Ajuda! Tubarão bicolor


maria penim

Recommended Posts

O tubarão bicolor do aquário comunitário apareceu já à alguns dias com uma ferida no dorso junto à barbatana, possivelmente uma dentada, mas estava bem. Hoje enconta-se com o ventre muito inchado e com a respiração ofegante. O que posso fazer?

cumprimentos,

Maria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um bocado chato não haver respostas...

 

 

bem, apesar de não ser um pró nestas coisas: a ferida pode ser uma doença, assim bem como o ventre inchado, que outros peixes tens no aquário que possam ter magoado o teu Labeo?

mete aí o setup do aquário para ver se pode estar alguma coisa fora do sitio...

 

Acho que deves tentar usar um antibiótico no peixe. nas embalagens diz uma dosagem para dar "um banho" a peixes mais afectados em vez de meter o aquário todo em tratamento. Usa metade da dose e dá-lhe um tratamento de choque. se comessares a ver sintomas identicos noutros peixes mete o aquário todo em tratamento.

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela sugestão do link. Vou estudá-lo!

No meu comunitário habitam 5 botias , 4 rãs, 2 lábios bicolor, 1 tubarão bala, 2 dolar (desconheço se têm outro tipo de nome),5 barbos, 3 Koolies.

 

Podem me indicar que tipo de antibiótico e onde o posso adquirir?

E se não for pedir muito...a melhor maneira de fazer o tratamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Maria,

 

Podes dizer o Setup do Aqua ? para além dos habitantes ? quantos litros ? tens muitos peixinhos :lol: ....

 

Para o tipo de antibiótico e onde ir buscá-lo não sei ajudar.... :cry::roll: mesmo com pesquisa é delicado da minha parte estar a sugerir algo que não sei..... porque o que serve para uns pode não servir para outros.... digo eu ???

Em tempos... o que fazia era ir à loja e perguntar ao sr. e depois ía a outra e perguntava, e depois tirava a minha conclusão...

Aqui no Forum... sugiro que pesquises a palavra Antibiótico.... já li sobre esse assunto... de certeza que vais encontrar uma solução... ele é tão lindo 8)

 

até breve,

Lili

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lili!

O aquário comunitário é de 100 x50x40. Com filtro exterior Fluval 204.

O ph é de 7,2, a temperatura ronda os 26º. Utilizo água de furo em todos os aquários, estou sem preocupações com produtos quimicos.

Hoje fui à loja onde costumo comprar alguns peixes e comprei um produto que me aconselharam: eSH2000, bem como um aquário para servir de hospital. Mas já não fui a tempo, o tubarão morreu. :twisted:

Obrigada pela atenção.

Maria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Maria,

 

Que pena... o ciclo da vida é mesmo assim .... e faz parte a dor,

:D :P:roll:

sugiro que tomes nota do que se passou, para mais tarde se algo ocorrer comparares os parametros.

No que respeita aos quimicos, já li aqui que se deve ter em atenção como se limpa o vidro, os produtos são tóxicos, o lavar as mãos com sabão é tóxico... por isso deve-se passar só com água e muita...para nós aparentemente não é nocivo (aguentamos) mas para os peixinhos nem por isso... eles também estão limitados....

 

o material que compraste não está perdido ... se calhar o hospital, nunca tive nenhum, pode até servir de maternidade :D trocar a doença por vida ....

 

Outra coisa, como se comportam os teus Botias ? sabes o sexo ? são Botias Palhaços ? têm tido um comportamento coerente, ou de repente ficaram agitados, para cima e para baixo, o José Luis (podes ler noutro tópico) tem três à um ano e de repente mudaram... como tem sido a tua experiência com eles ?

 

bjs

Lili

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lili

 

Obrigada pela indicação do site.

Em relação aos bótias, (que por acaso até são os peixes preferidos do meu marido...), não lhes noto nenhum comportamento fora do habitual embora alguns dias estejam mais agitados, andam geralmente em cardume, dando muita vida ao aquário já os temos quase há um ano. No aquário comunitário temos 5 bótias palhaço e 3 bótias Striata. Temos mais um bótia palhaço num aquário de Guppys. Infelizmente não sei distinguir o sexo dos bótias :wink: Como temos uma filha (Maria Penim de 8 anos), além dos animais que habitam connosco, embora recente a aquariofilia invadiu a nossa casa... Além destes dois aquários, temos mais 6. 1 de água salgada, 1 de discos e escalares, 1 de ciclídeos africanos(adultos), 1 de ciclideos africanos bebés ( que me foram oferecidos pela dona da loja, que sabe do meu fascínio por esta espécie) 1 com 2 Oscar (que saltam do aquário para comerem) e 1 para reprodução, onde temos um casal de Gourami de três pintas.

 

Como vês uma "famiíla" muito numerosa! cabecadura

Bjs.Maria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Maria,

 

Os meus sinceros parabéns... Grande família, mesmo, deve ser lindo.... e como estou a iniciar o meu caminho por este Mundo... já estou a ver que promete...

grata pela Partilha, ..... beemm que espetáculo love you

 

Em relação aos Bótias, ..... ainda não percebi o porquê da agitação .... como também gosto deles, estou interessada em saber tudo o que lhes diga respeito.

 

bjs,

Lili

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lili

 

Gostaria de te ajudar com os botia, mas a minha experiência não é muita.

Vou-me desenrascando com o aq. dos guppys, que se reproduzem todas as semanas, está plantado e tem corrido muito bem. :twisted:

Os aquários de cilclideos africanos só o montámos em Fevereiro e o dos discos em Março, pelo que ainda vou ter muitas duvidas..... :lol:

Vou-me aconselhando com os donos das lojas de quem sou amiga, esperando assim não cometer muitos erros. :D

O aquário de água salgada, foi comprado também em Fevereiro através do forum, já completo, rocha viva, peixes, tudo..., tem corrido bem mas não e fácil. : :oops:

Curiosamente tenho tido mais dificuldades com o comunitário, que está montado desde Dezembro e ainda não consegui estabelecer equilibrio, tenho tido algumas baixas e não tenho tido grande sucesso com as plantas. ;)

Gostaria de partilhar contigo o conhecimento que tens.

Bjs.

Maria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

par aa proxima para seres ajudada mais rapidamente, mete este tipo de mensagens na zona das doenças.

 

eu tneho tido bom sucesso a desinfectar feridas ocm betadine. tiro o peixe para fora e desinfecto localmente. depois mando-o apra dentro de agua de novo.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Maria,

 

Ainda não tenho um Aqua... mas vou ter, ainda não sei é quando... vim para o Forum "pela mão" de um amigo que é barra neste mundo.... e assim ainda entusiasma mais...

Tenho vindo a ler aqui no Forum... e noutro Brasileiro, do qual enviei os links... onde também estou inscrita!

Como estou de férias no Porto Santo, e o tempo não está famoso, para além das caminhadas, e juro, juro que não faço os caminhos a correr... ainda dá tempo, para a pesquisa, na Net e na Biblioteca Municipal...

Já estou a começar a ter uma ideia do que quero ter: Musgo de Java, Camarões, Botias, Discos, e mais logo se vê .... quando tiver a ideia assente partilho, para ter as vossas opiniões e/ou ajuda...

Mas tenho a perfeita noção de que

"Quando Julgamos que temos todas as respostas, vem a Vida e muda as perguntas" ehhehehe, :wink: e para mim este é que é o Desafio....

Ando a aprender os TPA, SAE's, CAE's e todos essa nomenclatura para qual tenho tido as respostas :wink: um grande bem haja a todos, desde já...

 

em relação às plantas há umas compridonas que quando tive um Aqua, à uns anos atrás cresciam, bem, até cresciam demais, assim que souber o nome digo-te... :P ,

 

bjs

Lili

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLÁ Lili

 

Aproveita bem as férias.

 

Quando montares o aquário posso arranjar-te musgo de java, no meu aquário de guppys tenho uma boa quantidade que se tem desenvolvido bastante, além de outras plantas que no aquário dos dicos têm crescido razoavelmente.

 

Contatacta-me por mail: mariapenim@clix.pt

 

Bjs.

Maria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maria Penim, Labeo é um peixe bem resitente, mas não tolera muito bem a companhia de outros da mesma espécie.

Vejo que tu, no set-up do teu "aqua", dizes ter 2 Labeos.

Mais tarde ou mais cedo vais ter que retirar um do aquário.

 

Tenho um comunitário, do mesmo tamanho do teu (100x50x40) e com parâmetros idênticos, montado já vai para dois anos, de cuja população original, faz parte um Labeo Bicolor, já bem desenvolvido à data de hoje.

Da mesma população original faz parte um SAE, ou melhor fazia, pois retirei-o ontem.

 

Há disputas territoriais que se mantêm praticamente desde o arranque do "Aqua" entre o Labeo e o SAE, com predimínio do Labeo, mas que se limitavam a pequenas ecaramuças.

Utimamente essas lutas intensificaram-se com o SAE a dominar o Labeo e, inclusivé a persegui-lo, obrigando-o a ficar escondido, e com uma aparência de côr, que advinhava problemas futuros.

 

Decidi-me a retirar o SAE que vai ser oferecido a uma loja de aquariofila que habitualmente frequento.

 

As disputas territoriais por vezes têm consequências desagradáveis para os peixes envolvidos.

 

Acerca dos porblemas com o teu Labeo é díficil apontar causas.

A ferida poder ter diversas origens e já te deram umas dicas.

 

O estômago inchado pode ter a haver com alimentação.

 

Dá-lhe ervilhas cozidas.

Faz-lhes bem, auxiliando a "digestão" e os Labeos adoram-nas, os Labeos e não só...

:lol:

 

Cumprimentos

Fx

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Maria, e Parabéns por este dia...

também tenho uma filhota, com 21 lindas primaveras... chama-se Nádia, e tivemos um bom dia! :P

 

Finalmente, sei o nome da planta que falei, mais acima, "planta comprida", o nome é este....Cryptocoryne x willisii “lucens”...

e sugiro que vejas no Forum Fotos e Videos... o tópico do Marc "Plantado.." está inamovivel, por isso vai durar... está um espectáculo.... vale a pena... podes ver lá mais plantas e o preciosismo de como ele fez todo esse trabalho... está do melhor, já tomei nota do teu e-mail e mais tarde entro em contacto (ainda não sei quando)

 

beijs e até uma próxima

Lili

Link to comment
Partilhar nas redes sociais