Reactor de cálcio pseudo - DIY (Pesado, muitas fotos)


Recommended Posts

Não se trata de um projecto faça-você-mesmo puro pois é uma adaptação feita a um reactor já existente. No entanto algumas alterações podem ser interessantes para quem se interessa por este tipo de "empreitadas".

 

O ponto de partida foi dado com isto:

 

reactor047.jpg

 

Este é apenas metade do reactor original já que este era de camara dupla sendo a outra metade idêntica a esta.

 

A base e o topo em PVC azul são de design proprietário da empresa Fernando Ribeiro por isso não são peças que se encontrem no mercado. São perfeitas para este tipo de projectos.

É muito fácil abrir um furo com rosca para acoplar qualquer tipo de acessório que se queira. Neste caso a base já trazia uma rosca de 1/2" aberta por isso foi mais fácil montar a tubagem inferior.

 

A primeira operação foi a abertura do topo a todo o diâmetro do PVC transparente pois inicialmente a única abertura existente era o tampão de roscar:

 

reactor001.jpg

 

Com um tico-tico (ou será tic-tic?) e um pouco de paciência até que não saiu mal:

 

reactor004.jpg

 

O topo é fechado com uma tampa de PVC na qual abri um furo de guia de 6mm:

 

reactor008.jpg

 

Este pequeno furo facilita a abertura de um furo de 19mm que tem o diâmetro indicado para a abertura de uma rosca de 1/2":

 

reactor009.jpg

 

A abertura deste furo foi uma das operações mais problemáticas que tive que enfrentar. Não é pêra doce abrir furos de grande diâmetro em placas de PVC. A broca tem que tocar no material muito ao de leve, quase sem fazer força. Se tentava avançar mais depressa a broca agarrava o PVC e o reactor começava a rodar em sintonia com o berbequim, mesmo agarrando o conjunto com os pés como tentei fazer. O perigo de partir o PVC é enorme. O ideal é realizar esta operação com um engenho de furar mas na altura não tinha nenhum disponível e com muuuuita paciência lá consegui furar sem partir:

 

reactor011.jpg

 

Depois foi só abrir a rosca com o macho apropriado:

 

reactor013.jpg

 

E sai uma rosca de 1/2"F para a mesa do fundo...

 

reactor014.jpg

 

Na foto dá a sensação que a rosca não está muito perfeita mas posso garantir que está, as "rebarbas" do PVC é que dão a sensação que o furo não está perfeitamente circular.

 

O material necessário à abertura de uma rosca de 1/2" fêmea:

 

reactor023.jpg

 

 

Para unir a tampa de PVC à restante tubagem usei uma junção de transição de PVC de 1/2" M x 20 F que enrosca directamente na furo que foi aberto antes.

 

reactor052.jpg

 

Para garantir uma união junção-tampa mais perfeita e segura, optei por usar uma porca de PVC de 1/2", cuja base será colada na tampa do reactor, aumentando a superfície de aderência e, pensei eu, proporcionar uma ligação mais segura:

 

reactor049.jpg

 

Esta "mariquíce" levantou-me outro problema, a porca não enrosca mais do que aquilo que é visível na foto logo a rosca da junção praticamente não entrava na respectiva rosca feita na tampa.

A solução foi desbastar o bordo superior da rosca da junção de maneira a que a porca suba mais um pouco e já se enrosque bem a junção na tampa. Perceberam?? :lol:

 

Vejam lá a diferença entre uma desbastada e uma nova (feito com um dremel e uma pedra de desbaste):

 

reactor053.jpg

 

Para garantir estanquicidade total usei cola também nas roscas além de colar o conjunto à tampa quer na interface porca-tampa, quer na rosca aberta por mim e a junção que nela entrou. Pode parecer exagerado mas fiquei mais descansado desta maneira.

 

reactor044.jpg

 

 

Do outro lado (lado de baixo) a junção ficou à face:

 

reactor031.jpg

 

Este pormenor foi propositado pois permite que não se acumule CO2 no topo do reactor. Todas as bolhas que eventualmente não se dissolvam na primeira passagem, são imediatamente sugadas pelo orificio na tampa entrando de novo no circuito. Isto permite poupar CO2 pois este andará sempre a circular sem ficar preso permanentemente numa dada localização.

Não o disse antes mas o reactor vai funcionar com água de recirculação a entrar por baixo do substrato calcário e a sair por cima e entrando de novo por baixo. Este modo de operação também ajuda a prevenir a acumulação de CO2 no topo.

 

As ligações por cima que incluem: "T" de colar de 20mm, união de redução 20 M x 1/4" F, válvula de laboratório de 1/4" M x 1/4"F e adaptador de encaixe rápido John Guest de 6 F x 1/4"M:

 

reactor034.jpg

 

Na base do reactor bastou unir (colar e roscar com teflon) os acessórios que se podem ver na foto:

 

reactor029.jpg

 

 

1 - Bomba Eheim 1250

2 - União de redução M/M 20 x 1/2"

3 - União de redução M/M 20 x 3/8"

4 - Junção F/F 20 x 20

5 - Cruzeta F/F/F/F de 20 mm

6 - Joelho 90º de colar 20 mm

7 - União de redução 20 M x 1/4" F

8 - Adaptador de encaixe rápido John Guest 6mm F x 1/4"M

 

Depois é só unir a base com o topo com PVC de 20 mm e o resulado final:

 

reactor038.jpg

 

A meio da tubagem coloquei uma junção de 20mm para poder desmontar facilmente o reactor.

 

Como a tubagem é toda rígida, foi um pouco complicado unir tudo certinho de modo a que no final tudo encaixe na perfeição. A sequencia de colagem obedeceu a uma ordem "especial" caso contrário, se colasse os tubos de qualquer maneira no final podia não conseguir fechar o reactor.

 

Não é visível nas fotos mas entre a tampa de PVC e o topo do reactor existe um o-ring que garante a estanquicidade total.

A tampa tem 10 furos que apertam com uns parafusos de inox AISI 316 de 4mm, ao reactor.

 

As entradas em baixo vistas ao pormenor:

 

reactor043.jpg

 

No topo:

 

reactor041.jpg

 

Embora fosse mais fácil e não muito caro comprar um contador de bolhas, optei por fazer eu próprio o meu porque não me pareceu que fosse algo muito dificil.

 

É aqui que começa o verdadeiro DIY...

 

Os componentes necessários são: um tubo de PVC tranparente de 40mm de diâmetro, dois tampões fêmea de colar de 40mm dois adaptadores de encaixe rápido John Guest 6mm F x 1/4"M e uma válvula antiretorno:

 

reactor064.jpg

 

No lado esquerdo da imagem vê-se também as ferramentas que utilizei para fazer as roscas para os adaptadores John Guest.

 

O processo é semelhante ao que descrevi para a abertura do furo na tampa do reactor só que neste caso usei já um suporte de berbequim que facilita muitíssimo o trabalho:

 

reactor075.jpg

 

A broca para abrir o furo para a rosca de 1/4" F é de 11,5 mm e a rosca é aberta com um macho de 1/4":

 

reactor080.jpg

 

Um dos tampões já roscados:

 

reactor081.jpg

 

A montagem do conta-bolhas é muito simples bastando colar os tampões nas extremidades do tubo de PVC e atarrachar os adaptadores. Antes de colar o último tampão coloquei o porta-conta-bolhas cuja "fabricação" podem ver a seguir.

 

O porta-conta-bolhas é um suporte "especial de corrida" ;) que me lembrei de fazer para aproveitar um bocado de acrílico velho que aqui tinha.

A espessura do acrílico é 6 mm.

 

Primeiro abri o furo com o mesmo diâmetro do conta-bolhas, 40 mm:

 

reactor065.jpg

 

Que furo tão lindo: :D

 

reactor069.jpg

 

E mais uma:

 

reactor072.jpg

 

Inventei um formato não muito anatómico mesmo à mão com a serra tico-tico:

 

reactor082.jpg

 

Depois foi só tentar encontrar a melhor posição no reactor e furar para fixar:

 

reactor084.jpg

 

reactor086.jpg

 

Depois de feita a furação introduzi o suporte no corpo do conta-bolhas para poder fechar o conjunto. Não tirei foto mas no final percebe-se o que quero dizer.

 

A operação seguinte foi a colocação de uma sonda de pH que ligada a um controlador, permite administrar com precisão a quantidade de CO2 necessária à dissolução do substrato calcário.

 

A sonda e os componentes que permitem a sua integração no reactor:

 

reactor093.jpg

 

Uma porca de PVC de 1/2" F e um bucim (não sei se é assim que se escreve) com rosca métrica M20 x 1,5.

 

Para quem não sabe, um bucim é uma peça que serve de passa-muros nas caixas de derivação eléctricas (entre outras coisas) para a passagem dos cabos eléctricos e a sua estanquicidade.

As sondas têm normalmente menos de 13 mm de diâmetro por isso um bucim para atravessar cabos de até 13 mm serve bem. Na fotografia não se vê mas no topo do bucim existe uma borracha que é apertada contra o cabo eléctrico (neste caso a sonda de pH) à medida que se enrosca a porca do topo ficando assim estanque.

 

O bucim enrosca na porca de PVC embora as roscas não sejam compativeis, teoricamente.

Perdi vários dias com esta "incompatibilidade" tendo chegado à conclusão que a melhor maneira de prender o bucim ao reactor passaria pela abertura de uma rosca igual à do bucim, M20 x 1,5.

Encomendei o macho para abrir a rosca, o qual tinha ainda que ser fabricado o que demorava quase uma semana. Não é um utensílio muito utilizado e por isso não é normal haver em stock, pelo menos onde normalmente compro estas coisas. Um dia qualquer enquanto esperava pelo macho, não sei bem como nem porquê, estava com uma porca e um bucim na mão iguais a estes de que estou a falar. Também não sei porquê, e mesmo sem sequer tomar atenção ao que estava a fazer, enrosquei o bucim na porca e um pouco incrédulo ao olhar para aquilo pensei porque é que não tinha tentando fazer aquilo antes.

Fui, felizmente a tempo, cancelar a encomenda do macho metrico e pus mãos à obra com o que tinha em casa.

 

Optei, tal como para o centro da tampa, por colar a base da porca à tampa de PVC. Parece-me mais seguro deste modo. Podia nem sequer usar porca bastando para tal abrir mais uma rosca de 1/2" na tampa e enroscar o bucim directamente, ou melhor ainda, abrir a tal rosca métrica com o macho que não cheguei a comprar e também enroscar, com muito mais precisão e estanquicidade, o bucim na tampa do reactor.

 

A ligação bucim-porca tem que levar muito teflon e de preferência um o-ring para que não haja qualquer fuga de água, devo ter dado mais de 30 voltas com o teflon e mesmo assim ainda aparecia água. Tem mesmo que se usar muito teflon ou preferencialmente teflon e um o-ring que garante zero fugas muito mais facilmente.

 

Os bucins mais fáceis de encontrar têm rosca PG, ideal para paredes finas, tal como as roscas que vêm nalgumas sondas de pH. As roscas PG são totalmente incompatíveis com as roscas métricas e as roscas BSP (em polegadas), mas é possível arranjar machos com estas roscas.

Ao optar por usar um bucim, posso usar igualmente sondas com rosca embora não tire partido dela.

A sonda que se vê nas fotos não tem rosca, mas não é esta a sonda que utilizo no reactor, esta serviu apenas para me orientar na contrução da ligação ao reactor. A sonda que utilizo tem rosca PG13,5 mas como poderão ver nas últimas fotos deste tópico essa rosca não chega a ser utilizada.

 

Bem, adiante....

 

Primeiro escolhi o local mais apropriado à colocação da abertura:

 

reactor062.jpg

 

Depois foi necessário abrir um furo na tampa para que a sonda mergulhe na água dentro do reactor. Como disse anteriormente as sondas normalmente têm menos de 13 mm por isso um furo de 14 mm é suficiente:

 

reactor077.jpg

 

Embrulhei a tampa em "glad" para evitar sujar.

 

Colei a base da porca com cola de PVC (tangit que foi o que utilizei no resto do reactor), à tampa. Aqui montei o conjunto todo para que ficasse o mais centrado possível com o furo.

 

reactor097.jpg

 

Já colado e sem sonda. Reparem na borracha, a tal de que falei atrás:

 

reactor098.jpg

 

Uma mais:

 

reactor101.jpg

 

Isto é o que a sonda entra no reactor:

 

reactor105.jpg

 

Fica ao cantinho...

 

reactor102.jpg

 

Praticamente ficou tudo feito, depois foi só meter o eggcrate (by F.Ribeiro) no fundo:

 

reactor106.jpg

 

e a esponja made in F. Ribeiro:

 

reactor107.jpg

 

A substrato calcário que utilizei foi ARM da caribsea. passsei-o por água antes de o meter no reactor mas não estava muito sujo. Foram 4kg embora o reactor levasse pelo menos mais um.

 

Nesta foto já com a ARM dentro do reactor é visível o conta-bolhas já montado no suporte com a válvula anti-retorno para que a água não desça pelo tubo do CO2:

 

reactor110.jpg

 

O resultado final:

 

reactor113.jpg

 

Eu sei que isto já tem muitas fotos mas tirei tantas... :P

 

Topo do substrato já com o reactor em funcionamento, praticamente zero bolhas:

 

reactor114.jpg

 

A alimentação do reactor é feita através de uma bomba peristáltica (800ml/h) na base à entrada da bomba de recirculação eheim.

 

reactor120.jpg

 

O CO2 entra pelo fundo do contador de bolhas e faz estas bolinhas assim a cada 4 - 5 segundos:

 

reactor128.jpg

 

Uma válvula solenóide ligada a um controlador de pH, abre e fecha automaticamente a saída de CO2 da garrafa de acordo com o valor de pH seleccionado no controlador e lido pela sonda dentro do reactor. No meu caso neste momento está a 6.6 embora na foto não esteja assim, ainda estava na fase dos ajustes.

 

reactor136.jpg

 

Antes de colocar o reactor a funcionar o kh do aquário estava na casa dos 6-7. Uma hora e meia depois de ligar o reactor, à saída o kh era já de 12º e uma hora e meia mais tarde já estava a 17 (à saída do reactor).

Ao fim de 15 horas, o kh no aquário tinha subido para 8 e À saída do reactor estava a 33.

Nunca mais medi à saída do reactor mas tenho vindo a aumentar o pH no interior do reactor diminuindo o débito de CO2 pois já estava com kh = 14 dentro do aquário.

 

Não faço ideia dos valores do cálcio porque não tenho teste, mas acredito que estejam dentro dos parâmetros normais.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente amigo Marto!

 

Um tópico muito construtivo e que demonstra todo o trabalho que tiveste e ainda para mais a "paciência" de o registar em fotografia e depois fazer o post.

 

Destaco o promenor do suporte do conta-bolhas! Excelente! Também quero.... :lol: e também a utilização de encaixes rápidos para os tubos de admissão CO2 e água, que pena as marcas não utilizarem estas pequenas peças de pvc e optarem por encaixes nem sempre muito estanques :lol:

 

Não engendraste nenhuma maneira de mexer o substrato dentro da câmara? Isso é que era ouro sobre azul.

 

Abraço

Duarte

 

ps: Não tendo tu aquário onde é que estás a utilizar o reactor ?? :wink: Não me digas que já andas com problemas nas ossadas e banhas-te nesse efluente :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Sr. Alex!

 

Este rapazito tem mesmo um óptimo trabalho de mãos. :D

 

A forma como conseguiste garantir a estanquecidade do comtrolador de PH é de artista!

 

Parabéns para mais este DIY! :D

 

ps: Não tendo tu aquário onde é que estás a utilizar o reactor ??  Não me digas que já andas com problemas nas ossadas e banhas-te nesse efluente

Exacto!!! :D :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Confirmo que o trabalho está de pro, ou não fosse eu ter um igual, feito também pelo Sr. Marto!!! 8):?

 

Agora a parte negativa... MEU CARO, FICO À ESPERA DO PORTA CONTA-BOLHAS E DA FURAÇÃO PARA O CONTROLADOR!!!! Isso de fazer melhor para ti tem que acabar!!!! :D :shock:

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O topo é fechado com uma tampa de PVC na qual abri um furo de guia de 6mm:

 

reactor008.jpg

 

E essa tampa foi feita (leia-se "recortada" de uma placa) por ti ou já se compra assim redonda? :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E essa tampa foi feita (leia-se "recortada" de uma placa) por ti ou já se compra assim redonda?

 

A tampa já me foi entregue com o corpo do reactor mas quem a fez (Fernando Ribeiro) cortou-a "à mão" porque não é um circulo perfeito. Concerteza que usaram um tico-tico.

 

Tinha a possibilidade de fazer um circulo perfeito aqui em casa (com uma tupia) mas só me vendiam placas de 2 x 1 (m) de PVC a 80 e tal euros e como tal optei por usar a que tinha.

 

Já agora obrigado a todos pelas palavras simpáticas que me dirigiram.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...