reproduçao Bettas


Visitante

Recommended Posts

olá! Eu estou a iniciar-me na aquarofilia portanto estou com certas duvidas, adquiri um macho betta e 2 femeas betta á 1 dia e coloqueios juntos em comunidade com outros peixes muito pacificos, so que o que reparo é que uma das femeas esta sempre de volta do macho e ele parace que nao liga nenhuma esta sempre ao canto superior ao cimo da agua. Gostaria de saber +/- o tempo que pode demorar a haver reprodução ja que têem pouco tempo juntos?? Quais as formas de se apreceber que a femea ja contem ovos? E se ha alguma maneira que tenha de fazer ou algum produto na agua para iniciar uma ligação entre eles?

Obrigados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esqueci-me de perguntar se faz mal o sal?? é que quando tive o aquario a trabalhar sem peixes nem algas eu colocei uma pequena dose de sal na agua e passado 3 dias coloquei os peixes..platys bettas neon..pergunto se faz mal??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe!

 

 

O Sal usa-se mais em gupies, platys, espadas, etc. Nunca ouvida falar da utilização de Sal em bettas. Como o Jão disse nos neons n é boa ideia, mas faz uma ou duas mudas de água e tens o problema resolvido.

Ah!! Se tens plantas é melhor mesmo fazer essas mudas pois o sal da n é muito bom para as plantas!

 

 

Que tal o site?

 

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

... adquiri um macho betta e 2 femeas betta á 1 dia e coloqueios juntos em comunidade com outros peixes muito pacificos, so que o que reparo é que uma das femeas esta sempre de volta do macho e ele parace que nao liga nenhuma esta sempre ao canto superior ao cimo da agua.

 

Qual é o tamanho do teu aquário??? Se for muito pequeno penso que não deves manter o macho com as duas femeas, pois ele pode acabar matando-as!!! :wink: Pelo vistos ele é que não é muito disso, tas com sorte!!! :D :D :D

 

Gostaria de saber +/- o tempo que pode demorar a haver reprodução ja que têem pouco tempo juntos??

 

Mesmo sem se conhecerem eles podem-se reproduzir logo, desde que a femea esteja cheia de ovos, e ambos não tenham tipo à pelo menos 2 semanas um acasalamento.

 

Quais as formas de se apreceber que a femea ja contem ovos?

 

Normalmente quando a femea está cheia, apresenta um abdomen volumoso e redondo, e além disso apresenta o ovopositor de fora, notando-se perfeitamente uma saliência branca logo a seguir às barbatanas inferores, perto do anus. :wink:

 

Para mais informações podes ir ou site que o Nuno te falou e também podes ver como foi a minha experiência com bettas aqui:

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=337

 

Fica bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigados pelos sites Jedi e Nuno sao muito bons!! e agradeço a vossa ajuda! o aquario que tenho é Comp=50...Larg=30..Altura=30 leva cerca de 45 litros de agua!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acham que devo retirar o macho e deixar as 2 femeas juntas e depois coloco o macho so quando as femeas tiverem com ovos ?o ninho de bolhas como observo se o macho as faz,geralmente nota-se?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Filipe

 

Se até agora não tens tido problemas podes mantelos todos juntos!!! Normalmente separa-se os machos uns dos outros, as femeas é que podem ficar normalmente todas juntas!!!

Mas para reprodução aconselho-te um aquário ou caixa plástica à parte!!!

Para reprodução no teu aquário, mesmo que o macho construa o ninho de bolhas (figura abaixo) e os alevinos nasçam, eles muito provavelmente não vão sobreviver nos dias seguintes, por falta de alimento, os outros peixes podem acha-los um petisco, etc!!!

 

acabeta.jpg

 

Fica bem... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D :D

 

Eu tentei por o pessoal todo junto 8) (1 macho e 2 fêmeas) e foi um salve-se quem poder, :wink: isto porque o aquário é muito pequeno (L=20 A=22 C=30). :roll:

Agora está tudo junto pois o aquário tem L=50 A=80 C=150 com muitas plantas, mas quando se encontram por acaso está a confusão montada. :wink: :D :D

 

 

Abraços :D

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já que se fala em Bettas, aqui fica a minha dúvida.

 

No inicio de ter aquário fiz a asneira de comprar um macho e colocá-lo no comunitário, onde tinha 2 escalares que lhe atacaram as barbatanas e acabou por morrer. No caso do comunitário não ser o mais aconselhado para o betta, já ouvi falar nas "betteiras" mas isso não será algo cruel para eles, dado que é um espaço reduzido, sendo preferível não ter mesmo bettas?

 

Abraços

Ricardo

Ricardo Roque

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Betteiras não!!!

Todos os peixes têm direito a um espaço, de preferência o maior possivel, e o betta com todo o seu explendor, não deve ser mantido num espaço tão pequeno!!! Evitem isso!!! :wink:

 

Fiquem bem... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois jedi, era como eu pensava, e já tinha dito isso mesmo a uns amigos que estavam a pensar adquirir uns bettas, mas que tal como eu, tb possuem escalares. Já agora, que peixes habitam com os teus bettas? Que gostava de voltar a dar o prazer ao meu pai de ter um betta... que o betta que eu tinha, tinha sido escolhido por ele, que há uns 20 anos ele era um aficcionado pela aquariofilia e um dos peixes que ele mais gostava era destes... mas já sei que enquanto o meu escalar estiver vivo que não pode ser nada.

 

Um abraço

Ricardo

Ricardo Roque

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Eu agora só tenho 1 macho num aquário de 12L, sozinho!!! :D

 

Mas quando tinha mais mantia-os em caixas de plástico de para aí uns 15L!!! As fêmeas é que ficavam todas juntas num aquário de 60L!!!

No aquário comunitário, mantinha um macho com guppies, coridoras e ottos!!! :wink: Tinha platies mas tive de tiralos, pois ele devia pensar que eram femeas e andava sempre atras deles a dar-lhes porrada!!! :wink:

 

Realmente os escalares são um bocado territoriais, são ciclideos não é!!! :D :D 8)

 

Fica bem... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

Eu no meu aquário tenho 1 Betta macho 2 fêmeas e 5 escalares e o pessoal não tem problemas. :lol::lol:

Os escalares foram para lá pequenos 8) , o aquário tem 150X50X70 :P e tem muitas plantas altas o que permite que raramente eles se vejam. 8):wink:

O meu problema é a alimentação :oops: pois o betta só come ou mosquitos dados 1 a 1 por mim :cry: ou larvas de mosquito 1 a 1 num pau que trouxe de um restaurante chinês. :cry:

 

 

Abraços :shock:

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Os meus bettas comiam de tudo!!! No inicio também eram esquisitos, só queriam artémia, mas consegui habitualos a também comerem comida em flocos!!! Nada que um pouco de fome não resolva!!! :shock::oops:8)

 

Fiquem bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu tb ao principio era bem esquesirto mas desde que provou betta bites não come mais nd a não ser artemia e aquilo.

a comida é da hbh e chama-se betta bites é feita mesmo so para eles...e eles adoram.

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais