Escalares vegetarianos


Vlad

Recommended Posts

Olá. Quem tinha saudades minhas ponha o braço no ar! Ok ok... já percebi a mensagem...

 

Devido a uma mudança, perdi todas as minhas plantas (excepto anubias) e recomecei a plantar o aquário este fim de semana. Tinha uma echinodorus enorme (parecia um repolho) onde os meus escalares desovavam e como tinha espaço comprei duas echinodorus belehti (sp?) porque entretanto formaram-se dois casais.

 

Estranhamente os escalares estão a comer as echinodorus, algo que eu nunca tinha visto antes.

 

Tenho um palpite que gostaría que alguém confirmasse, por favor. Penso que como andam histéricos para desovar, aquelas echinodorus se mostraram perfeitas para a postura e eles as estão a querer limpar, mas como a planta ainda é relativamente pequena e as folhas (ainda) muito finas, não resistem às bicadas.

 

Que vos parece? Isto ou outra coisa qualquer?

 

Obrigado

 

V

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vlad.

 

Bem quanto ao teu problema não te sei dizer exactamente... Tens a certeza que são os escalares que fazem isso? É que mesmo as Echinodorus jovens já têm a folha muito dura que podem resistir a esse tipo de choques por isso não culpava já os escalares, a não ser claro que presenciasses o acontecimento " live". Umas fotos ajudavam :lol:

 

Bem vindo! Já andava a estranhar o teu desaparecimento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Pois, eu vi mesmo a matriarca de lá do sitio a arrancar grandes bocadões da echinodorus. As sessões de porrada na planta são tão grandes que já desenterrou um bocado as raízes.

 

Embora ache que a intenção é limpar as folhas, o que é um facto é que estão a destruir a planta.

 

Já pensei nalguma carência alimentar, mas eu faço uma mistura de comidas que contém uma quantidade consideravel de matéria vegetal, portanto, foi uma surpresa vê-los de volta daquilo.

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem-me estar a acordar este tópico outra vez, mas gostaría mesmo de ter a vossa opinião sobre isto. É que as sessões de comidela espalharam-se a todas as plantas excepto as anubias.

 

Isto faz algum sentido?

 

E sim tenho a certeza absoluta que são os escalares que as estão a comer e a arrancar do solo.

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto o escalares só têm comportamentos mais 'agressivos' para com as plantas, quando as 'preparam' para a postura. No teu caso, ou a planta está muito 'suja' ou então os peixes estão meio baralhados.

De qualquer das maneiras se for um caso de preparação para a postura, tenta colocar uma ardosia ou xisto tombado sobre o vidro a ver se largam a planta.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem de propósito, ontem os dois casais fizeram uma postura conjunta num espaço minimo de tronco e deixaram as plantas em paz.

 

Estes quatro são de facto uns peixes estranhos e extraordinários. Já alguma vez tinham ouvido falar de posturas conjuntas de casais de escalares? :)

 

V

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais