei, eu não punha mas se tu dises que ele é o entendido no assunto :!:

 

Espera por mais respostas, mas até lá eu não colocava o sal.

Xau

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, os furos nas anúbias é estranho, mas eu apostava num plecostomus com fome, ferve uma folha de alface bem fervida e dá-lhe a ver se os furos deixam de aparecer.

 

o sal penso que não é benéfico para essas duas espécies, penso que as mollies e guppies(e os guppies tenho menos certeza) é que gostam.

 

 

e uma coisa que não sei o nome e não vem indicação, mas penso que seja o que a agua circular?!? Embarassed

 

vais ter de explicar um bocadinho melhor :)

 

quanto à introdução, são peixes resistentes, mas agora tens de esperar até à introdução de novos peixes, compra um kit de testes NO2/NH3 e vai medindo os níveis.

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bem vinda.

Não coloques sal na água.

 

Tem atenção á flora que colocas, lava-a bem pois pode trazer ovos de caracois que se podem tornar em pragas.

Terás de considerar comprar iluminação de acordo com as plantas que irás colocar.

 

O aqua deve ciclar, e só cicla com um ou dois peixes mais resistentes, no entanto tem atenção e resiste à tentação de comprar mais peixes por uns tempos.

 

Fizes-te bem em aceitar uns peixes que segundo o que dizes iam ser deitados fora, não queiras no futuro passar nisso: resiste á compra de mais peixes por uns tempos.

 

Tem atenção ao seguinte:

As corydoras são animais de cardume, por isso considera em adquirir mais peixes desta espécie no futuro, pois só assim poderás ver o seu comportamento. Não são peixes limpa fundos. Têm uma alimentação especifica ( pastilhas ).

 

Quanto ao pleco tenta saber qual a sua espécie, pois necessitas de saber qual será o seu tamanho em adulto, o que irá condicionar o numero de população no teu aqua, pois existem espécies que atingem medidas consideráveis e por vezes são aqueles que têm de sair primeiro dos aquas.

 

Boa sorte com o aqua.

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

antes de mais muito obrigada pelas respostas.

 

De momento não estou a pensar por mais peixes no aqua, só quero acabar de o plantar. Mas com as plantas surge-me outra duvida... o meu fundo é tipo pedras, comprei em casa especializada mas não sei se será o melhor para as plantas :wink: E quanto a substratos, o que é que devo usar?

 

Isto de ter de mudar agora o areão não fazia muito jeito :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sónia ...

 

Benvinda á aquariofilia ... e boa sorte também :D

 

Isto não é assim tão fácil como parece ... manter um aquário estável requere muito trabalho e paciência, assim como dinheiro.

 

Então começamos pelo equipamento ... as piores coisas que nós fazemos é comprar esses kit's ... vais acabar por ver isso com o tempo.

 

Tens uma calha de 2*18 w que dá um total de 36w, relativamente pouco para muitas espécies de plantas ... nós temos como base a regra de 1W/L, ou seja 93L = 93W . Vais estar limitada nas plantas, mas isto não quer dizer que tenhas pouca escolha ... tens desde anúbias, equinodorus, valisnerias, fetos de java, musgos, e muitas mais.

 

Filtragem ... tens um biofiltro ?? não sei bem o que isso é ... mas acho que falas de um filtro externo ... a filtragem é muito importante, por isso acho que devias de ter mais do que esponjas no filtro ... é muito pouco ...

o ideal seria teres ... por ordem de passagem da água ... cerâmicas lisas(filtragem mecânica) esponja azul, cerâmicas porosas(filtragem biológica)lã de vidro. Nas primeiras duas semanas podes juntar um bocado de carvão activado(filtragem quimica) mas depois tens de retirar ... o uso do carvão é só para ajudar no ciclo ou para retirar medicamentos e outros da água ... nunca o uses como fazendo parte da filtragem para a água ficar mais cristalina. 450L/h é suficiente.

 

e uma coisa que não sei o nome e não vem indicação, mas penso que seja o que a agua circular?!?

 

tenta especificar ... não tou a perceber ...

 

O que tu meteste foi o CICLE que serve para acelerar o ciclo da água ... como já compraste, podes continuar a usar ... lê nas instruções a quantidade certa para o teu aqua .

 

Não existe problema de teres um ou dois peixitos durante o ciclo ... até é bom para as plantas ...

 

Estão-me a aparecer uns furinhos numa das anubias, será que é alguns dos peixes ou algum problema do aqua?

 

Tenho quase a certeza que é falta de nutrientes ... mas ainda é muito cedo para saberes essas coisas de adubar etc ... tens fertelizante por baixo do areão ???

 

Podes comprar o kit testes da Nutrafin que é o mais em conta e vem vários testes ... não é só o pH que importa ... tens os nitritos, nitratos, durezas, fosfatos e muitos outros ... mas para começares basta-te o kit nutrafin ...

 

Sal :wink::wink::shock:

 

Não o faças ... antigamente também se usavam filtros de fundo ... isso agora é um "crime" ... como o mundo se actualiza... também a aquariofilia ... isso deve ser o teu pai a dizer ..." no meu tempo ..." :lol:

 

 

Faltou muita coisa a dizer ... lê muito aqui no fórum e pesquiza muito ... coloca as tuas dúvidas ... mas tens de compreender que é impossivel explicar tudo ... mas não exites em colocar dúvidas que o pessoal ajuda-te ...

 

Cumprimentos

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só agora vi a tua última mensagem ... que responde á minha pergunta ... " tens fertelizante por baizo do areão" ...

 

Isso é vital, por isso as anúbias tão com carências, não têm fertelização nenhuma ... vai acabar tudo por morrer, e depois vais comprar mais ... e assim sucessivamente ... dou-te um conselho ... desfaz . e compra substrato fértil ... ainda vais a tempo ... tás mesmo no principio ...

 

lembras-te ... trabalho, paciência e dispendioso... mas no fim .... apaixonante ... :wink:

 

mas antes de começares de novo ... lê muito, pesquiza muito, tira dúvidas ... etc .

 

Cumprimentos

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Filipe, apaixonada eu sempre fui, mas o trabalho e o dinheiro nunca foram meus LoL :wink:

 

Mas estou mesmo determinada em montar o aquario e a que ele tenha sucesso... é que tenho uma filhota com 8 meses que adora ficar a olhar para os peixinhos, é a maneira de fazer qualquer coizita cá em casa!!!

 

Então o meu proximo passo é desmontar o aquario e refazer o areão??? O que me aconselham, que tipo de areão e que fertilizante??

 

Ou seja, essas coisas que o meu pai não usa e não lhe faz falta nenhuma!!!

 

Ahhh e o meu filtro é biologico, é uma esponja azul e uma branca (que não sei o nome)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é vital, por isso as anúbias tão com carências, não têm fertelização nenhuma ... vai acabar tudo por morrer, e depois vais comprar mais ... e assim sucessivamente ... dou-te um conselho ... desfaz . e compra substrato fértil ... ainda vais a tempo ... tás mesmo no principio ...

 

Tem graça, eu nos meus 2 aquas de 60cm, só tenho areão, sem substrato fértil, e as desgraçadas das plantas não páram de crescer! Já estou farto de fazer podas e plantar as mudas. Mas a ajudar, também tenho muita luz e injecção de CO2, se calhar é por isso. Mas mesmo antes de acrescentar luz e co2, elas estavam bem, apenas demoravam mais a crescer. Se calhar não foi boa ideia a luz e o co2... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas krush ....

 

Podes me dizer muita coisa ... mas não me digas que as plantas não precisam de fertelização ??? :D seja ela qual for ... tens muitos tipos de fertelização ... tens o substracto fértil .... as cagadelas dos peixes...as fertelizações liquidas. Agora se a Sónia tem o aqua á pouco tempo, e se só tem dois peixitos, não são esses dois que vão fertelizar as plantas ...

 

Dá-me lá a tua opinião em relação ás anúbias dela ???

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fui ver se encontrava alguma coisita de jeito para areão, vi o Elos Terra e achei que talvez fosse o melhor... quando perguntei o preço quase tive uma coisinha má :lol:

 

Não se arranja nada mais em conta mas que seja bom para as plantas? é que eu quero ter um plantado, não quero um deserto :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sónia ...

 

Realmente o substracto fértil é um bocado caro... mas é essencial ... acredita. Mas se queres ter um aquário plantado, tens de ter condições para as plantas crescerem e se manterem. Claro que esse substracto vai acabar daqui a uns meses, mas, nesse momento já tens o aqua ciclado e com peixes, que vão ajudar na fertelização das plantas. Mais tarde tens de também usar fertelizantes liquidos. Ferro, NPK, Micronutrientes etc. Isto tem mais do que se lhe diga, mas não desesperes :lol: aprende uma coisa de cada vez ...

 

Eu tenho o substracto da JBL, não digo que seja o melhor ... mas também não é do pior ... procura numa loja da especialidade e compara preços .

 

Cumprimentos

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

krushandkill Disse:

 

Colocada: Sáb Abr 15, 2006 8:22 pm    Assunto: substrato para o meu aqua de 150cm    

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Numa loja, encontrei substrato Fertil plant, segundo a lata, coloca-se uma camada de 1cm sobre todo o fundo do aqua, vou precisar de 2 latas de 4Kg. Na lata sugere levar areão por cima, de modo a fazer o conjunto uma altura de 5/6 cm. Estou a pensar comprar areia de mina, segundo o lojista, material completamente inerte.  

Agora, considerando que estou a pensar plantar Valisnerias para esconder os tubos de água e para os escalares que quero colocar, bastantes plantas na zona traseira, algumas no meio e frente do áqua, zonas relvadas e zonas com areão de mina e um zona a imitar um riacho com areia branca fina, de silica, acham que este substrat Fertil plant e a areia de mina são boas opções, ou precisarei de por baixo do Fertil plant, colocar mais alguma coisa? Ou escolher outros produtos?

_________________

Cumprimentos,  

Sérgio Calado

 

Desculpa lá Sónia, é só um aparte ...

 

Porque existem pessoas que em vez de ajudar... querem enterrar outras, não sei porquê ?

 

Porque será que o krushandkill anda á procura de substracto fértil ???

 

Porque será que ele disse que não era preciso substracto fértil para as plantas desenvolverem normalmente???

 

Mais nada a dizer sobre isto ...

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é vital, por isso as anúbias tão com carências, não têm fertelização nenhuma ... vai acabar tudo por morrer, e depois vais comprar mais ... e assim sucessivamente ... dou-te um conselho ... desfaz . e compra substrato fértil ... ainda vais a tempo ... tás mesmo no principio ...

 

Tem graça, eu nos meus 2 aquas de 60cm, só tenho areão, sem substrato fértil, e as desgraçadas das plantas não páram de crescer! Já estou farto de fazer podas e plantar as mudas. Mas a ajudar, também tenho muita luz e injecção de CO2, se calhar é por isso. Mas mesmo antes de acrescentar luz e co2, elas estavam bem, apenas demoravam mais a crescer. Se calhar não foi boa ideia a luz e o co2... :lol:

 

e q plants tens... as anubias e as cryptos tb andam muito bem no meu aqua... 80 litros 20 watts, no CO2, no substracto fértil...

 

e manter outra como as lotus...

 

de qualquer modo não sou grande entendido em plantas mas tenho as noções bases e não me parece que pessoas com mais sabedoria e experiência aconselhem essas condiçoes...

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

krushandkill Disse:

 

Colocada: Sáb Abr 15, 2006 8:22 pm    Assunto: substrato para o meu aqua de 150cm    

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Numa loja, encontrei substrato Fertil plant, segundo a lata, coloca-se uma camada de 1cm sobre todo o fundo do aqua, vou precisar de 2 latas de 4Kg. Na lata sugere levar areão por cima, de modo a fazer o conjunto uma altura de 5/6 cm. Estou a pensar comprar areia de mina, segundo o lojista, material completamente inerte.  

Agora, considerando que estou a pensar plantar Valisnerias para esconder os tubos de água e para os escalares que quero colocar, bastantes plantas na zona traseira, algumas no meio e frente do áqua, zonas relvadas e zonas com areão de mina e um zona a imitar um riacho com areia branca fina, de silica, acham que este substrat Fertil plant e a areia de mina são boas opções, ou precisarei de por baixo do Fertil plant, colocar mais alguma coisa? Ou escolher outros produtos?

_________________

Cumprimentos,  

Sérgio Calado

 

Desculpa lá Sónia, é só um aparte ...

 

Porque existem pessoas que em vez de ajudar... querem enterrar outras, não sei porquê ?

 

Porque será que o krushandkill anda á procura de substracto fértil ???

 

Porque será que ele disse que não era preciso substracto fértil para as plantas desenvolverem normalmente???

 

Mais nada a dizer sobre isto ...

 

Mas eu não disse que não era preciso substrato fértil, apenas disse que achava graça (e preocupação, já agora) ao teres dito que as plantas iam morrer, porque nos meus 2 aquas de 60cm não o tenho. Pode até ser que tenhas razão, que acabem por morrer, mas para já, tenho-me visto é aflito para manter as folhas de algumas plantas dentro de água.

 

E se leres desde o principio o post onde está colocado a minha procura de uma opinião sobre o Fertil plant, vias que é para o meu aqua de 150cm, onde pretendo investir um bocado mais nas plantas e ter a certeza que não ficam com um aspecto doente e fraco, ao fim de 1 ano ou 2, se eu falhar em alguma coisa. É que desmontar e começar de novo um aqua de 60cm, tens de concordar comigo que não é igual a fazer o mesmo num de 150cm, cheio de água, peixes, plantas, pedras e troncos. E ainda por cima, neste de 150cm, quero colocar bastantes escalares. Acho que se tiver de desmontar o aqua e começar de novo, além do trabalhão que vai dar, devo demorar bastante tempo. Não sei se os escalares sobrevivem tanto tempo fora de um aqua grande, onde estavam habituados a estar. Mesmo que os coloque nos outros 2 aquas, o choque da mudança pode acabar com eles.

 

Eu começei os 2 aquas só com algumas plantas, só ao fim de 1 semana (no outro, ao fim de 3), é que pus o 1º peixe. Num, 1 pleco borboleta, no outro 1 ancistru. Depois com a adição de mais peixes (e mais tarde, mais luz e co2), as plantas ficaram a crescer cada vez mais rápido. Aqui concordo contigo, com os peixes que aqui a nossa camarada tem, ainda vai demorar até fertilizarem as plantas.

 

A anúbia dela com furos, pode ser falta de nutrientes ou do pleco, o meu comia as folhas da anubia e da criptocoryne. Era cada buraco! Mais do que uma vez já o vi armado em lagarta, do tipo "não tem furo, pleco vai lá pra cima, ao fim de bastante tempo, sai, vejo furo". Coincidência ou não, vi.

Começei a pôr batata e cenoura lá dentro, de vez em quando. Mas o tipinho não é lá grande adepto, vai comendo, mas acha mais piada às algas e às pastilhas que dou às corydoras. Pelo menos parou de atacar as plantas. Para já, não sei se vai voltar ao mesmo.

 

Nos meus aquas, cheguei a experimentar (e sublinho experimentar, já que queria aprender), durante 2 semanas, com bastantes peixes e as plantas a crescerem bem, colocar fertilizante em pastilhas no areão, se não estou em erro, Grow Plant, 1 vez por semana. Parei porque começou a aparecer um algedo castanho. Suponho que deva ter desestabilizado os aquas. Parei 1 semana com tudo, notei que a minha Elanthera num aqua estava com as folhas meio descaídas, parecia "triste" a planta. O termo não devia ser este, mas ao olhar para ela, era o que parecia. Ao compará-la com uma muda que quando a mudei, era mais pequena que a planta mãe (agora tá enorme!), no outro aqua, com mais luz e co2, lembrei-me que a única diferença entre elas, era o co2.

Ou seja, neste momento, nos 2 aquas que tenho, tenho bastantes peixes, luz com fartura, adição de co2 e nada de solo fértil.

 

Faço é uma coisa diferente, de vez em quando, aí de 2 em 2 semanas, faço uma TPA em quantidade menor (aí uns 5%) com água de uma fonte próxima, com valores de Fosforo, Nitratos, Potássio e Ferro diferentes dos valores da água das minhas torneiras. Será que isto pode ser considerado fertilização liquida?

 

Por isso não sei, cada caso é um caso? Ou tenho tido sorte? E não, génio não serve. Posso ser ou parecer genial em algumas coisas, mas para já em aquas, sou um grande nabo. Daqui a uns tempos posso mudar para nabiça (:wink: ) e mais tarde para perito, mas para já e comparado com muita malta barra nisto que para aqui anda, ainda me falta muito!

 

PS - Sublinhei o "se eu falhar em alguma coisa", porque sou da opinião que num aquário, mais do que tudo o que se passa abaixo do nível da água, a culpa ou o mérito é do aquariofilista. Espero daqui até montar o aqua grande, ter aprendido mais, de maneira a não fazer nenhuma burrada. E nada melhor do que andar por aqui, a ler, perguntar, meter o bedelho, ver exemplos...se alguma coisa correr mal no aqua grande e os peixes ou as plantas começam a morrer uns atrás dos outros, o meu filhote é capaz de ficar bem triste e por acréscimo, a minha mulher mata-me. #food

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que tudo depende da quantidade e do tipo de plantas ... eu tenho 2 anubias , 2 fetos de java e muito musgo e nao tenho substrato fertil nem co2 nem fertilizo .... e no entanto crescem a bom ritmo ... ate tenho e um problema de algas ... nao digo que para aquelas "selvas" nao seja necessario mas acho que para umas plantinhas so para decoraçao nao e preciso tantos investimentos ... mas o meu aquario tambem so tem 3 meses pode ser que esteja enganada mas ate agora as plantas tao optimas e a crescer bem ... ate ja perdi a conta as folhas novas que ja vi sair das plantas ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

para as anubias penso que o melhor é fertilizante liquido, se elas precisassem de substrato fertil não cresciam agarradas as pedras e troncos.

 

Agora com essa iluminação tens que que te restringir a plantas com poucas exigencias em termos de iluminação, anubias, fetos e musgo de java, valisnerias e assim de repente não me lembro de mais nada...

 

Não vale a pena pores substrato fertil, depois se pensares montar um plantado a serio ja com boa iluminação, injecção de CO2 aí sim poderas pensar no substrato fertil, mas mesmo assim sei de quem tenha plantados espectaculares so com fertilização liquida.

 

Os furos nas folhas não sei mas arriscava esperar pois penso ser da transição da forma emersa para submersa... não sei se sabes mas eles criam quase todas as plantas fora de agua para comercio, daí elas virem sem algas :evil: as plantas precisam de um tempinho para se ambientarem.

 

Não enterres o rizoma da anubia, so se enterram as raizes. Eu ato-as sempre a uma pedra ou tronco e largo-as no fundo.

 

Os peixinhos fazes bem em não comprar mais por enquanto e quando comprares compra aos poucos e informa-te sobre o que vais comprar, compatibilidades, etc... aqui no forum encontras muita informação, vai lendo.. não te fies muito na conversa dos vendedores, como dizia o outro...Confia mas Confirma :wink:

 

Boa sorte

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.