DIY -Aquario para Ciclideos Africanos


Nelson Serra

Recommended Posts

Estou a pensar fazer um aquario para ciclideos africanos, mas nao queria faze-lo todo em vidro devido a nao ter muito jeito para depois colar o vidro ja que me arranjam o vidro de borla, entao estava a pensar faze-lo em cimento e depois entao colocar o vidro na frente, ja ouvi dizer que o cimento ate é bom para os ciclideos pois eleva a dureza e ph(está certo isto??) digam-me lá se posso fazer como estou a pensar :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o shiva tocou num ponto importante, tinhas sempre de isolar o cimento, pois se não o fizeres arriscaste a ter problemas de infiltrações de água!!!

Pensa nisso!!

Já vi um assim feito em cimento e depois com o vidro frontal, mas o promenor importante é que o tanque foi todo revestido com fibra de vidro.

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São...assim como as piscinas! Todos levam uma membrana impremiavel, para q a agua não seja obsorvida para o solo.

Neste caso não sei mto bem como podias resolver a solução, mas acho q e q o rui estrelinha disse é uma boa solução...tb não sei se uma membrana de plastico (usada em lagos exteriores tb não resultará...podia ficar entre 2camada de cimento :D .

Alem disto td devo avisar-te q isto é bem mais complicado do q parece...não bata colocar o vidro dentro do cimento... :D

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que devias meter uma camada de cimento, aplicar um plastico de lago com 2 cm de espessura e aplicavas outra camada de cimento que podia ser mais fina, mas o problema sao as ligações, as curvas mas isso tens de resolver tu

 

 

aqui ficou a minha ideia :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que devias meter uma camada de cimento, aplicar um plastico de lago com 2 cm de espessura e aplicavas outra camada de cimento que podia ser mais fina

 

Este era a ideia q eu tinha sugerido. Ou pelo menos tentado! :lol:

 

Primeiro de td, não vias por agua salgada ai. pois não? É q nem td o cimento resite a agua salgada (apenas o tipo 5, penso eu...q é bte caro!)?

 

Já te inscreveste para o evento do 1 ano? É q os aqua do AVG são em cimento (pelo menos parece ser cimento ou outro ligante) e lá podes tirar umas ideias... :D

 

Mas 1 de td acho q devias tentar arramjar alguem q te faço uns calculos para a espessura do vidro!

As variações de temperatura não deve ser significativas (depende tb do comprimento do vidro) e caso sejam teras de pensar numas juntas de dilatação entre o vidro e o cimento...

Depois disto feito é colocares mãos à obra!!! :?

Começavas por colocar uma boa e resistente camada de cimento (é melhor betão armado! :) ), esta camada varia conforme a altura do aqua, depois aplicares o tal plastico e seguindo a ultima camada de cimento (esta ultima camada devia ser de um cimento resistente à agua...é melhor te informares c um profissional...mas acho q tem de ser um cimento rico em pozolanas...acho eu... :? )...

Espero ter ajudado em alguma coisa...qq duvida, já sabes, desde q possa ajudar...

 

Ah...já me esquecia!!! atenão ao ph do cimento! Por vezes chega a 11/12! :D E acho q até mais!!!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade! :arrow:

Embora ainda não saiba dar gde ajuda... :arrow: se soubesse eu mm fazia os calculos...ainda só tou a meio do curso... :arrow:

 

Ve lá se consegues ajudar em alguma coisa hugo!!! Tb és futuro engenheiro! :arrow:

 

moori, dp diz o q te aconselharam! Mas não desistas da ideia!!! :)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros colegas

NÃO é aconselhavel fazer um aquário em cimento por várias razões:

PESO do tanque demasiado elevado tanto para transporte como para

manuseio;

QUALIDADE da água deteriora-se ao longo dos tempos porque o cimento

contém diversas substâncias que se vão dissolver na água contaminando-a .

Aspecto ESTÉTICO da coisa: o tanque é para mostrar o que se tem lá dentro e não para se esconder...

Tenho um aquário de 1,55 mt de comp, por 0,50 mt de larg e 0,60 mt de

alt com espessura de 10 m/m, desenhado, colado e apoiado por mim.

Não foi dificil de fazer.

Um abraço do Castro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, na zona onde eu moro há um lago com peixes, carpas pimpões etc, e era eu que fazia a manutenção desse lago com cerca de 30 m por 5 m, e a solução que achamos para o problema do cimento que apesar de ser muito forte larga sempre particulas, foi uma tinta azul especial para piscinas que para alem de dar uma beleza especial ao lago funcionou muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Vou explicar entao qual era o objectivo :idea:

o aquario nao é para ser transportado, é para fazer um genero de aquario mas só com vidro frontal para criação de ciclideos, procedendo ás trocas com num aquario normal(vidro).

Estava a pensar fazer uma bateria mas em tijolo e cimento com as devidas placas a fazer de fundo

|------------------|

| |

| |

|------------------|

| |

| |

|------------------|

 

desculpem lá a falta de jeito com o desenho os | sao tijolos e os - sao placas com ferro e cimento e á frente leva vidro

 

Acham que nao da?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

moori até é capaz de dar, mas de qualquer formas terás sempre os inconvenientes referidos em cima.

 

Se é para uma bateria imagina o seguinte

 

Uma estante de metal de armação daquelas que se compram nas lojas de bricolage

 

O vidro segundo dizes obtens de borla, mas não tens jeito para o colar...eu também não tenho muito :idea: mas até te dou uma mãozinha se precisares :wink:

 

Silicone

 

Certamente que não sairá nenhuma fortuna!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O recipiente na minha opiniao pode ser feito em cimento sem problemas desde que na altura de fazer a massa se misture um producto utilizado para isolar. Esse producto eu esquecime do nome mas e muito uzado para piscinas antigas lagos, etc. Isto em vez da tal camada de fibra, ou plastica.

embora eu tenha preferencia pelo vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parede de tijolo ou bloco seguida de reboco ,tela de isolar de gravilha

rede de aviario para segurar o novo reboco :D

Pintura não toxica para os peixes (não me lembro nome ).

Para ovidro faz bem os calculos da pressão ,pois sópode partir aí.

 

já fiz duas fontes a um cliente à dois anos e até hoje não à fugas .

Não tem vidro são só em tijolo.

 

zix

------------

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais