Começar quase do Zero [Ultimas duvidas]


s_e_7_e_n

Recommended Posts

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

o frasco são bacterias do ciclo do azoto, anulam a presença de amónia e nitritos, portanto são uteis aquando da inserção de novos peixes e para estabilizar o aquário

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje surgiu-me mais uma duvida :(

Andei a arranjar pedras para o aquario e tenho uma é que bem pesada.

E o meu aquario tem entre o vidro do fundo e o movel um espaço de mais ou menos 2cm. Sera que com tanto que depois com o peso não ira forçar muito o vidro?

Deixo aqui um esquema do aquario:

 

aquario0nn.jpg

 

o que esta assinalado com XXXXXXXXXXXXXXXX é o espaço entre o vidro e o aquario. Sera que tenho que por ai qualquer coisa a fazer altura e que faça com que o vidro não fique depois tão forçado?

 

O meu aquario é normal, rectangular, mas depois por baixo meteram um suporte a toda a volta, o que faz aquela altura de 2 cm. Não sei se a imagem engana, mas pensem a imagem como um corte ao alto no meio no aquario, o suporte não esta só nos lado, mas em toda a volta do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esferovite em baixo dentro dessa área da "calha" inferior, é como eu tenho. tenta arranjar um com 2 cm (a tua medida) ou um pouquito de nada a mais, e corta NÃO à justa, mas sim um pouco menos que a calha, para o esferovite espandir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi muito bem a parte final :( mas vamos la ver

Eu estava a pensar em esferovite ou então um pano qualquer dobrado a fazer a altura.

o esferovite dizes para ser da altura certa ou um bocado mais, e para não ser do comprimento todo do aquario, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha ca em casa uns bocados de esferovite daquele azul, que serve para isolar telhados, paredes, etc... fui fazer o suporte :?

So digo uma coisa detesto esferovite :wink:

Parecia que tinha tado a nevar no quintal :? tinha bocados de esperovite por todo o lado.

Como o esferovite tinha de altura 4cm tive que os tornar em 2cm. Ainda la com uma serra a tirar a maior parte e depois foi com um lima acabei o trabalho. Ja esta no lugar.

 

Andei tambem a arranjar umas pedras para por no aquario.

Tinha aqui em casa 2 baldes cheios pedras, conchas, etc...

Tirei de la umas pedras fixes e outras que não sabia bem o que eram cheers

Tive a falar com o pessoal aqui de casa e disseram-me que aquelas pedras eram metais.

Umas pedras parecem vidro, brilham bastante e são muito leves.

Agora tenho outra que me disseram que era ferro. Aquilo tem prai uns 15cm e pesa bastante, deve ter uns 4Kilos.

A manha tiro umas fotos as pedras para vos mostrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se7en cuidado com o que metes dentro do aqua, vê lá se isso não te vai dar cabo da quimica da água, mas eu não sou o mais entendido na matéria.

 

quanto ao dito "esferovite" que usaste, olha que esse tipo de material é muito mais prensado, daí ele não vai expandir tanto como o esferovite comum que conhecemos, o branquinho que se "esfarela" todo. mas se o nivelaste a 2cm fizeste bem e tens uma boa base de apoio :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas estou novamente com um problema :?

Outra vez o filtro :? :? :?

Meti as plantas e enchi quase o aquario todo, meti o filtro no lugar e liguei-o a corrente.

O "gajo" começa a trabalhar e começou a fazer tambem muito barulho.

Mas o mais estranho é que se tiver o filtro no meio do aquario em suspensão não faz barulho nenhum, e quando vou a aproximar o filtro do vidro começa a fazer barulho.

Agora deixei-o a trabalhar para ver se o barulho passa :?

Alguem sabe do que possa ser?

É que estava a pensar em ficar com este filtro, se ele ficar a fazer este barulho tenho que o trocar. Se de dia o barulho ja incomoda, nem quero ver a noite :wink: é que tenho o aquario no quarto e esta a cerca de 4 metros da minha cabeça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso deve ser ar dentro do filtro, vai-o rodando completamente submerso para veres o ar sair, quando jão não houver ar deve ficar silencioso

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja la andei a mexer no filtro, mas não me parece ar, porque o ar sai logo todo no inicio, e ja o abanei e não sai nada.

Acho que foi de o ter de lado enquanto tinha pouca agua :( Acho que o eixo deve ter algum problema.

Mas o mais esquesito é que fra de agua não faz barulho, no centro do aquario tambem não, só junto as paredes do aquario é que faz :lol:

Penso que seja o Eixo que faça vibrar o filtro e que depois ao encostar no vidro provoque aquele barulho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se7en, Olá

eu atrevo-me a tentar dar-te umas dicas sobre as pedras (essa é a minha área) Até porque disseste que eram bonitas :D na realidade não há pedras feias :D

 

Bom em relação às primeiras, as tais que parecem vidro e são leves , preciso de mais informações, mais do que fotos, diz-me a cor e se puderes descreve melhor o que entendes com "parece vidro" é porque são transparente ou translucidas? é que pode ser efectivamente vidro (este fica muito diferente quando é sujeito à erosão e depois aparece nas praias, o tom verde ou esverdeado mostra claramente que é vidro) se for aapenas translucido tens de ter cuidado porque se for calcite esta faz com que a tua água endureça ( calcite = CaCO3) o cálcio dissolve-se na água e faz aumentar a dureza da água, se for quartz então podes colocar à vontade, é fácil de ver se é uma coisa ou outra, basta que tentes riscar com um pequeno canivete a pedra, se riscar muito é calcite, se riscar pouco é vidro, se não riscar é quartz (tanto o vidro como o quartz podes por em água, aliás a composição quimica é a mesma sensivelmente, silica)

Em relação às tais pedras pesadas, vou precisar que me digas realmente a cor e mais algumas informações como o brilho (tenta ver se a pedra risca a parte de trás de um mosaico ou a parte porosa de uma porcelana, se riscar, de que cor é?) ou coloca uma foto. De qualquer modo, dessa eu tenho um pouco mais de reticências, não as coloques ainda na água.

 

Em relação às conchas, muito menos claro, a menos que queiras pH altos :P são bonitas? põem fotos! eu adoro conchas..

 

Espero ter ajudado....

Bjs e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mlaura Obrigado :D

 

Deixo ja aqui as que são pequenas, depois a tarde tiro da grande e envio-te a colecção de conchas e buzios que tenho praqui.

 

Pedra 1

Pedra 2

 

A pedra 1 não a consegui riscar, não fica la marca nenhuma.

A pedra 2 risca-se facilmente, da para riscar fundo e quando riscamos sai pó.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, em relação às tuas pedras, a primeira parece-me um bonito vidro vulcânico (embora essa dureza...) mas podes por à vontade no aquário.

A pedra 2 é um sulfureto, bastante mole, não ponhas dentro de água, não sei se reagirá com a água, mas com outros composto pode reagir, ainda por cima em água quente (o aumento da temperatura favorece as reacções quimicas, regra geral). Não vale a pena arriscares, poe aí na mesinha de cabeceira ou em cima do pexixé :D que também fica muito bem. :lol:

 

Então manda lá as fotos da tua colecção de conchas que eu estou curiosa :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora esta dificil de tirar fotografias, mas no maximo até ao fim de semana tiro :crazyeyes:

Vou buscar uns peixes amanha e tive agora a ver a agua do aquario.

Em termos de PH. GH, etc esta tudo bem.

Mas reparei numa coisa.

Olhando para a agua de cima para baixo ou de frente parece limpinha.

Mas olhando de baixo para cima (atravez do vidro olhando para cima) noto que a agua a superficie esta suja.

Parece que tem uma pelicula fina de sujidade.

Tive a ver o filtro e não estava muito sujo.

Isto não é normal pois não???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres que não seja normal tenho más noticias para ti: isso é normalíssimo, é gordura, provavelmente derivada da comida que introduziste para o ciclo.

 

já agora, que parametros tens e que peixes vais introduzir?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é normal melhor :crazyeyes:

Peixes tava a pensar em por uns Guppies, tava a pensar em 2 ou 3 para começar. Depois mais tarde ia adicionando mais.

Ja não me lembro muito bem, mas fica aqui:

 

PH -> 7.2 - 7.4

GK -> >7ºd - <14ºd

KH -> +- 6ºd

Nitritos -> Ja não me lembro

Nitratos -> Ja não me lembro

Agua -> 24 - 26ºC

 

Os valores que não me lembro quando fiz os testes a agua (ontem), verifiquei que estam normais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de introduzires algum peixe, certifica-te que os nitritos e a amonia estão a zero.

Os guppies não seriam a minha escolha como primeiros habitantes, mas tudo depende do tipo de fauna que pretendes manter.

 

Espero ter ajudado.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva amigos,

1º que tudo, parabens pelo forum! De facto "anda" por aih gente com muitos conhecimentos, e cheia de vontade de ajudar... Isso é bom!

 

Pois é, não sei bem porquê, mas desde ha umas semanas que estou com vontade tambem de me iniciar como aquariofilista, e a começar, gostaria de começar "a sério".

 

Ja tenho alguma informação, alguns e-books sobre o assunto, nac e estran, tenho algum tempo livre, e gosto bastante de peixes/aquarios, e claro tenho algum dinheiro para gastar, mas não sei bem onde me vou meter...

 

Fica realmente caro tratar de um aquario de +/-100 lts - Agua fria para Neons?

Alguem tem ideia dos custos totais de manutencao?

 

Até por a coisa a funcionar (4 - 6 semanas) quanto vou gastar? e depois a manutenção fica cara?

 

Depois dou-vos mais detalhes do que pretendo fazer, OK.

 

:oops: Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, agua fria e neons?

 

neons são de água quente.

 

preços, diria que para 100Lt com iluminação e filtragem, etc talvez te fique nuns 200 e tal euros, depois a manutenção é minima, peixes, plantas e produtos de vez em quando :oops:

 

mas o melhor que tens a fazer é dizer +/- o que queres aqui, nós ajudamos-te com o que precisas e depois pedes preços nas lojas :wink:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Silver_fox

Obrigado pela correcção, de facto queria dizer quente, mas saiu fria...

 

Entao a frase seguinte não faz muito sentido, certo?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina um homem a criar peixes, e isto vai rebentar-lhe o orçamento de tal maneira, que de fome morrerá"

 

Sabes que, se ficasse muito caro, era algo para desistir já, tenho prioridades quanto a custos, e as finanças não andam lá muito bem, mas se fica por volta dos 250 eur, posso suportar, e sendo assim faço surpresa a criançada lá de casa, acho que vão gostar, e acho que será importante para eles.

 

E verei a factura da EDP mais alta?

 

Vou precisar de ajuda SIM! A qual agradeço desde já. Vou fazer um apanhado daquilo que já vi e li, e depois posto aqui, ok

 

Aquele abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que diz a minha sig faz sentido para o pessoal que se torna hardcore, começas a parar nas lojas e pensar "isto ficava lá bem, mas para isso preciso e outro aquario" e em 3 tempos já tens 20 aquarios :oops:

 

claro que se tiveres mão em ti próprio ou pouco dinheiro disponível como eu (ai ai vida de estudante...) não fazes gastos exorbitantes.

 

acima de tudo para não gastares a mais é leres tudo bem e não teres pressas, pois a pressa neste hobby é a maior causa de morte de peixes :wink:

 

 

já agora s_e_7_e_n, já inseriste aí os guppies?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ei s_e_7_e_n, compra mais femeas do que machos, esperas que eles tenham filhotes, e depois acrecenta 2 escalares. Iam encher a pança com os filhotes.. :lol: :D

Ou melhor, um betta macho! Esse divirtia-se à brava a caçar guppies! ;):twisted:

É, eu sei, sou máuzinho... :oops:

 

E que tal antes dos guppies, colocares uns peixes mais resistentes, assim como um pleco ou um ancistru, para pôr o aqua a ciclar com calma?

Normalmente a gordura na superficie da água, prejudica as trocas gasosas, experimenta passar rapidamente na superficie um papel, tipo dos rolos de cozinha. Comigo resulta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.