Ajuda com equipamento eléctrico


Recommended Posts

boas,

 

Finalmente vou aumentar a iluminação do meu aquário. Já ando há mais de um ano para fazer isto :roll::evil: .

 

É um aquario aquapor, e como sabem a iluminação que vem de série neles é deficiente para manter uma grande parte de plantas, por isso vou aumentar os 36w já existentes (2x18w) T8 60cm.

Vou fazer uma calha do mesmo estilo para colocar ao lado.

 

Igual a esta:

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=812

 

Agora a minha dúvida é se construo uma calha T5 ou T8, o espaço é apertado por isso convinha colocar T5 mas não sei se o preço superior compensa. O aquário tem cerca de 40 cm de altura.

Amanhã vou comparar preços, mas primeiro tenho de saber qual o equipamento necessário para por a calha a bombar. A calha ser for T5 será de 2x24w, se for T8 2x36w.

 

 

Vou ter de útilizar um balastro electrónico,quer decida fazer T5 ou T8 devido ao espaço reduzido dentro da calha.

:? Agora queria saber se o mesmo balastro electrónico serve para os dois tipos de lâmpadas.

 

:? Também vou ter de utilizar uma calha de aluminiu ou outro tipo de metal para colocar o balastro electrónico lá dentro, mas como o metal vai estar quase em contacto com a água pode ser aluminiu ou aço inox?Não larga nada para a água que possa ser prejudicial aos peixes?

 

Agora aqui vai a minha lista de todo o matérial que vou utilizar:

cheers Calha de aluminiu (para colocar o balastro electrónico)

:wink: Balastro electrónico

:P Fio

:arrow: Ficha

:arrow: Interruptor

:arrow: Suportes estanque

:arrow: e duas lampâdas

e acho que é tudo,falta alguma coisa?

 

Agradeço desde já a quem me puder ajudar. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A calha ser for T5 será de 2x24w, se for T8 2x36w.

Não quererás dizer, PC ao invés de T8? É que não estou a ver a colocares lâmpadas de 36 Watts T8 em 60 cms de comprimento de aquário :?

 

Ou quererás dizer, 4x18 Watts T8, que fazem no total 72 Watts...?

 

Agora queria saber se o mesmo balastro electrónico serve para os dois tipos de lâmpadas.

Não entendo grande coisa sobre isso, mas eu creio que não... :?

Pelo menos no site da Osram, fazem a distinção entre balastros electrónicos para T8 e para T5.

 

Também vou ter de utilizar uma calha de aluminiu ou outro tipo de metal para colocar o balastro electrónico lá dentro, mas como o metal vai estar quase em contacto com a água pode ser aluminiu ou aço inox?Não larga nada para a água que possa ser prejudicial aos peixes?

Eu fiz uma minha com chapa de alumínio, e num dos sítios onde cortei o alumínio, está a começar a ficar oxidado. Mas aquilo não cai para dentro do aquário. É só mesmo à superfície do metal, e é unicamente no sítio do corte, que obviamente deve ter ficado sem a protecção anti-corrosão.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha ser for T5 será de 2x24w, se for T8 2x36w.
Não quererás dizer, PC ao invés de T8? É que não estou a ver a colocares lâmpadas de 36 Watts T8 em 60 cms de comprimento de aquário :?  

 

Ou quererás dizer, 4x18 Watts T8, que fazem no total 72 Watts...?

 

Realmente falhou, o que queria dizer era 2x18w =36w

O aquário tem 1 metro de comprimento mas apenas 60cm está disponibiizado para colocar as lampâdas,

 

ok Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora queria saber se o mesmo balastro electrónico serve para os dois tipos de lâmpadas.

Não entendo grande coisa sobre isso, mas eu creio que não... :?

Pelo menos no site da Osram, fazem a distinção entre balastros electrónicos para T8 e para T5.

 

penso que dê :? , desde que respeites as potencias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Oinq...

 

penso que dê Very Happy , desde que respeites as potencias...

Hum... :? E para balastros de iguais potências T5 vs. T8, será que a corrente, por exemplo, será a mesma a passar por cada lâmpada?

 

Não sei... esta deixo para os prós responderem :?

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um balastro para T8 não dá para T5.

 

Quer a corrente quer as tensões (de arranque e de manutenção) são diferentes.

Os balastros electronicos das T8 podem é ser usados nas PC até aos 36W (para potencias equivalentes), as PC de 40, 55 e 80W já necessitam de balastros próprios.

 

:!: Esta informação foi fornecida pela Osram :!:

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um balastro para T8 não dá para T5. (...) :!: Esta informação foi fornecida pela Osram :!:

 

 

Se consultares o catalogo online da osram, encontraras facilmente o balastro electronico "QUICKTRONIC INTELLIGENT". Facilmente poderás ver que todos os modelos que estão debaixo de "fixed output" em "quicktronic inteligent" em "electronic balast for T8" estão na categoria respectiva ligeiramente acima em "electronic balast for T5"

 

Logo leva-me a concluir, que, segundo o catalogo online da osram, existe alguma imprecisão no que afirmas.

 

paz :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se consultares o catalogo online da osram, encontraras facilmente o balastro electronico "QUICKTRONIC INTELLIGENT". Facilmente poderás ver que todos os modelos que estão debaixo de "fixed output" em "quicktronic inteligent" em "electronic balast for T8" estão na categoria respectiva ligeiramente acima em "electronic balast for T5"  

 

Logo leva-me a concluir, que, segundo o catalogo online da osram, existe alguma imprecisão no que afirmas.  

 

:( De facto.

Mas a informação que eu obtive directamente da Osram foi a descrita acima.

Das duas uma, este producto é recente (a info que eu tenho já tem +/- 1 ano) e na altura não existia (nos balastros antigos as refencias eram diferentes de T8 para T5), ou a informação tem como referencia os parametros das lampadas ou seja não é qualquer balastro que funciona indeferentemente para T8 e T5 nas potências de 14/24/21/39W.

Estes da Osram devem de ser efectivamente "inteligentes" de forma a se auto ajustarem à carga. Se usarmos dos de marcas mais baratas não acredito que funcione a 100%. Já experimentei uns fabricados em Espanha e só funcionavam com T8 com T5 a lampada durava apenas algumas horas (tipo 3/4 meses a 8 horas por dia), acabando por derreter os filamentos :P .

Acho que para usar T5 ou escolhemos balastros proprios para T5 ou então como alternativa estes da Osram ou equivalentes.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diego, aproveito para te indicar, a título de curiosidade, o que ando a fazer:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=40992

 

alteração:

calha LIGHT-GLO da hagen, tem 2x15watt T8

vai passar a ter 2x36watt compactfluorescent, com balastro electrónico quicktronic. dá uma vista de olhos! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.