duvida-filtros


Recommended Posts

ola :(

tenho uma aquario com 1.20*40*50cm com 6 discos e eu pus 2 filtros exteriores, da JBL cristalprofi (700 l/h) e um da eheim 2213 (440 l/h).

o que eu queria saber e se posso lavar um filtro sem ser com a agua do aquario, com a agua da torneira, que vai matar as bacterias desse filtro, mas como tenho o outro nao sei se a problema, ate que o filtro que eu lavei ganhe as bacterias de novo.... :lol:

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo do que tens dentro do filtro, podes sempre optar por lavar o filtro, as mangueiras, o rotor e até os cestos, e deixar os materiais onde as bacterias se alojam como estão.

Isto sem água do aquario.

 

É desaconselhado lavar as materias filtrantes seja com que água for.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É desaconselhado lavar as materias filtrantes seja com que água for.

 

Não concordo, é desaconselhavel lavar as ceramicas. esponjas e tudo o resto é para laver bem, eu lavo as minhas debaixo da torneira e tudo.

 

Abraço

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me expliquei bem.

 

Esponjas, redes e tudo o que sirva principalmente de filtragem mecanica é para ser lavado obviamente.

 

Agora, o material de filtragem biológica não deve ser limpo, tais como bioballs, ceramicas etc...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo. Mesmo o material que se destina á filtração biológica deve ser lavado, com agua do aquário obviamente.

 

Retirar detritos que se acumulem ai é importante, até para o bom fucionamentos destas massas filtrantes, já que impede a cobertura e entupimento dos poros das mesmas, a criaçao de caminhos preferenciais no seio das matérias filtrantes, etc...

 

Basta apenas uma enxaguadela. Apesar de ser perder parte da colónia com tudo o que fica a colónia é rapidamente restabelecida e para além disso tambem se baixa consideravelmente a matéria orgânica em decomposição. Logo um aquário estabilizado não se deve ressentir.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo.

 

Esses detritos que referes são facilmente retirados pelo caudal da água.

Para tal basta apenas mexer um pouco nas ceramicas por ex. para que esses detritos se movam e fiquem suejeitos à pressão da água.

 

Por acaso faço questão de não lavar ceramicas nem tudo o mais que faça o serviço biológico.

 

Mas, são opiniões... :twisted:

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Permitam que diga que acho que se devem lavar TODOS os elementos dos filtros, inclusivamente as cerâmicas, bioballs, ou quaisquer outros. Uma lavagem superficial, só para retirar a sugidade de maior dimensão não irá destruir a colónia de bactérias a ponto de pôr em xeque o equilíbrio do aqua, desde que a água de lavagem esteja a uma temperatura semelhante à do aqua. É o que faço, vai para 12 anos, com o meu de 120 litros, e até agora não tive nenhum problema por essa via.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu normalmente como tenho uma mangueira enorme para retirar a agua do aqua até ao quintal, retiro o filtro até ao quintal e com a propria agua do aqua lavo as ceramicas. o resto lavo com agua corrente normal, e em seguida ainda consigo enxer o filtro até cima com a dita mangueira.Acho que é uma boa opção. Não suja a casa, lavo o filtro com agua a mm temperatura e sem produtos quimicos, e ainda consigo ferrar o filtro com essa mesma agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu lavo os filtros, tanto internos como externos, com água da torneira. A cerâmica nem sempre a lavo, mas quando vejo que está muito suja também é lavada com água da torneira.

Quando temos o aquário perfeitamente ciclado, a quantidade de bactérias existentes no solo e na decoração e suficiente para termos o aquário completamente estável. As bactérias que eventualmente poderemos destruir com uma lavagem de filtro não altera em nada o bom funcionamento do ciclo de azoto.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[Quando temos o aquário perfeitamente ciclado, a quantidade de bactérias existentes no solo e na decoração e suficiente para termos o aquário completamente estável. As bactérias que eventualmente poderemos destruir com uma lavagem de filtro não altera em nada o bom funcionamento do ciclo de azoto. ]

 

Nem mais !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo em absoluto! ainda por cima se tens dois filtros... mesmo que mates as bactérias todas daquele que escolheres lavar, ainda ficas com 200 litros de agua, o areão e o segundo filtro carregadinhos de amigas bactérias nitrificantes :P

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto é como discutir o sexo dos anjos...

 

tudo bem que existem bactérias por todo o aqua, mas sinceramente, não há desculpa para se estar a lavar as ceramicas com agua da torneira e estar a matar aquilo que demora tempo a se estabelecer!?

 

Custa muito tirar uns litritos de agua do aqua para um balde a agitar as ceramicas la dentro?! Se fosse todos os dias ai concordava, agora no minimo uma vez por mês...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é sem duvida o sexo dos anjos.

 

também tenho um aquario das mesmas dimensões com 2 filtros.

faço manutenção de 3 em 3 meses ora a um ora a outro.

no filtro que escolho limpar, saco tudo cá para fora, dou com o chuveiro, bato com as esponjas, enfim, faço aquilo que mais me facilita a limpeza que quero fazer. Não quero dizer com isto que seja esta a tecnica ideal mas com o meu aquario resulta muito bem e é apenas com base nisto que emito opinião. Claro que o ideal é lavar tudo com o maximo de cuidado com agua do aquario.

 

Custa muito tirar uns litritos de agua do aqua para um balde a agitar as ceramicas la dentro?! Se fosse todos os dias ai concordava, agora no minimo uma vez por mês... preguisa...

 

não custa muito mas custa mais... e se o resultado for o mesmo, porque não?

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas não precisas de lavar tudo com agua do aquario, apenas as ceramicas.

 

2 ou 3 litros de agua ja servem para levar isto, pois e so agitar as ceramicas na agua para o lixo sair. Tudo o resto pode ser com agua da torneira sim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.